O Jardim dos Esquecidos

O Jardim dos Esquecidos V. C. Andrews

Resenhas - O Jardim dos Esquecidos

Rafael 29/05/2014

O Jardim dos Esquecidos - Foxworth: se amam e se odeiam, vai entender...
Esse livro estava na minha estante Há muitos anos e nunca tinha lido e decidi arriscar.
A história é muito bem escrita por V. C. Andrews (talvez um pouco detalhista de mais) e trata da história de uma família tradicionalista do sul dos Estados Unidos em conflito devido às escolhas feitas num passado distante. Trata do amor incestuoso e de heranças vultuosas.
Só coloquei quatro estrelas porque o miolo do livro é muito parado. A história começa muito bem e dá uma esfriado com o passar das páginas, só voltando a melhorar mais para o final.
Fabi 21/07/2014minha estante
Você tem esse livro?? Nossa! Você troca ou vende ele?

Roselaine12 08/08/2013

O jardim dos esquecidos
Nossa eu sabia que o livro era triste pelos comentários que lia sobre o mesmo, mas é pior do que pensava, o livro é muito bom,embora as vezes eu me revoltava com o personagem cris que era cego em relação a sua amada mãe. Curiosa para ler o próximo da saga.

Isaías 13/07/2013

Um livro forte, talvez forte demais...
Li esse livro pela primeira vez quando tinha uns 13 ou 14 anos, e na época o livro foi muito marcante pra mim. Agora com 25 anos voltei a reler pois bateu aquela saudade, o difícil era achar ele, pois por ser um livro antigo (1979) não é mais vendido em nenhuma livraria e raramente alguma biblioteca o possui, só tem disponível em alguns sebos virtuais. Resultado: precisei baixá-lo na net e ler pelo smartphone. Mas a emoção foi a mesma de 12 anos atrás com o livro em mãos.

O livro narra a história da família Dollanganger (que depois descobre-se que na verdade é Foxworth). A família é formada por um pai dedicado e amoroso, uma mãe linda e carinhosa e 4 filhos muito felizes por ter os "melhores pais do mundo", Christopher (Chris) de 14 anos, Catherine (Cathy) de 12 anos e os gêmes Cori e Carry de 5 anos. Eles eram uma família muito feliz até acontecer uma tragédia que mudaria a vida dessas 4 crianças para sempre... O pai tão jovem, bonito e carinho morre em um acidente de carro, e a esposa Corrine que nunca trabalhou e sempre foi dependente do marido fica endividada e não tem qualificações profissionais para manter o sustento dos filhos e pagar as dívidas da família. Resolve então escrever ao seus pais milionários dos quais os filhos jamais ouviram falar (nem se quer sabiam da existência dos avôs), ela então decide deixar todos os pertences para trás e partir para a Vírgínia e morar na mansão dos pais podres de rico. Ela enche as crianças de expectativas referente à vida esplêndida e luxuosa que terão pela frente na nova cidade na mansão dos avós. Porém o que ela não contou é que os avós (aliás somente a avó pois o avô nunca soube da existência deles) consideravam as crianças como filhos do demônio por serem frutos de um relacionamento pecaminoso (incesto). Ao chegarem na mansão na calada da noite são obrigados a entrarem sorrateiramente pelos fundos para não serem vistos, pois ninguém nem mesmo os empregados da casa podiam saber da existência deles. A avó os recebe com a maior frieza e ordena que as crianças deverão ficar trancadas em um quarto (escuro e abafado) na ala norte da mansão para não correr o risco de serem vistos. A mãe promete que será apenas por uma noite, tempo que precisa para reconquistar o amor e o perdão do pai que encontra-se moribundo, voltar a ter seu nome no testamento e contar sobre a existência dos filhos. O que era para ser somente uma noite prolonga-se para dois dias, uma semana, um mês, e até anos. E a mãe sempre com a mesma promessa de ser incluída no testamento do pai que está no leito de morte para então tirá-los da prisão. E ai que começa o sofrimento dessas crianças que além de ficarem trancafiadas em um quarto desconfortável, tem somente um sótão escuro, mofado e empoeirado como playground e são absurdamente maltratados pela avó, essa velha é o capeta em pessoa, alimenta um ódio mortal pelos netos e faz as piores crueldades em nome de Deus. Eles são espancados, passam fome e definham a cada dia por não terem contato com o sol e com o mundo lá fora e começa então a luta deles pela sobrevivência. Eles crescem e amadurecem juntos, tendo somente um ao outro em quem confiar e por quem lutar. É ai que nasce um sentimento proibido entre Chris e Cathy,uma paixão avassaladora entre dois irmãos necessitados de amor, carinho e com os hormônios à flor da pele, o resultado mostra-se como uma maldição na família Foxworth, onde o incesto prevalece passando de geração para geração. E o final é muito, mas muito triste... Eles sofrem muito e por fim são traídos por quem eles mais amavam e confiavam e era o seu porto seguro: a mãe.

Uma história realmente chocante, impossível não se emocionar com essa trama, uma história de amor, salvação através do amor, incesto e traição. Além de mostrar como as pessoas são capazes das piores maldades em prol da ambição ou de um fanatismo religioso. A trama é narrada em primeira pessoa, a história é contada por Cathy, a narrativa é simplesmente perfeita, em nenhum momento a trama fica tediosa ou maçante, a escritora consegue passar toda a angústia e sofrimento dessas crianças de forma impressionante! Enfim se vc tiver peito pra aguentar, super recomendo essa leitura, mas prepare as lágrimas...
Barbara 23/07/2015minha estante
Resenha perfeita :3
Essa escritora é incrível amei esse livro e tive que ler todos os outros 4 em poucos dias para saber o final ^^

Larissa 15/11/2022minha estante
Estava interessada em ler o livro mas após seu resumo mudei de ideia. Que trama pesada e que forçação de barra para chocar os leitores. Me pergunto se uma pessoa que consegue criar uma trama tão perversa bate bem da cabeça, duvido.

dayanne/ 08/05/2013

Uma história nada comum que me prendeu do começo ao fim, que, diga-se de passagem, fora inesperado.

Adriana 02/10/2012

Inesquecivel
A Saga dos foxworth foi a primeira saga que li!!!! Eu ainda era uma adoslecente e foi inesquecivel. Que estoria!!!! Nao deixa nada a desejar aos bons livros.
Para quem gosta de uma bom drama, esse é "imperdivel"
Segredos inimaginaveis são desenhados

J-Chist 13/09/2012

Na adolescência eu li "Pétalas ao Vento", o segundo volume dessa série de livros e fiquei bastante curiosa sobre o que teria ocorrido na vida dos jovens Foxworth. Recentemente tive a oportunidade de conhecer o início da história ao ler "Pétalas ao Vento" e, sinceramente, não estava perdendo nada. O livro é muito chato e a passividade com que os irmãos mais velhos aceitam todas as situações é revoltante, difícil de acreditar. A única coisa que passa pela minha cabeça a respeito das situações que as crianças vivem é: "será que não existia polícia nos EUA na época em que se passa o livro?". Decepcionante!

Lívia G.F 22/05/2012

O jardim dos esquecidos
Há muito tempo, desde uma aula de Química sobre arsênico, desejei ler esse livro, do qual nem o nome eu sabia. Descobri um ano depois que minha tia possuía a saga. Resolvi encará-los.
Os Dollangangers integram uma família feliz, que apesar de não ser rica, nada lhes falta. Após um acidente de carro que mata o pai, a mãe se vê desesperada para lidar com as dívidas e o sustento de seus quatro filhos.Não tendo saída, ela escreve aos pais, os quais ela não tem contato devido a um terrível segredo, para pedir ajuda.
Assim, a mansão dos Foxworth recebe os Dollangangers. As crianças passam a ser os ratos do sótão, suportando crueldades da avó e pondo todas as suas últimas esperanças na palavra de uma mãe que está cega pelo dinheiro.
Apesar da leitura ser angustiante, ela é gostosa e fácil. É um livro sem longas pausas para o tempo e para os acontecimentos, o que estimula a leitura.

Eve Barcelos 14/02/2012

Flores no Sótão
Mais resenhas no Blog > http://pensamentos-em-in-stantes.blogspot.com/

A história se passa na década de 50. Chris, Cathy, Carrie e Cory, quatro irmãos que tinham uma vida perfeita até uma terrível sexta-feira.
Sexta era o dia mais esperado pelas crianças, já que seu pai chegava de suas viagens de trabalho com presentes, muitos beijos e abraços. E essa sexta era ainda mais especial, era o dia em que seu pai completava 36 anos e todos o aguardavam com uma festa surpresa.
As horas passam e nada dele chegar. Até que vêem um carro chegando, porém não é o Cadillac verde que tanto aguardavam e sim o carro da Polícia Estadual. Dois policiais então dizem que ocorreu um trágio acidente e o motorista não sobreviveu. E é nesse momento que começa a trágica história da família Dollanganger.

Corrine - a mãe, se vê sozinha, endividada, sem emprego e com 4 crianças completamente dependentes dela. Como nunca havia trabalhado e nem tinha qualquer qualificação para isso, decide entrar em contato com seus pais milionários. Ela nunca tinha mencionado seus pais antes, mas convence seus filhos que na mansão dos Foxworth eles terão vidas esplêndidas.
Todos ficam animados e começam a fazer planos para a nova vida que os aguarda. Porém o que eles não poderiam esperar é que muitas coisas terríveis aconteceriam até eles finalmente ficarem livres para desfrutar a vida.

Por que a avó seria tão má com seus únicos netos?
É possível que uma mãe tão amorosa torne-se fútil e totalmente despreocupada com seus amados filhos?
Essas e várias outras perguntas são respondidas nessa história arrepiante.

Esse é sem dúvidas o romance mais triste e inesquecível que eu já li.
"O Jardim dos Esquecidos" é só o primeiro dos cinco livros da Saga dos Foxworth. A autora Virginia Cleo Adrews lançou o primeiro livro da série em 1979 e o último em 1986. Ela te leva de tal forma para dentro da história que é impossível não se emocionar.

É bem difícil encontrar esses livros, já procurei em alguns sebos mas sem sucesso.
Tanto que eu tive que baixar os últimos 4 volumes.
Mas hoje descobri alguns a venda no site Estante Virtual. Nunca comprei nada por lá, mas pelo que eu vi é um site seguro.

Para quem não leu e tiver a oportunidade, LEIA! Não irá se arrepender.
Mesmo sendo uma história triste, também é uma história de superação, amor, redenção.

Babi 23/01/2012

O Jardim dos esquecidos | http://tintapink.blogspot.com
Um livro forte, talvez forte demais...

V.C.Andrews conseguiu mostrar a história dos irmãos Dollanganger de forma crua, sem muitos floreios, eles sofrem, eles amam e ela mostra.

Faz muito tempo que não leio um livro tão...Sofrido, digamos.
É uma história sobre incesto, sobre hipocrisia, sobre como alguém usa a religião de forma errônea e cruel.

Senti nojo desse livro, não, não do livro em si, mas da situação toda, dos irmãos mais velhos Chris e Cathy sentirem uma atração quase irracional um pelo outro, de toda a situação a qual ele são submetidos, de ficarem presos em um sótão poeirento, por assumirem a responsabilidade de serem pai e mãe, e por serem enganados e traídos por quem deveria ser seu porto-seguro, sua mãe.

Eu tentei, de verdade, tentei não julgá-los, tentei mas não consegui.

O livro mostra o crescimento dos irmãos, basicamente é focado nos irmãos mais velhos, que longe do mundo exterior, longe do contato das outras pessoas e sendo constantemente maltratados pela avó, aquele cão do inferno, sim ela é muito má, começam a sentir aquela atração louca entre um homem e uma mulher.

Cathy e Chris em minha opinião são tão inocentes quanto o pessoal da Lagoa Azul...

A Mari, do blog Minha Vida Por Um Livro que indicou esse livro e como ela comentou tanto no twitter não pude deixar de conferir, e não me arrependo dessa escolha, não me arrependo de ter conhecido os irmãos loiros mais lindos já lidos, e mesmo sofrendo para terminar esse livro gostei bastante de tudo.

Mas tenho que ser bem sincera com todos vocês, este não é um livro para qualquer um, tenham peito para aguentar as cenas que vocês irão presenciar, porque acompanhar o crescimento corporal e psicológico dessas crianças não é fácil, ver os sacrifícios que um faz pelo outro e ver o amor deles sendo distorcido é muito chocante.

Pelo conteúdo polêmico o livro foi censurado, removido das bibliotecas por ser considerado pornográfico, não sei se até hoje, mas enfim, podem conferir a lista de livros banidos AQUI

Chorei em muitas partes do livro, principalmente com uma "coisa" muito triste que aconteceu no final, meus sentimentos estavam entre puro ódio e dor.

Por justamente me causar tantas reações eu recomendo esse livro!

Este faz parte de uma série de 5 livros:

-Sementes do Passado
-Jardim de Sombras

Evy 19/01/2011

Flores no Sótão
Eu me lembro como se fosse ontem quando peguei esse livro na estante da biblioteca do Instituto de Estudos de Línguas da Unicamp. Lembro que fiquei em dúvida se o levava ou não, pois pelo que havia lido na orelha, ele era parte de uma saga e a biblioteca só tinha o primeiro e o terceiro dos 5 que compunham a saga toda. Porém o nome me chamou tanta atenção que tive que levar. E não me arrependi, embora a história seja muito chocante e triste. A verdade é que o livro dá agonia.

Os Dollangangers são uma família linda e feliz. Levavam vidas perfeitas em sua bela casa, com uma linda mãe e um pai extreamemnte amoroso e dedicado. Porém, um acidente de carro, tira a vida do pai e a mãe que não tem qualificações para arranjar um trabalho, acaba endividada para sustentar as quatro crianças. Sem outra saída em vista, ela decide escrever para seus pais ricos que há muito não lhe falavam por conta de um segredo da família.

Um segredo tão terrível que acaba por causar danos até mesmo as pobres crianças que são encerradas num sótão da mansão da família por sua mãe ambiciosa e avó tirânica. Não há como não sentir o medo, a angústia, a solidão, as necessidades mais básicas dessas quatro crianças louras e lindas que se vêem presas a um sótão abafado e assustador. De verdade, é o tipo de livro que nunca mais sai da cabeça. Uma narração impecável que faz com que você se sinta na pele das pobres crianças. É um conto de fadas perverso e arrepiante.

Leitura recomendada!
Dri 16/04/2011minha estante
Amei tua resenha,e o titulo dava um livro,lindo!
Pretendo ler este livro assim que for possivel*_*Abraços.

CarlaC 20/05/2011minha estante
Eu li esse livro quando era adolescente. Ele me marcou demais! Ainda hoje quando alguém pergunta por um "livro da minha vida" esse é o primeiro que vem na minha cabeça.

elisabete 25/09/2011minha estante
Nossa,lie esse livro na oitava serie para um trabalho de fim de bimestre,chorei tanto que não consegui fazer meu resumo pois sempre que tentava escrever as lagrimas rolava de novo.Hoje relendo o livro novamente e tendo três filhas me pergunto que tipo de mãe é essa.Minha filha começou a ler e desistiu,pois ela achou muito triste.

Ariany 09/03/2012minha estante
Lyani, você definiu exatamente o que sentimos ao ler o livro. A gente não se arrepende "embora a história seja muito chocante e triste. A verdade é que o livro dá agonia".
A história prende a atenção, não conseguimos acreditar no que aquelas quatro crianças foram obrigadas a passar e nos emocionamos com o que acontece entre os dois irmãos mais velhos. Sendo vítimas de algo maior. Já li todos os livros, e fiquei chocada, angustiada com tudo que essa família passou, eles nunca foram completamente felizes. Foram sempre guiados pelo que passaram.
Tanto que, a final da saga, surgem as perguntas, e se? Será que a saga teria um final diferente?Será que os quatro irmãos seriam felizes se a história do primeiro livro fosse diferente? Perguntas que ficam sem resposta.

Ana Claudia Car 16/06/2014minha estante
livro mais que maravilhoso, leitura rápida, e a história é muito bem construída.

Larissa 02/10/2014minha estante
Dri mas esse é o nome do livro, em inglês "FLOWERS IN THE ATTIC" "Flores no sótão" Em português recebeu o nome de "O jardim dos esquecidos".

Milka 09/08/2020minha estante
Amo essa saga, maravilhosa e triste, inesquecível

samyrha 22/09/2021minha estante
não me lembro onde e como comprei esse livro, mas foi em 2018... ele foi como a maldição do tigre... comprei pq gostei do nome, mas não sabia o impacto que teria na minha vida. É um livro pesado mas nada que revire o estômago. ainda não li o restante da saga, não encontrei em lugar nenhum mas gostaria muitoo de terminar

Selma 02/05/2022minha estante
É verdade mesmo,esse livro jamais saiu da minha cabeça, foi um livro muito dolorido.

rafaelle.duarte 12/01/2023minha estante
Minha vontade de ler a série Dollanganger atravessou anos e nunca morreu. Tenho 29 anos e farei 30 este ano e sigo querendo lê-la, mas ainda não tenho a coragem necessária. Vi os filmes e acho eles muito tristes! Ouvi falar que a série tem um final feliz para a Cathy e o Christopher e isto é um grande incentivo para eu ponderar a leitura da série.

Marina 25/10/2010

A família Dollanganger possui uma vida perfeita. Apesar de não serem ricos, não lhes faltam nada, são todos lindos e se amam. Acontece que o pai da família morre, e a mãe, Corine, que não possuia emprego e dependia do marido, fica sozinha com 4 filhos para criar. Ela se vê obrigada a voltar para a casa dos pais, que são milionários, mas muito severos e fanáticos religiosos. Corine havia sido renegada pela família quando resolveu se casar, pois os pais não aprovavam o casamento. Então, para conseguir o perdão do pai e voltar a estar no testamento para herdar a fortuna, Corine esconde seus filhos, frutos do casamento indesejado, no sotão da casa, prometendo-lhes a liberdade o quanto antes.

O tempo vai passando, e nada dos filhos serem soltos. Sozinhos durante tanto tempo, Chris e Cathy, que são os mais velhos, acabam assumindo o papel de pai e mãe para os pequenos gêmeos, Carrie e Cory. Toda essa situação peculiar aliada ao fato de estarem na fase do despertar sexual acaba criando um vínculo e uma intimidade mto forte entre Chris e Cathy.
O livro, enfim, é um drama que fala sobre relacionamentos proibidos, amor, traição, e tudo com uma pitada de suspense. Eu gostei, é um bom livro, mas ele só fica de fato interessante da metade pra frente, por isso só dei 3 estrelas. Contudo, posso mudar a avaliação posteriormente, pois este é o primeiro de uma série. Depois de ler tudo, posso ter outras referências para avaliar.

Amanda 04/08/2010

Ah...meio estranho, meio dramalhão...
Comecei a ler esse livro por que a história me chamou a atenção. Quatro irmãos, aparentemente perfeitos (lindos, com dinheiro, que tinham uma família toda certinha) são trancados e passam a viver no sotão da casa da avó escondido de todos.
Bom, o livro é da década de 80, e fez muito sucesso (inclusive, tem um filme, que é razoavelmente fiel ao livro), e muita gente considera esse "o livro da sua vida". A escrita é meio dramática demais,tudo do ponto de vista da filha mais velha.
Mas na realidade, a história não é tudo isso. Eu sei, não é fácil descrever 03 anos na vida de 04 pessoas que apenas ficam trancadas o tempo inteiro. Mas eles dão umas escapadinhas.
As partes onde os personagens descobrem sua sexualidade é meio forçadinha, como se esse fosse um ponto que a autora QUER abordar, mas não consegue fazer com naturalidade.
Bom, como eu não gosto de deixar as coisas pela metade, vou continuar lendo a saga que tem 05 livros no total e conto pra vocês ;)
Mas se você ainda não leu, não tenha pressa. Não está perdendo muita coisa.

Manô 22/06/2010

Família loira perfeita: pai, mãe, filho mais velho, filha do meio e casal de gêmeos.

O pai morre tragicamente.

A família perde tudo.

Só existe um lugar para onde podem ir: a casa dos avós maternos - que nunca aceitaram o casamento da filha e fazem questão de não conhecer os netos.

Solução? Simples: trancar as crianças no sótão e começar uma nova vida.

E não para aqui. Este é apenas o primeiro dos 5 livros da saga, que é ótima!!! (o quinto livro explica tudo - todos os bafões e problemas da família... é de cair o queixo com tanto escândalo!)

OBS: Jardim dos Esquecidos virou filme, mas o final não é o mesmo.

Rafa Précoma 12/12/2009

Li essa séria há muitos anos atrás, e ainda li pulando volumes já que não tinha todos para ler.
É incrível, fantástica!

Todos deveriam ler.

CarlaC 01/11/2009

Eu li esse livro há muitos anos. Mas ainda hoje sinto como se o tivesse lido ontem. Este é sem dúvida um dos livros da minha vida. Um dos mais dolorosos de ler mas tb um dos mais inesquecíveis. E quando vocês lerem saberão porquê.