O Jardim dos Esquecidos

O Jardim dos Esquecidos V. C. Andrews

Resenhas - O Jardim dos Esquecidos

Clara 24/07/2023

Por onde começar?
Nem sei por onde começar, descobri essa história por acaso e estou completamente impactada. Não é bonita mas profunda, odeio a avó mas sobretudo a mãe, completamente egoista, se importando apenas com dinheiro, roupas finas e joias, deixando seus próprios filhos em estado miserável e capaz de coisas que não se imagina.
Confesso que me emocionei e espero muito que as ?crianças? vivam no 2 livro e que consigam se vingar de tudo que aconteceu no primeiro

Carolina335 18/06/2023

Não sei o que dizer
Esse livro me prendeu de mais, passei o dia todo lendo, só queria descobrir o que ia acontecer. ele é lento e arrastado em algumas partes mas a escrita é muito boa, muito detalhada de um modo que não fique cansativo, os temas que esse livro aborda são muito complicados e não sei o que pensar além de que é tudo muito bizarro.

Thais.Oliveira 05/05/2023

Pesado, agoniante, GATILHOS
Eu comecei a ler este livro despretensiosamente, apenas vi que o gênero era thriller familiar, e me interessei. Me surpreendi bastante com a história! Os Dollangangers são uma família feliz, unida e famosa pela beleza de seus membros, tanto que as crianças chamam tanta atenção, que são conhecidas como "bonecas". Mas uma tragédia acontece e a mãe se encontra em uma situação em que precisa recorrer aos pais, buscando por ajuda.
Contudo, as coisas não acontecem como esperado, e as crianças acabam confinadas no sótão mais distante da casa, longe da vista até dos empregados. E é aqui que o livro começa a ficar bastante tenso...
Você sente a constante angústia das crianças, por precisarem de sol, espaço e liberdade, e não poderem desfrutar de nenhuma dessas coisas, se vendo presas em um local escuro e abafado, e ainda por cima, sob o comando da avó extremamente tirânica.

Com certeza não é um livro para todos os públicos. A história é pesada, com cenas que causam bastante angústia (inclusive em alguns, parece que você está lá, junto com as crianças), várias reviravoltas, inclusive, pesadíssimas!

AVISO: conforme título, tem MUITOS gatilhos, incluindo incesto, abusos, abandono parental, tortura, e outros.

Camila1856 02/05/2023

Nunca vou esquecer
Estou sem fôlego até agora. Que livro minha gente, que livro. Nunca vou esquecer o desconforto, o nó na garganta, a sensação de estar lá com eles, presa naquele sótão. Os gatilhos são muitos. Um dos assuntos tratados é super fora dq encontramos por aí, difícil de falar sobre, difícil até de pensar sobre, por isso entendo não ser tão falado por aí. Mas uma coisa posso dizer, eu amei tudo, me apaixonei completamente pelas crianças, meu coração foi partido tantas vezes e eu sofri. Até sonhei com o livro essas duas noites. Nunca vou esquecer essa leitura e devo começar o próximo livro da saga amanhã mesmo. Inclusive estou vendo o filme agorinha.

Leticia.Liesenfeld 28/04/2023

Apenas Frases
Em verdade, na década de 50, quando ainda era muito jovem, eu acreditava que minha vida inteira seria um longo e perfeito dia ensolarado de verão. Afinal, foi assim que começou. Não existe muito que eu possa dizer a respeito de nossa infância, senão que foi muito boa e, por isso, deveria sentir-me eternamente grata.
Lochan0 29/04/2023minha estante
Vai ler os livros seguintes?

Leticia.Liesenfeld 29/04/2023minha estante
Terei que ler, quero vingança!!!

Lochan0 29/04/2023minha estante
O segundo é focado unicamente nisso hahaha vingança pura! É ótimo, mas meu livro predileto é o quarto! Espero que goste de todos!

Leticia.Liesenfeld 29/04/2023minha estante
Tenho outras leituras programadas, mas lerei em maio ainda

Maria15781 19/04/2023

Estranho?
Um livro que te faz sentir coisas bem peculiares, te deixa ao extremo do desconforto e te faz se questionar se você quer mesmo ler este livro... Gostei bastante, mas é aquilo; você deve ler tendo em mente que não é porque está sendo tratado no livro que, necessariamente, está sendo romantizado e normalizado. Isso é ficção, aprenda a separar!

Manu Farrapeira 11/03/2023

Perturbador
Esse livro é espetacular e sinceramente, foi bem difícil de ler, por conta de toda crueldade que essas crianças passaram, mas a força e a determinação da Cathy foi uma das minhas partes favoritas.

O livro vai tratar de assuntos que podem gerar muitos gatilhos, e sabe o que é pior? Mesmo sendo meros personagens inventandos da mente de uma autora, essa história poderia ser tão real quanto qualquer outra, pois a loucura, a ganancia e a maldade que beira a loucura, é tão facilmente encontrada hoje em dia.

Um thriller maravilhoso que se tornou um clássico nas literaturas é tão impressionante que teve sua adaptação em 2014, tanto desse livro quanto do segundo. .

Virou um dos meus favoritos e com toda certeza, não é uma leitura para todos, eu demorei 2 meses para ler, pois a crueldade era tanta, que mexia até comigo. E apesar de tratar de assuntos delicados e sensíveis, eu amei. 5 estrelas

Carolina.Dias 08/02/2023

Perturbador
Esse livro não é um romance.
Esse livro não é agradável.
Esse livro não é gostoso.
Maaaaaas
Esse livro é muito bem escrito
Esse livro mexe com a suas emoções
Esse livro te faz duvidar das suas morais

Helyanny 04/02/2023

Não sou de ler séries...
... mas essa me prendeu, mesmo sabendo que posso não conseguir ler o restante! Muito parado e, ao mesmo tempo, muito intenso, me fez devorar pra saber o desfecho! Bora pro segundo agora!

Isa_Andradre 31/01/2023

Que livro foi esse??? Eu tô sem fôlego até agora.
Não conhecia nada desse livro e nunca nem tinha ouvido falar, cheguei nele por causa de um ep de todo mundo odeio o Cris e achei interessante a temática "mãe q aprisiona os filhos em um sótão"
Não poderia estar mais surpresa, o livro é real muito bom, uma escrita boa com uma fluência maravilhosa eu não consegui largar nem por um minuto.
Mas tenho algumas ressalvas. Existem diversos gatilhos, muitos mesmo então fica ligado.
Eu entendo a situação mas a Cathy jovem parece muito mais velha e fora da realidade enquanto a Cathy mais velha é infantil puxada pro inocente.
Outra coisa, a cena do estrupo COMPLETAMENTE desnecessária, um dos temas mais polêmicos desse livro é o Incesto e sim causa desconforto pra qualquer pessoa minimamente ingressada numa sociedade e eu gosto de livros assim q tiram a gente da zona de conforto mas o jeito em q eles "ficaram" pela primeira vez, sem necessidade nenhuma!
É realmente um livro muito triste, poucos quase nenhum momentos de felicidades.... Bem como eu gosto kkkkk.

mand1yay 12/01/2023

Um livro incrível,sem palavras para descrever o quanto esse livro é bom mas também fiquei com raiva em algumas partes.
Terminei esse livro e ele é incrível,um pouco enrolado mas muito bom!,meu favorito até agora!
Luis250 20/03/2023minha estante
Também amei o livro. Para quem não sabe, existem 4 livros de continuação da estória:

2 -> Pétalas ao Vento,

3 -> Espinhos do Mal,

4 -> Sementes do Passado,

5 -> O Jardim das Sombras.

jbueno2023 02/01/2023

Inacreditável
Uma leitura muito boa e fluída. Com final em aberto, mas inacreditável a reviravolta que aconteceu. Recomendo a leitura ?.

Vinicius 27/12/2022

Eu preciso admitir que ri bastante com as semelhanças entre essa obra e Desventuras em Série. Não sei dizer se Corine é pior que o Conde Olaf ou se Cathy e Chris são mais surtados que Klaus e Violet para as coisas chegarem naquele ponto.

Em um primeiro momento, eu tive várias ressalvas com o livro, a primeira parte é insossa e incostante quanto a idade mental dos personagens, a Cathy jovem e os irmãos são adutizados demais e a narradora, a Cathy adulta, é dotada de um ar estupido e infantil.

Mas a principal reviravolta é na parte dois, quando ambas, Cathy jovem e adulta, se unem para contar uma excelente historia sobre amor, ganância e amadurecimento. Essa diferença faz com que a primeira metade pareça um sonho, tornando-a muito mais plausivel e interessante.

Claudia - @segunda.opiniao 05/12/2022

TEM ALGUM LIVRO QUE VOCÊ GOSTA MUITO, MAS QUE POUCOS CONHECEM?
O Jardim dos Esquecidos tem uma história que incomoda, que deixa o leitor agoniado e com aquele nó constante na garganta.

Visto que acompanharemos crianças confinadas, para nós, que enfrentamos uma pandemia à pouco, a trama tende a ser ainda mais perturbadora.

A obra foi publicada há mais de 40 anos. Nessa época os livros pesados não eram considerados “dark”, apenas polêmicos, contudo o termo se encaixaria bem aqui.

O falecimento de um marido/pai coloca sua família em maus lençóis. Eram considerados a família perfeita: esposa linda e mãe amorosa, filhos lindos, e bem-educados, marido galã e bem-sucedido...

Com a morte dele vem à tona as dívidas. A mãe, Corine, não conseguirá arcar com as despesas, então viaja com os filhos para a casa dos pais dela, que são ricos.

Quando adolescente, Corine brigou com os pais e perdeu a herança. Agora seu pai está doente, de cama, desenganado. O velho não sabe da existência dos netos. A avó das crianças sugere que Corine esconda os filhos no sótão, até que ela faça as pazes com o pai e reconquiste a herança, ou até que o velho morra.

Assim a mãe amorosa prende seus filhos no sótão e jura que será por alguns dias, talvez poucos meses, mas a realidade é outra.

As crianças serão abandonadas, esquecidas. Passarão frio, fome, sofrerão castigos físicos (pela avó fanática religiosa) e até tentativa de envenenamento.

Além de os maus tratos físicos, tortura psicológica, a luta diária para a sobrevivência, terá o assunto mais polêmico: o incesto.

Acredito que a maneira genial como a autora abordou os horrores do confinamento, se dê ao fato de ela ter sido cadeirante. A escritora, mais do que ninguém, conhecia a sensação de se sentir presa.

Embora não seja uma leitura fácil, esse é aquele tipo de livro que vai entrar na sua mente. Passará anos e você não vai se esquecer dessa história (lembrará até dos detalhes).

Não recomendo para quem é sensível à gatilhos.

Hoje o livro físico só é encontrado em sebos.

Bju

Câmbio. Desligo.