O voo da libélula

O voo da libélula Michel Bussi

Resenhas - O Voo da Libélula

Carla Sol 18/09/2021

Muito mistério para pouca coisa...
Livro com uma escrita cansativa, arrastada. A história em si é muita coisa, muita enrolação, muita ladainha, muito mistério para entregar um final fraco e bobo. É um tal de duas famílias brigando e brigando para no fim, na grande revelação, a briga não servir para nada. É muito suspense para entregar pouca coisa na grande revelação. No geral, a meu ver, é um livro dispensável. Dá pra viver sem ele e deixar passar.

Rosana 24/12/2020

Excelente
Tipo aquela leitura que você devora muito boa com final surpreendente.

Jana Diglio 11/04/2020

Existe 1 avião, 2 famílias, 2 bebês recém nascidas... Uma catastrofe, uma sobrevivente... uma das bebês!
Como saber qual familia deve festejar a vida da sobrevivente? Assim começa esse livro...

No decorrer da primeira parte do livro você se pega torcendo cada vez para uma familia e cheio de duvidas. O restante do livro se passa 18 anos depois, onde um detetive particular é contratado para descobrir novas provas e verificar as provas antigas. Hoje aquela bebe está com uma das familias e de aniversário de 18 anos ela ganha de presente do detetive o caderno onde ele anotou os 18 anos de investigações... mas, 10 minutos antes da meia noite ele descobre algo... Uma pista nova? Talvez...

Para dar uma aguçada sua curiosidade, nesses 18 anos passa a existir o teste de DNA, que é feito as escondidas. Será que o resultado contigo no envelope azul resolve todos os problemas?

Um livro instigante e agoniante, porque a cada possível resolução do caso, é como se desse comercial e ficamos sem saber o que aconteceu naquela cena.
É preciso se segurar e chegar nos ultimos capítulos.

Boa leitura!

marlla 18/03/2021

Achei esse livro bem lento , bem enrolado. No começo até achei interessante , toda a questão de quem era a criança a briga das duas famílias. Mas do meio pro final ficou chato e meio enrolado. Toda a questão do romance ficou mais chato ainda . E eu já havia imaginado que poderia ser uma terceira alternativa a questão de todo o mistério, então não foi uma grande revelação pra mim.

leferraz 23/07/2021

Achei o começo um pouco parado, por isso demorei um pouco para completar a leitura.
Mas do meio para frente, a história te prende. Achei bem legal a narrativa e o final da história.

Juh | @mundoliterariodajuh 19/07/2020

O Voo da Libélula
Gente... é sério. Detesto fazer resenha hahaha.
Achei esse livro misterioso. Fiquei muito curiosa e o desfecho me surpreendeu.
Achei lindo. As vezes fica entediante, mas não desistam.

Fabi | @almadeanaibaf 14/05/2020

Cansativo, mas envolvente.
"Duas bebês, um trágico acidente de avião, só uma sobrevivente. Qual delas?"
Foi essa chamada que me fez embarcar no enigma de Lylie, uma sobrevivente que passa a vida cercada de suspense, mentiras e investigações sobre sua real identidade.
Vidas destruídas, desespero, alianças improváveis e traições permeiam esse livro.
Com uma escrita detalhada, a história dá voltas sobre si mesma, deixando a leitura lenta em alguns momentos.
Apesar disso, e de ter descoberto o grande "X da questão" pouco mais da metade da leitura, o suspense e a ânsia por saber a verdade nos envolve e nos faz querer mais, a cada página.
O final me deixou um pouco decepcionada; aqui sim eu esperava todos os detalhes. No geral, o enredo é bom e vale a leitura.

Resenha completa, em breve, no Instagram: @acervoencalhado

Rosi C. Caleffi 23/05/2020

Tinha altas expectativas, mas...
Na noite de 23 de dezembro de 1980, um avião cai na fronteira entre a França e a Suíça, deixando apenas uma sobrevivente: uma bebê de 3 meses. Porém, havia duas meninas no voo, e cria-se o embate entre duas famílias, uma rica e uma pobre, pelo reconhecimento da paternidade. Seria a menina Lyse-Rose ou Émilie?

Numa época em que não existiam exames de DNA, o julgamento estende-se por muito tempo, mobilizando todo o país. Mesmo após o veredicto do tribunal, ainda pairam muitas dúvidas sobre o caso, e uma das famílias resolve contratar Crédule Grand-Duc, um detetive particular, para descobrir a verdade.

A história está muito longe de acabar. Grand-Duc investiga o caso por 18 anos, e acompanha toda a infância de Émilie buscando novas pistas quando finalmente encontra a pista final no último dia de sua investigação, em um jornal de 18 anos atrás.

Minhas expectativas estavam altas com essa história que, desde o início, se mostrou muito envolvente. Apesar da escrita fluída, os acontecimentos só aceleram na parte final.

O relacionamento entre Marc e Emilie, os personagens principais, caracterizando incesto caso ela fosse realmente sua irmã, me incomodou. Essa parte foi escrita sem muita sensibilidade e de maneira rasa, despretensiosa, o que me parecia uma evidência que o vínculo parental não existia ou uma irresponsabilidade do autor (talvez?). 3,5?

Rafa 15/04/2021

✈️ Na noite de 23 de dezembro de 1980, um avião cai na fronteira entre a França e a Suíça, deixando apenas uma sobrevivente: uma bebê de 3 meses. Porém, havia duas meninas no voo, e cria-se o embate entre duas famílias pelo reconhecimento da paternidade. Numa época em que não existiam exames de DNA, o julgamento estende-se por muito tempo, mobilizando todo o país. Mesmo após o veredicto do tribunal, uma das famílias resolve contratar Crédule Grand-Duc, um detetive particular, para descobrir a verdade. Dezoito anos depois, destroçado pelo fracasso e no limite entre a loucura e a lucidez, ele envia o diário das investigações para a sobrevivente e decide tirar a própria vida. No momento em que vai puxar o gatilho, o detetive descobre um segredo que muda tudo. Porém, antes que possa revelar a solução do caso, ele é assassinado.

✈️ O Voo da Libélula é um livro um pouco complexo em sua estrutura, mas no sentido geral é SENSACIONAL!! Já no início recomendo e muito a leitura desse livro!!

✈️ O autor foi muito feliz em conseguir manter o nível de tensão lá em cima desde o começo. Já no início temos um julgamento de tirar o folêgo, com uma reviravolta impactante antes da decisão do juiz. Esse é só um exemplo das várias situações em que as reviravoltas da história vão te deixar de queixo caído. Cada página do diário de Grand-Duc é uma mini-bomba!!

✈️ As reações dos personagens a cada segredo revelado no diário acabam criando subtramas que ajudam bastante não só no entendimento da trama principal, mas também no clima de suspense da história. Até porque todo segredo revelado tem sua consequência!! Ela nem sempre leva a boas ações!!

✈️ As grandes bombas ele deixa pro final!!! E eu apreciei muito como ele montou um final bastante crível, palpável. Eu estava com medo dele fantasiar muito na hora do desfecho. Mas não, além de surpreender, ele mostra toda uma coerência com a realidade!!!

✈️ Tudo isso faz de O Voo da Libélula um livro único e excepcional!! Se você gosta de thrillers, ele tem que entrar na tua lista já!!
Giiiii 16/04/2021minha estante
Muito bom esse livro ??

Halynka 03/05/2023

O voo da libélula
Um terrível acidente de avião e a única sobrevivente, uma bebezinha de pouco mais de 3 meses de vida. A partir daí, uma grande dúvida sobre a identidade da criança. Seria Emilie Vitral ou seria Lyse- Rose Carville? Seria irmã de Malvina ou de Marc? Ou ainda o amor deste?
Uma investigação que dura aproximadamente 18 anos e que resultará em muitas surpresas até o final, com possibilidades de nenhuma família sair completa ou, talvez, mais completa ainda.

Lucas.Seregati 14/06/2016

Nem bom. Nem Ruim.
A história desenvolve-se de maneira lenta e parada. Quando cheguei na metade do livro, estava de saco cheio, pois as coisas não fluíam. Nas ultimas 100 páginas a história fica interessante e ganha um desfecho bem interessante. A minha conclusão é: Vale a pena, pois a história é bacana e lhe “prende” pela curiosidade de saber o quem é quem. No entanto, eu não consegui criar um afeto ou um laço com os personagens e isso prejudicou minha leitura.
Evelyn Marinho 13/10/2016minha estante
Também achei o livro bem parado, li até o final por curiosidade, onde teve um desfecho muito bom. Mas não recomendo para quem não tem paciência em esperar até o final para acontecer algo interessante.

lvrcarolina 07/11/2020

Não gostei
Bom, o livro parece bastante intrigante ao início. Contudo, pude perceber que existem várias pequenas histórias paralelas e enredos que, de alguma maneira, não deixam que o livro vá direto ao ponto. Isso foi o que me incomodou muito pois parecia que a história não estava caminhando, que estava estagnada.

Apesar disso, o enredo traz uma curiosidade incessante. Você começa a ler e quer ir até o final, não porque o livro seja bom, mas sim porque você precisa saber se o bebê é Lyse-Rose ou Emilie.

Eu recomendo a leitura para poder tirar suas próprias conclusões, mas particularmente não apreciei o livro.

Maisa @porqueleio 17/10/2022

Resenha / O voo da libélula /@porqueleio
Na noite de 23 de dezembro de 1980, um avião cai na fronteira da França com Suíça, tendo a bordo 168 pessoas. Após o impacto, um incêndio tomou a nave, não dando chances para ninguém.

Entretanto, os bombeiros encontram um bebê de 6 meses próximo aos escombros, numa distância tal que o incêndio amenizou o frio – um milagre. Acontece que dois bebês embarcaram no voo, e as técnicas da época não permitiam a identificação por exame de DNA. Com os pais mortos, sem características marcantes, um embate jurídico tem início: de um lado, a família pobre dos Vitral, de outro, a família rica dos Carville. Um detetive é contratado para desvendar o mistério.

18 anos se passam, e quando o detetive desiste de buscar a verdade, encontra a resposta que procurou todo esse tempo ao rever a nota do acidente que saiu no jornal à época. E é assassinado... uma corrida contra o tempo tem início, e finalmente a verdade poderá trazer a paz para as famílias envolvidas. Mas, 18 anos depois, é possível encontrar algum conforto?

Com uma narrativa que mescla passado e presente, o livro traz o desenvolvimento do mistério de uma forma lenta, com uma estória que se passa em poucos dias, privilegiando outros pontos além do suspense, como um amor proibido, jogo de poder, traições, traumas, mágoas...

Lylie, a garota alvo de todo o processo, aparece pouco, e temos nosso olhar voltado sobretudo para Marc, empenhado em descobrir se a garota é sua irmã. Impulsivo, tomou algumas decisões bem discutíveis, mas foi perseverante.

Ainda que eu tivesse tomado partido logo no início – o autor leva a gente para o lado errado propositalmente, fui ficando angustiada, porque nenhuma resposta me parecia justa. Mas, sabe aquele sabor de ter a resposta desde o início, e não ter percebido?

Um bom thriller, daqueles de ler bem rapidamente, com um final justo para a trama proposta.

site: https://www.instagram.com/p/Cjqodsxuxkc/

Priscila Colombelli 04/07/2020

Perturbador
Que livro maravilhoso. Muito bem escrito, engenhoso e recheado de mistério. Reviravoltas mais perturbadoras do meio para a frente. Recomendo