A Bela e a Fera

Madame de Beaumont
Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

@sabri.eoslivros 06/09/2022

A Bela e a Fera nos traz uma boa história de valorização do caráter em detrimento da aparência. É um enredo bonito do qual se podem tirar interessantes lições. A versão clássica, a primeira contida nessa edição da Zahar, é extremamente mais enxuta, simplificada e direto ao ponto. Pode-se ver a atenção que a autora teve em transformar uma história maior em algo mais acessível ao público infantil. Já a versão original, bem mais longa, contém muitos detalhes, o que por vezes deixa a leitura um pouco maçante e até conturbada, com tantas explicações. Senti que em alguns momentos a autora se perdeu ao querer deixar tudo tão explicadinho assim, o que tornou a última parte, mais especificamente, um tanto confusa. Mas, tratando-se de histórias escritas nos anos 1700, há que se tirar o chapéu para a fluidez e a tradução aqui também não deixa nada a desejar. Não falarei muito sobre o enredo, por de conhecimento geral (o príncipe que é amaldiçoado e passa a viver sob a figura de uma terrível fera e a moça que por ele se apaixona, apesar de tal pesar), mas destaco aqui a presença das fadas, as quais possuem papel primordial durante toda a condução da narrativa. É uma boa leitura, que apenas requer um tanto a mais de atenção, talvez!

Steph.Mostav 14/07/2020

O contato do humano com o fantástico
Livro de junho do clube, uma história escrita há mais de 50 anos. No caso, duas histórias com mais de 260 anos, as chamadas versão clássica e versão original de A bela e a fera. Como contos de fadas, mais importante que a história de amor é a mensagem moralizante e educativa para o público infantil e jovem. É interessante notar inclusive que as histórias divergem porque não passam exatamente a mesma mensagem e, mesmo baseadas na mesma tradição popular, foram apropriadas com intuitos diferentes. Essa tradição popular vem tanto das histórias de noivos animalescos, como Cupido e Psiquê quanto do caso real de um casamento entre um homem com hipertricose (cruelmente chamada de "síndrome do lobisomem") e a mais bela moça da corte. Há também referências à uma das peças de Shakespeare, Rei Lear, já que é a escolha modesta da filha mais virtuosa que leva aos infortúnios pelos quais passa o pai. Em ambas as versões, existe o contato da humanidade generosa de Bela com a dimensão fantástica e monstruosa da Fera, e esse contato pode ser interpretado de várias maneiras: para alguns, é a própria Bela que enxerga como monstruoso seu desejo por um homem, devido à sua castidade; para outros, a Fera se humaniza através do olhar de Bela, a única que viu o "monstro" como um ser humano dotado de bons sentimentos, e a Bela vence sua repulsa ao grotesco exterior para dar valor às virtudes do interior. A versão de Madame de Beaumont é a mais popular e mais sucinta, mas também a mais superficial e obviamente didática. Além disso, todos os personagens são muito mais unidimensionais, restritos à bondade absoluta ou à falta de caráter repugnante. No entanto, é compreensível o motivo pelo qual essa versão da história tenha se difundido mais, já que o romance entre os protagonistas é conduzido de maneira mais meiga. Já a novela ou romance de Madame de Villeneuve, que veio anteriormente, amplia muito mais o aspecto fantasioso no enredo, dando mais espaço para que as decisões tomadas pelas fadas afetem toda a história (desde o romance entre os dois até o passado, tanto da Bela quanto da Fera). Os personagens também são dotados de mais falhas, ainda que não deixem de ser bondosos. É muito mais impactante o horror e o medo que Bela sente no início pela Fera, assim como é mais longo o processo até que aceite se casar com ela. Além disso, a maldição é muito mais cruel: a Fera não foi só transformada fisicamente, como é impedida de transmitir carisma ou declarar sua inteligência. O príncipe na forma de Fera só consegue se exprimir em frases curtas e muito, muito simples, dificultando ainda mais a tarefa de conquistar a mocinha. Foi minha versão preferida e, mais do que a história, me interessa pelo contexto e pelas referências à tradição popular e literária.

Lucas.Tiano 17/07/2020

A Bela e a Fera Madame de Beaumont (1756)

uma versão curta e mais simplificada da história que conhecemos. Gostei muito da primeira história !!!

A Bela e a Fera por Madame de Villeneuve (1740) :

a versão original achei super profunda e bem diferente da versão de ( 1756 ).
O amor da Fera pela bela é muito lindo de ver.
Um amor super profundo e digno. Mais a fera no livro é bem feia com cara de Javali kkkkk.

No entrando as duas histórias são de um amor lindo que hoje não temos o costume de ver pessoalmente e vividamente.

mari.a.na 09/12/2021

Gostei de conhecer as várias origens de um dos meus filmes disney favoritos. O trabalho feito na edição e os textos de suporte são incríveis!

Laerte 13/08/2020

Um clássico!
Essa edição da Zahar é ótima! Além de contar com duas versões mais famosas da obra, ainda trás uma história real que possívelmente serviu de inspiração para a criação desse clássico.
Porém, quanto as histórias em si, ainda fico com a animação da Disney. Incrível o trabalho que a Disney fez ao adaptar esse conto. Para mim, o melhorou e muito.

Aline 07/03/2022

A Bela e a Fera
Antes de mais nada tenho que falar dessa edição linda da Editora Zahar, que conta com capa dura e é de um de ótimo material!!!
Vamos à história: nessa edição encontramos duas versões da tão conhecida história de A Bela e a Fera. A primeira e mais curta é a que mais se assemelha ao clássico da Disney. A segunda e mais completa, nos traz o antes da Bela e da Fera, ou seja, nos conta o que aconteceu antes do encontro deles. É muito legal adentrar fatos desconhecidos, porém devo confessar que a leitura se torna um tanto cansativa, o que não torna o livro ruim, até porque não tem como essa história que encanta gerações se tornar ruim. Indico a leitura!

Bruna3810 30/08/2020

"A surpreendente versão original"
O livro é dividido em duas partes, onde na primeira é contada a história de Madame de Beaumont (resumida e popular) e na segunda parte a versão original e surpreendente, como já diz a capa, de Madame de Villeneuve. Pra quem já gostava do conto, acredito que vai gostar ainda mais da versão original, porque existe um contexto extremamente detalhado da situação de todos os personagens, e a inclusão de outros, que preenche as lacunas e os "defeitos" da versão popular, dando uma explicação muito mais satisfatória sobre o porquê do príncipe ter se transformado em fera, e o que o levou a tratar o pai de Bela daquela maneira em seu primeiro contato, entre outras questões, então recomendo muuuito pra quem já gosta assim como eu, e também incentivo a, quem não gostava, dar uma chance à versão original, que melhora e muito o conto tão antigo e clássico que conhecemos.

Lobinha Sincera 27/12/2022

Gostei muito de ver as duas versões uma claramente o resumo da outra kkk mas a que mais gostei foi o do segundo.

Kaprãn 14/04/2022

Adaptações
Mesmo diferente do que vimos pelas adaptações, esse "conto de fadas" continua sendo maravilhoso e trazendo uma ótima mensagem.

Aline || @itsme__line 03/11/2020

Versões incríveis e bem diferentes do conto da Disney.
Sou apaixonada por essa história, sendo assim também amei essas versões.

letty 19/01/2023

entre os dois, gostei mais do segundo. foi tudo bem amarradinho. gostei.
a bela é minha segunda princesa favorita da disney, então gostei de ler sobre essas duas versões, mas ainda prefiro mais a versão animada da disney.

IsabellaVica 08/02/2023

A História é bem interessante e diferente da que eu já conhecia, porém achei a leitura bem cansativa!

Shemilly0 08/02/2023

Um clássico em duas versões
Esta edição conta com duas versões desta história: a clássica escrita por Madame de Beaumont em 1756, mais conhecida por conta das adaptações para cinema, teatro... que inspirou os filmes da Disney e a versão original publicada por Madame de Villeneuve em 1740, que nos apresenta uma história mais assustadora, com mais detalhes da vida passada da Bela e da Fera e insere novos personagens ao enredo.

Apesar de ter um vocabulário muitas vezes rebuscado a leitura é fluida, porque a história nos prende, principalmente a versão original que, por não conhecê-la, me deixou mais curiosa.

Gostei muito da leitura e desse formato de colocar as duas versões no mesmo livro (primeiro a clássica, depois a original). A Zahar elaborou uma edição muito linda e cheia de informações muito interessantes e relevantes na introdução do livro.

Maelen0 11/11/2022

muito bla bla bla
a leitura do primeiro conto é muito legal, mas vem o segundo daquela madame que pelo amor de Deus é muito chato, e nem vem me falar que é coloquial e essas coisas eu sei, mas isso tem nada a haver a versão dela é extensa e muita enrolação de linguinça e machante, mas foi legal ler sobre as origens dessa princesa que realmente é princesa ja que ela é filha de um rei.

no final até que gostei muito,mas não tanto assim