O voo da libélula

O voo da libélula Michel Bussi

Resenhas - O Voo da Libélula

Maria Inês 04/04/2017

Duas vidas, duas identidades. No dia 23 de dezembro de 1980 houve um acidente de avião no Mont Terrible, fronteira entre a França e a Suiça, e um milagre aconteceu, um bebê sobreviveu a grande catástrofe. A partir desse acontecimento duas famílias brigam na justiça pela guarda da criança. Qual seria a sua identidade? Da família Vitral ou Carville?, rica ou pobre? Muitos segredos e surpresas nessa história irão rolar, mentiras e verdades irão se misturar, qual será a verdade? Qual destino dessa criança? Um detetive chamado Grand-Duc foi contratado pela família rica, Carville, para encontrar a identidade da criança, seria Èmilly ou Lyiie? Durante 18 anos Grand-Duc investigou o caso, e somente ele sabia da verdade deixando as duas famílias acreditando o que eles achavam que era verdade. É uma leitura empolgante do começo ao fim, vale a pena conferir.

Mau 19/05/2017

Poderia ser melhor
A história é muito boa e o final inesperado. A leitura prende pela curiosidade, mas não pela vontade de ler uma boa história. O livro começa bem, mas as descrições longas, as comparações toscas e forçadas e algumas passagens desnecessárias e escritas de forma pouco convincente chegam a irritar. A construção dos personagens é muito fraca e rasa, não desperta empatia. Os diálogos são pobres. Acho que o autor perdeu uma oportunidade de desenvolver bem melhor em 400 paginas uma história que pode até ter ganhado prêmios, mas não me ganhou. #OvooDaLibélula

Luan 10/07/2017

Um livro que entregou aquilo que prometeu
Utilizando de um artifício muitas vezes criticado, o autor Michel Bussi construiu um livro ao mesmo tempo lento e curioso. Parte dos personagens começa a história já sabendo a resposta que o leitor só vai ter lá na reta final de O voo da libélula. Esse processo até a descoberta, onde o leitor caminha junto com um dos personagens, é alvo das principais críticas em relação ao livro por torná-lo lento e, talvez, um pouco enrolado. Mas não tive essa percepção devido à qualidade que o autor imprimiu em sua narrativa e na própria construção da história, que instiga o leitor a querer saber o que acontece.

Tudo começa em dezembro de 1980, quando um avião cai na fronteira entre a França e a Suíça, onde o improvável acontece: há uma sobrevivente. Uma pequena bebê recém-nascida é encontrada próximo dos destroços. O problema vem em seguida, quando se confirma que havia duas crianças no voo. E o mistério está posto: a que família pertence o bebê. O suspense sobrevive uma vez que naquela época não havia a possibilidade de testes como DNA. 18 anos depois, em 1998, vamos acompanhar os protagonistas desta tragédia envoltos em um momento que pode revelar, finalmente, todo o mistério, a partir de uma relatório do detetive Crédule Grand-Duc, contratado por uma das famílias para tentar desvendar a confusão do passado.

O gênero de suspense é um dos meus preferidos. Mas há tempos eu não pegava uma obra dentro do estilo mas diferenciada, saindo daquele padrão quem matou ou quem é o culpado, no qual um detetive passa o livro tentando solucionar o mistério. Não, não se trata portanto de um romance policial, apesar do principal ingrediente, um detetive, estar envolvido. Porque o autor foi muito além e criou uma trama muito mais sólida e real do que simplesmente a premissa da busca por um culpado: a solução do mistério de qual a origem do bebê sobrevivente de uma tragédia.

Além de toda a construção detalhada, acho que o principal aspecto positivo do livro é a qualidade de escrita e narrativa do autor. Ela te convida a ler e querer devorar as páginas. Há uma atmosfera muitíssimo forte de suspense que faz o leitor não desgrudar das páginas. Por mais que o artifício usado é merecido de críticas - a nível de comparação, é a mesma situação de 13 reasons why, onde o protagonista vai ouvir as fitas aos poucos e demora uma eternidade para chegar ao final, especialmente na série - ele não chegou a atrapalhar totalmente a experiência porque eu realmente me conectei à história e aos personagens.

Se trata de uma história madura com várias reviravoltas contada com uma narrativa rápida em vários momentos. Todos os personagens principais são muito bem construídos e se tornam palpáveis no decorrer da leitura. Lylie e Marc são os protagonistas recorrentes, ao lado dos familiares envolvidos na tragédia. Mas como boa parte do livro se passa sob a pesrpectiva do relatório do detetive, ele acaba se tornando o grande responsável pelo sucesso da leitura. É um tipo carismático e que conversa com o leitor – embora o foco dele seja especialmente Lylie e Marc. Ele é inteligente e não subestima o leitor, indo quase sempre direto ao assunto. Além disso, é engraçado o que dá um toque especial a ele.

No decorrer nas páginas, o leitor vai se deparar com várias reviravoltas e algumas mortes que podem até chocar, além de um mistério de qualidade. O voo da libélula estava na minha lista de leitura há vários anos pela ótima premissa apresentada. Mas a demora para lê-lo se deu especialmente às críticas. E elas são realmente pertinentes em alguns momentos, mas não totalmente justas. Tirando o fato de ser um pouco lento pelo artifício escolhido pelo autor, o livro não é nata monótono e chato. Pelo contrário, o ritmo é muito bom especialmente pelo suspense criado.

Boa parte do livro se passa em praticamente apenas um dia e a solução do mistério foi bastante coerente com a obra, me deixando satisfeito - além disso, descobri a parte principal ainda na metade do livro. O voo da libélula é um livro sensível e forte, que merece, não só os prêmios vencidos até então, como também a sua leitura. Pra quem é fã do gênero de suspense, presa por um texto cuidado e um ritmo intenso, com boas doses de mistério, e gosta de uma leitura ágil, certamente O voo da libélula é uma boa pedida.

Fabi.Silvestri 10/07/2017

O voo da Libélula
E ele fez de novo! Depois de ler Ninféias Negras e ser surpreendida com o desvendar da história, de ficar estupefada com a mente criativa do autor, Michel Bussi me enganou de novo, e eu amei!! No quesito escrita esse livro foi mais gostoso de ler, Ninféias Negras contem tantas histórias que foi impossível desvendar o mistério antes da última página! O voo da Libelula trás pistas mais claras ao longo da história, mas com muitas reviravoltas!! Adorei, indico, e espero ler mais de Michel Bussi!

Anne - @literatura.estrangeira 20/10/2017

É bom, mas esperava mais...
O Voo da Libélula é narrado em terceira pessoa, por causa disso temos uma visão geral e muito mais ampla de tudo que está acontecendo.

No início da leitura estamos no avião antes de um horrível acidente. Logo depois, ficamos sabendo que de centenas de pessoas, somente uma sobreviveu, uma bebê de apenas três meses: um milagre. Mas logo esse milagre vira um drama que se estende por anos a fio: a identidade da sobrevivente.

O ano do acidente é 1980, não havia exames de DNA, as provas de quem é a sobrevivente, Lyse-Rose ou Émilie, não são concretas. A menina acaba sendo conhecida como Lylie, a mistura dos dois nomes. O juiz responsável pelo caso opta então para dar o parecer favorável para os Vitral (Émilie) ao invés da família Carville (Lyse-Rose).

"Algum dia um juiz teve esse poder, de matar uma criança para outra poder viver? De ser ao mesmo tempo salvador e carrasco? Uma família saía ganhando, a outra perdia tudo."

Depois disso a família Carville contrata Crédule Grand-Duc, detetive particular, para ir atrás de qualquer pista que possa levar à verdadeira identidade da menina. A família não mede esforços, já que é muito rica. 18 anos depois, a identidade de Lylie ainda é uma incógnita, até que Grand-Duc, prestes a cometer suicídio, desvenda o caso ao olhar novamente a reportagem sobre o acidente 18 anos atrás e acaba sendo assassinado antes de conseguir falar com qualquer um.

O fato é, ele deixa uma caderneta para Lylie com todas as anotações e suas divagações durante seu período de coleta de provas, o que é uma parte muito interessante da história. Além disso, temos alguns personagens que são essenciais para o desenrolar de tudo: Marc Vitral, irmão de Émilie e Maldiva Carville, irmã de Lyse-Rose.

O que me incomodou muito foi um possível relacionamento entre Marc e Lylie (não é spoiler, está nas primeiras páginas), o que caracteriza incesto caso ela seja realmente sua irmã. Essa parte foi escrita sem muita sensibilidade, sem ir muito a fundo e trazer a questão mais em evidência, porque ela acabou sendo deixada em segundo plano.

"Um dia vamos saber quem somos, tanto eu quanto você: o que somos um para o outro."

O que me fez ler O Voo da Libélula foi outro livro que o autor escreveu, Ninfeias Negras, que me surpreendeu de uma forma incrível. Em Ninfeias Negras o autor foi completamente surreal em suas palavras e a forma com que ele levou a história, criando a todo fim de capítulo algo que te instigava a continuar, me fez acreditar que esse livro seria assim também. Não foi, me decepcionei um pouco porque criei muita expectativa em relação à astúcia do autor, mas que de uma forma foi ótimo, porque me mostrou o quanto a escrita de Bussi amadureceu e o quanto ele continua incrivelmente inteligente, escrevendo histórias tão diferentes.
Enfim, vale a pena ler porque o livro é bom. Ele consegue te prender do início ao fim, a escrita é ótima e o autor é muito inteligente. Vou esperar ansiosa por mais livros dele.

"E, como desde o início daquela história, a balança do destino. Para que uma família tivesse esperança, a outra precisava perder tudo."

site: http://www.literaturaestrangeira.com.br/2017/08/resenha-o-voo-da-libelula-por-michel.html#more
Fernando.Bonfim 10/07/2018minha estante
undefined

Caroline.Demantova 11/01/2018

Final surpreendente
Achei meio arrastado, mas as surpresas que o livro trouxe no final superou minhas expectativas, por isso elevei a nota para 4. Vale a pena ler, pois a trama é muito inteligente.

Marcelo.Castro 15/02/2018

Resenha Egoísta - 6.2018
Que livro fantástico! Sério, o livro é sensacional! Não é o primeiro livro de Bussi, que já tinha visitado antes em Ninféias Negras, que também é outro livro sensacional, embora a solução do mistério por meio de uma distorção da percepção temporal possa parecer um pouco forçada para alguns. Mas nesse livro a história vai se desenrolando sem solução até praticamente o final do livro, e a solução no final, simplesmente não tem como ser prevista antes (alguém pode argumentar que as coincidências foram um pouco forçadas, mas, vamos lá, é uma obra de ficção - o resultado final justifica!). Um belíssimo exemplar de romance policial, com personagens bem construídos, paisagens maravilhosamente descritas (dá pra se sentir na França com facilidade), um mistério bem amarrado que só se permite solucionar bem no final mesmo - uma obra que nada deixa a dever para Holmes ou Poirot (que aliás ganha menção honrosa ao longo do livro). Sensacional, fantástico, imperdível! Vale totalmente a leitura!

Rossine 25/02/2018

É bem interessante a forma do livro em narrar a história no tempo atual (pelas andanças de Marc) com o desenrolar dos 18 anos desde o acidente (pelo diário do detetive). O leitor vai tomando conhecimento junto com Marc do mistério. Apesar de alguns clichês (família rica inescrupulosa x família pobre honesta, entre outros), o livro empolga, mantém o suspense e a curiosidade do leitor. O mistério vai se revelando aos poucos, até o grand-finale.

Julio.Cesar 18/03/2018

Final me caiu os butiá do bolso!
Depois de ter lido o inteligente e esplendoroso Ninfeias Negras do mesmo autor que me deixou embasbacado com tamanha criatividade em conduzir um enredo que no final não é nada daquilo que a gente presume resolvi de antemão ler O Voo da Libélula pra garantir mesmo se o autor era mesmo perspicaz em conduzir tramas inteligentíssimas e não me decepcionei apesar de que neste eu já tinha cogitado sobre o final através das pistas deixadas durante a leitura mas nada que ofusque o prazer de ler uma trama muito boa.Michel Bussi já conquistou mais um fã.Espero mais livros deste autor.Leitura recomendadissíma!
Mylla Gabriel 14/06/2018minha estante
Tbm estou lendo o vôo da libélula por causa de Ninfeias negras que me deixou de boca aberta combro o final.

Crestani 15/05/2018

O voo da Libélula
Até o meio do livro levei 13 dias pra ler. Depois da página 200 a leitura alçou voo e fluiu naturalmente. Eu ia dar 3 estrelas porque a narrativa é muito lenta e entediante. Porém o final me surpreendeu muito e eu gostei, por isso: 4 estrelas.

Scheila.Nichel 17/06/2018

O voo da libelula
Quando li algumas sinopses, sinceramente nao me interessei pelo livro mas depois a minha curiosidade falou mais alto. Me envolvi do começo ao fim, achei o final bem interessante me surpreendi.

Mari Barbosa 27/02/2021

Me prendeu muito!
Eu amei esse livro. É daqueles que quando acaba você sente falta de acompanhar os personagens diariamente, sabe? É um mistério gostoso, um tanto previsível mas que vai proporcionar uma leitura rápida e de boa distração.

BiaBozo 18/08/2022

Surpreendente
O Voo da Libélula foi um livro a muito esquecido na minha lista de leituras, acabei decidindo dar uma chance e foi um livro extremamente surpreendente que me tirou dos eixos por alguns segundos.

Em certo ponto do livro só o que se pensa é "qual a história da Libélula?". Virando páginas e mais páginas, onde mais e mais acontecimentos se desdobram e mesmo assim o mistério só aumenta. Para ainda assim no final a revelação ser muito mais do que eu imaginava.

Muito bem construído, com uma narrativa arrasadora.

Becca0 03/10/2022

Não é, de forma alguma, uma escrita fluida. Porém, aqueles que persistirem, irão encontrar uma história muito bem amarrada e com uma resolução de plot surpreendente

Me deparei com um grande problema aqui... Boa parte das informações que temos, são entregues em forma de diário, escrita pelo detetive responsável pela resolução do grande mistério da história. Porém, nas primeiras páginas do livro, nos deparamos com o próprio detetive, se preparando para cometer s8icidi0, pois, passou 18 anos trabalhando no caso e nunca conseguiu solucioná-lo. Então, prestem atenção!!!!!! Temos longos relatos de algo que sabemos que não resultará em absolutamente nada. Não obstante, nada mais na narrativa, intercalada, ora tínhamos as cenas narradas com a protagonista, ora com Marc, irmão da protagonista, e ora com os supostos avós (se você ler, você compreenderá o motivo do "suposto"), me prendia. Como um bom livro de suspense, no início essas relações e o que está realmente acontecendo é extremamente confuso... Resumindo: não tinha nada, absolutamente nada que me fazia querer continuar a história, se não, minha teimosia.
Até que nos 60% da história, vi isso mudar! ¬.¬
A partir disso, é o momento "dias de glória" do livro. "Sombra e água fresca", o "descanso dos justos"... O restante da história voa, te preende, você quer muitooo saber o que acontece. Surpreende, te faz de trouxa e faz você babar no talento e na escrita de Michel Bussi. Como eu disse, se você passar um tiquinho da metade da história, será recompensado.