Pequenas grandes mentiras

Pequenas grandes mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

gassylem 25/03/2021

Esse livro é um marco
É um dos melhores livros que eu li na vida. Os personagens são super bem desenvolvidos, a trama é muito envolvente, eu me apaixonei demais. Os livros da Liane são incríveis e eu pretendo ler todos dela.

Lu @lu.leitura 01/10/2020

Surpreendente
Uau que livro, ao mesmo tempo que é intenso, tem uma escrita leve. Muito real.

Bea Laureano 16/04/2020

Um livro com bastante suspense, que logo de primeira lança uma morte. O livro todo vai contar a história de 3 mulheres principais, e as histórias delas acabam estando entrelaçadas de alguma forma. Gostei muito do suspense, do drama. Muito bom mesmo! Favoritado

SPOILER

SPOILER A PARTIR DAQUI...

O final é surpreendente, não tinha pessoa melhor para morrer do que aquele homem, sinceramente, foi o melhor final que um livro poderia ter... Ele pagou tudo que ele fez com a mulher morrendo, essa autora teve essa genial ideia! Nunca fiquei tão feliz depois que um personagem morreu

Alisu 05/04/2020

Diferente do que eu esperava
O livro foi um pouco diferente do que eu esperava, ele fica muito mais no drama familiar do que na investigação do assassinato em si, não que seja ruim, mas eu esperava um trilher policial, e o não é sobre isso. Achei a escrita da autora muito boa, algumas parte do meio pro final ficaram um pouco arrastadas, mas nada que atrapalhe a leitura.

Luana.Canavessi 23/12/2016

Ai, calamidade!
Preciso começar dizendo que esse livro é maravilhoso! Uma leitura que flui facilmente, mesmo tratando de temas pesados, que nos mostra o quão diferente as pessoas são, que a vida de ninguém é perfeita. e que todos temos problemas e não devemos ter vergonha deles. As personagens tem personalidades tão diferentes, e você acaba gostando de cada uma do jeito que ela é, principalmente quando descobre os motivos de determinados comportamentos, uma verdadeira lição sobre empatia. A escrita da autora e o enredo te prende do inicio ao fim, fiquei com vontade de ler outros livros dela! O desenrolar da história é surpreendente! Vale muito a pena a leitura!

site: https://mundodaluunaa.wordpress.com/
Fábio 14/02/2017minha estante
Parece ser um bom livro, espero lê-lo em breve!!!

Belly 13/04/2021

Pequenas grandes mentiras
Não vou mentir, dizendo que amei esse livro desde o início, achei muito parado, não sei se é algo comum do gênero, eu sentia que algo de errado iria acontecer, porém o suspense era muito monótono.

Com o avanço da leitura isso vai mudando, o plot pra mim foi impensável, e a forma com que ela retratou a revolta feminina, no clímax foi espetacular.

Esse livro me tirou o ar, me fez chorar e em alguns momentos sorrir, não tinha como não favoritar.

Zops 07/06/2020

Interessante
Leitura leve e envolvente. Muitos personagens femininos e bem construídos. Além disso, aborda temas importantes como violência contra mulher.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 15/06/2020

O LIVRO OU A SÉRIE? | PEQUENAS GRANDES MENTIRAS, DE LIANE MORIARTY
O livro, publicado em 2014, foca em três protagonistas: Jane, uma mãe solteira que acaba de se mudar para Pirriwee (Sidney, Australia) com seu filho Ziggy; Madeleine, que tem dois filhos de seu segundo casamento e é obrigada a conviver com seu ex-marido e a nova esposa dele; e Celeste, que é vítima de violência doméstica de seu milionário marido, Perry.
As histórias destas três mulheres se entrelaça por causa da pré-escola onde seus filhos estudam e os dramas com outras mães do colégio, sobretudo Renata, cuja filha Amabelle tem sofrido bullying e acusa Ziggy.
O livro alterna o ponto-de-vista para cada uma das protagonistas e é entremeado com depoimentos a polícia de Pirriwee sobre um assassinato que aconteceu no Dia das Perguntas. Conforme o enredo avança, o mistério sobre o assassinato vai aumentando, até que a narrativa chega ao ponto do evento e o leitor descobre o que aconteceu de verdade como, por exemplo, quem morreu, como o assassinato se deu, quem matou, e assim por diante.
O grande trunfo do livro é que Moriarty fez um ótimo trabalho ao mostrar como uma mesma história é vista e contada de muitos jeitos diferentes, dependendo de quem a presenciou e de quem a relata. As mães do colégio de Pirriwee são particularmente predispostas a sempre escolher a versão mais cruel e polêmica.

A série segue basicamente a mesma estrutura do livro e as tramas principais de cada protagonista se mantém. Há várias diferenças entre a série e o livro (Tom e o relacionamento com Jane, o terceiro filho de Madeline, o primo de Perry Saxon Banks, etc) mas separei aqui as que mais me chamaram a atenção:

O lugar: na série, em vez da história se passar na Austrália, o local é a Califórnia. Na prática, isso não faz muita diferença em termos de cenários e locações, mas achei legal ressaltar esta mudança mesmo assim.
O nível sócio-econômico de Madeleine: na série, Madeleine (Reese Whiterspoon) mantém seu emprego de meio-período em Marketing num teatro local, mas é nítido que ela é muito mais rica do que no livro, onde seu nível é mais próximo de Jane do que de Celeste.
Madeleine não trai o marido: na série, um dos principais conflitos existentes é quando Madeleine trai seu segundo marido, Ed. Esta mudança foi feita por solicitação da própria Reese Whiterspoon, que é também produtora da série, por querer ressaltar que todo mundo tem um segredo ou uma mentira a ser descoberta, até mesmo a "perfeita" Madeleine.
O estupro de Jane: Na tela, Jane (Shailene Woodley) luta com o trauma do estupro que levou ao nascimento de seu filho Ziggy, mas o livro se concentra mais no impacto que o ataque teve sobre sua auto-estima. Ficamos sabendo que Jane era "voluptuosa" antes de ser agredida, mas desenvolveu um distúrbio alimentar. Na série, não ouvimos nenhuma palavra trocada durante o flashback de Jane - o que faz sentido, já que seria muito mais difícil ocultar a identidade de Perry se ele tivesse diálogo. Em vez disso, o foco está na violência do ato e no medo de Jane de que seu agressor possa matá-la.
Quase gostei da Bonnie do livro: Embora você possa definitivamente argumentar que ela não precisava de uma razão melhor do que vê-lo bater em sua esposa, o livro relata a história de Bonnie de uma maneira convincente. Nas páginas finais do livro, Nathan explica que Bonnie tinha um pai abusivo, então ver Perry atacar acionou uma raiva sem precedentes nela.
A presença de Renata: Até o clímax, Renata é uma vilã unidimensional na página, e embora ela seja tão cruel com Jane e Ziggy na série, ela também é humanizada por ter seu próprio arco e sua própria vida em casa. É difícil imaginar Laura Dern se inscrevendo para um papel tão limitado quanto a Renata do livro, então essa é decididamente uma mudança para melhor.

O livro ou a série? Definitivamente, a série.
Acho que Moriarty teve grandes ideias em seu livro. Gosto de como ela mostrou que as pessoas tendem a esperar pelo pior das outras, ao mesmo tempo que tem sempre uma ótima justificativa para seus próprios erros. Também gostei como, progressivamente, ela mostra a violência doméstica sofrida por Celeste e as dificuldades da personagem de aceitar e de resolver sua situação. Porém, ao terminar a leitura, eu senti que faltava algo.
Esse "algo" a série entregou com maestria. A produção da HBO tem mais drama e muito mais suspense, sobretudo no que diz respeito à identidade do estuprador de Jane. Além disso, as atrizes são maravilhosas, para dizer o mínimo, e todas elas deram muito mais profundidade e emoção às suas personagens. Elas deram vida ao que Moriarty concebeu e elevaram o enredo do livro de uma maneira brilhante.
Por isso, eu recomendo muitíssimo que vejam a série, mas não acho que há necessidade de ler o livro.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2020/06/o-livro-ou-serie-pequenas-grandes.html

Mary 28/10/2020

Instigante
Até que enfim conclui a leitura desse livro, quem acompanhou minha saga sabe que demorei horrores pra terminar, mas não por livro ser ruim ou maçante, mas porque eu não estava com ânimo pra ler nada. Mas enfim, pra mim foi uma leitura bem interessante, no começo eu fiquei um pouco confusa com a narrativa mas ao longo da leitura foi fazendo sentido aí comecei a criar um vínculo com a história. Eu amei essas três mulheres, cada uma com suas particularidades que te toca no íntimo. A autora trouxe assuntos bem importantes como o bullying que é bem presente no livro.
Leitura fácil e fluida, capítulos curtinhos, que ajuda quando se está de ressaca. E a questão de não saber logo de início quem morreu pra min, a leitura fica mais instigante.

Aione 15/03/2017

Pequenas Grandes Mentiras é o segundo romance de Liane Moriarty publicado no Brasil pela editora Intrínseca, que recentemente o relançou com a capa da série de TV da HBO baseada na obra e estrelada por Reese Witherspoon, Nicole Kidman e Shailene Woodley nos papéis das protagonistas Madeline, Celeste e Jane, respectivamente.

A história gira em torno dos acontecimentos prévios à morte ocorrida em uma festa oferecida aos pais da escola estadual de Pirriwee, na qual estudam os filhos de Madeline, Celeste e Jane. Pequenas Grandes Mentiras se inicia na fatídica noite, porém sem revelar quem foi a vítima e se sua morte foi acidental ou um homicídio. Então, a história retrocede alguns meses no tempo a fim de construir todos os eventos que desencadearão a morte ao final.

O plot central de Pequenas Grandes Mentiras pode ser o mistério envolvendo o acidente ou homicídio. Porém, ainda que a curiosidade despertada no leitor acerca dessa revelação seja um grande motivador e impulsionador da leitura, é o talento de Liane Moriarty em construir suas personagens e sua forma de abordar questões importantíssimas que verdadeiramente conduz a narrativa. Escritos em terceira pessoa, os capítulos se alternam de acordo com a perspectiva de cada protagonista e carregam suas visões de mundo, principalmente as pequenas mentiras que elas contam a si mesmas – e por isso o leitor deve estar atento para enxergar e refletir além do que é dito por elas.

Durante todo o livro, há trechos de depoimentos dos pais presentes na festa, demonstrando não só os problemas existentes entre eles, como também as inúmeras interpretações errôneas dos fatos. Além de cada questão poder receber diferentes pontos de vista, elas também são alteradas de acordo com a interpretação que recebem e ilustram a força prejudicial de boatos e fofocas, sendo também um bom exemplo de diferentes níveis de maldade inerentes ao ser humano. Afinal, todos compartilhamos de características que, embora diferentes e próprias a cada um, nos torna complexos e imperfeitos (segundo uma visão idealizada), no sentido de carregarmos o bem e o mal em nossa personalidade.

Assim como em O Segredo do Meu Marido, Pequenas Grandes Mentiras é construído por uma escrita despretensiosa, capaz de enganar a respeito do conteúdo do livro. Conforme avançamos na leitura, percebemos o quanto a autora se aprofunda nas complexidades de suas personagens e das temáticas abordadas, sem fazer dela pesada em momento algum. Ao mesmo tempo em que ela cativa o leitor pelo mistério desenvolvido e proporciona a ele um nível de entretenimento, ela também se esbalda no universo feminino, trazendo pontos que exigem discussões e necessitam ser ilustrados para exemplicar o que é afirmado. E Liane Moriarty faz isso com maestria, ao se aprofundar nas personalidades de suas protagonistas, demonstrando seus anseios e receios, seus traumas e dificuldades. Acima de tudo, o livro trata da violência contra a mulher, e foi impossível não me sentir admirada pela sua forma de desenvolver a temática em meio à narrativa. Sobretudo, senti toda a força existida na união feminina, e fiquei exultante com a cena final, na varanda, quando finalmente descrita.

Pequenas Grandes Mentiras está ao lado de O Segredo do Meu Marido como duas das minhas melhores leituras de 2017, mesmo que ainda estejamos no início do ano. Liane Moriarty me ganhou por sua habilidade em construir uma história complexa a partir de acontecimentos completamente rotineiros, e por ser capaz tanto de surpreender, com uma trama envolvente e repleta de mistérios, quanto de nos levar a refletir, principalmente com relação ao universo feminino e às problemáticas diretamente relacionados a ele, sempre por meio de uma narrativa convidativa e despretensiosa. Sem dúvida alguma já a tenho na minha seleção de autores dos quais pretendo ler inclusive suas listas de supermercado.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2017/03/14/resenha-pequenas-grandes-mentiras-liane-moriarty/

sahlongatto 02/12/2020

Maravilhoso!
Personagens envolventes, problemáticas reais e atuais, leitura deliciosa! Adoro quando livros me fazem ficar boquiaberta com certo acontecimento, e esse super conseguiu!

Paula 07/08/2022

Me surpreendeu...
É uma leitura extremamente fácil e que foi me ganhando aos poucos, quando vi estava totalmente envolvida na vida dessas personagens e da cidade. Amei as protagonistas, cada uma com sua personalidade, visão de mundo, feridas e esperanças. Realmente um livro muito bem escrito e com personagens e trama muito bem construídos. O final e os plots são surpreendentes.

Marcia 21/11/2020

A forma como a autora apresenta as informações ?à conta gotas" é o que torna o livro interessante. Isso me fez ansiar a hora da leitura para encontrar mais informações que provassem o que estava deduzindo. Outro ponto a favor é o fato da autora nos fazer entrar na cabeça das personagens mostrando os conflitos vividos pelos diferentes perfis de vítimas de violência, sem julgá-las.

Wanessa Rastoldo 08/04/2020

Certamente assistir a série antes de ler o livro me causou um certo bloqueio, por já saber exatamente tudo o que ia acontecer. A série é extremamente fiel ao livro, o que é ótimo. Mas claramente, o livro deve ser lido antes de assistir a série.

O livro é bom, e aborda assuntos bem importantes e bem pesados. É uma leitura válida.

Mari 07/10/2020

Isso pode acontecer com qualquer um
Confesso que no começo da leitura eu não tava dando uma pipoca por este livro...

Você vai passar raiva em algumas partes? Vai! E muita! Vai sentir angústia? Vai! Vai rir, se emocionar...

E querer muito abraçar a Celeste; Vai desejar ser amiga da Jane e vai sentir muita dó dela e do Ziggy e vai dar risada com a destrambelhada da Madeline.

Você vai curtir essa leitura! Vai por mim!
Denise Ximenes 08/10/2020minha estante
Vale a pena ler O Segredo do meu Marido e Até que a Culpa nos Separe. Excelentes!

Mari 08/10/2020minha estante
Estão na minha lista, Denise! ?

Denise Ximenes 08/10/2020minha estante
??

Pri 21/12/2020minha estante
pequenas grandes mentiras pra mim é o melhor livro da autora, não gostei de até que a culpa nos separe, achei um livro muito exagerado com reação ao sentimento dos personagens....fui buscar resenhas e muitos também não gostaram.