Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

Karlinha 28/05/2022

Meu primeiro livro de Jorge Amado.
Há algum tempo já queria muito conhecer a escrita do autor, muito disso vem da importância que ele tem no meio literário brasileiro mas também por pura curiosidade de já ter tanto ouvida falar das suas adaptações para tv.
Escolhi Gabriela sem nenhum critério aparente, mas acredito que tenha sido uma boa escolha.
Sobre a história em si, esperava vê a Gabriela como protagonista já que o livro leva seu nome, contudo para mim o livro fala muito mais sobre a Política da época e seus costumes do que a própria personagem. Isso não é algo ruim, eu amei conhecer o ambiente da história como um todo sem enfoque em ninguém especial. Ele nos mostra como funciona todo o andamento daquele local e nos apresente a vários personagens, foi bom me identificar com aquele meio.
Apesar de ter esperado um aprofundamento maior em algum personagem e a frequente sexualizacao, inferiorização que caracterizava as personagens femininas, achei uma experiência super válido e com certeza gostaria de ler mais obras do autor

tortajulia 23/05/2022

"Eu nasci assim, eu cresci assim, E sou mesmo assim.."
Primeiramente, a história não me cativou até mais ou menos a página 200. E eu fui bem crítica com esse livro e eu nem sou tão crítica, principalmente se tratando de literatura. A literatura brasileira é de uma riqueza enorme e chega a ser absurdo a maneira como muita das vezes ela é retratada.
Foi bem cansativo ler esse livro, porém, em alguns momentos onde a história ganhou um pouco de "ação" a narrativa teve uma dinâmica bem explorada pelo Jorge. Do meu ponto de vista, a Gabriela mais ficava de "figurante" em diversos momentos, o que me agoniou durante toda a história. Teve algumas reviravoltas durante a narrativa, o que realmente foi um ponto bem positivo. Mas confesso que em algumas partes eu não tinha a menor vontade de seguir lendo.
Valeu como experiência, e talvez seja mais pelo meu estilo próprio de leitura que eu diga que "Gabriela, cravo e canela" não me cativou tanto assim. A escrita do Jorge Amado tem sim muito potencial, a forma como ele cria um cenário inteiro através de cada personagem faz tudo parecer muito legítimo, muito realista. Entretanto, a história em si não tem nada demais. Novamente, é o meu modo de ver. Precisaria ler mais obras dele para falar com mais clareza mas não tenho vontade de fazer isso agora.

Gabi 16/05/2022

Muito bom, de fato. Por isso que a maioria dos livros do Jorge viraram novelas, enredo exemplar. Te prende do início ao fim, os personagens principais são bem elaborados e os secundários acrescentam um toque de humor, conexão, etc. Com o centro do enredo.
É interessante que une história, geografia, pois o contexto é o boom do cacau na região do nordeste, assim como a questão do voto, de como funcionava a política nos idos anos 30. Legal ler quem estiver estudando pra vestibular e tudo mais, une entretenimento e aprendizado.

Mas, com toda sinceridade, o jeito da Gabriela às vezes me agonizava. Uma crítica ao Amado, que já li em algum lugar, era a frequente sexualizacao, inferiorização que caracterizava as personagens famininas, vai ver por isso Gabriela me parece tão tosca em alguns momentos, porém ok. Leitura ótima, recomendo!!

Lailton.Almeida 13/05/2022

O Progresso
Como não amar a escrita de Jorge Amado, com certeza um dos meus autores favoritos da vida. Iniciei a leitura achando que seria um livro sobre o romance e a história de Gabriela, mas não poderia estar mais enganado, aqui encontramos uma crítica a sociedade com costumes e pensamentos retrógrados, como o coronelismo e machismo da época, que em alguns lugares perpetuam até hoje. Gabriela mesmo só aparece no livro próximo da páginas 80.
Apesar de ter gostando bastante da leitura, em alguns momentos se tornou um pouco cansativa, além da falta de explicação de alguns ocorridos, mas nada que diminua a importância dessa obra
16/05/2022minha estante
Qual livro dele vc indicaria para começar ?

Lailton.Almeida 16/05/2022minha estante
Com certeza capitães da Areia, foi o primeiro que li e continua sendo o meu favorito dele

16/05/2022minha estante
Esse eu já li kkkkkkk clássico, além desse qual vc acha melhor ?

Lailton.Almeida 16/05/2022minha estante
Se for de Jorge Amado, A morte e a morte de Quincas berro d'água

V_______ 10/05/2022

Gabriela, Cravo e Canela
Primeiro livro de Jorge Amado que leio, Gabriela, Cravo e Canela conta mais do que a história de Gabriela, ao contrário do que possa sugerir o título, narra as mudanças de uma cidade em ascensão.
Ilhéus, cidade baiana da zona do cacau, em meados da década de 20 está passando por mudanças, a era dos coronéis se vê em seus últimos dias, Mundinho Falcão, exportador de cacau se instala na cidade baiana, com gana de vê-la prosperar se torna um forte homem na cidade, o que não agrada o coronel Ramiro, que fez seu nome a base da bala décadas antes e pelo qual o povo de Ilhéus é muito grato, porém os tempos mudam e o que era bom outrora já não é agora. É nesse impasse do novo e velho que somos apresentados a Nacib, comerciante que busca uma cozinheira, e que a acha em Gabriela, fugida da seca e miséria que assola o sertão, não encontra só uma cozinheira, como o amor em sua pele cor de canela e seu perfume de cravo.
Adorei tudo nesse livro, os personagens são ótimos, o enredo principal e os adjacentes, a escrita de Jorge Amado é maravilhosa, espero que nos próximos livros que lerei dele a experiência seja tão boa quanto está.

Lethycia Dias 08/05/2022

Crônica de uma cidade do interior
Esse livro estava na minha TBR de releituras desde que comprei esta edição antiga em um sebo. Ler novamente, quase 10 anos após a primeira leitura, foi uma experiência bem difetente do que eu esperava, mas não quer dizer que não gostei.
Neste história, somos apresentados à cidade de Ilhéus (Bahia) nos anos 1920, com seus personagens típicos que se farão presentes durante toda a história. Entre eles, estão o Coronel Ramiro Bastos, chefe político local; Mundinho Falcão, empresário carioca e seu maior opositor; e Nacib, dono de um bar que logo no início da história precisa lidar com a partida da cozinheira que preparava suas refeições e os apretivios de seu bar e se vê desesperado para contratar uma nova funcionária. A chegada de Gabriela, retirante que pouco se importa com convenções sociais, marca uma série de acontecimentos que evidenciam a modernização da cidade e sua mudança de costumes.
A primeira coisa que se destacou para mim nessa releitura é o tempo que leva até a primeira aparição de Gabriela. Antes que ela seja sequer mencionada, conhecemos toda a cidade de Ilhéus, seu passado violento de disputas por terra e seus problemas sociais e políticos, a riqueza dos fazendeiros de cacau e a prosperidade que se espalha (de forma muito desigual) pela região. Esse é um indicativo de que Gabriela não é uma protagonista, como o título sugere, e que seu romance com Nacib não é o principal elemento do enredo. O subtítulo "Crônica de uma cidade do interior" indica bem o que o livro é, e talvez sua maior protagonista seja a própria Ilhéus.
O envolvimento de Nacib e Gabriela é, como tudo o mais, um retrato desse lugar. A paixão arrebatadora e sem compromissos - que é ideal para Gabriela - transformada em casamento civil pelos ciúmes de Nacib e pelo medo de perder a excelente cozinheira que encontrou; as ambições de enriquecimento de Nacib construídas principalmente a partir do trabalho de Gabriela - e até mesmo o fim do casamento, possibilitado pelo famoso "jeitinho brasileiro", são coisas que só poderiam acontecer naquela terra habitada por aquelas pessoas com aquelas tradições.
Fiz uma leitura lenta, porém divertida, e bem mais madura do que a experiência anterior. Recomendo para quem já tenha lido outros livros de Jorge Amado e sabe o que esperar deste.

site: https://amzn.to/3wcyIvr

Gustavo 05/05/2022

Mais um Amado
Adoro a escrita do Jorge Amado, adoro teus causos cotidianos e como me intriga tanto a presença da Culinária nos seus livros.
Gabriela Cravo e Canela passa toda a vibe da sua escrita, onde a cidade é viva, infringindo teu anseios passivos nos moradores, onde o ambiente incorpora como um personagem, trazendo riqueza e profundidade ate na forma como os personagens olham, comem, brigam, esse em específico, mostra o cotidiano de uma forma mais política (não politizada) que encaixou muito bem

ana oliveira 01/05/2022

" Certas flores murcham nos vasos"
Livro incrível, história maravilhosa e escrita impecável. Jorge Amado fez um trabalho excepcional ao dar vida à Gabriela, criatura pura, encantadora e com mãos de fada para o tempero da cozinha. Ao decorrer da narrativa temos o prazer de acompanhar a história de amor entre o sírio Nacib e sua cozinheira Gabriela, que se passa na cidade portuária de Ilhéus, durante a época de ouro do cacau. Ainda, podemos desfrutar da ambientação que o livro proporciona, nos fazendo sentir como habitantes de Ilhéus, participando como ouvintes das fofocas e intrigas que, frequentemente, ocorrem na cidade.
Uma leitura envolvente, que nos mostra o porquê de que "certas flores murcham nos vasos".

Kelly 17/04/2022

Sobre progresso e civilização
Essa narrativa é diferente de outros livros que eu já tinha lido do Jorge Amado. Embora a cereja do bolo seja o romance de Gabriela e Nacib, o livro tem como tema principal o progresso e civilização socioeconômica e moral em Ilhéus. É impressionante como o autor consegue desenhar tão bem essa temática sem deixar o livro cansativo. E como sempre, carregado de muito humor ao estilo de JA. Uma grata supresa! Expectativas supridas!

Gabi 16/04/2022

Agora entendo o porque a minha mãe escolheu o meu nome com base neste livro. "Gabriela Cravo e Canela" é um clássico. Incrível como Jorge Amado conseguiu sintetizar a cultura da época, com todo o machismo, coronelismo e hipocrisia (aliás, muito atual). Da mesma forma, Gabriela se apresenta como uma mulher livre das amarras sociais, porém, ainda assim, vítima de um sistema cruel, cheio de abusos e violência. Ontem, ao finalizar a leitura, me senti órfã. Serão manhãs estranhas sem a presença de Nacif, Gabriela, Mundinho Falcão e todos os ilheenses que me conquistaram.
Leitura recomendadíssima!

Amanda 15/04/2022

Gabriela, cravo e canela - de Jorge Amado
- O Coronel mata esposa e seu amante, lavando sua honra com sangue - nada mais justo aos olhos da sociedade.
- A promessa de engenheiro para o problema da barra no porto é anunciada, e assim a esperança de exportar cacau para o mundo sem intermédios e mais impostos vibra a política da cidade.
- Nacib está em busca de uma nova cozinheira e encontra na mulata Gabriela, retirante vinda do mercado de escravos, a salvação e prosperidade para seus negócios e um amor inesperado.

Estes três fatos acontecem no primeiro dia de narrativa e serão ecos ao longo de toda a história. Só este dia alcança quase 100 páginas sem a personagem que da nome ao livro aparecer. Isso não é um problema! É Jorge Amado nos colocando a conhecer cada um dos personagens secundários (maravilhosos!) e nos fazendo parte daquela comunidade de Ilhéus de forma orgânica.

Ilhéus de 1925 é uma cidade em transformação neste momento. Riquíssima por conta do cacau vê o progresso se anunciar de forma rápida e encontra resistências provocando embates entre nova e velha política. A liberdade intrínseca em Gabriela é um suspiro na mudança que paira também a sociedade e que como o autor anuncia logo nas primeiras páginas:

“mais lentamente, porém evoluíam os costumes, os hábitos dos homens. Assim acontece sempre, em todas as sociedades”.

Eu amei este livro porque Jorge Amado consegue desnudar a sociedade brasileira como poucos. Há criticas que te fazem sentir raiva, há deboche e que te fazem rir, há sentimento! São por esses motivos que busco Jorge Amado.

Eu não havia assistido as inúmeras adaptações deste clássico. Ainda bem! Depois de ler eu assiti ao filme da década de 80 e fiquei bem triste pois não achei que eles exploraram a verdadeira intenção deste livro. Como é uma mídia mais consumida as pessoas entendem essa história quase como um livro erótico. Ele é sim muito sensual (e há uma razão pra ser) mas ele vai muito além.

William LGZ 13/04/2022

Um dos melhores trabalhos de Jorge Amado
É impressionante a capacidade do autor em transitar entre os mais variados gêneros sem deixar de sempre passar a sua marca e transmitir seus ideais através de personagens com inúmeras camadas e de uma trama recheada de situações tanto divertidíssimas como bem reflexivas, mas sempre fascinantes.

Apesar de ter esperado por mais desfechos na reta final e achado que alguns personagens não foram tão bem aproveitados quanto poderiam, a obra foi perfeita em passar sua trama principal: o romance entre Nacib e Gabriela. Enquanto as secundárias estavam sempre ali para me entreter e não deixar a história estagnar, sendo extremamente eficaz nisso pelo menos para mim!

Por esses e outros motivos que avalio Gabriela, Cravo e Canela como um livro 5 estrelas e o recomendo demais à todos, principalmente àqueles que queiram conhecer Jorge Amado pois esta é uma excelente porta de entrada!

skuser02844 10/04/2022

Gabriela é pássaro livre
Jorge Amado possui uma escrita maravilhosa, capaz de nos levar para a Bahia através dos livros. Para alguns Gabriela pode parecer depravada ou até mesmo sem caráter, mas na verdade ela é simplesmente humana, uma mulher dona de suas vontades que não aceita ser presa nos padrões impostos pela sociedade. Não dou as cinco estrelas pois o autor deixa alguns finais em aberto, mas fora isso a obra é incrível.

Alessandro117 08/04/2022

Cravo e Canela
Como sempre a maestria de Jorge Amado demonstra-se impecável em uma das suas obras mais famosas. Fui transportado com maestria as ruas de Ilhéus, após já ter ido à Aracaju com Teresa Batista e andar nas praias com os Capitães da Areia. Gabriela, ser encantador e todos os que orbitam a figura de mulher tão única nos nossos sonhos. Fui transportado a lutas políticas da terra do cacau, na década de 20. E é isso...

Elionay.Araujo 04/04/2022

Fui surpreendida
Esperava que a obra falasse mais e Gabriela, porém há muito mais narração sobre o contexto político e social de Ilhéus do que na nossa protagonista. Para mim, isso mais um ótimo acréscimo, uma vez que eu n esperava ter tantas informações dessa época e desse lugar.
Além disso, a obra desperta curiosidade para sabermos qual será o fim da ingênua e sedutora Gabriela.
Vale a pena se aventurar na leitura dessa terra do cacau e do dinheiro abundante.