Abusado

Abusado Caco Barcellos

Resenhas - Abusado

dissonantbr 22/06/2012

Mais um mergulho na realidade urbana brasileira
Livro que preenche o espaço de tempo entre Cidade de Deus e a Tropa de Elite, explica o galgar daquele que viria a ser o Dono do Morro Santa Marta, e o que aconteceu com o Rio. Pena em algumas omissões históricas, mas é praticamente um livro praticamente liberdador. 4.7

Carol Minardi 19/06/2012

Li duas vezes! A narrativa do Caco Barcellos é muito gostosa de se ler e a história, além de muito interessante, é super bem contada.
Recomendo a todos.

Mayra Dias 29/05/2012

Existe o lado certo de uma vida errada?
Livro super bem escrito, que desde as primeiras páginas me prendeu. Fiquei estarrecida com a realidade da vida dos moradores dos morros citados no livro. É tanta coisa que acontece nesse mundo do crime que você nem imagina que por trás disso tudo também existem corações. Corações que só querem o melhor pro seu povo. Não estou aqui defendendo que traficante, assaltante são pessoas de bem, não é isso. Juliano me conquistou, tenho que confessar isso aqui, entendo toda a sua luta, só não aceitei o fato dele ter tido nas mãos a chance de mudar de vida e não o fez. Entregou sua vida pra lutar pelo bem de seu pessoal. Fiquei mal com o final, mesmo sabendo que o fim desse pessoal não seria outro.

Claudia Cordeiro 10/03/2012

Vida de bandido é curta
O livro te põe no morro, é envolvente. O autor em momento algum fala dos males das drogas, pelo visto, tb não gosta da polícia, mas escreve bem. Descreve bem a vida dos favelados, as execuções, as "leis" deles, etc..

Lucas 04/03/2012

Sensacional!
Narrativa ótima e enredo contagiante, uma pena ter acabado, tal história digna de filme, recomendo a todos os apreciadores do tema.

Digão Livros 08/02/2012

Fico pensando no repórter, e sua coragem, e seus riscos, em estar dentro dessa situação, para nos trazer a vida como ele é em um mundo que não é o mundo da maioria das pessoas.

Entrar no morro, saber coo as coisas realmente funcionam, e assistir a ascensão e queda de um traficante, um criminoso, mas que nem por isso deixa de ser reconhecido como carismático, inteligente, 'boa praça'.

Desnudar o tráfico foia grande façanha do livro, mas humanizar o traficante foi algo inesquecível, mesmo que não tenha sido planejado.

Sobre o enredo, ae é só ler para saber..rs...

Ótimo livro!!!

Camille Ramos 17/09/2011

O lado certo da vida errada?
O livro de Caco Barcelos é uma narrativa surpreendente, que, ao mesmo tempo que te mostra a realidade dos morros e do narcotráfico no Rio de Janeiro, te faz refletir sobre ela.

Não é uma tentativa de justificar as ações dos "guerreiros do crime", mas vejo como uma janela para um outro lado, que muitas vezes nos é desprezado.

Desse modo, fora dos olhares externos, atualmente difundidos pela mídia, vemos que há outros ângulos para se avaliar uma mesma questão.

Julgar toda essa violência, renegando qualquer tipo de "culpa" que se tenha por ocasioná-la, é uma atitude que me levou à grandes indagações.

Afinal, há um lado certo para a vida no crime?

E será que estamos, realmente, no lado certo da vida certa?

Como em Saramargo, acredito que todos estejamos mesmo cegos.

Porque "o bicho, meu Deus, era um homem".

Renan 05/07/2011

O lado certo da vida errada
Abusado uma história épica com muitos tiros,fugas impossíveis, aventuras,romances e traições.hahaha!
Não se engane, isso é realidade. Tão perto porém tão longe de nossa realidade na frente de um computador, existe espalhados pelo Brasil vários morros do Santa Marta, varias pessoas que são 'gentes' como nós, mais na pratica são considerados de outros mundos, vivem em condições precárias onde a solução para seus problemas é entrar para o crime,ganhar dinheiro e mudar a realidade, e ai não está um solução mais está o inicio de uma prisão perpétua.

Marcinho Vp, seria vilão ou héroi?
esse livro é sensacional, você considera um bandido um herói mesmo sabendo que ele é um criminoso.Sou fã dele não posso negar,suas aventuras são demais, o cara pegava muita mulher,tomava tiro e não morria, ele era o cara certo do lado errado, mais sinceramente ele lutava por uma causa perdida, seu lema Paz,Justiça e Liberdade só existia na sua cabeça, por mais que ele lutasse para impor uma forma de acabar com o crime e melhorar o mundo, isso nunca será possível porque sempre existirá ambição,inveja,ganancia, corrupção,preconceito. enquanto esse nosso mundo existir será muito difícil nós vivemos tranquilos para sempre.

marcelo 14/04/2012minha estante
gostei muito deste livro que expõe o outro lado da moeda. marcinho vp era, para mim, uma versão brasileira do che. dotado de muita revolta e poucos recursos ele defendeu o que achava ser certo. muito bom o trabalho do caco barcellos.

Mayra Dias 29/05/2012minha estante
Eu sabia, desde o começo o que poderia acontecer com ele, mas fiquei mal no final :/

Mari 28/06/2011

Livro Jornalistico de Caco Barcellos. Conta a Historia de Juliano VP e a Turma da Xuxa.

Josy.Stoque 14/04/2011

É uma leitura extensa, rica em detalhes
O livro é uma reportagem investigativa que conta a trajetória de Juliano VP, codinome de um conhecido traficante carioca dos anos 80. Sua adolescência no morro Santa Marta e sua ascenção como líder no tráfico de drogas. As guerras, as mortes, as prisões, as fugas e as traições.
Este momento histórico também marca a ocupação deste mesmo morro pelo temido Comando Vermelho. E conta também com a favela se reergueu, reaprendendo cidadania, e conquistando paz, segurança e uma vida digna, com condições mínimas para viverem bem.

Pefico 10/01/2011

Abusado mesmo
Abusado é a biografia romantizada de Marcinho VP, um dos traficantes cariocas mais famosos das últimas décadas. Dizendo assim, Marcinho VP, é muito provável que você não se lembre de quem estou falando, então precisamos nos situar melhor. Lembra quando, em 1996, o Michael Jackson foi gravar um clip numa favela do Rio e precisou de autorização do tráfico pra poder gravar? A favela era a Santa Marta e a autorização veio de Marcinho VP.

Para ler Abusado, você precisa de paciência e tempo. A primeira parte sequer fala de Marcinho, começa láááá atrás, explicando a passagem de poder do tráfico (que tomou grande parte do livro...). As quinhentas-e-lá-vai-cacetada páginas estão repletas de diálogos chatos que, na minha opinião, poderiam ter sido omitidos. Agora, se você desconsiderar isso, Abusado dá uma impressionante visão do mundo do crime/tráfico carioca, pelo menos os relacionados com a Dona Marta, na década de 90. Além disso, nos mostra o perfil psicológico desse traficante/filósofo que indignou a polícia e a comunidade com o episódio Michael Jackson e muitas outras aventuras. Caco Barcellos tem que ser ovacionado pela sua ousadia, coragem e competência.

A coisa que mais me chamou atenção, como sempre chama tudo que leio sobre tráfico, é que os traficantes sabem que vivem uma vida “errada”. E que se “pudessem” viveriam outra vida, uma normal, de trabalhador honesto. Porém, ao contrário da mixaria do salário mínimo, o tráfico paga bem e permite que milhares de adolescentes tenham um dinheiro que um emprego honesto não pagaria. Mas apesar da recompensa financeira, a aposentadoria é geralmente no enterro. Eles sabem de tudo isso e ainda assim escolhem a vida errada, enquanto seus filhos vêem o exemplo dos pais e mães e invariavelmente o seguem. Há como quebrar esse ciclo?

“Abusado: O Dono do Morro da Dona Marta” é um livro que vem sendo usado em faculdades por todo Brasil pra ajudar antropólogos, sociólogos e outros “ólogos” a refletir a causa da violência. E quem sabe ajudar a saber como remediá-la. Recomendado pra aqueles com interesse no tema da violência e nas favelas.

Flavia 18/12/2010

Já faz algum tempo que li este livro, mas como faz parte dos meus favoritos resolvi compartilhar com vocês a resenha dele. Para quem se interessa por histórias com o narcotráfico no Rio de Janeiro e a vida nos morros cariocas, este é um prato cheio!

Em “O Abusado”, Caco Barcellos conta a história do traficante Marcinho VP (no livro chamado de Juliano), integrante da facção criminosa Comando Vermelho (CV). O cenário é o morro Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro. Este é um livro-reportagem que, além da experiência de convivência em meio aos traficantes, Caco demorou 5 anos para compilação de fatos e pesquisas.

É possível ler a história e fazer uma análise do narcotráfico e da violência instalada nas ruas da cidade maravilhosa. O traficante protagonista da história, ao contrário do que imaginamos, possui muita racionalidade e interesse por literatura e engajamento social. Ele inclusive ganhou destaque na mídia quando permitiu que Michael Jackson gravasse um clipe no morro. Essa é uma das muitas histórias encontradas no livro.

A informação a seguir não é um spoiler, ok?! É uma curiosidade!

Esclarecimento IMPORTANTE:

O Marcinho VP do livro “O Abusado” refere-se ao: Márcio Amaro de Oliveira. Dois meses após a publicação do livro, Marcinho VP foi assassinado no presídio Bangu III. Dizem que o motivo da morte foram suas revelações sobre atuação do tráfico em Copacabana.

Atualmente temos acompanhado nos noticiários outro Marcinho VP, o Marcio dos Santos Nepomuceno, que inclusive está preso. Este é traficante atuante no Complexo do Alemão e recentemente foi transferido para penitenciária de Porto Velho em Rondônia por ser considerado um dos bandidos mais perigosos do país, junto com Elias Maluco.

akilt 25/09/2010

"Mesmo depois de tantas lutas ainda tentam puchá nosso tapete, si fodem porque nós é favelado legítimo e não temos tapete, pois nosso pé é no chão" (sic)

Gabriel Lucas 03/08/2010

Um vislumbre sobre a literatura do tráfico de drogas, Comando Vermelho e etc. no Rio de Janeiro, escrevendo sobre esta e outras obras: