A Bela e a Fera

Madame de Beaumont
Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

Lucas.Tiano 17/07/2020

A Bela e a Fera Madame de Beaumont (1756)

uma versão curta e mais simplificada da história que conhecemos. Gostei muito da primeira história !!!

A Bela e a Fera por Madame de Villeneuve (1740) :

a versão original achei super profunda e bem diferente da versão de ( 1756 ).
O amor da Fera pela bela é muito lindo de ver.
Um amor super profundo e digno. Mais a fera no livro é bem feia com cara de Javali kkkkk.

No entrando as duas histórias são de um amor lindo que hoje não temos o costume de ver pessoalmente e vividamente.

Aline 07/03/2022

A Bela e a Fera
Antes de mais nada tenho que falar dessa edição linda da Editora Zahar, que conta com capa dura e é de um de ótimo material!!!
Vamos à história: nessa edição encontramos duas versões da tão conhecida história de A Bela e a Fera. A primeira e mais curta é a que mais se assemelha ao clássico da Disney. A segunda e mais completa, nos traz o antes da Bela e da Fera, ou seja, nos conta o que aconteceu antes do encontro deles. É muito legal adentrar fatos desconhecidos, porém devo confessar que a leitura se torna um tanto cansativa, o que não torna o livro ruim, até porque não tem como essa história que encanta gerações se tornar ruim. Indico a leitura!

VitAria540 24/05/2022

muito bom!
a versão original é cheia de detalhes especiais, que não tem na clássica, amei muito esse livro recomendo demais!

Laerte 13/08/2020

Um clássico!
Essa edição da Zahar é ótima! Além de contar com duas versões mais famosas da obra, ainda trás uma história real que possívelmente serviu de inspiração para a criação desse clássico.
Porém, quanto as histórias em si, ainda fico com a animação da Disney. Incrível o trabalho que a Disney fez ao adaptar esse conto. Para mim, o melhorou e muito.

Bruna3810 30/08/2020

"A surpreendente versão original"
O livro é dividido em duas partes, onde na primeira é contada a história de Madame de Beaumont (resumida e popular) e na segunda parte a versão original e surpreendente, como já diz a capa, de Madame de Villeneuve. Pra quem já gostava do conto, acredito que vai gostar ainda mais da versão original, porque existe um contexto extremamente detalhado da situação de todos os personagens, e a inclusão de outros, que preenche as lacunas e os "defeitos" da versão popular, dando uma explicação muito mais satisfatória sobre o porquê do príncipe ter se transformado em fera, e o que o levou a tratar o pai de Bela daquela maneira em seu primeiro contato, entre outras questões, então recomendo muuuito pra quem já gosta assim como eu, e também incentivo a, quem não gostava, dar uma chance à versão original, que melhora e muito o conto tão antigo e clássico que conhecemos.

@sabri.eoslivros 06/09/2022

A Bela e a Fera nos traz uma boa história de valorização do caráter em detrimento da aparência. É um enredo bonito do qual se podem tirar interessantes lições. A versão clássica, a primeira contida nessa edição da Zahar, é extremamente mais enxuta, simplificada e direto ao ponto. Pode-se ver a atenção que a autora teve em transformar uma história maior em algo mais acessível ao público infantil. Já a versão original, bem mais longa, contém muitos detalhes, o que por vezes deixa a leitura um pouco maçante e até conturbada, com tantas explicações. Senti que em alguns momentos a autora se perdeu ao querer deixar tudo tão explicadinho assim, o que tornou a última parte, mais especificamente, um tanto confusa. Mas, tratando-se de histórias escritas nos anos 1700, há que se tirar o chapéu para a fluidez e a tradução aqui também não deixa nada a desejar. Não falarei muito sobre o enredo, por de conhecimento geral (o príncipe que é amaldiçoado e passa a viver sob a figura de uma terrível fera e a moça que por ele se apaixona, apesar de tal pesar), mas destaco aqui a presença das fadas, as quais possuem papel primordial durante toda a condução da narrativa. É uma boa leitura, que apenas requer um tanto a mais de atenção, talvez!

Aline || @itsme__line 03/11/2020

Versões incríveis e bem diferentes do conto da Disney.
Sou apaixonada por essa história, sendo assim também amei essas versões.

Naty Alves 15/09/2021

Além das aparências, lembranças da infância
Quando eu era pequena meu irmão me deu o desenho de A Bela e a Fera de presente, a eu amei, não só pela história, mas porque Bela amava a leitura, tá aí um belo insentivo não é mesmo? (E fiquei mais encantada ainda, quando Fera deu aquela biblioteca de presente pra ela), daí tivesse alimentado o sonho de ter a minha própria biblioteca gigante. ???

Então anos depois descobri essa beleza da Zahar, com as versões (originais, sim porque esse é o registro delas escritas).
E pensei porque não, nunca se perde por revisitar, ou conhecer uma nova visão sob um clássico da infância, então eu fui lá. E agora concluindo a leitura posso dizer que foi uma viagem maravilhosa, (não o tempo todo), mas valeu super.

Primeiro de tudo a uma diferença bastante considerável na escrita das autoras, Madame de Beaumont, foi preceptora (Professora de meninas), e a gente vê como leitor claramente que a história é : 1) versão mais curta 2) Há muitos valores morais, denotando a honra, e a virtude. 3) Os personagem apesar disso não são aprofundados 4) A autora demostra preocupação, com a educação demostrando o quanto Bela gosta de ler
5) Há uma moral/lição como é comum nos contos infantis de antigamente, buscando ensinar. 6) A ideia de conseguir um bom casamento, (Que dê dinheiro), é algo muito presente aqui.
7) A versão curta de Beaumont se aproxima da que nós conhecemos (Disney em parte é claro).

Já na versão de Villeneuve há mudanças significativas é bem mais longa ( Mais do que imaginei), bem mais lenta, e com muito mais carga emocional, aqui o leitor consegue observar o caráter, e as ações dos personagens. Porém aqui Bela ainda que conserve suas virtudes por vezes é menos intuitiva, e pouco (Nada perspicaz), o principe ou Fera não me cativou tanto assim, achei ele ora egoísta, ora chato, ora manipulável, entre outras coisas.

Ainda sim, ver o passado de ambos me agradou assim, como ver a influência das fadas na história, a mensagem acaba sendo a mesma aquilo de ver além das aparências. Ainda que inveja, violência, vingança, preconceito social, se façam notar, e essa não é uma versão para crianças.

Também notei que franceses gostam dessa ideia de a Bela que se apaixona pela Fera; O corcunda de Notre Dame, e O fantasma da ópera que o digam. Será foi daqui a inspiração?
No final acabei gostando mesmo, afinal é felizes para sempre que se termina né? Pelo menos nos contos de fadas.

PS A versão cinematográfica de 2014 Franco alemã me lembrou em parte o conto de Villeneuve.

gabi. 01/02/2021

Surpreendente
Sempre tive um pé atrás com a história de Aí Bela e a Fera por achar que é mais uma história de princesas que ensina tudo errado para as meninas e que tem uma personagem principal que desenvolve síndrome de Estocolmo. Porém a história original desse famoso conto de fadas me surpreendeu positivamente! Uma história com uma bela lição de moral sobre virtudes e beleza interior, além de uma trama muito mais complexa do que eu imaginava. Realmente vale a pena!

Thalita - @voandopelaestante 11/10/2022

A Bela e a Fera é uma história conhecida por muitos e é um dos livros que mais possui releituras, ou seja, muitos autores(a) se inspiraram e se inspiram ainda nessa história para criar seus próprios livros. Eu só havia assistido as adaptações de A Bela e a Fera e fiquei bem curiosa quando vi o livro para saber o que tinha de diferente.

A história possui 2 versões sendo elas: a Versão Original de Madame de Villeneuve de 1740 e a Versão Clássica de Madame de Beaumont de 1756.

Ambas são bem parecidas referente ao pai de Bela ser comerciante e perder toda a riqueza, roubando uma rosa no jardim da Fera e Bela indo no lugar dela para ficar com a Fera, porém o que difere as duas versões é que Madame de Villeneuve pesa mais no quesito crueldade e dá um aspecto mais sombrio para a história e trazendo pelo seu ponto de vista a maldade que era exercida pelo homem naquela época. Já a versão de Madame de Beaumont (que inclusive foi a que gostei mais) é basicamente a história que conhecemos do filme com algumas diferenças que foram amenizadas para a adaptação.

No geral eu gostei bastante, achei legal conhecer a história original e conhecer mais sobre as autoras também pois tem uma breve introdução da vida delas aqui nessa edição da Zahar e eu achei essencial para compreender mais a história. Mesmo não sendo minha princesa favorita, eu gosto muito da história de A Bela e a Fera.

Uma curiosidade que acho interessante colocar aqui é que essa história pode ter sido baseada em fatos reais, e esse caso seria o de Pedro González um espanhol que apresentava a chamada 'síndrome do lobisomem' que foi dado de presente a um monarca da França que o tratava como cão e (resumindo bastante pois é longa essa história) decidiu casar ele com uma moça do reino sem que ela soubesse até o dia do casamento. Sério gente essa história é absurda, mas vão pesquisar e depois vem me falar o que achou.

Bia 14/10/2022

Encantador e sombrio!
Encantada com esse clássico, a versão origem têm muito detalhes que a clássico não tem. É um livro profundo,cheio de detalhes apaixonantes e sombrios.

Maelen0 11/11/2022

muito bla bla bla
a leitura do primeiro conto é muito legal, mas vem o segundo daquela madame que pelo amor de Deus é muito chato, e nem vem me falar que é coloquial e essas coisas eu sei, mas isso tem nada a haver a versão dela é extensa e muita enrolação de linguinça e machante, mas foi legal ler sobre as origens dessa princesa que realmente é princesa ja que ela é filha de um rei.

no final até que gostei muito,mas não tanto assim

dandy 22/02/2021

bela e a fera no belaeaferaverso
Nesta versão de Bela e a Fera, você encontra as duas primeiras versões (ou seria mais correto dizer conto?) desse conto de fadas que inspirou a famosa versão da disney. Primeiramente antes de começar a ler tenha em mente que não é como a Disney conta, mas se já tiver visto o filme francês ira notar varias semelhanças. A Bela e Fera de Madame Beaumont, é uma leitura rápida pois é bem curtinha, você termina de ler por volta de 20 minutos e dentre as duas é a mais leve.

Na segunda versão de Bela e a Fera, é um pouco mais lenta se assim posso dizer. Se você parar parar ler outras resenhas aqui no skoob, a opinião unanime é que essa segunda versão é extensa e, alguns dizem um pouco chata, e eu já não consigo discordar com essa parte, mas também não totalmente. É interessante ver as coisas em outra perspectiva e bem é bom ler não tendo em mente a estória que você conhece. Essa segunda versão é dividida em três partes, que cobrem o passado dos dois personagens principais e em parte o depois de os dois ficarem juntos.
Nota-se que ambas as autoras queriam passar uma mensagem a diferença apenas foi da maneira que ambas passaram, é um bom livro e vale a pena ler para ter noção de como é/como são as historias originais.

Vanessa 25/03/2021

"Ame a quem a ama, não se deixe enganar pelas aparências"
Esse livro contém 2 contos de A Bela e a Fera. A primeira é a versão de Beaumont, uma versão resumida do original, com toques diferentes na história, essa versão é a mais conhecida por todos. Já a segunda é a versão de Villeneuve, a versão original da história, que por sinal é mais cumprida e muito rica em detalhes. É dívida em 3 partes, sendo que a última conta mais a origem das famílias de ambos, Bela e Fera. Gostei muito da 2° versão pq tem muitas coisas que nunca tinha ouvido falar sobre a história, apesar de a 3° parte ser um pouquiiiinho massante kkk. Mas pra quem é fã de A bela e a Fera vale super a pena conferir essas 2 versões da história. Lembrando que nenhuma delas é a versão da Disney (que por sinal é minha preferida) mas vc consegue ver muitas referências e inspirações que a produção feita pela Disney teve nessas histórias. Se joga de cabeça por que não deixa de ser um conto de fadas encantador.

Carol 10/04/2021

Sem graça
Achei as personagens rasas, não achei a leitura estimulante, o livro conta com duas versões do conto de fadas uma mais curta e outra com mais detalhes.