Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

Sofia 31/03/2022

Explicar é limitar. É impossível limitar Gabriela, dissecar sua alma.
Diretamente de Ilhéus, Bahia, vamos conhecer os personagens que compõe esse romance de Jorge Amado, uma das obras mais premiadas e adaptadas do autor. Até as primeiras 100 páginas do livro, não conhecemos Gabriela. Somos ambientados em Ilhéus, uma cidade que está crescendo por causa da venda de cacau. Ainda é considerada uma cidade do interior, dominada pelos fazendeiros grandes, mas que aos poucos está ocupando seu espaço no cenário da Bahia.

A fama da cidade baiana era tão grande que pessoas do Brasil inteiro, principalmente de outros estados do Nordeste, enfrentavam uma longa jornada para chegar na próspera Ilhéus e ter um pedaço de terra para plantar cacau. Quando um exportador de cacau carioca, Mundinho Falcão, chega na cidade e começa a investir o seu dinheiro em várias coisas por aí, uma tensão política começa a crescer e será o plano de fundo de todo o livro.

Gabriela foi uma das viajantes que se mudou para Ilhéus em busca de uma vida melhor. Uma menina mulher, apaixonada pela vida, que ama cozinha, andar descalça, dançar e atrair a atenção dos homens. Nacib é dono de um bar em Ilhéus e está a procura de uma cozinheira e encontra em Gabriela a resolução de seus problemas e muito mais do que isso, se apaixona por ela. Uma paixão tão grande que logo vira ciúmes e posse e Nacib entende que a única maneira de ter Gabriela só pra ele é se casando. Só que ela é uma mulher livre e quer continuar sendo assim. Mas aceita o casamento por gostar muito de Nacib e querer agradá-lo por ele a ter acolhido.

Com essas duas histórias caminhando em paralelo, vamos entender aonde dará essa briga política e essa briga por amor. Com uma crítica social bem forte, comum das obras de Amado, vamos ficar hipnotizados por esse enredo e por essa cidade com tantos acontecimentos. Mais um livro do autor que entra como um favorito da minha vida, impossível recomendar mais essa obra tão importante e gostosa de ler.

Isabella 25/03/2022

Não é sobre Gabriela
Jorge Amado escreve muito bem, não há reclamações da minha parte sobre isso. O livro é sim muito bem escrito e possui uma grande capacidade imersiva pela narração bastante envolvente do autor. Os personagens são interessantes, assim como as histórias, porém se você esta indo para essa leitura imaginando uma novela de amor...
A verdade é que o nome do livro devia ser "Ilhéus, um breve recorte sobre a história da cidade e seu povo", porque grande protagonista da história é a cidade. Nacib, par romântico de Gabriela, é talvez o único outro personagem que tenha um destaque, de modo que a política, os costumes e a rotina de Ilhéus que são os focos da narrativa.
Claro que contextualização é absurdamente importante na construção da história, mas foi além do necessário, principalmente no começo do livro. Pode ser cansativo concluir capítulos e mais capítulos demasiadamente descritivos sobre os avanços econômicos e políticos, enquanto se é esperado o desenvolvimento do enredo dos milhares de personagens apresentados.
Outro ponto importante, é que de todos os personagens a construção que mais deixou a desejar foi a de Gabriela. Ela é praticamente mistificada, porém de uma maneira que retira suas humanidades. É descrita como sensual e selvagem, ao mesmo tempo que é ingênua e pura ? Talvez com o objetivo de transparecer um espírito livre, o autor acabe falhando na construção da personagem. Como descrição de uma mulher é rasa e incongruente, contudo, não acontece com as demais narrativas.

[Provavelmente minha opinião exposta aqui não seja muito popular, ainda assim acho que é interessante adicionar ela à roda.]

Leandro. 19/03/2022

Gabriela.
"Eu acredito que ela tem o tipo de magia que provoca revoluções e promove grandes descobertas. Não há nada que eu goste mais do que observar Gabriela no meio de um grupo de pessoas. Você sabe o que ela me lembra? Uma rosa perfumada num bouquet de flores artificiais.?

Gabriel.Arbes 14/03/2022

Uma historia boa, mas sem grandes acintecimentos.
Uma historia boa é verdade, mas não tão boa quanto é vendida, os personagens poderiam ter sido mais aprofundados e desdobranentos melhores acabados. Mas num todo é um livro bom

Mah 13/03/2022

"Gabriela é boa, generosa, impulsiva, pura. Dela podem-se enumerar qualidades e defeitos, expli-
cá-la jamais. Faz o que ama, recusa-se ao que não lhe agrada. Não quero explicá-la. Para mim basta vê-la, saber que existe". João Fulgêncio.
Gabriela Cravo e Canela - Jorge Amado

Davi.Dallariva 22/02/2022

Um livro sobre uma cidade passando por um período de muitas mudanças, e sobre uma jovem mulher que se recusa a ter sua natureza mudada. É também sobre o amor nascendo, morrendo e renascendo. E que personagem linda é a Gabriela! Não é por acaso que é um ícone. Eu já tinha uma noção de quem ela era antes de ler o livro, assim como a maioria dos brasileiros deve ter, eu imagino. Mas ela é muito mais fascinante do que eu poderia ter imaginado.

Ludmila 19/02/2022

Que escrita maravilhosa! É verdade, dá nervoso refletir em como as mulheres eram tratadas na época, mas isso só reflete o quanto a história é realista e bem executada. Parece que estamos participando de tudo!

Piêtra 16/02/2022

uma mulher de encantos.
Sou suspeita para falar de gabi, rs

A leitura começa um pouco lenta e não muito interessante, pois os primeiros capítulos retratam a história e construção de ilhéus, MASSSS logo que Gabriela chega na cidade os rumos do livro se tornam outro. Ela é uma mulher atraente e de muitos olhares que consegue cativar o leitor muito rápido. Gabriela é intensa e possui uma história intrigante e bem interessante.

Salve Jorge amado!! ?

Dani 13/02/2022

Ótimo romance que conta a história de Ilhéus, dos costumes e do quanto as mulheres eram sacrificadas para caberem, ou se não coubessem, pior ainda, nos moldes da sociedade. Gabriela, Malvina, Glória e outras..

Ci 09/02/2022

Gabriela
Gabriela vive a frente de seu tempo, diferentemente de todas as mulheres narradas em sua estória, ela é uma personagem totalmente singular. Não pode e não deve ser comparada às donas de casa (mesmo tendo sido uma), não pode ser chamada de solteirona (embora também fosse uma), nem tanto possa ser chamada de "quenga" (se bem que por vezes, vivia como uma).
A diferença é que Gabriela é um espírito livre, uma flor selvagem que só pode dar o máximo de sua beleza, se estiver no campo, e não num vaso. Uma mulher que se importa com o que leva no coração, não com bens, ou possibilidade de fazê-los. Por esse motivo, amo Gabriela. Mas também por vezes a detesto, por esconder sua natureza, por se deixar ser mudada, por deixar apagarem seu brilho.

Mawkitas 08/02/2022

Uma das formas de se evitar a tirania é não tentar dar nome a todas as coisas, principalmente às que não dizem respeito à pessoa que está nomeando. "Gabriela, cravo e canela" me faz pensar nisso. Como é importante a gente dar espaço para o outro ser quem é e ver o que vem dele de forma natural, sem a gente tentar direcionar, controlar, orientar, civilizar, salvar, ajudar e, em suma, capturar! O desejo é um trem doido e corre o risco de murchar quando a gente tenta uma harmonia impossível. Conviver com um desencontro de base, estrutural, acaba ajudando a gente a ver quais encontros topamos, do que é que a gente dá conta, o que a gente quer.
capitu.bretas 09/02/2022minha estante
Que crítica construtiva e positiva

Terapia literária 07/02/2022

Genial!!
"Gabriela é boa, generosa, impulsiva, pura. Dela podem se enumerar qualidades e defeitos, explica-lá jamais. Faz o que ama, recusa-se o que não lhe agrada. Não quero explica-lá. Para mim basta vê-la, saber que existe." Acho que não poderia haver melhor definição pra essa mulher de espírito livre. Gabriela é o nome que representa toda brasileira que quer se ver longe das amarras sociais, amar sem limites, viver sem se importar com a opinião alheia, ser feliz independente de tudo e de todos. É muito interessante como o autor a retrata com certa pureza, pondo a prova que a maldade tá nos olhos da sociedade cheia de regras e padrões que "devem" ser seguidos. Gabriela vem como forma de esperança, traz luz, cor, brilho e sorrisos por onde anda, vinda pra quebrar esses estigmas arcaicos e grotescos.
Engana -se quem pensa que o enfoque do livro é Gabriela, e sim o povo, os trabalhadores, o brasileiro com seus anseios e desafios diários, eu interpreto Gabriela como uma mudança, tempos novos e de paz.

Manu 07/02/2022

Gabriela nos mostra como é ruim enfiar o indivíduo em costumes que nele não se encaixam, retirando toda a sua autenticidade.

Lary 31/01/2022

A história de Ilhéus em meio ao romance de Gabriela.
Sem decais uma ótima maneira de conhecer a história de Ilhéus e como aquela região se tornou o efervescente centro do cacau durante o século XX.

Gabriela é título do livro, mas não é a personagem principal da trama. Primeiramente, Jorge Amado nos envolve em disputas políticas e acontecimentos relevantes que resultaram nos conflitos posteriores, tornando o amor entre o árabe Nacib e a menina com cheiro de cravo e pele cor de canela, parte secundária.

É muito interessante se aprofundar nos conflitos existentes entre os coronéis a seus opositores, as lutas políticas, armadas, a história da conquista da terra, o coronelismo, voto de cabresto, o progresso, a pobreza dos retirantes e a prevalência de uma mesma família por décadas no poder. Conhecer tais imbróglios significa conhecer a história da terra que herdamos.

E Gabriela? Gabriela é a cereja do bolo, a pessoa que não se encaixa nas convenções exigidas pelos ilheenses, ou, como diria João Fulgêncio: Gabriela existe, isso basta.