Pequenas grandes mentiras

Pequenas grandes mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

_natalia 18/08/2020

Pequenas grandes mentiras
No começo, a vida dessas três mulheres parece ser algo muito agradável e até comum, mas à medida que vai conhecendo melhor Madeline, Jane e Celeste, começa a ver sinais de que nem tudo está tão bem assim. É como a Celeste mesmo disse: isso pode acontecer com qualquer um!
Eu adorei ir vendo aos poucos o que acontecia sob as camadas de mentiras, tentar ir adivinhando o que levava elas a agir dessa forma, principalmente a Celeste, quem eu me apeguei mais. Achei muito necessário ver a história pelo lado da vítima, que se culpa e tenta de diversas formas não olhar para a verdade bem na sua frente. O melhor é que tudo é colocado de uma forma simples entre situações leves onde tudo estava bem a um segundo atrás.
A leitura aborda temas muito importantes de uma forma única, recomendo muito!

?Chega de evitar confrontos. Vá decidida até os seus críticos de lhes diga sem rodeios o que você pensa.?

iammoremylrds 10/09/2020

um livro extremamente necessário, que aborda diversos assuntos importantes

Janis 06/09/2020

Imperdível e necessário
Meu interesse pelo livro foi despertado pela série da HBO, a qual amei e continuo amando após a leitura. Que livro perfeito! O modo como as histórias de entrelaçam, os mistérios, os segredos de cada personagem. Madeline, Jane e Celeste são personagens com personalidades envolventes, muito bem retratadas pela autora. O drama de cada uma delas me instigou e não me deixou largar o livro. Todos os personagens são interessantes, até os figurantes. Cada um deles, absolutamente cada um me interessou. É preciso lembrar que esta é uma história sobre amizade, como a própria autora disse, e a amizade destas três mulheres - Celeste, Jane e Madeline - é uma coisa saborosa para qualquer leitor. O livro trata de temas extremamente atuais - violência doméstica, bullying, estupro, amizade, mãe solo, divórcios, filhos... são inúmeros! - da forma mais incrível. A autora arrasou, e este vai ganhar 5 estrelas e entrar para a minha lista de favoritos da vida!

Lala 01/08/2020

Maravilhoso!
Abordando temas muito sérios e pesados a autora conta a historia e três mulheres diferentes de forma impressionante.
No inicio achei que o livro ia ser um pouco fútil, mas conforme foi passando as paginas a história se transforma e me prendeu de um jeito que não conseguia largar o livro. O mistério que o livro te envolve é muito bem contado e me deixou extremamente curiosa e criando mil teorias com história. Apeguei-me a todas as personagens principais e necessitava saber o que acontecia com elas.
Um livro sobre mães, filhos e relacionamentos escrito de maneira contagiante e empolgante.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 12/02/2022

Vale a reputação que tem!
Confesso que nos primeiros capítulos eu não consegui me apegar tanto à história. Senti que as descrições dos personagens foram tardias e que estava tudo meio lento. Mas isso mudou!

Eu leio poucos livros de drama, que surpresa a minha encontrar tantos plots nesse aqui!

Enfim, amei completamente todos os rumos que o enredo tomou e acabei me apagando muito às protagonistas ao longo.

Não foi favoritado, mas tem 5 estrelas com certeza!

Ray 16/01/2022

Todo mundo fala bem desse livro, então eu fiquei totalmente animada para começar, e não me decepcionei. Apesar do ritmo lento e a sensação de não estar andando com a leitura, mesmo lendo por horas, o livro é totalmente imersivo, e nem me permite ficar estressada por isso. As protagonistas são mulheres incríveis, eu amei acompanhar a vida delas e os diferentes de pontos de vida, cada uma com sua particularidade, seu passado e seus estilos diferentes de vida. Gostei também como a autora abordou a violência doméstica, a agressão sexual, o estigma da sociedade e coisas importantes, e mesmo assim a leitura se mantém leve. Além disso, apesar de torcer muito para que aquela pessoa tenha sido assassinada, vibrei de felicidade quando descobri que acertei, mesmo que não tenha passado nem perto quanto ao assassino. Foi meu primeiro contato com a autora, e fiquei tão vidrada nesse livro que já emendei com a série da HBO. Muito bom!

ericlis.ortiz 04/10/2020

Gostei muito da leitura, a escrita da autora faz com a leitura seja muito gostosa. Porém, não vou negar que achei a minissérie superior

Isa | @isatosta.pdf 02/05/2021

Minha cabeça explodiu
Comecei o livro com a ideia de que seria uma história de mulheres fúteis que por acaso envolvia algum tipo de mistério ou crime. Caí do cavalo com essa história.
Desde as primeiras páginas o livro te prende e te instiga a desvendar o mistério a todo o momento: QUEM É QUE FOI QUE MORREU NESSE CARALHO?

É perfeito. O desenvolvimento das personagens é excelente, os diálogos são ótimos e melhor ainda é a construção não linear dos acontecimentos. Tudo é fragmentado, a história só tem pistas e você vai preenchendo o enredo conforme entram outras perspectivas para construir a trama.

O livro possui vários gatilhos, e considero uma falha que eles não sejam apresentados imediatamente a quem lê, principalmente mulheres que já tiveram algum contato com violência de cunho misógino.

Ao mesmo tempo, essa temática da violência é abordada de forma tão verdadeira e tão honesta, que realmente se torna um livro sobre empatia e para mim de fato é uma leitura feminista. Se fosse uma obra que considerasse classe na sua construção, seria inacreditável.

5 estrelas porque eu fiquei presa a ponto de ler do começo ao fim em livro físico e faz pelo menos 1 ano que isso não acontecia comigo.

Bia 12/05/2021

Que livro bom, li em um dia inteiro após uma ressaca literária gigante. A leitura é leve mas te prende, as personagens são incríveis, o livro trata de temas muito importantes, faz vc se envolver junto como se fosse amiga delas.

ba 23/12/2020

Muito, muito bom. Sou louca série, e não me decepcionei em nada com o livro. Os personagens são muito bem descritos e tem uma profundidade ótima, talvez poderiam ser mais, mas o suficiente para entendermos o porquê de serem como são e nos simpatizarmos, ou não, com eles. Super indico

Lara 26/12/2020

Apesar de tratar de assuntos realmente sérios e dolorosos, a autora consegue trazer uma leveza incrível para a história e, até mesmo, muito senso de humor.

A narrativa leve e cômica nas partes de Madeline traz um alívio nos momentos mais pesados do livro.

A história é muito envolvente e o final trouxe reviravoltas ótimas e que me surpreenderam.

cla 25/04/2022

Ótimo livro
"É porque toda a autoestima de uma mulher é baseada em sua aparência. Por isso. É porque a gente vive em uma sociedade obcecada pela beleza, na qual a coisa mais importante que a mulher pode fazer é ser atraente para o homem. "

Aline 21/01/2021

Segredos
Cheio de segredos e personalidade, o livro já começa na tão esperada noite do concurso de perguntas. Uma noite, ao qual os pais estão fantasiados e devidamente alterados por causa da bebida servida, com muita fofoca e altas revelações te cair o queixo! Porém, algo terrível acontece, alguém morre, e ninguém sabe quem é o assassino, nem mesmo como aconteceu. Logo após, voltamos seis meses antes, onde conheceremos Madeline, Jane e Celeste. Mulheres que são completamente diferentes mas que, no decorrer do livro, irão se tornar grandes amigas. Celeste e Madeline já são amigas, pois seus filhos estudam na mesma escola. Após um incidente no dia da orientação escolar, Ziggy, filho de Jane é acusado de ter feito bullying contra Amabella, filha de Renata Klein ? uma das amigas de Madeline. A acusação causa grande fofoca e revolta, principalmente nas três amigas. Jane confia cegamente em seu filho, sabendo bem o quão bom é o menino. Porém, uma insegura ronda a vida de Jane. Esse é um dos muitos desafios que as mães terão que enfrentar no decorrer do livro. Mulheres que precisam ser fortes para lutar contra todas as coisas que possam destruir suas personalidades e carreiras, mexendo com suas famílias, ciclos sociais e muito, muito mais. A autora não mede esforços para nós deixar envolvidas com o suspense, revelando imperfeições, fortalecendo os laços por meio de segredos, além de uma escrita fluída. O livro é bem construído, com temas atuais, bonito, obscuro e um drama com suspense maravilhoso.

@Evelivre 15/06/2021

Um livro importante
Eu já havia assistido à série,mas ainda assim o livro foi incrível!!! A relações intrincadas entre as personagens, a densidade e profundidade do tema central, o desfecho, mostrando que mesmo após o fim o processo continua...
Vale a pena demais a leitura!
O livro acaba ativando um sonoro e brilhoso sinal de alerta.