Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

Maria.Batagin 11/08/2022

Que livro
Amei essa experiência, uma escrita gostosa de se ler!
Livro que tinha receio de ler pelo linguajar é a escrita por esse motivo que levei tanto tempo para ler e agora depois de perder com muito gosto horas com esse livro, super recomendo a todos.

Lorena 03/08/2022

Gabriela, explicá-la jamais!
Para que explicar? Nada desejo explicar. Explicar é limitar. É impossível limitar Gabriela, dissecar sua alma?
Foi longa jornada, só lendo mesmo de pouquinho. De pouquinho em pouquinho a gente se encanta pela profundidade de Gabriela. Que nada quer ser, que de tudo prefere o simples. Não fosse o corpo de mulher pensa que é criança. A trama em si perde completamente o foco, de tão interessante que se torna ler sobre Gabriela. Da vontade de só falar sobre ela, porque Gabriela é o que de mais simples existe nas mulheres. É de fascínio. Uma vontade de ser só ela, por si só, presa dentro de si e longe de qualquer vínculo social. Gabriela é só dela. Tinha vontade, na hora fazia. Jorge Amado não poderia ter sido mais perfeito na criação de Gabriela, que é desejo, que é riso, que é Bahia, que é vida. Que é você, que sou eu. Que é o que tem de mais profundo dentro de cada mulher.
Nunca que eu te esqueço Gabriela, porque te esquecer é esquecer de mim.
Pedro 04/08/2022minha estante
Belíssima (e poética) resenha!
????

Sabrina 01/08/2022

Os costumes de Ilhéus dos anos 20, a cena política, a disputa de poder pelos coronéis do tempo de ouro do cacau, as mulheres subjugadas pela sociedade e submetidas a toda ordem de violência de gênero? e Gabriela e sua liberdade. Ler Jorge Amado é sempre uma delícia!

Rodrigo Scarabelli 31/07/2022

Ilheus, terra do cacau e da misoginia
Livro muito bem escrito, tratando de costumes de uma cidade historicamente conquistada por jagunços que se tornaram fazendeiros-coronéis. Passado violento, presente severo no que se refere a códigos morais, principalmente às mulheres.

Transformações estão em curso, com o enriquecimento da cidade pela exportação do cacau, anseios progressistas de desenvolvê-la e mudanças culturais com filhos estudados e avanços civilizatórios no país.

Gabriela é icônica, mas o livro fala da cidade de Ilhéus e seus cidadãos nessa encruzilhada de mudanças, entre os velhos costumes e os novos tempos, gerando vários tensionamentos.

Enredo riquíssimo sobre machismos e misoginia, culturas antigas de "lavar a honra com sangue" deixando crimes de feminicídio encobertos, socialmente justificados e impunes. A Ilhéus na encruzilhada dos tempos vai assistir à ruína do consolidado poderio dos coroneis e à condenação pela justiça do primeiro marido traído que assassinara a esposa e o amante, resultando em prisão.

A leitura, para além de entreter, faz refletir sobre costumes e nossa própria história, e lamentáveis machismos ainda insepultos. Que sejam por nós identificados nas suas ínfimas expressões para assim serem liquidados. "Eu nasci assim vou ser sempre assim" só serve para Gabriela.

Bruna.Toledo 31/07/2022

Achei bem difícil ler Gabriela, Cravo e Canela sem me deixar influenciar pela imagem retratada na minissérie da Globo. Não consegui desassociar a narrativa da televisão, o que inicialmente até me deixou desanimada com o livro, afinal eu já conhecia os plot twists. Felizmente, a ilhéus de Jorge Amado me conquistou aos poucos, até que me vi completamente seduzida pelo cenário e pelos personagens caricatos.

Esse livro não é um clássico à toa. É um retrato de como o Brasil se construiu Brasil: à base da violência, em busca de riquezas e tratando como figurantes quem fez todo o trabalho sujo e pesado (o povo). A elite está no centro de todas as discussões, com poder ilimitado para decidir o presente e o futuro. Qualquer conflito é sempre entre duas elites. As "minorias" que compõem a maioria da pooulação não têm lugar nem voz. Com a exceção de Gabriela, mas ela merece um parágrafo a parte.

Gabriela me irritou desde o início. Não por ser a antítese da mocinha recatada e virginal, mas pela forma rasa com que nos é apresentada. Gabriela parece incapaz de avaliar as situações para além do que é visível ou imediato, tem um comportamento impulsivo e uma linha de raciocínio que anda em círculos. É basicamente uma criança sexualizada. Por fim, me incomodou profundamente a fetichização da mulher pobre e sem recursos. A mulher exótica, de beleza descomunal e que está sempre disponível para dar e receber prazer, mesmo quando está dormindo tranquilamente no seu próprio quarto.
Dandara 31/07/2022minha estante
Leia ?Terras do Sem Fim? que também retrata bem Ilhéus, acho que vai gostar. Visitei a cidade recentemente, e é encantadora? vive e respira Jorge até hoje.

souphiss 21/07/2022

eu gosto de jorge amado, então..
achei o livro muito bom. tem seus problemas, como toda (quase) obra de época costuma ter. os personagens tem pensamentos muito retrógrados e mesmo o protagonista não foge muito disso.
mais do que a história da Gabriela que, convenhamos, só vai aparecer quase no meio do livro, trata-se de Ilhéus e do cacau.
gostei muito dessa parte, toda a questão política e a violência exacerbada que ela tinha (e ainda tem né, olha o Brasil onde a gente vive) foram muito interessantes.
mas ele não me prendeu muito no começo, custei a passar da página 100 ? só o jeito do Jorge Amado escrever que me manteve certa de que eu iria acabar gostando. e gostei.

Maju 21/07/2022

Belezas
O Brasil é um país precioso: aqui estão paisagens belas, uma infinidade de recursos naturais e um povo capaz de trabalhar e fazer arte do dia a dia, infelizmente são poucos que conseguem vislumbrar isso. Jorge tinha esse dom, de marcar a gente com a beleza da nossa gente e da nossa terra, sem esquecer de apontar as mazelas e fazer as críticas mais que necessárias de que a vida da gente podia ser tão mais vida.

Yago 15/07/2022

Seu cheiro de canela
Este livro é maravilhoso, uma ótima história, onde se aprende um pouco de tudo política, sociologia, filosofia, é um livro excelente para ser lido.
Um livro que dá gosto de ler, mas cuidado você pode se apaixonar por Gabriela.

Fayracr 11/07/2022

Sempre Gabriela.
Confesso que achei este um livro um tanto quanto confuso. Até por volta dá página 100 estava me perguntando o motivo de o livro se chamar Gabriela já que a mesma até então não tinha aparecido. Depois de muitos subterfúgios a tão famosa Gabriela apareceu causando impacto nos personagens mas nenhum impacto em mim como leitora, na verdade a parte mais divertida para mim nesse livro foi ultilizar do meu senso crítico para condenar o comportamento dos personagens os quais apesar de críticar, relevei, por ser um livro escrito a tanto tempo. É um livro agradável porém ficou abaixo das minhas expectativas.
Luisa 20/09/2022minha estante
O comportamento dos personagens foi justamente um elemento da narrativa usado por Jorge Amado para criticar alguns aspectos da sociedade da sua época, usando como contexto Ilhéus. Sobre as 100 primeiras páginas, eu também travei um pouco no começo mas eu não mudaria nada nelas, acho fundamental para a obra em si. Gabriela e Ilhéus são os protagonistas, e os dois tem um relação no livro, a liberdade de Gabriela contrasta com a Ilhéus retrógrada e em processo de progresso.

Zileide.Brito 11/07/2022

Clássico
Foi uma leitura rápida e envolvente. Um orgulho para a literatura brasileira de fato. Tratando de alguns temas que que deveriam se tornar mais fáceis a medida que o tempo passa, mas não; a liberdade que Gabriela exala, a alegria, a beleza, a simplicidade, o desprendimento. Tudo o que gera a cobiça e obsessão humana e a necessidade de arrancar a flor para levá-la consigo. Mesmo sabendo que aquilo vai matá-la.

Fabríccia 05/07/2022

Gossip Girl de Jorge Amado
Ler Gabriela é tal qual sentar em uma praça em Ilhéus e escutar de Jorge Amado todos os detalhes da vida pública e privada dos personagens.
Com maestria ele nos conduz a conhecer o progresso de Ilhéus, os personagens singulares da cidade, a política antiga e nova, os jagunços, os escândalos e a vida que nada tem de privacidade.
As fofocas da cidade não escapam de ninguém.

Leonela_ 02/07/2022

A Ilhéus de Jorge Amado
Literatura brasileira da melhor qualidade são as obras de Jorge Amado, um clássico da nossa literatura o livro Grabriela, cravo e canela é cultura, lazer e prazer. Um livro gostoso e fluido de ler, que te leva ao tempo dos coronéis atraso da civilização brasileira mas também alívio em ver o progresso "mudar" a mentalidade de uma cidade atrasada em costumes. Jorge Amado retrata tão bem essa evolução dos costumes através de um romance que te eleva a alma, pois Gabriela não é um romance idealizado, água com açúcar que exalta a perfeição dos relacionamentos amorosos e o ideal romântico mas sim uma história que te entrega a imperfeição das relações o que não tira a beleza da vida. Leitura para todos que gostam de boa literatura.
Hiandra 02/07/2022minha estante
Preciso ler esse. Amado é tudo.

carolina :) 24/06/2022

"[...] é como Gabriela, existe, e isso basta."
O cheiro de cravo nos acompanha durante toda a leitura, mesmo que nem tão cedo nos seja apresentada, Gabriela vem desde as primeiras páginas introduzindo sua presença ainda oculta.
Interessante demais como o autor julga atitudes patriarcais, violências e muitas das crenças do século XX.
Jorge Amado, aqui, soube equilibrar história, humor e romance. Acompanhar Ilhéus e suas tramas, o tempo de progresso vindo do cacau, indas e vindas de personagens com suas inconfundíveis personalidades, mas, no final, quem deixa os rastros e vem com uma rosa no cabelo, é ela, Gabriela.
Alma livre, de menina-mulher; não tente coloca-la dentro dos padrões pois ela não é nada além dela mesma, inteira em sua autenticidade. No fundo, todas nós devemos ter um quê de Gabriela, viver a verdade dos nossos corações, viver ardente.
Quem resiste a sua beleza, seu cabelo desengonçado ao vento, suas comidas, simplismente sua fluidez de ser Gabriela? Ela, inspiração pra mim, vem nos dizer que sem esforços, sem tentar nos encaixar em lugar nenhum, nossa melhor forma de ser é sendo nós mesmas.
Seu Nacib (Moço Bonito!), se encanta pelo cheiro alucinante de cravo e cor de canela queimada; e é uma felicidade acompanhar o desenrolar desse romance cheio de saberes do amor e da paixão.

Acompanhar essas páginas foi bom demais,
Ainda não sei bem definir esse livro,
Só sei que ele é todo cravo e canela;
De onde vem? Vem de Gabriela.