A assombração da Casa da Colina

A assombração da Casa da Colina Shirley Jackson




Resenhas - A Assombração da Casa da Colina


579 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Camila 12/01/2024

Peguei esse livro porque estava precisando de um terror, mas ele é bem mais complexo que isso. Fiquei me perguntando sobre a veracidade dos acontecimentos e na confiabilidade dos personagens. E o final vai se moldando rapidamente no decorrer do livro. Chega um momento que a gente compreende o que vai acontecer.
comentários(0)comente



Pedro 11/01/2024

Terror sutil e sugestionado
Para além da história, gostei muito de como se deu a construção dos personagens e ambientação dos cenários, especialmente as descrições sobre a casa, são impecáveis. Ainda, a narrativa brinca muito com a separação entre a realidade e a imaginação, que é bastante tênue.
comentários(0)comente



Sua amiga 10/01/2024

Q delícia mds do céu
1° livro da Shirley Jackson e assim, apaixonei demais ?

Assisti a série primeiro e qnd a gente vai ler, são histórias completamente diferentes e a gente gosta DAS DUAS!!?

Em algumas críticas vi pessoas reclamando sobre a Eleanor, q era uma prota chata e afins, mas eu amo ela em ambas as obras? (será q eu sou chata????)

Msm qnd "nada tá acontecendo", eu amo acompanhar cada pensamento dela, me identifico mto com a forma como ela parece estar sempre sonhando e vagando por uma realidade distante em busca de algo?

Ler antes de dormir é um bom hábito (ficar longe das telas pra ter uma boa noite de sono e tudo mais) e ler esse livro (principalmente da metade pro final) na madrugada é mto louco!! Tem uns capítulos mto intensos e dá um frio na espinha...?

A melhor parte dos livros da Shirley Jackson são as teorias e interpretações q cada pessoa pode criar e ter, acho q conseguir fzr tramas assim é oq fazem um autor ser atemporal ?

O filme dos anos 90 é HOR-RÍ-VEL!!! é POOOOODRE????

Só não vou dar 5? pq não gostei mto da participação da esposa do doutor??
Manú Tristíssimo 12/01/2024minha estante
Gostei da sua resenha e tenho uma dúvida, por que tantas interrogações onde teoricamente não seria uma pergunta?


Sua amiga 13/01/2024minha estante
Manú tristíssimo - é só pelo meme uai kkkkk coisa de internet? e se certa forma seria uma pergunta q eu faria pra mim mesma no contexto kkkkkk


Bia 09/02/2024minha estante
Ler de madrugada foi uma experiência! São 04:24 e acabei de terminar a leitura, não sei quanto tempo vai levar pra eu recuperar a sanidade agora...


Sua amiga 09/02/2024minha estante
Biaaaa? as histórias da Shirley ficam na cabeça msm dps do fim, tô doida pra comprar mais um livro dela?




Pandora 09/01/2024

Shirley Jackson é uma de minhas autoras preferidas. Além da escrita maravilhosa, seu trabalho de exposição da mente humana, especialmente suas perturbações, é primoroso. Ela sabia brincar com nossas supostas certezas. Prova disso é que quando terminei, pensei: não sei, não gostei tanto quanto Sempre vivemos no castelo; mas depois de meia hora elocubrando o que havia lido já tinha mudado de ideia, vendo toques de genialidade em cada canto.

Primeiro, eu amo terror psicológico. Segundo, andamento lento e tensão crescente. Motivo, aliás, pelo qual não curto a maioria dos livros/filmes do que eu chamo de terror de ação, cheios de sustos e elementos gráficos com a intenção clara e nada sutil de causar horror. Eu gosto de quebrar a cabeça. E lady Jackson sabia criar quebra-cabeças com uma habilidade ímpar.

Final dos anos 50. Aqui temos quatro pessoas (dr. Montague, Luke, Theodora e Eleanor) que são reunidas numa casa supostamente assombrada pelo motivo oficial de participar de um estudo científico, mas que têm, na verdade, cada uma, seus próprios motivos para estar lá. Fama, curiosidade, diversão, fuga, sentido para a vida são alguns deles. A principal destas personagens é Eleanor, uma moça solteira de 32 anos, que passou os últimos onze cuidando da mãe doente e sem a chance de desenvolver amizades ou relacionamento amorosos e sexuais ou de fazer algo por si própria. Com o falecimento da mãe, há três meses, do qual se sente culpada, ela vive com a irmã, o cunhado e o sobrinho, onde não tem nem seu próprio quarto, nem autonomia para gerir sua vida. E é sob a ótica de Eleanor - embora a narrativa se dê em terceira pessoa - que acompanhamos a estada na Casa da Colina.

Shirley sempre cria mulheres interessantes e complexas e aqui a repressão feminina está em detalhes. Embora Eleanor e Theodora sejam mulheres com histórias de vida e personalidades distintas, vivem a mesma realidade das mulheres daquela época, cuja função principal estava em serem boas esposas e mães, ainda que fossem profissionais de sucesso. Um exemplo disso é a visita à casa da mulher do dr. Montague, autoritária, independente e corajosa e dada a experimentos mediúnicos, que se torna um estorvo para todos em vista de sua personalidade, mas que é justificada pelo marido nos seguintes termos: “É uma boa esposa e cuida muito bem de mim. Faz as coisas de forma esplêndida, sério. Botões das minhas camisas”. E depois: “esse é basicamente seu único vício”, referindo-se às atividades místicas da mulher, que obviamente ele não levava a sério.

Como é natural nos trabalhos da autora, ambiguidade e diálogos nonsense são comuns, assim como personagens bem construídos e situações que podem ser analisadas por vários ângulos. Seus livros são para serem lidos mais de uma vez, e em cada leitura algo mais pode ser observado. Como a Casa da Colina. É assombrada ou não? Ela têm influência sobre as pessoas? Ou são as pessoas, que com suas atitudes e os infortúnios, por sua ordem natural, que deram fama a uma casa um tanto peculiar por sua arquitetura e isolamento?

Ao longo dos dias passados na casa, a medida que as interações vão se desenvolvendo e diante da tensão de certos acontecimentos, vêm à tona particularidades de seus habitantes que os mesmos tentavam dissimular ou esconder, além de provocar sentimentos novos em Eleanor, uma complexa relação que envolve amor e ódio, atração e repulsa. Um vulcão adormecido um dia entra em erupção.

“Nenhum organismo vivo pode existir muito tempo com sanidade sob condições de realidade absoluta; até cotovias e gafanhotos, supõem alguns, sonham.” Esta primeira frase da narrativa é a própria essência do livro. Cada vez que lamento a partida precoce de Shirley Jackson, me contento por sua obra ser tão rica, que sempre há o que se absorver dela.

Nota:
As principais adaptações audiovisuais de A assombração da Casa da Colina:
1. Filme Desafio do Além (The Haunting, 1963), direção de Robert Wise;
2. Filme A Casa Amaldiçoada (The Haunting, 1999), direção de Jan de Bont;
3. Série A Maldição da Residência Hill (The Haunting of Hill House, 2018), criação de Mike Flanagan. A série não é uma adaptação, é muito levemente baseada no livro.
Manú Tristíssimo 12/01/2024minha estante
Que resenha impecável, meus parabéns !!


Pandora 12/01/2024minha estante
Manú, muitíssimo obrigada! :)




Jesiane.Lutz 07/01/2024

Expectativas
O livro é MUITO bom. No início não me prendeu, mas por conta da série eu continuei lendo.

Para mim o grande problema é que eu fui com as expectativas erradas. Eu entendia que a série tinha sido uma adaptação do livro e foi isso que me deixou com vontade de ler. A real é que a série (que é minha favorita da vida) se inspira nesse livro, mas definitivamente não é uma adaptação.

Vale a leitura, é bastante prazeroso, mas, se assim como eu você está lendo por conta da série, saiba que não é bem assim que o livro é.
comentários(0)comente



Amanda3913 04/01/2024

Eleanor não mereceu o fim que teve
O livro ia muito bem. A relação de todos era muito harmoniosa, os momentos de tensão não foram tantos, mas foram bons, até tinha um casal pra torcer por eles. Você fica se perguntando como que eles vão resolver os mistérios da casa...Aí acaba.
Da pra entender o porquê é a precursora das histórias de mansão, mas a impressão que eu tive foi que a autora precisou finalizar as pressas o livro no meio e por isso ficou tão desorganizado o final.
comentários(0)comente



Professor Eddie 03/01/2024

Meio assim sei lá
No começo vc se interessa pela história. Depois a Eleanor parece ser uma pessoa bem interessante.

Depois ela se perde, a narrativa se perde, o final é totalmente estranho para mim. Duas estrelas só pela experiência.
comentários(0)comente



Leareminds 01/01/2024

Tensão e agonia me acompanharam desde a primeira até a última página desse livro. Eu fiquei tão imersa que comecei oscilar juntamente com os personagens. Me perdia junto com eles e só voltava quando fazia uma pausa na leitura. Livro incrível demais.
comentários(0)comente



Lyvia 31/12/2023

Por não ter lido nenhuma resenha sobre o livro, mas ter assistido à série com base nele na netflix, criei uma expectativa além da conta e me frustrei. Mas é um bom romance psicológico. Não oferece muito terror. A sensação é que você fica esperando a todo momento algo muito grande acontecer e não acontece.
comentários(0)comente



Gustavo616 31/12/2023

Visualização de conteúdo indisponível no momento. Efetue novo acesso e tente novamente em alguns instantes.

(cod: 14.06)
comentários(0)comente



Denise 28/12/2023

Muito além de história de casa mal assombrada
Um doutor em filosofia pretende estudar os efeitos paranormais de uma casa dita como mal assombrada; mais três pessoas participam do experimento. Coisas estranhas começam a acontecer, mas será mesmo uma assombração?

Não se trata de uma simples história de casa mal assombrada. A casa da colina é um personagem, um organismo vivo e tem forte influência sobre os outros personagens, principalmente sobre a protagonista Eleanor. Ao ponto de as duas se tornarem uma só.

Após anos cuidando da mãe doente, Eleanor finalmente está livre para viver o que não pôde viver. A casa representa esta liberdade, trazendo felicidade e medo das novas possibilidades que se abrem para ela, ao mesmo tempo que evoca a culpa que ela sente pela morte da mãe.

A autora nos coloca dentro da mente da Eleanor, que até mesmo antes de chegar na casa já mostra uma grande capacidade de fuga da realidade. Assim, a narrativa não deixa claro o que é realidade, loucura, sobrenatural, delírio coletivo?

Um gótico maravilhoso onde as personagens femininas possuem papel de destaque, no estilo de A outra volta do parafuso.

Também é muito evidente a influência da Shirley Jackson sobre a escrita do Stephen King, principalmente em Carrie e O Iluminado.

Um livro impactante, muito complexo e bem escrito. Amei!
comentários(0)comente



Animania 24/12/2023

Esse é o meu primeiro contato com a escrita de Shirley Jackson, é um terror diferente porque achei que teria. momentos de terror ou medo, porém a narrativa foi tomando um rumo diferente. Toda a situação da Casa da Colina mexe com o psicológico de seus hóspedes, além de toda a sua estrutura ser irregular tal como a sanidade daquelas que ali se encontram. Na minha opinião, é um clássico do terror que vale a pena, pois é uma leitura muito diferente de um livro que lhe dá a sensação de perigo ou medo, esse seria mais um terror psicológico porque você acompanha a sanidade dos personagens se definhando a cada página. Gostei bastante da leitura, da dinâmica de relação entre todos os personagens e a forma em como lidavam com a casa durante a sua estadia. Recomendo bastante para quem está querendo sair de uma ressaca literária.
comentários(0)comente



duda 21/12/2023

Confuso
Achei bem arrastado e muito confuso. Não consegui entender muitas coisas. Pode ser que essa confusão seja proposital por ser um terror mais psicológico, mas achei que deixou o livro muito entediante
comentários(0)comente



Raiane.Priscila 21/12/2023

Esperava mais
Esperava bem mais desse livro, considerando a fama que ele tem. Achei a história muito arrastada e não tem todo aquele terror do qual ele é famoso. Não gostei.
comentários(0)comente



mariana 20/12/2023

Meh?
é um livro morno, esse é o melhor adjetivo para descrevê-lo. ele te deixa muito no escuro, você entende o que você quiser a respeito do livro e dos seus personagens, não fica nada explícito. mass, as cenas de terror sao bemm boas e bem escritas e eu gostei bastante.
por ser um romance tão antigo, dou um desconto e acho que ele realmente é mt bom pra época. eu gostei mas não é uma leitura que eu repetiria tão cedo!
comentários(0)comente



579 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR