A assombração da Casa da Colina

A assombração da Casa da Colina Shirley Jackson

Resenhas - A Assombração da Casa da Colina

Lays 29/08/2021

Livro sinistro
Esse livro sem dúvida foi a minha pior leitura do ano, não é um livro bom, tinha tudo pra ser uma historia incrível de suspense e mistério mas não foi.
Diálogos totalmente confusos e sem nexo, sem um plot twist para te prender a história, faltou tanta coisa que fiquei frustrada.
Mas no fim fiquei aliviada de terminar logo, ele me trazia uma energia ruim, me deixou muito angustiada do meio ao fim, não abandonei por querer saber o que tinha nele que tanta gente comenta e gosta.
Enfim, não recomendo.
Aldeizia 29/08/2021minha estante
Li um outro livro da autora e vi que ela não é pra mim, pq aparentemente esse é o estilo em todas as obras

Lays 29/08/2021minha estante
sim, comigo tambem nao funcionou, eu li antes sempre vivemos no castelo e a história tambem tinha tudo pra ser muito boa mas ela nao acerta vei

Antonia 28/08/2021

A Assombração da Casa da Colina
"Não há dúvidas de que existem lugares que inevitavelmente atribuem a si mesmos uma atmosfera de santidade e bondade; então talvez não seja uma grande extravagância dizer que algumas casas nascem ruins. A Casa da Colina, sabe-se lá por qual motivo, é inadequada à habitação humana faz mais de vinte anos." (P. 68-69)

O livro de Shirley Jackson, publicado em 1959, narra a história de uma casa mal-assombrada, cheia de manifestações fantasmagóricas e situações que tiram a sanidade de quem passa um tempo por lá.

Toda a narrativa é muito fluida (tanto que terminei antes do esperado) e te prende do começo ao fim. Você devora cada página à espera do ápice da história. No entanto, na minha humilde opinião, os momentos que eu esperava que algo de extraordinário acontecesse, não aconteceu. A descrição da Casa da Colina é sensacional, mas faltou mais emoção, adrenalina, medo, sustos, enfim.

Pode ser que eu tenha criado muita expectativa em relação ao livro, já que Shirley Jackson foi considerada a rainha do terror por Stephen King e a história inspirou a série da Netflix, A Maldição da Residência Hill, a qual eu assisti e gostei muito.

Além disso, percebi diversas semelhanças com a história da Agatha Christie, E Não Sobrou Nenhum (1939). Será que Shirley se inspirou na Rainha do Crime? Who knows?! ??????

28/08/2021

?A Casa da Colina, nada sã, erguia-se solitária em frente de suas colinas, agasalhando a escuridão em suas entranhas; existia há oitenta anos e provavelmente existiria por mais outros oitenta. Por dentro, as paredes continuavam eretas, os tijolos aderiam precisamente a seus vizinhos, os assoalhes eram firmes e as portas se mantinham sensatamente fechadas; o silêncio cobria solidamente a madeira e a pedra da Casa da Colina, e o que por lá andasse, andava sozinho.?

vitor 26/08/2021

Jornadas terminam no encontro de amantes
Shirley Jackson pode ser considerada como uma das maiores escritoras de terror e mistério por muitos, mas infelizmente minha primeira impressão não fora das melhores.

'A Assombração da Casa da Colina' retrata a jornada de Eleanor após ser convidada pelo misterioso Dr. Montague para passar alguns dias, ao lado de outros dois "assistentes", na assustadora Casa da Colina - conhecida por suas manifestações fantasmagóricas ao longo de seus quase 80 anos de existência. O Dr. Montague busca, com isso, observar os acontecimentos que se desenrolam no ambiente para levantar estudos que o inspirem na produção de seu novo livro. No entanto, apesar de um primeiro contato aparentemente inofensivo, as coisas parecem sair do controle gradativamente, conforme os dias em que eles continuam hospedados na Casa da Colina se passam - ou pelo menos isso é o que a autora tenta nos fazer acreditar.

A escrita do livro é em terceira pessoa, mas acabamos acompanhando as emoções e pensamentos de Eleanor na maior parte do tempo - o que, na minha opinião, é o maior acerto do livro. Apesar de não conseguir me conectar de forma considerável com nenhum dos personagens, é inegável que Eleanor é uma personagem complexa e intrigante. Desde o início, sua construção é bem trabalhada e a escrita de Shirley Jackson contribui bastante para a compreensão da maneira como sua mente se comporta ao longo da narrativa. Em contraponto a isso, no entanto, todos os demais elementos da obra parecem carecer desse fator atrativo, apesar do potencial existente: em alguns momentos foi um pouco cansativo percorrer por inúmeras páginas repletas de acontecimentos relacionados ao desenvolvimento dos personagens sem que eu sequer tivesse nutrido qualquer tipo de sentimento por eles.

A obra ganhou também, em 2018, uma adaptação audiovisual pela Netflix na primeira temporada da série antológica 'The Haunting', intitulada 'A Maldição da Residência Hill'. Apesar de completamente diferentes entre si, não consigo evitar uma pequena comparação ao dizer que, em todos os aspectos, a série conseguiu me agradar muito mais do que a obra original aqui. Talvez a escrita de Shirley Jackson seja realmente impressionante e eu não tenha absorvido tudo o que deveria da melhor forma possível, mas o fato é que, mesmo sendo interessante e instigante em alguns momentos, 'A Assombração da Casa da Colina' é um daqueles livros que não tenho dificuldades para tirar da mente após passar da última página.

Beatriz 18/08/2021

Enredo inesperado
Quando peguei "A Assombração da Casa da Colina" para ler, pensei que sentiria toda a tensão que tive assistindo à série. Mas foi muito além.

"The Haunting of Hill House" introduziu Shirley Jackson na minha bagagem literária e serei sempre grata. Toda a emoção, aquele aperto no coração que o telespectador experimenta assistindo à serie da Netflix, repete-se na obra de Jackson.

A autora foi sagaz em descrever os conflitos humanos, nossos sentimos em relação à rejeição e como traumas podem definir sua personalidade. É um livro riquíssimo em empatia, dor e compreensão.

Livro e autora favoritados pelo resto da vida.

Rodrigo 10/08/2021

Não é uma leitura de fácil aceitação, mas se você estiver disposto(a) a encarar, não vai se arrepender. Logo de cara já digo que não vai dar medo, mas vai te mostrar que uma casa assombrada não são só aquelas onde os espíritos vão andando pra todo canto.

M. D'us Escritor 08/08/2021minha estante
Oi, gosta de livros de fantasia? É que escrevi um livro maravilhoso, O Rei das Docas, se quiser posso lhe falar um pouco sobre ele. ???

Meu insta: @m.dus_escritor

Raay_silv12 05/08/2021

Simplesmente maravilhoso.
Sei que para muitos a história pode se mostrar no mínimo decepcionante por não utilizar aquele terror convencional e assustador como estão acostumados... Mas aos que adoram um terror totalmente psicológico, elegante e bem escrito, a experiência será mais que incrível e eu SUPER indico o livro.

Rafaela 31/07/2021

O livro não tem uma narração tão fácil e pode ser difícil continuar algumas vezes, mas ao todo o livro traz uma experiência de leitura muito boa, fora a história que é maravilhosa, essa coisa subjetiva em torno de ?existia mesmo uma assombração ou era tudo fruta de uma imaginação fértil e abalada como a da protagonista?? é muito interessante e bem desenvolvida no livro. Só o final que poderia ser um pouco melhor.
A Eleanor é uma personagem tão complexa, que mesmo com uma narração que segue seus passos e pensamentos é difícil compreende-la, mas não é difícil se identificar com ela em alguns momentos. Acho que as principais características dela são a carência e a necessidade por atenção constante, eu me surpreendi em vários momentos por me identificar com isso.

Glauber 27/07/2021

Terror psicólogo
Um livro de casa mal assombrada, que mistura aspectos sobrenaturais (da casa) e psicológicos (dos persoangens).

É uma narrativa de ritmo lento e envolvente, que se detém mais na construção do clima de medo que de grandes rompantes de susto.

A autora é elogiada por grandes mestres como Neil Gaiman e Stephen King.

Valeu a leitura. Uma ótima inspiração.

Luce.Clara 03/07/2021

Muito bom.
Já havia lido um livro da autora então fui com bastante expectativa nesse e posso dizer que não me decepcionei. Eu amo o jeito como ela descreve as coisas, as mudanças bruscas na atmosfera que envolve a narrativa. Não podemos confiar em nenhum dos personagens e menos ainda na narradora. Tudo é envolto de confusão e mistério e eu gosto muito dessa ideia. A casa da colina é citada tantas vezes, recebe tanto poder dado pelos próprios personagens que você não pode evitar de pensar nela como uma personagem e criar afeto. Quanto a Nell chegou um momento que me perdi no quanto ela foi inflenciada pela casa ou por si mesma, mas me apeguei demais a ela. Gostei muito desse livro!