A Mais Pura Verdade Dan Gemeinhart

Resenhas - A mais pura verdade

Re 01/10/2017

A Mais Pura Verdade
O livro é lindo. consegue arrancar lágrimas e te faz refletir bastante durante a leitura. Tem uma escrita muito boa que te prende do início ao fim. Com certeza é um livro a se recomendar.

Nicole Longhi 08/12/2017

Emocionante
Esse é aquele livro que emociona e te faz torcer com o personagem a leitura toda! É encantador, realista e me fez chorar várias vezes haha.
Mark tem pais amorosos, um cachorro fiel e Jesse, sua melhor amiga com quem divide todos os seus segredos. Parece ser tudo normal, exceto que ele possui uma doença que o sobrecarrega sempre e que acaba vencendo algumas vezes. Cansado de não poder controlar o tempo e sem esperanças para continuar lutando, Mark resolve fugir e realizar o sonho do avó: alcançar o topo do Monte Rainer. Ele leva somente alguns suprimentos, uma máquina fotográfica, caderno e seu fiel cachorro Beau, assim deixando todo o resto para trás e com um plano que tentará cumprir como último desejo.

Confesso que no início que não colocava fé nenhuma na leitura, mas o autor conseguiu me ganhar com toda a mensagem que vem junto com a trama. Mark é um garoto incrível, que te faz rir, chorar e torcer junto com ele o livro todo.
O autor dividiu a narração entre Mark e sua melhor amiga Jesse, mas o foco é inteiramente no garoto e em todas as aventuras que enfrenta para conseguir realizar o seu plano.

Resenha completa em:

site: https://sheisabookaholic.blogspot.com.br/2017/12/resenha-mais-pura-verdade.html

Greiza 27/04/2018

Devastada
O livro é maravilhoso, lindo, triste, destruídos, enfim, tudo o que você pode imaginar!!

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

A Mais Pura Verdade
Esse livro foi uma surpresa. Não gosto de pegar livros que o buzz está muito alto, porém como foi um presente da editora e a sinopse era realmente muito bacana fui dar uma chance pra ele. Li primeiro os 6 capítulos que vieram com a degustação e quando o livro final chegou achei que ia só dar uma espiadinha no que acontecia na sequência, até que me vi no fim do livro, em lágrimas.

Essa é uma história muito sensível e que tem muito a contribuir inclusive pra quem é adulto. É uma história sobre coragem e de como, mesmo frente as maiores dificuldades somos capazes sim de seguir em frente e alcançar nossos objetivos.

Mark é só um garoto, mas nos ensina muito. E essa foi uma das coisas que mais gostei nesse livro, a sinceridade com que ele lida com as dificuldades. Ele é só um garoto e ele lida com tudo o que aparece como um garoto lidaria, muitas vezes pensando sim em desistir, mas seguindo em frente porque significa muito pra ele.

Na categoria livros fofos e que tem muito a nos dar, A Mais Pura Verdade saiu na frente em 2015 e se você curtiu Extraordinário esse é provavelmente um livro que você também vai curtir

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-a-mais-pura-verdade-dan-gemeinhart-veda-20/

Deza Farias 30/10/2018

"A MAIS PURA VERDADE"
A mais pura verdade conta a história de Mark um menino de doze anos, que tem um doença terrível e a certeza de que essa doença está lhe matando.

Então ele resolve fugi com seu melhor amigo, que é uma cachorro, o Beau. Levando poucas coisas em uma bolsa, ele comprar passagem só de ida para o Monte Rainier, lugar para onde ele desejar ir. Inspirado pelo seu avô que era grande um montanhista, e querendo cumprir uma missão, ele sai por ai com apenas o Beau, poucas roupas e comidas, uma câmera antiga, caderno e caneta aonde ele anota seus haicais.

Durante o percurso o Mark enfrenta vários perigos, desde levar uma surra por um bando se adolescentes, até mesmo se deparar com a morte. E a cada perigo o nosso coração se aperta mais um pouquinho.

Uma força polícia está a procura de Mark e todos os canais de televisão, e a única pessoa que sabe onde ele está é a sua melhor amiga Jessie, e ela vive um dilema entre conta para onde Mark foi, ou guarda o segredo do seu melhor amigo.

O livro é muito comovente é lindo, e trás uma lição maravilhosa. Mostrar uma amizade linda entre um menino e um cachorro, e em como o cachorro está disposto a proteger seu melhor amigo. Eu amei o livro. Chorei pois mesmo o livro ser uma ficção, existe muitas crianças que estão nesse mundão sofrendo em camas de hospitais, e definhando a cada dia. E isso é muito triste, e as vezes não temos noção de como eles se sentem, e esse livro consegue transmitir um pouco.

A escrita do Dan é perfeita, mesmo o livro tratando de um assunto muito pesado que mexe com os sentimentos da gente, a leitura foi fluída e divertida, mesmo eu vertendo lágrimas dos meus olhos enquanto lia.

O livro todo está muito lindo, tanto a capa como fonte e diagramatização, e eu acho que dar para qualquer pessoa ler, principalmente se ela tiver passando por uma fase como a do nosso pequeno personagem, a garra do Mark é impressionante.

Espero que vocês leiam o livro e se encantem tanto quanto eu.

Boa leitura a todos :)

duda 30/12/2018

uma história sobre voltar para casa
Se esta precisando de uma leitura rápida e que mesmo em meio a leveza da escrita vai te apresentar um aprendizado, esse é o livro certo. A história roda entre um menino doente e seu cachorro, que decidem fugir para uma aventura depois que o protagonista tem uma triste descoberta. O fato de a narrativa intercalar entre duas crianças é tocante, e é maravilhoso ver o quanto elas tem a nos ensinar sobre o amor.

Priscila 21/01/2019

Eu achei uma história bem de literatura juvenil. Trata de temas delicados, você fica torcendo pelo menino e pelo cachorro a história toda, mas mantém uma narrativa mais para adolescentes lerem mesmo. Li em um dia.

Iago 22/01/2019

Leitura
Achei regular a leitura. Acredito que para aueles que tem um animal doméstico amam profundamente a eles, este livro vai tocar mais forte o coração. Não senti, durante o desenrolar da história, uma grande expectativa pelos acontecimentos. Por mais que fossem imprevisíveis, não conseguiu me tocar neste sentido. Mas recomendo para os tipos de pessoas que falei acima. Acredito que gostarão.

Cecy 19/02/2019

Maravilhosamente maravilhoso!
Nesse singelo livro temos a chance de conhecer Mark, um menino obstinado, corajoso, fiel aos seus dois melhores amigos – a vizinha Jessie e seu cachorro Beau - que quer apenas uma coisa: desistir. Mas ao mesmo tempo, ele quer provar a si mesmo que pode fazer uma última coisa, escalar o monte Reinier. Mark sentia que a montanha o chamava, e sabia que lá estava seu destino final. Um dia então, juntamente com Beau, seu caderno, sua máquina fotográfica analógica (pois ele queria garantir que as fotos seriam vistas por alguém), um pouco de dinheiro e uma coragem absurda para começar sua jornada.

Durante o percurso até o monte, Mark encontrou pessoas boas e más, e em cada situação, fez questão de registrar o momento em sua câmera. Passou fome, frio, foi assaltado, quase voltou para casa, mas, tinha um plano e não desistiria dele. Já estava desistindo de muita coisa, não abriria mão disso também. Descobriu que outras pessoas também sofriam, cada qual a sua maneira, mas, ele estava cansado demais e queria dar um fim ao seu sofrimento.
Simultaneamente a jornada de Mark, vemos o drama que a família do garoto sofre com sua fuga e como sua melhor amiga Jessie lida com tudo isso, afinal, Mark lhe deixou pistas de seu possível paradeiro e a menina se vê em dúvida entre o que fazer: ser leal ou covarde. Jessie e Beau são os melhores, confesso que apesar de a história contada ser a de Mark, os dois melhores amigos do garoto roubaram meu coração.

Quando comecei a ler, pensei apenas se tratar de mais um livro com temática de suicídio, mas, nada me preparou para o que eu encontrei nas páginas. A sensibilidade do autor ao lidar com um problema tão grave quanto o câncer na infância, a falta de recursos para curar tal doença, a luta da família em manter o menino saudável, a amizade incondicional de Jessie, a fidelidade do cachorro, e a força de Mark até mesmo nos piores momentos, nos transporta a um lugar escuro, porém com esperança. Acho que o autor passou por algo assim, eu não conseguiria escrever com tanta propriedade sobre isso.

site: https://mundoliterariodacecy.blogspot.com/2019/02/resenha-89-mais-pura-verdade-dan.html

Estela | @euviestrelas 18/03/2019

A história nos apresenta Mark, um garoto doente que após uma triste notícia resolve deixar tudo para trás e realizar seu sonho, ir escalar o Monte Rainer. Para essa aventura ele não precisa de muita coisa, somente da companhia de Beau, o melhor cachorro do mundo, sua câmera e mais alguns itens indispensáveis. Mark já tem tudo planejado, desde quais ônibus que precisa pegar para chegar ao seu destino até o que precisa fazer para despistar seu paradeiro.

"Em algum lugar lá fora, naquela escuridão, estava Jessie, minha melhor amiga. E minha mãe e meu pai. Seus rostos flutuavam em minha mente. Eles não faziam ideia de que eu estava partindo. Não faziam ideia de para onde eu estava indo. Não teriam como me encontrar. Não teriam como me ajudar." (p.12)

Alguns imprevistos acontecem pelo caminho que fariam muitas pessoas desistirem de algo assim, mas o garoto não desiste e está confiante em realizar seu sonho. O que será de Mark e Beau em sua aventura sozinhos? Será que conseguirão completá-la?

"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena, como se isso tivesse algum significado. E, às vezes, nós a encontramos. E seguimos em frente." (p.204)

A leitura é mega rápida e os capítulos são intercalados entre Mark narrando sua aventura e meios capítulos que são mais curtinhos e contam em terceira pessoa sobre a situação dos pais dele e sua amiga Jessie. É uma história bem gostosinha de ler e não tem como não torcer para que Mark consiga realizar esse sonho e que tudo dê certo no final.

A diagramação é muito linda, a fonte é de um tamanho ótimo para a leitura e a capa é exatamente a representação de uma cena e achei isso bem legal depois que terminei a leitura. É um livro bem sentimentalista e acho que quem é propenso a chorar certamente ficará emocionado lendo, apesar de eu não ter sentido isso (sorry mundo). Eu gostei mesmo do livro mas me desapontei um pouco com o final, acho que coloquei muitas expectativas e não foi isso tudo, mas super indico para quem gosta de livros do estilo.

Rafaela - @esculpindoaboboras 10/04/2019

Muito emocionante!
O pequeno Mark, com apenas 12 anos de idade, resolve partir sozinho para uma aventura secreta que planejava com seu avô há vários anos. Mark está doente e acredita que essa será sua última aventura, sendo assim, por mérito próprio precisa vencer seus medos e deixar seus pais, sua melhor amiga e todo o resto para trás. O garoto pegou seu fiel companheiro, o cachorrinho Beau, sua câmera fotográfica, um caderno onde escreve haicais, alguns itens essenciais, algumas notas de dinheiro e saiu de casa rumo a sua grande aventura, a escalada do Monte Rainier.??
Mark encara todas as suas dificuldades de cabeça erguida e segue firme ao seu objetivo, sempre perseverante. Por conta da sua doença, sofre com muitas limitações, mas a cada novo passado vai ganhando forças para continuar. ??
Mesmo que inconscientemente, o menino deixou pistas do seu trajeto para sua melhor amiga, Jesse. Ela conhece muito bem Mark, os dois são grandes amigos desde os primeiros anos de vida. Aos poucos Jesse vai ligando os pontos e descobrindo os planos do seu melhor amigo, mas acaba se questionando se o amigo realmente quer ser encontrado.
O livro trás uma linda história de amizade e fidelidade, com uma grande lição. É uma leitura leve, emocionante e instigante. Os capítulos são intercalados entre a aventura de Mark - em primeira pessoa, e a busca de seus pais por ele - em terceira pessoa, nos proporcionando uma análise complexa da situação, de várias perspectivas. As emoções foram muito bem abordadas na obra. Senti como se estivesse me aventurando junto com Mark, a cada avanço, a cada obstáculo. Nem preciso dizer que chorei horrores né?! Eu amei!

Pri A. 21/07/2019

Muito bom!
Bom simplesmente adoro essa capa, por que ela é azul (Sim, eu adoro azul..rsrsrs), e também me chama atenção. É bem diagramada e ter usado 3 tipografias, deixou o livro excelente. Acho bem interessante quando usam mais de um tipografia em um livro.

Bom, conforme eu havia falado naquele post de primeiras impressões sobre o livro, contei que o livro conta a história de Mark e seu desejo de escalar uma montanha, na verdade ele acha que será seu último desejo. Por que?? Mark está muito doente. Ele tem câncer. Ele havia se "curado" outras vezes, mas dessa vez a doença veio mais forte e era bem possível que ele viesse a morrer. E o sentimento que ele mais sentia era raiva, uma raiva muito intensa e fez com que ele tivesse coragem de por em execução o seu plano.

Bom, após ele receber essa notícia, o mesmo decide escalar a Montanha Rainier. O que é uma loucura para quem está doente. E durante o caminho para chegar até o Centro Paradise, que seria onde ele começaria a sua jornada na montanha, ele encontra algumas dificuldades. Mas ele consegue chegar a montanha.

"[...] A montanha estava me chamando. Eu tinha que fugir. E como tinha... E eu não precisava de ninguém para ir comigo. Apertei as fivelas da mochila e segurei a porta da frente com o pé [...]"

Confesso que o livro me surpreendeu por conta da determinação do personagem. Fiquei extremamente comovida por seus pensamentos e suas dúvidas, que eram muitas. E morri de amores pelo seu cachorro, Beau, que o acompanha durante essa "fuga". E achei muito incrível como ele não desistiu em nenhum momento, claro que ele teve chances de desistir mas mesmo assim ele continuou em frente. E não poderia deixar de mencionar a melhor amiga de Mark, Jesse, que descobriu para onde o amigo estava indo e conseguiu guardar esse segredo. Teve momentos em que achei que ela ia acabar contando aos pais de Mark, que sabia para onde ele estava indo mas ela não o fez. E ela é apenas uma criança, assim como Mark também.

"[...] Ela sabia que tudo dependia dela. Do segredo que ela guardava, o segredo que ninguém sabia que guardava. Era um grande segredo. Pesava no coração dela como uma rocha [...]"

O livro é bem emocionante e te faz pensar um pouco sobre a vida. Pelo menos foi o efeito da história sobre mim. Esse é um daqueles livro de "tapa na cara" sabe? Igual ao Extraordinário. Talvez seja por isso que eu tenha ficado tão encantada. Sem contar que a história me prendeu do começo até o fim. Quando eu li os 8 primeiros capítulos, achava que seria bem emocionante....mesmo e acredito que tenha sido mais do que podia esperar.

A história é emocionante, os personagens são bem bacanas e bem desenvolvidos com uma certa facilidade que é incrível. E a história não fica chata ou tediosa, ela te prende sua atenção de uma tal forma que faz com que você leia mais e mais. Gosto de história assim. E os cenários propostos, são bem desenvolvidos e muito coerentes a história e também aos personagens.

Recomendo muito o livro e o autor está de parabéns, história linda!!!!

site: Resenha do antigo "Blog Resenhando"

Pudima 12/08/2019

Sobre "A Mais Pura Verdade".
Um menino querendo fazer suas próprias escolhas ao final da vida. E uma história que nos faz entrar em confronto com alguns valores.
No caso de alguém com doença em possível estágio terminal, quem tem o direito de decidir como viver o tempo restante? E, no caso, se o paciente for uma criança?
Sinto um conflito muito grande nesse sentido pois, por experiência, sei que o familiar se agarra a todas as esperanças e tratamentos possíveis mas, ao mesmo tempo, acredito que cada um é dono de si e de suas próprias decisões. Difícil.
Gostei da sensibilidade com a qual o tema foi abordado e achei uma leitura gostosinha pra passar o tempo.
Paz, amor e bem.

Giovanna.Charrone 10/12/2019

Puro e belo
Foi tão lindo ver a história das duas amizades de Mark: seu cachorro e sua melhor amiga paralelamente à aventura de se escalar uma montanha. Foi de uma pureza linda. O livro me emocionou demais, a escrita é leve e fluída, me tirou de uma ressaca literária e acho que é um dos melhores livros protagonizados por crianças que já li.