As coisas que perdemos no fogo

As coisas que perdemos no fogo Mariana Enríquez

Resenhas - As coisas que perdemos no fogo

Mariana Rudiniski 18/01/2021

Coletanea de contos incríveis
As histórias beiram o mágico mas não há nada mais fantástico do que a própria realidade.
Impossível ler e não ser atingido pelas histórias cruéis, violentas, cotidianas da escrita da minha xará.

svrrichard 11/04/2022

Ora, tenha santa paciência!

Mais um livro de contos sem final.

Eu nem sei como falar sobre essa leitura, porque odeio finais abertos e só esse ano já é o terceiro em que acabo me metendo.

Iniciei a leitura sem saber que era um livro de contos e estava gostando muito da primeira história. Quando fui iniciar o suposto segundo capítulo, percebi que era um conto novo. A partir daí não rendi mais.

É uma review totalmente pessoal, em virtude da minha saturação de livros nesse estilo.

Achei alguns contos MUITO bons, como "A casa de Adela" e "As coisas que podemos no fogo", conto título do livro. Contudo, àqueles que me deixaram curiosos tem minha total repudia.
Jéssica Fernandes 11/04/2022minha estante
KKKKK ESSE EU TE AVISEEI Q NÃO TINHA FINAL PO

jaquesant0s 16/07/2022

Um livro sem dúvidas incômodo, são contos curtos que deixam uma sensação de estranhamento mas ao mesmo tempo uma familiaridade com as situações narradas. Alguns contos me marcaram muito, outros nem tanto.

Nazli.Dias 24/12/2023

Não é pra mim
Alguns contos muito bons, como Menino Sujo, não saíram da minha cabeça. Mas, a maioria não me agradou.
O final aberto demais me incomodou, mas o estilo de escrita diferente do que estou acostumada foi um suspiro. Valeu a experiência!

patiapple 16/02/2024

Meu primeiro livro de mariana, gostei muito!!! apesar de uns 2 ou 3 contos não me prenderem muito, todos os outros me fizeram ficar vidrada. tive medo de muitos e minha leitura acabou se prolongando um pouco porque não conseguia ler a noite de medo. gostei muito da escrita dela, a ambientação é perfeita. meu preferido provavelmente é "os anos intoxicados", mas ficarei com "o quintal do vizinho" na cabeça pra sempre. animada pra ler mais dessa autora

Suellen.Alves 17/10/2021

Estranho familiar
O livro traz contos com temas diversos, mas que tem em comum a estranheza, um medo peculiar intrigante, que te aproxima e gera curiosidade, com um elemento que, para mim, é sensacional: todos os finais são inquietantes, o texto em si acaba, mas permanece em você por um tempo em forma de reflexão.

Escrita envolvente, excelentes histórias, ótimo livro.

@mthsfm 09/09/2021

O que se perdeu no fogo.
É uma leitura única, numa ambientação peculiar e bastante argentina-regional, repleta de momentos de estranheza e críticas sociais bastante relevantes de seu país. A aura de horror urbano latino é eficaz e um dos grandes pontos positivos dessa leitura.

No entanto, a empolgação que senti no começo do livro durou somente nos primeiros contos. Fui notando ao longo da leitura que alguns deles não eram tão bem finalizados e que as histórias que tinham grande potencial - e aqui são inúmeras - eram interrompidas em finais abertos que pouco me entusiasmava. Existem alguns aspectos na narrativa que também são desinteressantes e a maioria dos personagens - isso se não todas - são pouco marcantes.

Ainda assim, dentre os contos há momentos memoráveis, incomodativos, inesperados e sombrios. Não funcionou em sua totalidade comigo, mas não descarto que esse livro possa surpreender e ser bastante especial
para outras pessoas. Há contos realmente muito bons aqui, mas infelizmente fiquei com a sensação que esse livro tinha ideias muito potentes em um desenvolvimento insuficiente.

Ira 24/03/2023

Alguns contos me prenderam e outros, nem tanto. Protagonistas mulheres, ambientação muitas vezes em regiões pobres de Buenos Aires e onde há convívio com o crime e decadência. O que, por si só, já nos leva a conhecer mais do que as telas comunicam. Contemporâneo, sobre o terror ?sutil? que assola a existência em muitas dimensões.
Todos os contos me remeteram a uma sensação de estranho conhecido.
Bom livro, no geral.

Lulu 19/07/2022

Duas estrelas e sendo gente boa
Tem no máximo dois ou três contos bons, achei muuuuito razoável ?
Esperava mais, mas a expectativa era toda minha kkk problema meu
Aline 15/08/2022minha estante
KKKKKKKK eu fiquei do mesmo jeito!!

Pandora 05/10/2017

Um livro para incomodar
Preciso reler este livro para poder escrever melhor sobre ele. Só o que posso dizer é: Uau!!!

Todos os contos são ótimos, de qualidade muito alta, o que é sempre difícil num livro deste gênero, que costuma ser mais irregular. AMO contos e posso afirmar, com certeza, que estes, da Mariana, estão entre os melhores que já li.

Uma Argentina crua, triste, pobre, doente, desesperançada; mulheres fortes, decididas, questionadoras.

Meus preferidos: O menino sujo, A casa de Adela, Teia de aranha, Fim de curso, O quintal do vizinho, Verde vermelho alaranjado e As coisas que perdemos no fogo.

Mariana Enriquez não nos poupa. Um livro para incomodar.

Mar 27/12/2022

No geral gostei dos contos. Senti um estranhamento em relação a forma como são finalizados, todos terminaram de repente, deixando aberto muitas coisas das histórias

Carolina 28/01/2020

Visceral
Os contos são pesados, duros, às vezes nojentos, quase sempre bizarros, bem estranhos mesmo, contados de maneiras incomuns... e talvez por isso, por tudo isso, tão bons, curti bastante essa leitura!

Thi Acrisio 23/01/2023

Contos
Peguei a indicação desse livro, no Entrelinhas da Cultura. É de uma escritora Argentina, algo que me chamou muita atenção.

O livro trás vários contos de horror, protagonizados por mulheres, onde em sua maioria pegam situações vivenciadas na sociedade machista e patriarcal e usa pra desenvolver a histórias.

É um ótimo livro, entretanto tive muita dificuldade para lê-lo e por isso a nota menor. Talvez seja por ser contos e eu tenho certa dificuldade nesse gênero. Comecei ele em 2022, estava pensando em abandonar, mas fui persistente porque queria ter o sabor da leitura dela, tão elogiada no programa.

O conto que dá origem ao nome é o melhor, e o último da coletânea.

É isso, Não funcionou tão legal pra mim. hehehe

Valéria Cristina 18/10/2023

Surpreendente
O livro é composto por doze conto que, usando elementos de suspense, sobrenatural e mistério, aborda temas atuais e significativos.

Todas as histórias nos capturam desde o início e percorrem uma gama de situações como relações tóxicas, desigualdade social, repressão política e policial, violência contra a mulher. Personagens comuns em lugares comuns escondem cenários incomuns e vivenciam situações limites.

Ao longo da leitura, nos deparamos com amigos que desaparecem, mortos que retornam, mulheres queimadas, maridos que somem sem deixar rastros, amigos estranhos e diversas outras situações inusitadas.

Mariana Enríquez (Buenos Aires, 1973) é uma escritora e jornalista argentina. Considerada uma das integrantes da "nova narrativa argentina", destaca-se no gênero horror, fortemente relacionado a questões políticas mescladas ao sobrenatural.

Pode-se afirmar, com segurança, que Mariana Enriquez é um dos principais nomes da literatura de horror atual.