Um Mais Um

Um Mais Um Jojo Moyes

Resenhas - Um mais Um

Sueli 06/03/2018

Amores, Trapaças e Babuínos!
Eu sempre pensei que todas as pessoas têm uma história interessante para nos contar. O que faz a enorme diferença é capacidade de nos transmitir a emoção certa em cada momento de sua narrativa.
E, sem nenhum medo de errar, afirmo que Jojo Moyes é uma das melhores contadoras de história do momento. É certo que andei meio zangada com ela, mas ela está totalmente absolvida de qualquer “pecado” depois do maravilhoso romance “Um Mais Um”.
Jojo Moyes tem o dom de nos enfeitiçar com suas narrativas tão comoventes que em determinado momento você está gargalhando e no outro chorando de soluçar.
Bem, eu estou escrevendo esse comentário ainda sob o encanto que seus personagens adoráveis exercem sobre mim. Mas, acho impossível alguém conhecer a Tanzie e não ficar apaixonado. Como ficar imune ao charme de Norman? Ou, Nick? E, não torcer com desespero por Jess e Ed...
Um romance leve, mas que nos faz pensar sobre as mazelas de nosso tempo e sobre o sofrimento causado pelo bullying, que embora seja muito comentado hoje em dia, sempre esteve presente em nossa sociedade.
Ainda sobre o bullying é interessante o trecho em que o personagem Nick fala sobre uma pesquisa onde os babuínos comportam-se de forma quase humana quando rejeitam fortemente uma fêmea sem pelos em seu corpo, algo estranho a eles. Mas, será que essa pesquisa não nos serviria de exemplo e não serviria para nos comportarmos de forma melhor, já que somos teoricamente mais evoluídos? Bem, parece que ainda temos muito chão pela frente.
Jojo Moyes nos apresenta histórias comoventes, sem que para isso lance mão de vilões ou inimigos poderosos. São narrativas possíveis, mesmo que o “desgraçamento” seja, em TODOS os seus romances, bem cruel!
No mais, é recomendar fortemente esse livro “absolutamente irresistível” e esperar que você aprecie tanto quanto eu.

*O termo “desgraçamento” eu copiei de uma blogueira muito interessante chamada Adriana Cecchi, por achar que cai como uma luva nesse romance. ;)
Cris 06/03/2018minha estante
eu gostei muito deste livro, não acho que é o melhor da Jojo, mas ele é tão crível que se torna encantador.

Angela Anyelle 06/03/2018minha estante
sua resenha como sempre me querendo fazer ler!

Sueli 07/03/2018minha estante
Cris, eu ainda acho que o melhor livro da Jojo Moyes é "A Garota Que Você Deixou Para Trás" e seguido de "Como Eu Era Antes de Você, contudo "Um Mais Um" me deixou tão encantada que até agora não consigo decidir que livro vou ler em seguida, pois quero manter os personagens, ainda frescos em minha memória, por mais tempo perto de mim. ;)

Angela, não espere mais. Leia e se encante. Bjsss

Zaila 07/03/2018minha estante
Adorei sua resenha (como tantas outras), li o livro tem um tempinho mas despertou a mesma sensação que tive. E também tenho estas mesmas escolhas dos livros de JoJo A Garota Que Você Deixou Para Trás (que arrebatou meu coração) e seguido de Como Eu Era Antes de Você.
Beijos

Cris 07/03/2018minha estante
Sueli, minha sequência de favoritos da Jojo é igual a sua!!!! Amo "a garota"... vc já leu "o bangalô"?, da Sara Jio? É otimo.

Cris 07/03/2018minha estante
Esqueci de falar ... A ultima carta de amor, da jojo, eu também amo!

Sueli 07/03/2018minha estante
Zaila, não espalhe por aí, ok, mas vou te contar um segredo - eu não sei fazer resenhas! rsrsrsrsr
São comentários que gosto compartilhar com pessoas queridas como você, assim que termino de ler meus livros.
Nem sempre acho que determinada leitura vale a pena comentar, mas os livros que me emocionam eu adoro dividir com meus amigos, para que eles tenham a oportunidade de vivenciar momentos de rara beleza nos tempos em que vivemos.
Não sei se você já leu, mas não deixe de ler "Ainda Sou Eu", da Jojo Moyes. Foi uma delícia ver o empoderamento (eu detesto essa palavra!) de Loisa. Ela esteve estupenda em toda a trajetória do livro. Apesar de ser uma fábula nova-iorquina.
Obrigada por comentar, simpatia!
Beijosssssss

Sueli 07/03/2018minha estante
Cris, eu li dois livros da Jojo Moyes seguidos, então ainda estou na "vibe" de "Um Mais Um", sofrendo por não estar mais na companhia de Tanzie e daquele cão fedorento, mas um herói incrível!
Eu estava lendo enquanto esperava ser atendida por minha médica, quando li aquele trecho em que Tanzie perguntou se era uma pervertida. Pronto! Não parei mais de rir. Parecia uma doida varrida... Para em seguida, chorar de emoção... Então, vou caminhar alguns dias por trilhas mais serenas, pois sei que "O Bangalô" tem como pano de fundo a segunda guerra mundial e todo o drama que envolve seus personagens. "A Última Carta de Amor" eu já tenho há tempos, mas ainda não li. Quem sabe após eu dar um tempinho, eu siga a sua recomendação? Aliás, você sempre me dá ótimas dicas! Caso eu não tenha lhe agradecido antes, muito obrigada, Cris! Você vale ouro!
Bjks

Cris 07/03/2018minha estante
Sueli!! Eu também gostei muito do Um mais um, tenho saudades dos personagens até hoje... Pode ler o Bangalô sossegada, eu não gosto de livro com drama, agora, se quer se divertir, leia Um amor de detetive, eu gargalhei várias vezes, passei o dia feliz lembrando da história.
Quem fala de dica boa??? As suas são sempre ótimas!!!
Obrigada amiga querida, sempre aguardo suas resenhas ansiosamente, bjs

Aline 07/03/2018minha estante
Sinto o mesmo pela Jojo...A melhor contadora de histórias da atualidade! Seus personagens são como chegados meus...sofro e me alegro com eles!!!

Sueli 07/03/2018minha estante
Cris, eu já li há muito tempo ?Um Amor de Detetive? e adorei, aliás até meu marido que não gosta dos meus livros, leu e adorou! Já leu ?Alta Sociedade?, da mesma autora? É muito divertido também. Estou em um momento de indecisão, mas acho que vou começar a ler ?Letal?, da Sandra Brown, pois ele está na gila há muito tempo! Beijos, queridona!

Cris 07/03/2018minha estante
ohhh não li alta sociedade, vou ler!!! obrigada pela dica!! bjs

Sueli 07/03/2018minha estante
Pois é, Aline, eu estou enrolando porque não estou querendo me afastar do clima de ?Um Mais Um?. Sem contar que eu havia terminado de ler ?Ainda Sou Eu? e adorado! Finalmente fizas pazes com Jojo Moyes. ;)
Beijos e obrigada por comentar!

Sueli 07/03/2018minha estante
Você vai rir muito, Cris!

Cris 07/03/2018minha estante
não tem no lelivros e este mês já estourei minha cota literária.... :(
Baixei Veleiros ao Mar, vamos ver... e tb Daisy está na cidade.

Sueli 08/03/2018minha estante
Eu ainda não li "Veleiros ao Mar", apesar de ter em papel, mas ele é um livro enorme! "Daisy Está na Cidade, eu já li e adorei! Só uma dica - a Saraiva está com ótimos descontos em virtude do dia da Mulher. Dá uma passadinha por lá ;)

Vanessa704 22/01/2022minha estante
Sueli, sempre que vejo suas resenhas sou instigada a ler ou reler o livro. Nesse caso, vou ler "Um mais um" pela primeira vez, agora com a expectativa de uma leitura reflexiva, mas que ao final acalentará o coração.

Caroline Gurgel 18/02/2015

Leitura divertida, leve, deliciosa...
Um mais um, finalista na categoria Melhor Ficção do GoodReads Choice 2014, é o romance mais recente publicado pela escritora Jojo Moyes. Ao contrário da maioria de seus leitores, eu não li seus outros livros, nem mesmo o famoso Como eu era antes de você. Como eu sabia que eram leituras bem tristes, fui adiando e adiando, esperando o melhor momento de conhecer a autora, até que me deparei com um comentário que dizia que seu novo livro era fofo. Claro, corri para ler, e É fofo…e divertido…e leve… e gostoso!

Jess é uma faxineira que se desdobra em mil para botar comida dentro de casa, para dar o que pode a sua filha, Tanzie, e a seu enteado, Nicky, que ficou de brinde quando seu ex-marido a deixou. Esses dois adolescentes e um cachorro chamado Norman é tudo o que Jess tem. Nicky é o garoto estranho, meio gótico, que usa delineador e sofre bullying na escola. Tanzie é uma garotinha genial, fera em matemática, que recebe uma oferta de bolsa de estudos para estudar em uma escola particular. Lá, ela poderia desenvolver suas habilidades de maneira satisfatória e teria, certamente, um futuro melhor. Mas é aí que começam os problemas: Jess não tem dinheiro para cobrir as despesas extras e só o prêmio de uma Olimpíada de Matemática poderia dar a Tanzie essa chance. Problema número dois? A prova é feita na Escócia e eles não tem como chegar lá. É quando Ed, o Sr. Nicholls, um gênio da computação, cheio de problemas e precisando se afastar da sua vida profissional, entra na história e a aventura – divertidíssima – pelas estradas rumo à Escócia começa.

Um mais um é narrado em 3ª pessoa, mas os capítulos indicam qual dos personagens é o foco do momento. A escrita é bem simples, informal, com vocabulário comum, e a leitura flui facilmente, com uma boa velocidade. É daquelas leituras que você não quer parar, que não cansa nem por um capítulo e que, quando você menos espera, já passou da metade. Uma delícia!

Nunca esperei rir tanto nesse livro. Ele tem o tipo de humor que me agrada, o humor sutil, sem ser escrachado, intencional ou forçado. Faz-nos rir de situações que não seriam risíveis, mas que, de alguma forma, se tornam engraçadas. Lembrou-me bastante do filme A pequena Miss Sunshine, indicado ao Oscar de melhor filme em 2007. Aliás, é bem provável que a autora tenha se inspirado nele, o que não quer dizer que seja uma mera cópia. Um mais um tem, sim, seu valor.

Até a metade do livro o sorriso não saiu do meu rosto, mas na segunda parte ele se alternou com umas pontinhas de angústia e drama, porém, sem nunca perder a leveza. Afinal, pensava eu, a autora é conhecida por sua dramaticidade, não é?

Além de ser uma história super agradável, Um mais Um também nos traz boas reflexões acerca de família, valores, amigos e dinheiro. Faz-nos pensar um pouco se valorizamos o que realmente importa e nos deixa uma mensagem bem positiva de que tudo pode dar certo quando fazemos o que é correto, de que temos que ser otimistas e dar um passo de cada vez.

Tinha achado a capa um pouco esquisita, meio infantil, mas quando a road trip começa e embarcamos junto com Ed, Jess, Tanzie, Nicky e Norman naquele carro não pude deixar de sorrir cada vez que eu a via. Adorei os bonequinhos e toda sua simplicidade, eles se encaixam super bem na história.

Sem dúvidas, é um livro mais que recomendado, para todas as idades e todos os gostos, para aquela tarde tranquila, para aquele dia em que você só quer relaxar. Se você gosta de uma leitura simples e espirituosa, não tem como não se envolver com esses personagens. ;) Já falei que é leve? rs

❤ ❤ ❤ ❤ ❤
★ ★ ★ ★ ☆

site: www.historiasdepapel.com.br
Mariana 18/02/2015minha estante
Adorei a resenha

Thalita 23/02/2015minha estante
Oi, Carol! Adorei sua resenha! Assim como muitos, já Como eu era antes de você e até hoje lembro de Will e Louisa (*.*), rsrs'
Já adicionei Um mais Um na minha lista e espero poder ler em breve.

Bjus

Caroline Gurgel 23/02/2015minha estante
Thalita, gostei tanto de Um mais Um que vou criar coragem pra ler o "Como eu era...", mesmo sabendo que é bem diferente desse :)))
Espero que você goste de Um mais Um
Bjs

Thalita 24/02/2015minha estante
E eu espero que você goste de Como eu era ... :)

Bjus

Tati 25/02/2015minha estante
Carol, leia "Como eu era", mas com uma caixinha de lenços... Eu não fazia ideia do que o livro se tratava, nunca tinha lido nada sobre ele... Parei várias vezes de ler, pois os olhos não davam conta de colocar as lágrimas prá fora e eu soluçava sem parar... Ele também nos leva a muitas reflexões sobre família, amigos, valores e dinheiro...
Super recomendo "a garota que vc deixou prá trás"... aliás, estou quase dizendo que sou capaz de "ler a lista de supermercado" da Jojo... É muito bom... um drama, mas me fez chorar menos... rss...
Adorei sua resenha e "um mais um" foi prá minha lista de próximos!!!

Caroline Gurgel 27/02/2015minha estante
Tati, realmente fiquei com vontade de ler todos dela :)))
Vou preparar a caixa de lenços e o coração rsrs
Bjos

emilia.leite.3 18/05/2015minha estante
Já li "Como eu era antes de você", "A garota que você deixou para trás" e "A última carta de amor". todos maravilhosos. Esta será então minha próxima leitura.
O que eu mais gostei foi "A última carta de amor": lindo, apaixonante....

Letícia 21/12/2015minha estante
Esse sua resenha me fez ter uma vontade enorme de ler esse livro dela, pois eu já li como eu era antes de você, e adorei a Jojo. Pois ela tem um pouco de um humor que faz você ter um sorriso bobo nos lábios. Quando vi que você disse que esse livro tem uma escrita sutil, aí que me deu mais vontade. Livros com escritas sutis são muito bom na sua maior parte.

Najane0 20/01/2016minha estante
Leia "Como eu era antes de você" é uma leitura viciante com contexto real. Você vai amar.

Andréia 05/10/2016

Emocionante
Comecei a ler esse livro por acaso, não era prioridade de leitura.
Fiquei imensamente surpresa. O livro conta a história de uma família de classe baixa (mãe, filha e enteado) que ralam muito pra sobreviver. E no meio desse caos, eis que surge um "mocinho", que visando salvá-los de uma situação inusitada, acaba se envolvendo com a família (sem contar que a vida dele é um caos imenso também).
Enfim, é uma leitura leve, divertida e me arrisco a dizer que é um dos melhores livros da Jojo. Chorei, sorri, torci pelos personagens... recomendo.
Marcilene de Jesus 12/10/2016minha estante
Estou à poucas páginas do fim deste livro, é o quarto livro da Jojo que leio, e esse livro me surpreendeu muuuuitoooo... ??. Não quero que acabe rs.. ?

Andréia 12/10/2016minha estante
Maah esse foi o melhor livro dela que li, é maravilhoso! O final é top, vais amar!!! ??

Marcilene de Jesus 12/10/2016minha estante
Tomara.. Já estou anciosíssima pra saber.. rs rs..

Marcilene de Jesus 14/10/2016minha estante
Com certeza o melhor da Jojo Moyes. Eu tô sem palavras pra esse livro. Poderia muuuuitoooo ter continuação..

Andréia 14/10/2016minha estante

Andréia 28/10/2016minha estante
Desculpa, foi interrogação, mas era um coração tá? Livro maravilhoso!

Marcilene de Jesus 08/11/2016minha estante
Hehehe.. tá bom..

ACarolinneUs5 14/03/2020

Adorei, Jojo é Jojo
Acho incrível o fato da Joho escrever tantos livros de romance e todos serem tão diferentes entre si e continuarem todos sendo bons.
Adorei os personagens deste livro, assim como a estória em si.
Não tenho muito o que falar, só que eu adoro a Jojo até hoje.
Recomendo.
ACarolinneUs5 14/03/2020minha estante
Jojo**

Lara 14/03/2020minha estante
Esse está na minha lista!!!!! Dela li seis!

Juliana.Magaldi 14/03/2020minha estante
também gostei muito deste livro.

Telice 14/03/2020minha estante
Esse livro é um amor, amo a Jojo Moyes!

ACarolinneUs5 15/03/2020minha estante
Hehehe

Jana 17/03/2020minha estante
Esse livro é muito fofinho.

MiCandeloro 18/02/2015

Emocionante e arrebatador! Um retrato verídico dos problemas que enfrentamos na vida!
Ed era um empresário bem sucedido na área tecnológica. Desde pequeno, sabia no que queria trabalhar e atingiu a realização profissional quando fundou a Mayflay com Ronan, seu colega desde a faculdade. Infelizmente, não podia dizer o mesmo do amor. Sua mulher, Lara, se queixava de que Ed só trabalhava e não sabia ser romântico. A consequência disso foi um divórcio milionário com Lara passando a mão em boa parte do patrimônio de Ed.

Traumatizado, Ed levou anos para se envolver novamente e, quando reencontrou Deanna Lewis, não pensou duas vezes em se deixar seduzir pela menina com quem sempre quis ficar quando adolescente. O problema é que Deanna não era nada do que Ed imaginava e, rapidamente, quis se livrar da sua presença. Mas Deanna sabia ser muito insistente e estava deixando Ed maluco.

Num ato de desespero, sabendo que Deanna estava seriamente endividada e que podia sumir caso conseguisse pagar suas contas, Ed compartilhou com a moça informações privilegiadas sobre o novo software que logo iria lançar. O resultado foi desastroso. Deanna não só ganhou muito dinheiro ao investir no mercado de ações da Mayfly, como Ed foi acusado por se beneficiar com esses ganhos. Agora Ed estava sendo investigado, foi afastado da empresa e ainda corria risco de ser preso e de perder tudo o que tinha.

Jess era mãe solteira e cortava um dobrado para conciliar seus empregos de faxineira e bartender de um pub com as funções domésticas. Não importava o quanto ela trabalhasse, nunca tinha dinheiro o suficiente no final do mês para pagar as contas. Marty, seu ex-marido, não a ajudava financeiramente, ao contrário, foi embora de casa anos antes, meio deprimido e cansado da vida que levavam. Desde então, as crianças nunca mais viram o pai.

Quisera ela que esses fossem seus únicos problemas. Mas Jess tinha ainda mais coisas com o que se preocupar. Nicky, seu enteado e de quem ela cuidava desde os oito anos, não era um menino "comum". Viciado em videogame e maquiagem, enfrentava diariamente a animosidade dos colegas, sendo vítima de bullying e alvo de inúmeras crueldades por parte de valentões descerebrados e covardes.

Tanzie, por sua vez, era taxada de nerd, já que tinha um grande amor pela matemática. Mas eram as suas roupas brilhantes de lantejoulas e seus acessórios feitos em casa é que chamavam atenção para si, negativamente. Jess tinha muito medo de que a filha não fosse sobreviver na McArthur, a escola para qual a menina teria que ser transferida no ano letivo seguinte. Ela, no fundo, sabia que Tanzie teria o mesmo destino cruel de Nicky, e isso a deixava em pânico.

Em razão disso, quando surgiu a oportunidade de Tanzie ir estudar na St. Anne’s, uma escola particular que tinha um programa de matemática fabuloso para meninas geniais feito ela, Jess surtou. Por um lado, sabia que não teria dinheiro para pagar as despesas, por outro, também sabia que faria de um tudo para realizar o sonho da filha e mantê-la a salvo.

Mas Ed e Jess irão aprender que nenhum problema é suficientemente grande quando podemos contar com a generosidade e a boa ação de estranhos.

Querem saber o que irá acontecer? Então leiam!

***

Desde que li Como eu era antes de você, decidi que leria todos os livros escritos por Jojo Moyes. Quando solicitei Um mais um, tinha certeza de que ia gostar, mas não imaginava que fosse mexer tanto comigo a ponto de não conseguir me deixar falar sobre ele. Se eu pudesse só dizer para vocês "leiam, é perfeito, vocês vão amar", eu diria. Mas esta é uma resenha, e preciso elucidar meus motivos e detalhar um pouco mais a obra. Tadinha de mim.. kkk porque nada do que eu disser aqui chegará aos pés do que este livro simboliza, mas prometo, tentarei fazer o meu melhor.

Nesta obra, Jojo Moyes se valeu da escrita em terceira pessoa, algo que nem sempre me agrada, mas que foi muito bem empregada à história, principalmente quando a autora optou por intercalar os capítulos entre a visão de cada personagem, deixando a trama mais complexa e cheia de nuances para desvendarmos.

Um mais um poderia facilmente ter se tornado um clichê, na medida em que aborda o abismo existente entre as classes sociais e culmina no relacionamento entre uma empregada doméstica pobre e seu patrão ricaço e esnobe. Mas a autora soube transcender as mesmices quando inseriu no enredo elementos dignos de reflexão e veracidade. Fazia tempo que não me deparava com uma história tão emocionante e personagens tão reais, sendo impossível não nos identificarmos pelo menos com algum deles.

Quem nunca teve que contar centavos, ou decidir qual conta pagar e qual postergar? Quem nunca se preocupou com o futuro dos filhos numa sociedade cada vez mais violenta e preconceituosa? Quem nunca meteu os pés pelas mãos e errou feio tentando acertar, sendo depois execrado por suas escolhas?

Jess retrata perfeitamente a mulher faz-tudo e a mãe guerreira, que mata um leão por dia pelos seus filhos. Mas o que mais me chamou atenção nela foi seu otimismo. Não importa o quanto as situações estejam ruins, Jess sempre dá um jeito de ver o lado bom da coisa e dar a volta por cima, porque ela sabe que, na real, tudo o que mais importa é a felicidade dos seus filhos, o resto se dá um jeito.

"Venho martelando na cabeça das crianças por todos esses anos que, se nos preocuparmos com os outros e fizermos o que é certo, tudo ficará bem. Não roubar. Não mentir. Fazer o que é certo. De alguma maneira, o universo vai nos ajudar. Bem, tudo isso é mentira, não é? Ninguém mais pensa assim."

Ao contrário de Jess, Ed dá a impressão de ser um pessimista nato. O curioso é que ele, teoricamente, tinha tudo para ser um homem feliz: bom emprego, dinheiro, realização profissional. Mas Ed nunca soube aproveitar as bonanças da vida. Tornou-se um homem solitário, isolou-se da família e, quando a crise chegou, se viu completamente sozinho, sem ter a quem recorrer. Nem todo dinheiro do mundo seria capaz de preencher o vazio que Ed sentia.

Talvez tenha sido por isso que decidiu ajudar Jess e sua família a levar Tanzie de carro para as Olimpíadas de Matemática na Escócia, a última chance deles de darem a volta por cima. Ed queria ter a sensação de estar fazendo pelo menos uma coisa boa e útil na vida. A questão é que Jess nunca soube muito bem receber ajuda. Ela sabia que não tinha condições financeiras para fazer nem a metade do que gostaria, mas era orgulhosa e achava errado receber a gratidão de outras pessoas, ainda mais de estranhos. Entretanto, na situação em que se encontrava, não conseguiu dizer não à carona de Ed, já Tanzie era mais importante do que todos os dilemas pessoais que ela enfrentava.

Falando em Tanzie, como não se apaixonar por essa garotinha de dez anos, tão ingênua, espontânea e querida, que só queria ter a chance de estudar em outro colégio melhor e cursar a disciplina de matemática avançada? Nicky também me cativou e cresceu na trama na medida em que foi se abrindo para o mundo e percebendo o seu lugar naquela família nada convencional. Mas quem, por muitas vezes roubou as cenas, foi Norman, o cachorro peidorreiro de Tanzie que me arrancou muitas lágrimas.

Quando comecei a ler o livro, achei que a história toda fosse se focar em se Ed seria condenado e em se Tanzie conseguiria vencer as Olimpíadas de Matemática para, com o dinheiro do prêmio, pagar a matrícula e a mensalidade do colégio particular. Mas não, Um mais um se mostrou uma trama de road trip divertida, maluca e reveladora, descortinando o que acontece quando pessoas diferentes são obrigadas a dividir um espaço confinado por tantos dias, expondo suas verdadeiras personalidades, medos e segredos.

Jojo soube abordar de maneira delicada os problemas que todos temos, e que nem por isso são problemas "maiores" ou "menores" que os dos outros. Tudo depende de quem os está enfrentando. Além disso, não devemos julgar a situação em que cada um está passando. Para Jess, os dramas de Ed eram fáceis de serem resolvidos, já que ele tinha muito dinheiro e provavelmente se safaria da condenação, já que os ricos sempre dão um jeito. Para Ed, ficava difícil compreender o sofrimento de Jess já que ele nunca teve que lidar com as privações que aquela família enfrentava diariamente.

Além disso, a autora discutiu sobre os infinitos erros que cometemos todos os dias, desde os mais "pequenos" e "insignificantes", aos que são capazes de redefinir as nossas vidas. Será que os erros nos definem? Será que somos capazes de perdoar e sermos perdoados e de recomeçarmos deixando o passado para trás?

De tudo que foi abordado na obra, acho que a maior lição que podemos aprender com essa história é que, quando fazemos algo de bom, sempre seremos recompensados. Pode ser que demore, pode ser que as coisas não aconteçam do jeito que gostaríamos, mas temos que acreditar para continuar lutando. E o mais incrível é quando essa ajuda vem de gente que nem conhecemos.

Num mundo em que impera o individualismo e a independência, temos que aprender a pedir e a receber ajuda sem nos envergonharmos disso, e entender que nem sempre somos capazes de resolver tudo sozinhos. E essa é a grande moral do livro. Quem tem mais pode ajudar quem tem menos, e não estou falando apenas de dinheiro. Assim, nas infinitas somas de um mais um, teremos a multiplicação de sorrisos e de sonhos realizados.

site: http://www.recantodami.com/
Ida 18/02/2015minha estante
Adorei sua resenha, tbm sou fã da Jojo, fiquei agora com uma vontade louca de ler esse livro..parabéns!!!

May 18/02/2015minha estante
Aah, depois dessa resenha vc me deixou com muita vontade de lê-lo, já está na minha lista. E eu adoro a Jojo! Arrasou na resenha! :D

Paula 14/07/2015minha estante
Adorei a resenha ! Estou no começo do livro, mas assim como você, sou fã de JOJO e adoro tudo o que ela escreve.

Rose 09/11/2015

Jess Thomas trabalha como faxineira de dia e de garçonete em um pub à noite. Ela corta um obrado para educar e principalmente sustentar seus dois filhos, Tanzie e Nick, desde que seu ex marido saiu de casa.
Tanzie é uma doce garotinha apaixonada por matemática. Na verdade Tanzie é um prodígio nesta matéria.
Nick é um adolescente gótico que não é filho legítimo de Jess. Ele é filho do ex marido dela com outra mulher. Como ninguém se importou com Nick, ela acabou tomando para si a responsabilidade de criá-lo, e desde então o trata como filho.
Acontece que Nick sofre bullying de uma família barra pesada da região. Não teria tanto problema se fosse apenas palavras, o problema maior são as agressões físicas, o que deixa Nick ainda mais introspectivo.
Apesar de não saber muito bem como agir nesta situação, Jess tenta ao máximo demonstrar o quanto ama Nick, e como ele é importante para ela e para Tanzie. Aliá é a garotinha que recebe os poucos carinhos que Nick ainda oferece.
Esta pequena família ainda é formada por um enorme e desengonçado cachorro vira lata, que passa seus dias dormindo e babando. Quando está acordado fica comendo e peidando, além claro, de soltar seus pelos pela casa inteira...
Jess é uma otimista, e sempre tem uma palavra de carinho e incentivo para seus filhos. Mesmo naqueles momentos difíceis, ela não se deixa abater. Sempre prega que não se deve desejar o mal aos outros e que sempre devemos ser bons e honestos, pois desta forma, coisas boas acontecem. Ela não fala mal do pais da crianças, mesmo ele merecendo todo o tipo de xingamento, pois em dois anos, nem se importou se eles tinham o que comer.
As coisas não estão fáceis, o orçamento está bem apertado, contas estão atrasadas, mas Jess acredita que vai dar um jeito. Até que recebe uma ligação do professo de matemática de Tanzie, onde ele diz que uma escola para superdotados está muito interessado em Tanzie. Eles querem oferecer uma bolsa de estudos para a menina. É o sonho de toda criança estudar lá, e Tanzie não seria diferente. Ela fica super empolgada com a possibilidade...
Apesar da bolsa ser bem generosa, cobrindo 90% do gasto anual escolar, Jess teria que arcar com os outros 10%, que para seu parco orçamento seria impossível. Ela tenta de várias formas, imagina vários planos, mas nenhum parece dar certo, e seu coração de mãe se aperta com a possibilidade de negar esta chance para sua filha. Uma menina que nunca lhe pede nada, e cujo único desejo é poder frequentar a famosa St. Anne's. Ainda mais em imaginar que no futuro muito próximo sua pequena estaria enfrentando os mesmos problemas que seu filho Nick...
E é justamente Nick, que mesmo sem saber faz Jess cometer uma loucura...
Jess é chamada as pressas para o hospital, pois seu filho estava internado vítima de espancamento. Revoltada com a situação, e desesperada pois a polícia mais uma vez não iria fazer nada, Jess sabe que precisa fazer alguma coisa, mas o quê?
É quando uma luz parece piscar no fim do túnel... Ela fica sabendo que ocorrerá uma Olimpíada de Matemática, onde o vencedor receberia uma bolada em dinheiro. Dinheiro suficiente para garantir a vaga de Tanzie na tão sonhada escola e quem sabe dar uma virada na vida de merda que todos estavam tendo. O problema era que a tal Olimpíada era na Escócia, e ela não tinha dinheiro nem para as passagens...
Mas quando ela olha para o seu filho todo machucado e pensa no que pode acontecer com sua filha, ela toma uma decisão que pode mudar a vida de todos... enfia todos no carro sem documentos do ex marido que está parado há dois anos, e mesmo sem muita experiência na direção decide ir para Escócia e seja o que Deus quiser...
Lógico que as coisas não iam dar certo. É então que Ed Nicholas, um milionário nerd do ramo da tecnologia, que está vivendo um inferno astral, onde sua vida está despencando e eles está prestes a ser preso aparece no meio da noite e lhe oferece uma carona.
Jess não aceita de imediato, até porquê não gosta muito de Ed, sem falar que ela tem medo que ele descubra o que ela fez recentemente, ainda no auge de seu desespero. Mas sem ter outra chance, e mais atolada do que nunca em contas, ela aceita embarcar nesta viagem maluca em busca de um sonho.
Ed não tem a mínima ideia do porquê de ter oferecido esta carona para pessoas que ele nem conhece, ainda mais acompanhados de um cachorro. Mas como sua vida não está nos trilhos mesmo, talvez esta seja uma forma dele pagar por seus pecados...
Nesta viagem que seria de um dia para o local da prova, mas que acabou virando três, Ed vai descobrindo que o caos familiar tem lá suas recompensas. Ele também percebe como as pessoas podem ser felizes com tão pouco, ainda mais quando se tem amor de verdade.
Aos poucos ele vai conhecendo a história de Jess, Tanzie e Nick, e sem saber como, descobre que deseja muito não só ajudá-los, mas também fazer parte da vida deles.
Jess também tem oportunidade de conhecer Ed, e percebe que ele não é o babaca rico que ela pensava que fosse. Por trás desta fachada nerd, tem um homem meigo, atencioso e simpático, que se meteu na maior furada da vida dele apenas para ajudar sua filha...
No final desta viagem, muita coisa mudou, as pessoas também mudaram, e segredos foram descobertos. Segredos que vão mexer com a felicidades de todos. E quando tudo parece perdido, é Nick que em uma explosão de sentimentos revoltantes, consegue achar seu prumo, e com ele começar o resgate de sua família. Neste meio tempo, Ed é obrigado a confrontar a si mesmo e quando atende a um telefonema, ele ganha a chance de fazer aquilo que estava querendo e que não tinha coragem, começar sua família.
Uma história muito bonita e engraçada, de como devemos olhar em volta e estender a mão para as pessoas. Que mesmo diferentes uns dos outros, no fundo só queremos ser felizes e amados.
Foi meu primeiro de uma série de livros da autora que com certeza vou querer ler. Mais uma que ganhou meu coração.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br/
Monica Monte 09/11/2015minha estante
Nossa, parece lindo mesmo

Naty__ 09/11/2015minha estante
Rose, esse livro eu ainda não li e já ouvi muitos elogios a respeito. Parece realmente emocionante e de ganhar o coração, como você disse. Gostei da lição contida em sua resenha ao mostrar que a família pode sim ser feliz com o pouco, afinal, não é na quantidade que está a felicidade

Clarice.Castanhola 11/11/2015minha estante
Já ouvi falar nesse livro, e mais ainda nessa autora. Seu entusiasmo ao contar a história é contagiante! Acredito que seja o tipo de romance que já venho procurando a algum tempo. Pretendo ler o quanto antes!

Jeh 06/05/2016

Família
Um mais um da Jojo estava na minha estante há mais de um ano, sempre que o pegava, guardava, pois ainda não sentia que era o momento da leitura, mas aí veio o desafio da Página E-books e eu vi que realmente sua hora havia chegado, estava perdendo uma leitura deliciosa e não sabia.

O livro me apresenta a uma família atribulada, Jess, uma mulher que foi abandonada por seu marido Marty há dois anos, deixando pra trás Tanzie e Nicky (Detalhe: Nicky é filho de Marty de outro relacionamento) e Normam, o enorme e fedorento cachorro.

Jess é uma batalhadora, trabalha dia e noite pra sustentar a casa e por mais que tente estar presente na vida dos filhos nunca é suficiente, ela está constantemente preocupada com eles.

Nicky, é um garoto gótico e isolado, viciado em videogame e maconha, sofre bullying na escola e volta e meia é violentado pelos garotos da vizinhança.

Tanzie é um doce de menina, uma prodígio na matemática (e por vezes, só de acompanhar seu raciocino minha cabeça doeu kkkk), me apaixonei totalmente por ela. Por seu talento na matemática ela recebe uma bolsa para uma renomada escola particular, porém a bolsa não é integral e Jess não tem como pagar os 20% restantes. Cansada da vida que leva e de sempre não poder dar mais aos filhos, Jess decide inscrever Tanzie numa olimpíada de matemática, para mostrar que sim, as coisas podem acontecer na vida deles.

Ed Nichols é um nerd, que conseguiu muito dinheiro fazendo o que ela mais gosta, softwares. Assim como Nicky, sofreu bulling no seu passado, tem problemas com relacionamentos e graças a esses problemas se mete numa encrenca e corre o risco de perder tudo que conseguiu, inclusive sua liberdade. Por recomendação dos seus advogados ele se isola na sua casa de veraneio e é quando ele conhece a Jess, sua faxineira.

Após uma noite de bebedeira, Jess que também trabalha num bar, o ajuda a chegar em casa. Alguns dias depois, Ed a encontra em apuros na rua e decide ajuda-la,

“- Porque fiz umas burrices há bem pouco tempo. E talvez uma parte de mim apenas desejasse fazer algo que me deixasse satisfeito.”
Mas para Ed, que gosta da sua vida constantemente organizada, Jess e sua turma vai deixa-la de cabeça para baixo.

Uma viagem que poderia durar apenas um dia, tornam-se três. Quatro pessoas dento de um Audi andando a 60km. Um garoto fechado no seu próprio mundo, uma menina que não para de contar os postes, dois adultos que não se suportam e um enorme cachorro que sofre com gases. Consegue imaginar a cena?

Eu ri muito durante toda a viagem deles e fui conhecendo um pouquinho de cada um. É muito bonito ver o desenvolvimento do relacionamento entre essas 5 pessoas (Sim, o Normam é uma pessoa!!!).

A Jess é uma mulher que aplaudo de pé! Toda a sua força, e mesmo na sua fraqueza, mantendo-se firme por aqueles que ama, e quando não suporta mais, o retorno que lhe é dado pelos filhos me emocionou.

“Jess Thomas, a mulher que sempre dava um jeito, que passava a vida dizendo às crianças que “ia dar tudo certo”, não estava conseguindo fazer aquilo dar certo.”
Como eu quis dar um colo para o Nicky, aprender matemática com a Tanzie, e dar uma caminhada com o Norman.

E aí você me pergunta, e o Ed? Eu acho que toda a confusão dessa família na sua vida foi uma auto descoberta para o ele, e o fez perceber que a bagunça também pode ser boa, que temos que encarar nossos medos, assumir nossos erros, pagar por eles e seguir em frente.

Uma família caótica, mas que acima de tudo descobrem juntos a força que o amor tem.

Eu fiquei muito feliz com essa leitura, o desenvolvimento de toda a história, a narrativa que é intercalada entre os personagens, a forma que a Jojo aborda cada assunto indo do drama ao humor com facilidade mas, principalmente, como ela me fez refletir na questão “O que é ser uma família?”

Algumas pessoas talvez tenham se emocionado mais do que eu com esse livro, mas em algumas partes realmente não deu pra segurar as lágrimas, e em determinado momento a palavra “mãe” me desmanchou (quem leu, acho que entende rs)

Pode ser um livro clichê, mas também é um que me fez refletir, um livro fofo sobre a amizade, o amor, superação, mas acima de tudo sobre a esperança.

site: https://paginaebooks.wordpress.com/2016/03/04/resenha-de-sexta-um-mais-um/
Karen229 06/05/2016minha estante
Que linda sua resenha s2 eu amei muito esse livro s2

Aline 07/05/2016minha estante
amoooooooooo amooooooooo demais esse livro,

Jeh 09/05/2016minha estante
Obrigada, Karen!
Line

Flavinha 11/10/2015

Livro sobre otimismo
E um livro que ao terminar a leitura, voce tem a sensacao que tudo dara certo. Por mais dificeis que a situacao parece, a Jess (como vc em alguns momentos) tem forca para seguir em frente acreditando que tudo dara certo, sempre acreditando no melhor cenario. Alem de mostrar todas as "acrobacias" que os pais sao capazes de fazer para deixarem os filhos felizes (em alguns momentos lembrei de atitudes dos pais para esse proposito).
Marcela @ler_sim_ler_sempre 12/10/2015minha estante
Eu amo esse livro e a determinação de Jess. Fora que é bem humorado.

Renata Fialho 08/12/2015minha estante
esse vc tem?kkkkkk

Flavinha 29/12/2015minha estante
É seu! kkk Tenho que devolver!

rfalessandra 09/04/2023

O que dizer dessa obra prima!
"A lei da probabilidade combinada com a lei dos grandes números estabelece, que para vencer as dificuldades, de vez em quando temos que repetir algumas vezes um acontecimento para conseguir o resultado almejado. Quanto mais se faz, mas perto se chega. Ou, como explico para minha mãe, às vezes, basicamente, só precisamos insistir."
Kauane112 09/04/2023minha estante
Acompanhando as marcações que vc fez desse livro e me deu até uma vontade de reler é muito boa a história dessa família né? ?

rfalessandra 09/04/2023minha estante
Sim sem dúvida, também tinha a vontade imensa de voltar a essa história

rfalessandra 09/04/2023minha estante
Adoro esse livro

Bruna 03/05/2015

Um + Um = Amor
Ressaca literária é um dos males que me atingem vez ou outra, nenhuma chegou perto de se estender como essa que me deixou dois meses longe das minhas amadas páginas amarelas. Quem me salvou desse momento ruim com os livros foi uma autora que se tornou queridíssima pra mim: Jojo Moyes. Você pode conferir a resenha do livro: “A Garota Que Você Deixou Para Trás” aqui.

Sem mais enrolação, vamos começar a contar porque Um mais Um se tornou um favorito.

Um mais Um narra a história da família da Jess, uma mulher jovem, recém “divorciada”, mãe de dois filhos, e, cheia de problemas. Jess é uma mãe de família trabalhadora que, como muitas mães, trabalha muito e tenta fazer o pouco dinheiro render até o fim do mês. A situação financeira de Jess piorou depois que o marido em uma “crise existencial” saiu de casa há dois anos e foi morar com a mãe dele. Desde aquele dia, Jess trabalha para sustentar os dois filhos sem ajuda. Além de viver em um bairro perigoso e constantemente se preocupar com os filhos, Jess ainda precisa lidar com a violência e perseguição que sofre o filho mais velho, Nicky.

Nicky é um adolescente que muito cedo descobriu que a vida pode ser muito cruel quanto quer. Abandonado pela mãe biologia, Nicky foi morar com o pai biológico, ex-marido de Jess,e foi adotado no coração dela. Jess ama Nicky e sua filha Tanzie, fruto do relacionamento com o pai de Nicky e não mede esforços para dar a melhor vida possível para os dois.

Tanzie é uma criança prodígio, um mini gênio da matemática, dona de um cachorrão que adora dormir chamado Norman, a vida de Tanzie, Nicky e Jess muda completamente quando a menina recebe uma bolsa de 90% em uma escola incrível. Para arcar com os 90%, sem a ajuda do pai, Tanzie precisa vencer uma Olimpíada de matemática para pagar as despesas da nova escola. É assim que a jornada dessa família começa, quando para chegar à Escócia, Jess aceita a carona de um de seus clientes, Ed.

Ed é o começo da nossa história, isso porque Um mais Um não narra apenas a história de Jess, ela também gira em torna da trajetória e erros do Ed. Dono de uma empresa de sucesso, com um pai doente que não consegue visitar e uma irmã irritada, Ed está na pior fase de sua vida, ele está sendo acusado de fornecer informações privilegiadas, e, por isso, foi afastado da empresa até as investigações serem concluídas. É assim que Ed conhece Jess e após uma noite em que ela o ajuda, Ed oferece uma carona para a família. Mas, a verdade, é que nem Ed, nem Jess sabiam o que essa viagem iria proporcionar para os dois. Até o fim da estrada, Tanzie, Nicky, Nornam, Jess e Ed terão suas vidas transformadas.

“Porque, ainda que um filho leve pedrada do mundo inteiro, se ele tiver o apoio da mãe ficara bem.” – Um Mais Um

Como não amar Jojo Moyes? A escritora tem o dom de transmitir mensagens lindas através de palavras. Com essa jornada emocionante, acompanhamos a história de uma família, na qual, o que não falta é amor. Jess é uma heroína literária para mim, aquele tipo de pessoa que você torce para que exista no mundo real também. Fiquei diversas vezes emocionada com os conflitos dessa mãe solteira, criando dos filhos e lidando com as duras pedradas da vida. Junto com ela temos Nicky, um garoto perseguido por ser “diferente” e tentando encontrar seu lugar no mundo, o mais bonito é saber que Nicky encontra esse lugar através das palavras – mas isso, você só vai descobrir quando ler o livro. Temos Tanzie e Norman, uma dupla imbatível, uma garotinha apaixonada por números, dona de um cachorro que a ama incondicionalmente. E, é claro, Ed, caindo de cabeça no meio dessa família e sem sequer saber transformando e sendo transformado por todos.

A narração do livro é dividida por personagens, todos têm oportunidade de mostrar sua visão da história. A escrita da autora é arrebatadora, o leitor é sugado para dentro da história e só sai dela no último ponto final. Mesmo lendo o livro no Kindle, sou apaixonada pela capa de Um Mais Um e tenho que parabenizar a editora Intrínseca pelo trabalho impecável com os livros da autora.

Acredito que cada um receba uma mensagem particular de um livro, seja ele qual for. Comigo, Um Mais Um, transmitiu uma mensagem de amor, não só uma mensagem, mas um sentimento de amor. Um sentimento daqueles que diz que, não importa em que situação nos encontremos, se estivermos ao lado de pessoas que nos amam, vamos ficar bem.

Existe um lugar no mundo para todos nós, ele pode ser feito de números ou palavras, ele pode ser um cachorro babão ou uma pessoa, ele pode ser encontrado online ou esbarrar com a gente no meio da rua. O que importa é saber que esse lugar existe, e que coisas extraordinárias estão esperando para acontecer conosco quando menos imaginamos.

“A lei de probabilidade combinada com a lei dos grandes números estabelece que, para vencer as dificuldades, de vez em quando temos que repetir algumas vezes um acontecimento para conseguir o resultado almejado. Quando mais se faz, mais perto se chega. Ou, como explico para minha mãe, às vezes, basicamente, só precisamos insistir.” — Um Mais Um
Larissa 03/05/2015minha estante
Bela resenha! Estou louca pra ler porque sou apaixonada pelo Jojo também! Isso me animou mais ainda, espero que eles tragam pro Brasil mais livros dela

Bruna 04/05/2015minha estante
Awwn, obrigada! Estou louca por mais livros dela também, tenho certeza que você vai amar esse livro também !

Bruna 04/05/2015minha estante
Awn, obrigada! Estou louca por mais livros dela, tenho certeza que você vai amar esse livro também !

Juliana.Karol 23/01/2018

Um mais um
Adorei esse livro. Sem dúvidas Jojo arrasa. Dos três livros anteriores a esse que li da autora sempre senti uma certa enrolação, então, a leitura no início era sempre arrastada até se tornar realmente cativante. No entanto, esse teve um grande diferencial que foi a leitura fluida desde o início do livro, então, pontos para Jojo por isso! Com certeza não é meu favorito. Mas é uma história linda, mostrando o ponto de vista de cada um dos personagens. De início parecia uma história bobinha, mas ao longo do livro a história se torna mais profunda, os problemas se tornam mais reais (o que me deixou com vontade de ir ajudá-los). E apesar disso, o livro passa a mensagem de sempre pensar positivo. Enfim, um livro lindo, muito fofo, (pode te arrancar lágrimas). Vale super a pena!
Franci Nascimento 23/01/2018minha estante
Duas perguntas:
- Tem tragédia?
- E qual é o seu favorito?

Franci Nascimento 23/01/2018minha estante
null

Nanda 07/09/2020

Quero mais..
Nem acredito que levei 2 meses para ler, mas posso explicar.? No começo demorei para pegar no tranco, achei um pouco cansativo, dps fiquei sem tempo e estava dando prioridade à outras atividades. Do meio em diante fiquei apaixonada. Esse é um daqueles livros que a gente quer que tenha continuação, que seja transformado em seriado, filme, etc.. amei ?
Caroline 08/09/2020minha estante
Passada come essa reviravolta... E pensar que quase desistiu kkk

Nanda 09/09/2020minha estante
Recomendo ele viu... é um xuxu

Brenda719 08/04/2020

Uma história surpreendentemente divertida. Apesar de conter todos os requisitos básicos de um romance clichê, a narrativa não cai no óbvio e arranca boas risadas de quem está lendo. A evolução dos personagens é bem construída, fazendo com que a gente vá conhecendo todos aos poucos, deixando assim uma curiosidade no final de cada capítulo. Além disso, o ponto de virada da história impede que o livro seja só mais um romance bobo, transformando ele em um grito sobre a realidade de muitas famílias.
Denise - @embarcandonaleitura 08/04/2020minha estante
Eu adoro esse livro da Jojo, pra mim é um dos melhores dela

Brenda719 08/04/2020minha estante
Este é o meu segundo dela. Ele me fez ler igual uma lunática

Ellem - @colecionandoprimaveras 04/05/2017

Jess Thomas está em uma situação difícil.

Há dois anos, seu marido saiu de casa e nunca mais voltou e desde então ela trabalha feito louca para sustentar a filha Tanzie, uma garotinha nerd e muito boa em matemática e Nick, o enteado adolescente que sofre bullying.

Tanzie recebe uma oportunidade de fazer uma olimpíada de matemática e se ganhar, receberá um prêmio que mudará suas vidas. O problema é que a prova é na Escócia e eles não tem dinheiro para chegar lá.

Por outro lado, Ed Nicholls é um empresário que está enfrentando um processo judicial e resolve ir para a casa de praia, que por sinal é um dos lugares onde Jess faz faxina. Para fugir da irmã, que insiste que ele visite o pai doente, Ed resolve dar uma carona para Jess e seus filhos (e o cachorro) até a Escócia e essa viagem vai mudar tudo.

Esse foi o primeiro livro que eu li da Jojo Moyes e eu estou encantada com a escrita dela.

Um mais Um é narrado em terceira pessoa e os capítulos se alternam entre os pontos de vista de todos os personagens. A leitura flui muito bem e dá vontade de ler tudo de uma vez só.

A maior parte da história se passa na viagem de carro e eu achei isso muito legal. Imaginem só Um homem e uma mulher que mal se conhecem, uma menina que enjoa em velocidades razoavelmente altas, um adolescente meio emo jogando video-game sem parar e um cachorro grande e velho (e muito fofo ♥) com uma grande mania de soltar pum tudo junto em um carro kkk. Mas isso tudo me fez ficar um pouco nostálgica das viagens de carro que fazíamos quando eu era criança haha'

Eu amei todos os personagens, esse estilo de narrativa fez com que eu me apegasse muito a todos eles e torcesse pelo final feliz que eles tanto mereciam.

E eu amei o final, chorei com os últimos acontecimentos, mas acho que a Jojo não podia ter terminado de forma melhor hehe'

Eu recomendo muito esse livro, depois dele estou querendo ler tudo dessa autora haha'

site: http://www.colecionandoprimaveras.com.br/2017/02/resenha-um-mais-um.html
SueSouza 04/05/2017minha estante
Meu livro favorito dela, amo demais essa história

Ellem - @colecionandoprimaveras 04/05/2017minha estante
Também amo muito