Bela e a Fera

Madame de Beaumont
Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

Isa Moura 22/10/2023

Não sou fã de livros clássicos
Achei legal a história pq sou curiosa e nao imaginava como poderia ser a versão dos livros ate entao so conhecia do filme, mas não amei o livro não amei a história só achei bem diferente do filme

Karol 17/10/2023

Interessante
Achei realmente muito interessante conhecer as verdadeiras histórias da Bela e a Fera, a Bela dentre as princesas da Disney quando era criança, sempre foi minha favorita, então não poderia deixar de conhecer sua verdadeira história.

O livro traz as duas versões de a Bela e a Fera, vi em algumas resenhas que as pessoas acharam a versão original um pouco arrastada demais, em alguns momentos confesso que foi mesmo cansativo, mas achei muito interessante como a história foi se desenvolvendo até chegarmos em seus plot twist. Foram muitas coisas interligadas que se quer imaginaria, até mesmo a parte mais gore que foi uma de fato uma surpresa, então não é uma boa versão para ler as crianças.

Enquanto a versão mais resumida, pode sim ser lida para crianças e possui realmente muitos elementos da história original, porém dessa maneira mais reduzida, escrita mesmo para crianças, então tem um tamanho e mensagem ideal. Gostei também.

Enfim, foi uma boa leitura, mas não passou disso, algo bom e não muito memorável ou tocante. Quero muito ler outros livros que envolvam as versões originais das histórias de contos de fadas de minha infância, essa foi a primeira de muitas. :)

Flávia Clemente 15/10/2023

Que livro arrastado, meu deus do céu.

O primeiro conto foi rapidinho. Mas o segundo é gigante e super rebuscado, eu me arrastei completamente. Durante umas 30 páginas ficou interessante mas o resto só jesus na causa.

Ainda bem que a gente já conhece e gosta da história pelo filme da Disney, porque se dependesse do livro....

Tamara Ferraz.As3Artes 30/09/2023

Uma leitura simplesmente apaixonante
Uma obra clássica de grande valor! Essa edição do livro traz as duas versões deste conto que encanta a todos até hoje. A primeira é a da autora Madame de Beaumont, que é a clássica que a Disney usou para suas adaptações. A segunda é a
versão original de Madame de Villeneuve, que é simplesmente maravilhosa. A história é dividida em três partes, como uma peça de teatro. A autora intercala entre o passado e o presente e nos mostra uma história delicada e cativante que nos prende do início ao fim. Uma leitura simplesmente apaixonante.

Marcos606 24/09/2023

O conto apresenta como situação inicial um rico comerciante e seus seis filhos, três filhos e três filhas, cuja filha mais nova é identificada mais por uma qualidade (sua beleza) do que pelo nome. Enquanto suas duas irmãs mais velhas são mimadas e caprichosas, tendo gosto apenas pelo luxo e pela riqueza, Bela é gentil, modesta e mantém uma relação muito forte com o pai, a ponto de se sacrificar em seu lugar quando este se vê condenado à morte pela Besta por ter colhido uma rosa que lhe pertencia. A Bela vai morar com a terrível Fera e descobre, além de sua feiura, um ser generoso que só pede para amar e ser amado em troca.

O papel do monstro permite a heroína dominar seu medo e exercitar suas próprias forças. As angústias de devoração e de morte que assaltam a Bela diante da Fera são todas aspectos da sombra, no encontro profundo com o outro, e especialmente com o masculino na intimidade da sexual. Leão, javali ou quimera dependendo da versão, a Fera já foi um belo príncipe punido por uma fada por suas más ações. Uma versão diz que uma velha vestida de trapos e com aparência repulsiva bateu na porta de um príncipe jovem e bonito (mas incrivelmente vaidoso e inóspito) para pedir comida ou dormir sob seu teto. Ele supostamente zombou da aparência da mendiga e a rejeitou. A velha era na verdade uma fada puniu o príncipe por esta ação. Ela o condenou a uma aparência monstruosa e bestial que assustaria todas as mulheres, exceto aquela que visse sua beleza interior.

Distingui a feiura moral da feiura física. A Bela, vendo até que ponto reduz a pobre Besta com suas recusas, passa sob o impulso da compaixão unida à estima, da amizade ao amor. Assim encontramos a justificação para os casamentos frequentes nesta época, entre homens maduros, muitas vezes viúvos, e meninas muito jovens. Tudo o que restava a estes maridos era cercar as suas jovens esposas com todas as considerações, e que as jovens respeitassem a situação mundana e o valor interior das pessoas.

Apareceu pela primeira vez na França, sob a pena de Gabrielle-Suzanne de Villeneuve, em 1740, numa coletânea de contos, La Jeune Amériqueine et les contes marins (A jovem América e os contos marítimos), publicada anonimamente, onde diferentes passageiros numa travessia marítima contam histórias uns aos outros. para passar o tempo. A história é contada pela empregada da heroína.

Só se tornou verdadeiramente famoso quando foi resumido e reimpresso por Jeanne-Marie Leprince de Beaumont no seu manual educativo Le Magasin des enfants (A loja infantil) em 1756. Este último suprimiu toda a segunda parte, onde Madame de Villeneuve relatava a briga dos fadas explicando a origem real da Beleza, mas acrescenta um diálogo em que a governanta Srta. Bonne debate com seus alunos. É nesta versão que se baseia a maioria das adaptações subsequentes.

lilius 21/09/2023

Clássico, mas acho que foi o livro mais cansativo que eu já li. fiquei ansiosa pra ler mas não gostei nem um pouco.

Silvia87 17/09/2023

Amei ?
Que história original legal! Diferente daquela popularizada pela Disney, mas muito interessante. Claramente com o propósito de ensinar bons valores e as vantagens de fazer o que é certo.

A versão da Madame de Beaumont também é legal, mas muito simples, lembrou aqueles livrinhos infantis com páginas de revista. A história original (Madame de Villeneuve) é muito mais detalhada, amarra todas as pontas soltas e conta uma história linda!

A versão da Disney é mais mágica e lúdica. A versão original, por mais conto de fadas que seja, tem um pouco mais de pé na realidade, incrivelmente. Adorei.

Marilack 09/09/2023

Um clássico!
O livro é dois em um. Contém as duas versões mais populares de A Bela e a Fera.
Eu gostei bastante da primeira versão apresentada. Li em uns 3 dias, mas a segunda foi a que me custou quase um ano ?
Sobre o livro: é uma edição de bolso, capa dura, tem ilustrações bem bonitas, mas não parecem terem sido feitas para este livro em si, mas são bonitas, ok? Todo o livro é bem bonito e bem feito, costurado e não só colado.
A Bela e a Fera é umas das minhas histórias favoritas na vida, desde que assisti o filme clássico da Disney pela primeira vez.

favero.o 09/09/2023

?Mas tudo cansa, a maior felicidade se torna insipida quando é ininterrupta, quando deriva sempre da mesma fonte e nos vemos imunes ao medo e à esperança.?

airamlaceratti 04/09/2023

Laços de mãe e filha
Li com minha filha de 6 anos, toda noite lia um pouco e no final perguntava sobre pra ela. Foi uma experiência linda, um momento que nos uniu e deu start pra uma tradição, por que depois desse vieram muitos outros.

Arengueira.Guimara 03/09/2023

Lição de moral
O livro é bem interessante e trás uma pequena biografia das duas escritoras que fizeram o conto, cada uma a sua maneira. Uma análise geral do livro é que ele nos instrui a sempre cumprirmos com nosso dever, e não nos deixamos enganar pela euforia da paixão, mas sim procurar um amor que atenda nossas necessidades, sem olhar a aparência. O primeiro conto é super dinâmico e rápido, o segundo é maior e mais enrolado, mas no fim os dois passam a mesma mensagem. Um ponto negativo é que encontramos preconceitos normais para a época, mas nada que uma leitura critica não resolva.

Algodão_Doce 03/09/2023

Era uma vez a síndrome de Estocolmo.
A bela e a fera é um dos meus contos de fadas preferidos, já assisti inúmeras adaptações, e já li alguns livros inspirados no mesmo.

Acho que não tem muita coisa a dizer sobre uma história que todo mundo conhece. Ainda mais quando sabemos a problemática dessa história.

O conto de fadas original, diferente do clássico da Disney, gira em torno da conspiração de uma fada invejosa e vingativa, e de duas outras que tentam consertar o mal causado.

Lidia 30/08/2023

Este é o meu conto de fadas preferido ????? eu me identifico muito com a Bela ? amo assistir aquele filme com a Emma Watson ??