A Mais Pura Verdade Dan Gemeinhart

Resenhas - A mais pura verdade

Thamyres Andrade 25/09/2016

Leitura gostosa
Ainda tô olhando pro teto e pensando em como e o que escrever sobre o que acabei de ler.
Esse livro tava parado na estante há uns bons meses, esperando a sua vez na fila interminável. Já tinha lido a sinopse, mas não dava nada por ele. Nossa! A única pergunta que me faço agora é: Por que não li antes??
Ao longo das 217 páginas acompanhamos a trajetória de Mark, um menino de 12 anos que tem câncer e tá cansado de ser tratado como "pobre coitado" por causa disso. Certo dia, sem que ninguém saiba, ele decide pegar seu cachorro Beau, uma mochila com alimentos, objetos, dinheiro e seguir sozinho rumo ao Monte Rainier, em plena tempestade e neve, a algumas cidades vizinhas. Seu objetivo é escalar até o topo pra se tornar um heroi, pra provar que, ao contrário do que todos pensam, ainda é capaz de viver uma grande aventura.
As situações que ele enfrenta são totalmente adversas e, em certo momento, eu nem queria mais que desistisse daquela ideia insana. Me peguei torcendo pra que tudo desse certo e aquele menino magricela alcançasse o topo da montanha. A força de vontade dele, apesar dos inúmeros obstáculos, é realmente impressionante. E foi aí que o autor pecou. Eu não consigo imaginar uma jornada tão árdua sendo realizada por uma criança, quanto mais por uma que carregue uma doença tão devastadora. Acho que ele forçou a barra em determinados momentos, enfiando goela abaixo do leitor cenas um pouco fantasiosas. Sem contar nas 812974026 vezes em que o garotinho fala: "Essa é a mais pura verdade". Gostei das reflexões que foram feitas ao longo do percurso, mas essa frase já tava me dando nos nervos.
Bom... Conforme ele avança, o primeiro pensamento que vem a mente é: "Isso é loucura".
A cada capítulo um novo impasse surge e nos flagramos torcendo silenciosamente de novo.
A escrita do Dan é muito boa. Devorei o livro em apenas um dia. Quando o retirei da estante, confesso que não tinha tanta expectativa. Eu sei que pode parecer só mais um amontoado de palavras sobre uma pessoa com câncer. Mas não se engane. Essa leitura vai além disso. Ele problematiza diversas questões familiares, fala de amizade, lealdade e, principalmente, do amor incondicional e companheirismo de um cão pelo seu dono. Me surpreendi bastante quando encontrei trechos doces e diretos que relatavam - e provavam - a importância de um cão na vida de alguém. Me emocionei um bocado como a coragem que Beau enfrentava as situações por Mark, principalmente no fim, que é digno de lágrimas. Várias cenas me fizeram lembrar como o meu cachorro demonstra diariamente o que sente por mim. Nessas partes, preciso dizer que as letras a minha frente embaçaram um pouco. Ou eu tô virando uma manteiga derretida ou essa leitura tocou fundo no meu coração. Talvez a segunda opção. Ou um pouco dos dois.
Se você tem um cachorrinho, não tenha dúvida de que esse livro foi escrito pra você. Nota 4.

"Os cachorros morrem. Mas os cachorros também vivem. Até um pouco antes de morrer, eles vivem. Eles têm vidas lindas e corajosas. Protegem suas famílias e nos amam. E tornam nossas vidas mais iluminadas."
(Pág. 96)

Luan 16/11/2016

Apesar de bom, a mais pura verdade sobre o livro é que ele pecou pela pouca profundidade
Quem nunca se deparou com um problema na vida, um grande problema, e se sentiu encurralado? Decidido a pôr um fim nisso, tomou decisões precipitadas e exageradas, mas sempre como forma também de protesto? A mais pura verdade conta basicamente sobre estas situações, embora a do protagonista seja um pouco mais delicada do que a maioria de nós. Um livro simples mas com uma mensagem profunda, A mais pura verdade pecou exatamente na simplicidade e pouca profundidade. Mas nem assim é um livro que deve deixar de ser lido.

Mark é uma criança doente. Então, ele simplesmente decide fugir de casa porque essa é única saída. Ciente de que poderá morrer, ele quer realizar, sozinho, seu maior e último desejo: escalar uma grande montanha – em plena nevasca. Nesta grande jornada a que Mark se compromete, ele será acompanhado de Beau, um simpático cachorro e vai conquistar todo o leitor. A aventura que se inicia já na primeira página será repleta de lições de moral e de perigos e nós, leitores, vamos acompanhar torcendo por ele e temendo sempre o pior.

Narrado em primeira e terceira pessoa, com capítulos intercalados, A mais pura verdade é um livro despretensioso mas com uma intenção bastante clara. Por que fugir dos problemas e das pessoas? Essa não é a saída. Com uma escrita bastante ok, o primeiro livro de Dan Gemeinhart tem o capítulo principal narrado diretamente por Mark, cujo acompanhamos a jornada dele, e capítulos intermediários, onde acompanhamos toda a aflição que vivem os pais da criança e a melhor amiga dele, Jessie.

Em se tratando de personagens, o livro está muito bem servido. O melhor de todos, sem dúvida, é o cachorro Beau. Mas Mark é uma criança bastante simpática e de uma simplicidade e coragem incríveis que conquistam todo o leitor. Nem suas decisões bobas fazem com que o leitor mude a opinião. Pelo menos, não comigo. Jessie, apesar de não recorrente, também ganha a simpatia de quem lê e é a responsável por uma das principais indagações do livro: até que pontos amigos devem guardar segredos?

Os diálogos são naturais, a leitura é ágil e a história conquista de fato. Mas, se o livro acerta de um lado, peca de outro: a história ágil e de poucas páginas poderia ser mais profunda, ganhar mais páginas e conter com um pouco mais de maturidade no desenvolvimento dos acontecimentos. Em alguns momentos as coisas soavam como bobinhas. Alguns fatos que aconteciam com Mark também incomodaram com a facilidade em que ele conseguia se sair bem, mesmo que se desse mal antes. Ah, e também achei desnecessário o protagonista falar em quase toda página "a mais pura verdade". Sério, Dan, a gente entendeu o nome do livro, não precisava exagerar.

A diagramação passa por um cuidado bastante especial por parte da Novo Conceito – o livro é bonito. No entanto, houve problema na revisão e encontrei vários errinhos. Principal objetivo de um livro, A mais pura verdade consegue passar verdade, mas não tanto como eu esperava, justamente por estes problemas mencionados acima. Mas se sobressai por conta da mensagem forte, mesmo contando com um tema té batido: crianças (ou adolescentes) doentes. É um bom livro, que não reinventa a escrita e nem foge do óbvio, mas com boas doses de aventura e reflexão.

Andressa 18/11/2016

A Mais Pura Verdade
"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena, como se isso tivesse algum significado. E, às vezes, nós as encontramos. E seguimos em frente."

Mark é um garoto de dez anos, e apesar do câncer, ele quer provar para todos que é uma criança como qualquer outra. Então ele resolve se aventurar em uma viagem com seu companheiro e fiel amigo, Beau (melhor cachorro do mundo 🐶), afim de escalar o Monte Rainier.

Em sua viagem, Mark vai se deparar com várias situações de risco, que poderiam ser motivos o suficiente para ele desistir de sua viagem e voltar para casa. Mas Mark é determinado, e não vai desistir de realizar seu último desejo tão fácil assim.

Enquanto isso, em casa, seus pais estão super preocupados com ele, e sua amiga, Jesse, que sabe para onde Mark foi, fica em dúvida se conta ou não aos pais dele.

Esse é um daqueles livros que faz você se apegar tanto ao personagem, ao ponto de querer entrar na história e ajudá - lo quando os obstáculos aparecem. Uma história emocionante, que faz você torcer a todo momento para que tudo dê certo. Claro que tem aquelas partes que você fica com o coração na mão, mas isso serve para provar que nem tudo são flores.

O autor foi incrível na narrativa, alternando os capítulos entre Mark e os momentos de agonia de seus pais. Foi possível ver bem como Mark estava se sentindo com toda aquela situação, a raiva que sentia de tudo o que estava acontecendo, o que ele estava pensando e o porquê de estar fazendo tudo aquilo. Uma história linda, de uma amizade mais linda ainda, que é impossível não se encantar e se emocionar. Se eu chorei?? Claro que chorei! Aliás, sou uma pessoa chorona mesmo 😂

AmadosLivros 19/12/2016

Resenha do Blog Amados Livros
Este livro foi um livro muito, mas muito esperado! Desde que eu recebi os seis primeiros capítulos e postei aqui no blog as minhas primeiras impressões, eu me apaixonei pela história do jovem Mark.
Então, creio eu, que não é nenhuma surpresa o fato de eu ter decidido fazer um vídeo para este livro encantador. Como já contei em minhas primeiras impressões, o livro é narrado por Mark, um jovem de 12 anos (ou seja, uma criança) que decide fugir de casa e viver a maior aventura de sua vida!

(Continue lendo no blog)

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/04/veda-12-resenha-do-livro-mais-pura.html

Romane.Cristine 14/01/2017

O livro conta a jornada de um garoto em busca da realização de um sonho: escalar uma montanha. Normal. Vários garotos também podem ter o mesmo sonho. O que talvez diferencie Mark desses outros garotos é que ele tem câncer há algum tempo. Já passou por vários tratamentos, e mesmo depois de ter quase se curado, o câncer voltou. Ele sabia que ia morrer. Não existia mais esperança, e ele não queria morrer como seu avô, fraco em uma cama de hospital. Sendo assim decidiu ir com seu cachorro até a montanha. Dizendo a si mesmo que não precisava de ninguém e que podia fazer tudo sozinho, ele seguiu em frente, sem olhar para trás. Passou por várias provações. Provações que tinham poder de fazê-lo desistir. Mas ele foi em frente. E como diz sua melhor amiga, ele alcançou a montanha (isso não é spoiller, é apenas algo que ela filosoficamente deduziu). No começo não achei certo o que o Mark fez, porque ele não se importou com o sofrimento de quem o amava, mas tudo que ele passou serviu pra que ele aprendesse que no fim, mesmo quando ele insistia em ficar sozinho, ele nunca esteve sozinho de fato. E etão ele entendeu a mais pura verdade que nem todos nós conseguimos entender, e que eu não vou contar porque ai estraga tudo ;)

kathrein.oliveira 21/02/2017

Fofinho
O livro é bem doce e comovente, bem escrito também, não exagera nos detalhes mas faz com que você imagina cada cena da jornada do pequeno mark e seu cachorro.

É um livro inspirador que no fim te deixa com aquele gostinho de "quero fazer algo emocionante na vida", também é uma lição que nos mostra que independente da nossa condição, não devemos ficar parados no mesmo lugar.

Recomendo.

Michel.Rodrigo 17/04/2017

Encantador
Em momento algum o livro me deixou entediado. Me emocionei em vários momentos durante a leitura.

Ju Alves 25/04/2017

Simplesmente incrível!
Uma leitura incrível, é difícil descrever como foi bom ler esse livro. Comprei na Black Friday de 2015, quando chegou comecei a folhear e decidi ler. Demorei cerca de 1/2 dias para finalizar a leitura.
Recomendo para todos mesmo! Sensacional...

Fê Akemi (Conduta Literária) 13/05/2017

Resenha: A Mais Pura Verdade
O livro é sobre Mark, um garoto de 12 anos, como outro qualquer, que tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga chamada Jessie. A única coisa é que Mark está doente, muito doente.

Ele tem câncer e depois de tantos tratamentos, altos e baixos na doença, ele está cansado de lutar. Mark, então, resolve fugir de casa e ir atrás de um sonho: escalar uma montanha.

Nessa aventura, ele apenas leva Beau, sua câmera e uma mochila com poucos suprimentos. Com uma passagem de trem, só de ida, ele começa sua jornada.

Mesmo com vários acontecimentos que o faça pensar em desistir, Mark é corajoso e determinado. Além de seu sonho, ele fez uma promessa ao avô.

O livro é narrado sob dois pontos de vista: o de Mark, que vai atrás de seu sonho de escalar uma montanha e o de Jessie, que fica desconsolada com o sumiço do amigo e sem saber o que fazer.

"Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar a sua mão e estar ao seu lado."

Com bastante aventura e drama, o autor faz o coração ficar apertado. Não por ser uma história triste, mas pela mensagem que passa.

A história pode parecer um pouco clichê, mas o foco real do livro é a família, o conceito de amizade e o companheirismo.

Além de toda amizade que vemos entre Jessie e Mark, não posso deixar de citar Beau. É linda demais a lealdade e amizade do cãozinho pelo seu dono.

"O mundo todo escuro. Mas juntos construímos a luz; compartilhada, ela vira calor".

Adorei os detalhes da capa! E a diagramação é maravilhosa!

Este é o primeiro livro do autor e já espero por mais. Adorei a leveza da escrita, a construção dos personagens e da história e, principalmente, o final. Perfeito"

"Não se trata só de chegar aonde se quer chegar, mas de todo o trajeto feito até lá".

Essa é a mais pura verdade!

site: http://condutaliteraria.blogspot.com.br/2017/03/resenha-mais-pura-verdade.html

Klecy 08/07/2017

~ Morrer e Viver. É tudo uma bagunça. Essa é a mais pura verdade.~ A Mais Pura Verdade
Esse livro é segue aquela linha de Extraordinário que todo mundo deveria ler e se pôr no lugar do outro, tendo sempre empatia.
O mesmo conta a historia de Mark, um garoto que tem câncer em estagio preocupante e tem como seu melhor amigo um carrocho chamado Beal, onde juntos vivem uma grande aventura, que é narrada nessa obra literária de forma emocionante e espetacular.
Toda aventura tem inicio quando a mãe de Mark recebe um telefonema infeliz referente ao estado de saúde do filho, o garoto fica muito triste e começa a pôr seu plano de fuga em prática no mesmo dia, pondo Beal na mochila, comprando passagem só de ida à uma escalada solitária e perigosa, no caminho o menino sofre, passa fome e fica até com aparência irreconhecível por ter sofrido um assalto, enfrenta nevasca e uma tempestade violenta, mas nada o tira do foco de chegar até a montanha e começar a escalada.
Mark durante todo o tempo mantem a raiva da vida e a certeza que aquela seria a ultima coisa que iria fazer enquanto vivo, porém um acontecimento onde o garoto quase perde o seu melhor amigo abre seus olhos e certifica-se que a sua caminhada para morte iria levar muitos a sofrer e essas pessoas que iriam ficar todas tentaram de alguma maneira demostrar amor, onde em troca só receberam raiva, Mark percebe que com o resto de chance que tem pode fazer diferente, independente do câncer, independente da morte sempre temos uma opção e foi isso que ele fez quis voltar para vida, quis voltar a viver e viver o amor.

Alessandra.Silva 01/08/2017

A mais pura verdade
Nada acontece ao acaso. Pelos menos não p mim. Este livro conta a história de um menino q desafiou seus piores medos através de uma jornada extraordinária onde o objetivo era um só: a vontade de dar um ponto final em tudo. Porém nesta jornada face a face com seu constante inimigo interior ele reencontra razões para utilizar uma virgula, permitindo assim q sua história não se acabe. Ao le - lo, refleti sobre as montanhas q se elevam a minha frente, e as razões q não me deixam desistir. Minhas filhas por exemplo. E q apesar de tdo medo eu sei do q sou capaz e essa e a mais pura verdade.

Jaina 19/09/2017

Sobre amor canino e fidelidade incondicional.
Para mim, é um bom romance de estreia... Leitura fluída e leve, mas que retrata a rebeldia de um garotinho , pré-adolescente e doente, de forma satisfatória.
Sou suspeita pra falar sobre emoções e histórias que envolvem animais, sobretudo cães. Mas , sem dúvida, o cãozinho Beau é o grande herói dessa história. Emocionei-me com sua fidelidade e inteligência, com sua sensibilidade e amor incondicionais. Ah, existe também a menina Jesse, melhor amiga de Mark, e sua bondade e bom senso. Ela também é uma fofa! *-*
Enfim, é um bom livro. Não tem nada de extraordinário, mas tem um cachorrinho cativante e uma história que poderia ter acontecido com alguém próximo.

vfontes 30/09/2017

Esperava mais!
Mark é um garoto que luta há muitos anos contra um câncer. Ele tem uma melhor amiga chamada Jessie que está ao seu lado em todos os momentos. Ele também conta com seu fiel amigo Beau, um cãozinho marrom com um olho de cada cor, muito esperto e amável.

Quando Mark e sua família recebem a notícia que mais temiam, ele decide fugir levando junto seu companheiro Beau para escalar o Monte Rainier, o que seria sua última aventura. Nessa fuga eles passam por situações inesperadas e Mark conhece pessoas que o farão refletir sobre sua vida.

Achei a leitura um pouco cansativa e por isso demorei muito para terminar, esperava uma história que me prendesse do começo ao fim, mas me deparei com uma escrita exageradamente detalhista e repetitiva, sem muita profundidade. A única parte da leitura que realmente me empolgou foi a subida deles ao monte. Não digo que seria perda de tempo lê-lo, pois Beau faz o livro valer a pena, mas não consegui me envolver e me emocionar com a história.

Re 01/10/2017

A Mais Pura Verdade
O livro é lindo. consegue arrancar lágrimas e te faz refletir bastante durante a leitura. Tem uma escrita muito boa que te prende do início ao fim. Com certeza é um livro a se recomendar.