A Bela e a Fera

Madame de Beaumont
Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

Julia1744 04/03/2024

Não foi uma leitura tão boa quanto eu esperava ser, mas também não foi ruim.

Eu terminei a primeira parte rapidinho, mas a segunda e terceira me prenderam um pouco

becaesousa 28/02/2024

Diferente e bom
O livro reúne as versões mais famosas de A Bela e a Fera. Elas divergem da versão da Disney, mas devemos encarar sua singularidade.

Elô 19/02/2024

"A maior felicidade se torna insípida quando é ininterrupta, quando deriva sempre da mesma fonte e nos vemos imunes ao medo e a esperança"

Era para ser a leitura de uma viagem minha, finalizei no trajeto de ida ???
Que edição maravilhosa, as ilustrações, a apresentação, a tradução..... e sempre passando aquele ar de magia inerente a história de A Bela e a Fera.

_carolthome 17/02/2024

Muito diferente das versões mais conhecidas e muito bom
O livro tem duas versões dessa conhecida história, ambas escritas por mulheres. A primeira é mais curta e naturalmente mais conhecida e clássica. Já a segunda é considerada a versão original e meu Deus, como é diferente. Os traços mais clássicos estão ali, nas duas primeiras partes. Mas o final, que narra tanto a história da Fera, quanto a da Bela e as relações disso com o mundo das fadas é simplesmente maravilhoso. Não sei se é a melhor opção para a contemporaneidade, mas acho que traz debates muito interessantes, principalmente ao colocar mulheres poderosas e emocionais por trás de cada detalhe da trama.
A Bela é uma personagem cativante em todas as versões possíveis e a Fera é de fato uma personagem interessante. Mas se fadas me conquistaram de um jeito diferente, tanto a boa quanto a má. A versão original traz um ar de magia e realmente um conto de fadas, quase que ao pé da letra de um jeito inegavelmente belo (com o perdão do trocadilho).
A narrativa é muito bem construída, apesar de não ser tão fluida, resquício de sua época. Isso, somado a alguns incômodos relacionados ao final e ao reforço de certos papéis de gênero, foi o que me fez não dar uma nota maior para essa história tão linda. Ainda assim, a leitura ainda vale muito a pena.

stcarvalho0102 06/02/2024

Nessa edição temos duas versões. Uma mais curta e outra com mais detalhes. Esta, naturalmente, mais extensa. Excelente livro.

Andrei 31/01/2024

Retratos da Bela
Comecei o livro sem muitas expectativas mas felizmente comecei pela versão mais extensa e antiga de Madame de Villeneuve (1740). O texto original se constrói aos poucos sua complexidade e beleza, dispondo de fadas atuantes,uma bela mais racional quanto a ideia de se casar e uma narrativa poética de tirar o fôlego, absolutamente lindo. Já quanto a versão posterior,clássica e enxuta de Madame de Beaumont (1756) encontramos poucas páginas que passam como um furacão que promete muito e não faz o seu esperado som, com uma linguagem menos rebuscada o que compromete a poesia da história.
Encantado com a bela e a fera, a fera e a bela e suas nuances

Suh Oliveira 26/01/2024

A edição da Zahar é linda, capa dura, diagramação bem feita e com ilustrações.

Neste livro temos duas versões da clássico A Bela e a Fera, o primeiro a versão de Madame de Beaumont, uma versão mais resumida e a segunda a versão original de Madame de Villeneuve, nesta um texto mais extenso e mais detalhado, contando inclusive a história pregressa da Bela e da Fera e contando parte do enredo que ocorre após o famoso felizes para sempre.
Uma leitura muito fluída.

Jéssica 25/01/2024

Essa Edição Bolso de Luxo dos Clássicos da Zahar (muito linda, por sinal) reúne as duas versões da história de A Bela e a Fera, a original e a clássica.

A versão clássica, conhecida por todos nós através das adaptações da Disney, foi escrita por Madame de Beaumont em 1756, registrada em uma revista francesa destinada para meninas e moças. É uma versão mais curta, com teor pedagógico, dirigida às crianças e suas professoras, no formato dos contos de fadas que conhecemos atualmente.

A versão original foi escrita em 1740 por Madame Villeneuve, é bem mais longa (praticamente um romance), e claramente destinada ao público adulto (como todos, ou quase todos, contos de fadas originais). É uma história bem mais completa, apresenta as histórias pessoais da Bela e da Fera, antes do seu encontro; quem eles são verdadeiramente, como chegaram àquela situação e qual será o futuro deles. É bem mais detalhada, apresenta personagens novos e informações bem instigantes para a compreensão geral da história.

Particularmente gostei bastante. Não conhecia a versão clássica escrita, somente suas adaptações fílmicas, e mesmo sendo claramente inspiradas nela, as versões da Disney trazem algumas diferenças, e foi bom conhecê-las por meio da história de Beaumont.

Enfim, é uma leitura que vale muito a pena, principalmente pra quem curte os contos de fadas. Essa edição da Zahar traz uma apresentação incrível com informações interessantes acerca da história (spoiler: boatos de que foi inspirada em um fato real ?) e das autoras também. É preciso ler tendo em mente que foram escritas em uma época diferente e com objetivos igualmente diferentes. Sabendo disso, é possível ter uma excelente experiência de leitura.

Freezerburn 19/01/2024

A Bela e a Fera
Este livro possui as duas versões da Bela e a Fera, a versão clássica e a original

Clássica
Achei bacana e interessante, só tenho um problema com ela, cortou simplesmente o desenvolvimento da relação da Bela e da Fera, tipo em vez de mostrar como a relação dos dois melhorou só cortou mesmo, fora isso foi bem legal.

Original
Eu gostei bastante dela, achei bem desenvolvida e gostei do fato do príncipe aparecer nos sonhos da Bela, gostei muito, mas o final me quebrou, do nada um monte de informação começou a ser cuspida, sobre o mundo das fadas, dos pais da Bela, da fada que transformou a Fera, além claro das conveniências de tudo acontecer tão CERTINHO COM OS PLANOS CELESTIAIS, apesar de legal eu comecei a ficar muito confusa com a história, eu achei legal e chato esse final, queria que tivesse mais foco no romance da Fera e da Bela

Recomendo para todos, ler essas versões da Bela e da Fera me deu vontade de ler outras versões originais/clássicas de contos de fadas

Fernanda1156 14/01/2024

Que delícia de leitura, amo os clássicos do faz de conta
Não acredito, a história completa é maravilhosa, eu já chorei, já me surpreendi como que em uma época tão antiga uma mulher foi protagonista de uma guerra, já me deu aquele quentinho, já me deu raiva e muita angústia, mas com toda certeza, virou o meu faz de conta preferido!!! Gente sério, é um bocado diferente da história que a Disney conta tá estes contos são muito melhores!!!

Sério são dois contos um pequeno e o outro mais elaborado e com maos detalhes da história e eu fiquei muito apaixonada por esta história mais longa de Bela e a Fera!!! Não quis perder nada, a história da Bela é linda, da Fera é trágica, da mãe da Bela é mais trágica ainda, da Fada má chega a ser cômica kkkkk da fada boa é benevolente, do rei é de muito azar, dos súbitos então nuuuu gente quem mais tem mesmo a ganhar até um certo ponto desta história é o nosso humilde comerciante mesmo!!!

@viajeira.literaria

Era uma vez... 07/01/2024

A base do verdadeiro amor é a bondade
"-Tenho o coração bom, mas sou um monstro.

-Há muitos homens mais monstros que o senhor- disse Bela-, e prefiro o senhor com sua feiura àqueles que sob a pele humana, escondem um coração falso, corrompido e ingrato."