O Jardim dos Esquecidos

O Jardim dos Esquecidos V. C. Andrews

Resenhas - O Jardim dos Esquecidos

Jess 08/06/2022

Adorei
Então o que falar nesse livro que me causou várias emoções, não foi uma leitura cansativa fluiu bem fiquei bem surpresa com várias coisas mais gostei da história.

Van 02/06/2022

Um história indelével
A saga dos Foxworth me caiu de paraquedas, por assim dizer, acabei vendo um pequeno trecho do filme Jardim dos esquecidos (2004) e fui procurar assistir o filme inteiro de alguma forma. Fiquei estarrecida com a história e logo em seguida procurei o livro.

As flores do sótão: as quatro crianças que cresceram em meio a negligência, a falta de compaixão e ao ódio. O fanatismo religioso da avó é no mínimo hipócrita e revoltante, mas pior que a avó é sem dúvida, Corrine!

Corrine é detestável, soberba, negligente e imprestável. Que nojo dessa personagem!

Ansiosa para ler os próximos volumes da saga e pela vingança de Cathy e Chris!

My skin 25/05/2022

Demons
Olha, foi uma leitura difícil e não no sentido de cansativa ou algo assim mas no sentido de ser muito sofrimento para o leitor aguentar, particularmente não recomendaria a alguém ler e se recomendar direi que de preferência opte por ler algo mais feliz por esse livro é um bolo de traumas. Amei ler mesmo que a cada página parecesse que alguém pisava em meu coração.

Carol 29/03/2022

O jardim dos esquecidos
Pra mim foi um daqueles livros que você termina de ler e não sabe bem o que pensar, é um livro a ser digerido, não é ruim, mas não o recomendaria

Marcelo 04/02/2022

Pesadíssimo
Comecei o livro em fevereiro de 2021 e ler sobre pessoas trancafiadas em casa, eu mesmo estando preso por causa da pandemia, foi demais pra mim na época. Só consegui terminar um ano depois.
Isso é uma prova da qualidade da escrita. É um livro que me deixou desconfortável praticamente durante quase toda a leitura. Fosse pelo sofrimento das crianças. Fosse pela descrição da puberdade incomoda de uma puberdade sem opções. Fosse pela clareza com que a autora retrata as manipulações da mãe e seus efeitos nos filhos.
É frustrante ver como poderiam ter inúmeras soluções para o problema dos protagonistas mas, fiel ao conceito de que as prisões são construídas pelos próprios prisioneiros, eles não conseguiam sair do ciclo que os aprisionava.
É um bom livro, mas não é um que eu possa recomendar a leitura a não ser que você esteja muito bem da cabeça.

Lau 30/01/2022

Quem não é visto não é lembrado
Quatro crianças, um destino precoce e uma mãe sem intenções claras: O Jardim dos Esquecidos nos mostra que nem sempre o amor fraternal é obrigatório, que ele pode ser deturpado pela ganância.
Abandonados em um cômodo, as crianças tentam lutar contra um inimigo que nem imaginavam existir, lutar contra a ilusão, contra o frio e as obrigações impostas...
Fazendo um paralelo, na parte não tão ficcional do livro, me vi na história. Onde, em 2020, uma pandemia se instalou e todos sobreviverem a base de esperança e luta; as vezes consigo mesmos, como no meu caso.
A leitura me fez ver que não só nós ou Anne Frank lidamos com a clausura, que a solidão dói em todos e que a dor de não ser lembrado por não ser visto é unânime.
Quanto a fluidez, é perfeita! Minhas ressalvas a essa obra são duas: os gatilhos, já que é preciso ter cuidado e não conseguir achar o livro em nenhum lugar, muito menos a continuação.

Erick Santos 30/12/2021

Problematico
Nunca li um livro tão problematico igual a esse, o livro tem suas partes chatas e massantes, e tem as partes boas e misteriosas, mas fui totalmente surpreendido nos capitulos finais, foi um tamanho plot ali... nao li nem lerei as continuaçoes, mas fui ver resenhas e essa saga eh uma loucura total.

Jujuba 26/12/2021

O pior livro que já li
Como começar a descrever a catástrofe que é esse livro?
Bom, se for pra falar de gatilhos esse livro merece umas 15 páginas só disso, tem de tudo o que você pode imaginar, assassinato, estupro, assedio, abuso psicológico, abuso parental, agressão, abandono de incapaz, incesto, personagens filhos da ****

Eu não consigo nem imaginar o que se passa na cabeça da pessoa que escreveu isso, mas com certeza sei que ela e todos esses personagens precisam de terapia, eu odeio tanto esse livro que consigo passar horas apenas reclamando de todas as atrocidades que acontecem nele, não indico nem pra meu pior inimigo.

Pontos positivos? Não existem, mas talvez você possa tirar uma reflexão do que a religiosidade faz na cabeça das pessoas, nesse quesito o livro realmente cumpre bem o papel de nos fazer pensar até onde o ser humano iria "em nome de Deus" e como a religião pode deixar uma pessoa cega.

Ainda bem que não gastei meu dinheiro com esse livro, porque ler ele foi uma tortura. Nem pra beleza o livro compensa já que capa não é lá essas coisas. O filme faz juz a obra, pelo menos até o ponto que eu assisti, ele é extremamente fiel na realidade, exceto pela idade dos personagens que parecem mais velhos que na "obra", e lá pelo final eles perdem o rumo e inventaram uns negócio que não tem no livro, mas eu não sei pq não vi todo.

Em resumo, o livro é ótimo se você procura uma leitura pesada que vai te fazer odiar ter sido alfabetizado, se você quer sentir raiva de personagens, você encontrou o que procura. Boa sorte pra você que decidir ler isso!

Cynthia.Grezzani 18/11/2021

Finalmente entendi porque o livro é tão criticado. E a verdade é que os assuntos polêmicos não tem nada a ver com isso.

A história possui uma premissa interessante, e o início foi de fato bem executado, mas ao decorrer da história tudo começou a se tornar repetitivo. A autora faz questão de exemplificar a situação dos personagens de tantas formas diferentes que acaba se tornando exaustivo.

Ademais, também faltou um pouco mais de estrutura, acho que o livro poderia ser mais enxuto. Enfim, peca demais no desenvolvimento e não possuí tanta história pra contar.

Deborah.Teixeira 20/09/2021

O que uma pessoa é capaz de fazer por seus princípios? O que uma mãe é capaz de fazer por dinheiro?
Presos em um quarto enquanto esperam o avô morrer, Chris, Caty, Carrie e Cory vêem suas vidas reviradas de cabeça para baixo: o que era uma infância feliz e amorosa se tornou um pesadelo.
O que era pra ser temporário, se tornou a nova realidade das crianças por anos. A mercê de uma avó cruel, foram obrigados a crescerem. Juntos, aprenderam a cuidar uns dos outros e perceberam que não podiam confiar em ninguém, nem mesmo na própria mãe.
A infância acabou. Naquele quarto, se tornaram adultos marcados pela dor, pelo sofrimento e pela traição.

Isa 25/07/2021

Como este livro é agonizante, a cada capítulo aquelas crianças abandonadas no sótão sendo negligenciadas pela própria mãe. Vale muito a pena a leitura, o livro te prende até o fim.

Natriz 05/07/2021

Agonizante
De dar afliçao a todo tempo... Cara uma angustia, uma ansia, um aperto, sofrimento. Senti vontade de chorar, gritar e bater em todo mundo.
Crianças deveriam viver como crianças...
É impressionante o que a ganacia, o egoismo, a pura maldade pode levar. Me levou ao odio e completo desprezo dos adultos desse livro.
Esse livro fala sobre hipocrisia crista, como o "pecado" é seletivo, porque:

(spoiler) envenenar seus netos com veneno para rato tudo bem, mas incesto tem que ser duramente catisgado com violencia, coaçao, abuso psicologico, destruiçao de bens e carceré.
Mais spoiler:
Tem algumas problematicas do livro que eu entendo a linha de raciocinio, mas eu me senti duramente aflita e enojada, principalmente com a construçao do "romance" e a forma que o estupro da cathy foi tratado como apenas um erro. Mas eu entendo o jeito que eles dois pensaram e como a cathy reagiu.

Gostei muito do livro apesar de varias ressalvas, mas nao consigo encontrar para comprar o fisico do segundo livro em lugar nenhum. Quem tiver alguma dica de como encontrar o resto da saga, por favor me ajude.

Jacque Spotto 13/06/2021

Realmente é um livro que deixa um incômodo muito grande sobre as questões da relação dos irmãos, como tb deixa a gente angustiada pela situação das crianças trancadas tanto tempo no quarto e o que mais dá raiva nem é com a indiferença da avó mas a frieza e desamor daquela mãe, é um ser humano egoísta e terrível.

É uma leitura difícil mas prende a gente. Não consegui parar de ler enquanto não cheguei ao final.