A Bela e a Fera

Madame de Beaumont
Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

Naty Alves 15/09/2021

Além das aparências, lembranças da infância
Quando eu era pequena meu irmão me deu o desenho de A Bela e a Fera de presente, a eu amei, não só pela história, mas porque Bela amava a leitura, tá aí um belo insentivo não é mesmo? (E fiquei mais encantada ainda, quando Fera deu aquela biblioteca de presente pra ela), daí tivesse alimentado o sonho de ter a minha própria biblioteca gigante. ???

Então anos depois descobri essa beleza da Zahar, com as versões (originais, sim porque esse é o registro delas escritas).
E pensei porque não, nunca se perde por revisitar, ou conhecer uma nova visão sob um clássico da infância, então eu fui lá. E agora concluindo a leitura posso dizer que foi uma viagem maravilhosa, (não o tempo todo), mas valeu super.

Primeiro de tudo a uma diferença bastante considerável na escrita das autoras, Madame de Beaumont, foi preceptora (Professora de meninas), e a gente vê como leitor claramente que a história é : 1) versão mais curta 2) Há muitos valores morais, denotando a honra, e a virtude. 3) Os personagem apesar disso não são aprofundados 4) A autora demostra preocupação, com a educação demostrando o quanto Bela gosta de ler
5) Há uma moral/lição como é comum nos contos infantis de antigamente, buscando ensinar. 6) A ideia de conseguir um bom casamento, (Que dê dinheiro), é algo muito presente aqui.
7) A versão curta de Beaumont se aproxima da que nós conhecemos (Disney em parte é claro).

Já na versão de Villeneuve há mudanças significativas é bem mais longa ( Mais do que imaginei), bem mais lenta, e com muito mais carga emocional, aqui o leitor consegue observar o caráter, e as ações dos personagens. Porém aqui Bela ainda que conserve suas virtudes por vezes é menos intuitiva, e pouco (Nada perspicaz), o principe ou Fera não me cativou tanto assim, achei ele ora egoísta, ora chato, ora manipulável, entre outras coisas.

Ainda sim, ver o passado de ambos me agradou assim, como ver a influência das fadas na história, a mensagem acaba sendo a mesma aquilo de ver além das aparências. Ainda que inveja, violência, vingança, preconceito social, se façam notar, e essa não é uma versão para crianças.

Também notei que franceses gostam dessa ideia de a Bela que se apaixona pela Fera; O corcunda de Notre Dame, e O fantasma da ópera que o digam. Será foi daqui a inspiração?
No final acabei gostando mesmo, afinal é felizes para sempre que se termina né? Pelo menos nos contos de fadas.

PS A versão cinematográfica de 2014 Franco alemã me lembrou em parte o conto de Villeneuve.

Lanny 08/09/2021

Narração longa
Sempre ouvi falar das histórias originais dos clássicos Disney. Finalmente tive a oportunidade de ler a história original desse que é um clássico.

Não é tão diferente assim. Uma é praticamente a mesma coisa e a outra só difere nas origens de Bella e todo motivo pelo qual o Príncipe se tornou a Fera.

Essa parte foi bem longa. Lendo clássicos com mais frequência, percebi que os autores de outrora tinham o costume de escrever as histórias como se tivessem contando ao vivo.

Não há um desenrolar. Simplesmente alguém chega e conta tudo de um fôlego só. Fazer isso em um capítulo ou em algo curto, até que vai. Mas isso ocorreu na história de como o príncipe se tornou a Fera e de como Bela chegou ao castelo. Essa última história foi ainda mais longa que a primeira. Chegou um momento que eu nem estava sabendo do que se tratava mais. Kkkk

Bom saber as origens, mas fico com a Disney.

Cacah Nagilla 31/08/2021

Era uma vez...
Quem não conhece a história de A Bela e a Fera? Acho que pelo menos a maioria das pessoas já viram o filme da Disney, que é (para quem ainda não sabe) uma adaptação de uma história francesa do século XVIII.
Nesta edição belíssima da Zahar acompanhamos duas versões da história, sendo uma que se tornou clássica e outra que é a versão original.
Na versão clássica conseguimos perceber melhor os detalhes mais conhecidos da história. E por ser mais sucinta, essa versão acaba sendo mais rápida e objetiva.
Já na versão original temos uma história mais rica em detalhes, onde são trabalhadas as situações e personagens, tudo com muitas reviravoltas.
Confesso que em alguns momentos achei bem chatos os personagens, mas quando me lembrava que esta é uma história de contos de fadas escrita no século XVIII, entendia porque ela fez tanto sucesso.
Então se espera ver algo bem parecido com o filme da Disney já adianto que vai se decepcionar, mas se quer conhecer o conto de fadas clássico, pode ir me frente que vai gostar muito.
P.S.: Não deixe de ler a Apresentação. Ela ajuda bastante a entender o porquê das diferenças entre cada uma das versões.

Amanda.Cardoso 28/08/2021

Uau! Por que não tem um filme ou série da versão original?
Primeiro, vamos conhecer um pouco da vida de Madame Beaumont, que reescreveu a história original, transformando-a no conto clássico mais conhecido por nós. Depois, a história de Madame Villenueve, escritora da versão original de Bela e a Fera. Ter essa contextualização logo no início, contando sobre elas e as possíveis inspirações para a história, foram ótimos para o meu entendimento.

Contando sobre a versão original, , eu achei FANTÁSTICO. Muitas das características da história foram totalmente tiradas nós filmes. Esse universo envolve Reinos e fadas, tragédias, romances proibidos. É muito vasto e totalmente interessante. Porém, eu achei que a forma como somos apresentados a todos esses aspectos e histórias secundárias é muito rápido.

A história podia ser muito, mas muito boa, mas não me agradou tanto, principalmente a estadia da Bela no Palicio. Ela é apresentada a situações que despertam a curiosidade para desvendar os mistérios do lugar. Mas, não me pareceu que ela se importava com qualquer revelação. Isso me desanimou demias, me arrastei para continuar lendo nessa parte.

Como eu já mencionei, a história é muito boa, eu queria que tivessemos mais tempo para sermos introduzidos no reino das fadas lentamente e saborear melhor os acontecimentos pré maldição da Fera.

Então, vamos parar de enrolar e dar o veredito final.

Não gostei tanto da Primeira Parte e da Segunda Parte. A história da Fera e a Terceira Parte foram as melhores para mim, essas duas tem muito a contar, são as partes com mais informações e que me deixaram com muita vontade de conhecer lentamente a história.

Eu recomendo para todos que gostam de fantasia e queiram conhecer a versão original do clássico tão amado da Disney.

Mari 27/08/2021

São legais, mas a animação é melhor
Acho muito interessante conhecer as versões originais dos desenhos que a gente se acostumou a ver desde a infância, principalmente, porque, em geral, eles são bem mais assustadores do que os desenhos. No caso de A Bela e a Fera, não achei as duas versões tão assustadoras quanto imaginava, pelo contrário, elas são cheias de magia. A versão de Madame de Beaumont é curtinha e, por isso, deve ser a mais popular das duas.
Já a versão de fato original, de Madame de Villeneuve, é quase um romance e, em alguns momentos, especialmente no final, a leitura é um pouco maçante. Além disso, tive a sensação de que algumas revelações no final foram muito convenientes para a situação. Mas dá para relevar, se pensar que é um texto escrito para crianças.
Agora, que ambas as versões são um plágio bem do descarado do mito grego Eros e Psiquê (mais conhecido como Cupido e Psiquê), isso é bem claro. Desde as irmãs invejosas à moça bonita que é destinada a ser esposa de um monstro (que na realidade não é um monstro, mas sim, um homem muito bonito), até o castelo/palácio animado que realiza todos os desejos de sua nova dona, até o fato de o "monstro" só lhe aparecer à noite e a mãe do "monstro" não dar sua bênção ao casal logo de primeira. Sorte dessas duas senhoras que não se tem conhecimento de autorias de mitos e mesmo que houvesse, o autor já teria morrido muitos séculos antes. Nesse quesito, acho a animação da Disney muito mais criativa, apesar de ter sido inspirada nos contos, pois é a que mais se distancia do mito.

Lu 24/08/2021

Bem diferente do que conhecemos
A Bela e a Fera sempre foi meu estilo de história preferido, e um dos meus clássicos Disney preferidos também, mas me decepcionei com os contos originais.
O primeiro é bem curtinho e sem muitos detalhes, escrito pra crianças.
O segundo é longo demais e com muitos detalhes que não achei interessantes.
Não gostei da história e do modo como foi contado, acheio até bizarro.
Enfim, fico com a adaptação Disney.

Natália Curi 22/08/2021

Leitura concluída ? "Um clássico. Duas versões."
Esse livro conta a história de um dos maiores clássicos infantis: A Bela e a Fera ?
No entanto, ele é dividido em duas versões:
- a versão clássica, publicada por Madame de Beaumont em 1756, é a história que mais conhecemos e inspirou peças de teatro, desenhos e filmes das produções Walt Disney, inclusive.
- a versão original foi publicada por Madame de Villeneuve em 1740, sendo uma versão muito mais detalhada, contando com uma história rica em detalhes, com personagens como fadas, animais, em um cenário deslumbrante e mágico, contando também a história pregressa da Bela e da Fera.
Só posso dizer uma coisa: fiquei encantada com a versão original. Eu diria que a versão clássica é um resumo muito pequeno da versão original. Há quem diga que a versão clássica seria um plágio da original...
A edição da Zahar não decepcionou... em capa dura, com ilustrações belíssimas e diagramação perfeita, com páginas amareladas do jeito que eu gosto. É uma coleção de clássicos em edições de bolso, mas você nem sente que é de bolso, pois as letras são em tamanho maravilhoso e com espaçamento perfeito.
Simplesmente encantada com esse livro. Vocês precisam ler a versão original.
Recomendo demais ??

Katpontes 20/08/2021

Perfeito para quem ama clássicos!
Eu sou suspeita para falar, pois sou apaixonada por a Bela e a Fera desde criança, mas esse livro é maravilhoso, nos trás as duas versões mais clássicas dessa história, que por acaso são bem diferentes da versão mais popular, além disso trás também informações sobre as autoras e de onde a história surgiu!

teco 16/08/2021

a história é interessante, mas acho que a maneira como foi contada poderia ser diferente. Achei o final muito cheio de informações, o que foi um tanto confuso em alguns momentos. (sem falar da mistura de histórias de fadas diferentes rs).
Não sei se é por falta de costume com "contos de fadas", mas foi meio estranho ler uma história que as coisas não fazem muito sentido.

Leandro.Augusto 06/08/2021

A bela e a Fera
A história e tão perfeita, tem um filme que e idêntico a esse livro, isso também firou um cado de família, uma bagunça

Atala.Portella 01/08/2021

Dois contos incríveis, o clássico mais curto, mas que passa muita emoção e romance. Já o original traz uma versão mais profunda e com muitos toques de fantasia

Bia 30/07/2021

um livro bom, é legal ver a história original, ver oq a Disney não mostrou no filme. recomendo rs

Moni 25/07/2021

Nem ser fã da história ajudou no cansaço, meu pai ?
Do jeito que eu postava as atualizações aqui ficava parecendo que eu odiei o livro, mas não foi bem assim, principalmente porque eu sou completamente apaixonada pela Bela e a Fera desde que me entendo por gente ?

Eu já não esperava mta coisa dele por já ter a noção assim como todo mundo do que era a história da Bela e a Fera, desse jeito, não esperava nada de novo, a questão foi que a leitura me cansou muito.

É um livro curtinho, em um dia mesmo você consegue terminar se quiser, mas a linguagem meio rebuscada torna a leitura por vezes maçante. A segunda versão que o livro traz é muito mais detalhada que a primeira o que te leva a entender melhor o contexto todo e é essa versão que serve pra todas as encenações que são conhecidas.

Por um lado, eu amei colocar mais um clássico pra minha conta, principalmenteum que eu sou tão apegada, mas por outro foi muito entediante, eu não via a hora de acabar. Talvez o problema tenha sido que dos 16 livros que eu li até agora nesse ano nenhum deles foi tão maçante desse jeito e por conta disso eu rebaixei a nota dele ?

P.S: sempre fico impressionada com a qualidade dos livros da Zahar, da folha aos desenhos, passando pela tradução. Nada fica a desejar, por isso que sou fã ?

Bel 25/07/2021

EU PRECISO TE DIZER QUE ESSA NÃO É SÓ UMA HISTÓRIA DE ROMANCE
E a Disney vai ficar nos devendo uma adaptação das quatro fadas dessa história alterando a vida desses dois porque foi surpreendente.

Muitas pessoas ainda acham que Contos de Fadas foram escritos apenas pelos irmãos Grimm, mas eu fico muito feliz de te dizer que a história da Bela e a Fera foi escrita por duas Madames francesas. Na época, influenciadas pela personalidade e história de vida de Pedro González, vítima de hipertricose (crescimento anormal dos pêlos no corpo e na face).

Enquanto eu fazia essa leitura, várias diferenças em relação a adaptação da Disney foram chamando a minha atenção para o fato de que nunca uma história será tão melhor contada do que quando é feita por aqueles que vivem no contexto. Diversas analogias ao que deveriam ser bons comportamentos para o casamento podem ser encontradas nessa narrativa que me fizeram ficar refletindo sobre os primeiros anos de casamento e sobre as aulas que essas madames davam a jovens moças, utilizando-se dessa história.

Mas, vem comigo nesse vídeo do canal, que eu vou te explicar direitinho como cada influencia a vida desses jovens amantes e que, essa história é muito mais sobre planos feitos por fadas do que sobre o orgulho de um príncipe.

Confere o vídeo completo no canal "Guria Migrante" no Youtube!

site: https://youtu.be/pXNgprv1R-k