A assombração da Casa da Colina

A assombração da Casa da Colina Shirley Jackson

Resenhas - A Assombração da Casa da Colina

Mika 28/06/2022

Não gostei
Procastenei horrores pra terminar esse livro, não rolou a leitura não fluía, terminei só pra não abandonar

Gabriel.Lopes 25/06/2022

Casa da colina..
Um bom livro para se ler em uma tarde chuvosa. Mas senti falta de alguns detalhes sobre a casa da colina, e o final deixou a desejar?

Júlia 16/06/2022

Um Clássico do Terror Psicológico
Muitas pessoas vão atrás deste livro por conta de uma série INSPIRADA em sua história, pensando que vão encontrar exatamente o mesmo roteiro, acredito que mais por falta de informação ou ignorância do que qualquer outra coisa.
Chega a ser triste ver o tanto de comentários desmerecendo a autora, que é considerada a melhor de seu gênero, servindo de inspiração até mesmo para gigantes como Stephen King. Também há muitos julgamentos ao livro, que é considerado um clássico. E tudo isso por conta de uma série da Netflix?

O livro é impecável, seu desfecho vai depender muito da interpretação de cada um, essa é a premissa da Casa da Colina. Se o leitor faz uma leitura mais rasa ou então vai muito afobado atrás aparições e fenômenos fantasmagóricos vai perder as diversas particularidades ao longo da escrita que devem ser interpretadas e refletidas posteriormente para chegar a uma conclusão sobre seu desfecho.
Este livro não é feito para quem busca uma leitura aterrorizante, não é feito para deixar aquele frio na espinha, é feito para pensar. O terror é psicológico, o tema é a angústia e os devaneios da personagem principal. Ela foi assombrada pela casa ou por sua própria mente? O livro não vai te dar as respostas, isso você mesmo precisa buscar.

É uma pena que as pessoas não saibam separar séries de TV de uma história tão clássica. É uma pena que julguem esta obra baseado em algo produzido quase 60 anos após seu lançamento.

Bru 06/07/2022minha estante
Também pensei no filme e fiquei pensando numa explicação como ele teve

Marcos868 13/06/2022

A assombração da Casa da Colina
Um bom livro, eu diria. Mas que infelizmente não superou minhas expectativas. Algumas fatores me levaram a criar muitas expectativas em cima do livro e no fim o livro é bem diferente do que eu esperava. O que não quer dizer que o livro é ruim, longe disso, eu gostei do livro e dos personagens também -até me apeguei a eles.

Embora a história seja bem parada, são poucos os momentos em que coisas assustadoras acontecem. E o final é muito bom, eu gostei de como as coisas terminaram, eu posso dizer que já era algo esperado e ao mesmo tempo algo inesperado, eu gostei bastante.

No mais, é isso. Eu recomendo a leitura, só não recomendo ir com muita expectativa.

Rafínea 10/06/2022

Bom, mas não incrível
Ótimo terror psicológico, é o entretenimento do livro, porque a história não fez muito sentido pra mim, e nem me prendeu.
Confesso também que eu particularmente esperava uma resposta para todo esse suspense, a história da casa em si. E não entendi muito bem o que houve com Eleonor no final ?

Katiana.Almeida 31/05/2022

Ainda procurando o terror!
Pela primeira vez ma história eu prefiro a série do que o livro, a história é confusa, sinto as vezes que até o autor se perdeu escrevendo, e fiquei o livro inteiro esperando o terror e nada, a série ficou incomparavelmente melhor!

Isa 30/05/2022

Não gostei.
Nada nada a ver com a adaptação. Como a maioria das pessoas, eu vim conhecer esse livro, após assistir a adaptação an TV. Mas é chato, massante e não tem NADA a ver com a série que é magnífica de perfeita.
Júlia 16/06/2022minha estante
a série é uma inspiração só, não segue o roteiro do livro? como o próprio diretor disse é mais uma homenagem a autora (que é considerada a melhor de seu gênero) do que qualquer outra coisa, por isso as histórias não seguem a mesma linha apesar de tratarem do mesmo tema, que é a depressão

Ygor.Fortes 24/05/2022

Poucos romances me afetaram como esse, a assombração da casa da colina me pegou e eu não conseguia parar de ler. Um terror gótico que constrói lentamente sua atmosfera, apesar de suas 200 páginas e vai ganhando nuances tanto da casa, quando dos personagens. As descrições da mansão são assustadoras e misteriosa, Shirley Jackson constrói tão bem, que sentimos personalidade em cada corredor descrito.
Eleanor (protagonista) em busca de pertencimento, individualidade e ao mesmo tempo de atenção é com certeza a personagem mais interessante, mas os outros não deixam de terem suas camadas. A assombração da casa da colina é um ótimo terror, e quem curti esse gênero precisa ler.

bruxadecopas 18/05/2022

O que tem na Casa da Colina?
? "Nenhum organismo vivo pode continuar existindo com sanidade sob condições de realidade absoluta por muito tempo; até cotovias e gafanhotos, supõem alguns, sonham." ?

Livro que inspirou a série da Netflix, A Maldição da Residência Hill (The Haunting Of Hill House), traz em seu desenvolvimento nada do que se espera: sem monstros, sem grandes sustos, sem escândalos, apenas o sentimento de que algo está errado e o que isso faz com a mente de quem está dentro da Casa da Colina.

*A história do livro não é a mesma da série*

O livro é principalmente focado na Eleanor, uma mulher que cuidou de sua mãe e que até o presente momento, se culpa pela sua morte. Sua relação com a sua irmã, com quem ela atualmente mora, é desastrosa e nada parece realmente valer a pena, até o momento em que ela recebe a carta do Dr. Montague, convidado-a a passar alguns dias na Casa da Colina e descobrir os mistérios que ela guarda. Eleanor foi escolhida por um passado já movimentado, uma infância marcada por uma presença Poltergeist.

Além dela e do próprio Dr. Montague, que é um ávido em provar a existência do paranormal, temos Theodora, uma artista com alma sensitiva e Luke, o herdeiro de Casa. O quarteto se encontra e o clima parece estar leve... até que os primeiros barulhos e ameaças aconteçam.

Se você procura por um livro que vai te deixar sem dormir a noite, esse não vai ser o livro ideal. A autora criou uma história que é suave e o terror é sútil. Ele é curto, tem +/- 230 páginas, e não há longos momentos de tensão nem mesmo apreensão. Os momentos em que algo supostamente começa a acontecer, acaba sendo tratado de uma forma mais "descontraída" entre os envolvidos, na tentativa de acalmar o clima.

Os eventos até eles chegarem à Casa da Colina são lentos e podem ser cansativos, particularmente falando eu não achei que esses primeiros capítulos tiveram algum impacto importante pra compreensão da história. Porém, após a chegada à Casa e o início dos eventos, a leitura acaba sendo instintiva e você vai lendo até terminar. Não porque você quer devorar o livro, mas porque você quer entender: o que são esses eventos da Casa da Colina?

E sobre o final: não imaginei que terminaria como terminou.

Elisa Côrte Real 17/05/2022

Não espere uma casa assombrada
Precisei procurar referências em vídeos do YouTube pra entender e processar a moral do livro.
Eu esperava encontrar um livro de terror clássico, mas encontrei um livro psicológico.