Abusado

Abusado Caco Barcellos

Resenhas - Abusado

Paccelli 28/01/2009

Assustador
Aparentemente nada de novo no front verde-e-amarelo... A coisa começa a ficar tenebrosa a medida que as páginas correm e o sangue escorre. Mas o que assusta não é a imagem do beco, do morro, da morte fria... O QUE ME APAVOROU foi identificar naquele universo uma CULTURA PARALELA, com valores muitos específicos e florescendo COMPLETAMENTE A REVELIA DAS INSTITUIÇÕES, em especial o Estado. Populações foram abandonadas, entregues a sí mesmas... Esqueceram que o Homem é um animal SOBREVIVENTE POR NATUREZA, e VIOLENTO POR INSTINTO. A miséria da favela e o tráfico é o fruto amargo e letal de nossa indiferença, da irresponsabilidade político-social e da sujeita que espirra dos meandros da sociedade de consumo... E vai ficar pior... Com ou sem os "capitães nascimento" (esse em outra obra, claro)

BooKão 27/01/2009

A realidade pode ser mais fantástica que a ficção
Caco Barcellos definitivamente se excedeu! A história real do traficante VP é simplesmente emocionante, comovente e cheia de intensidade.

Sem criar apologias mas também sem fazer um julgamento apressado, Caco apresenta a realidade da vida nos morros, a organização do tráfico e a lei da selva que leva garotos a empunharem armas na esperança de riqueza e poder.

Trágico, surpreendente, fantástico!

Moniq. 25/01/2009

"O Abusado" é um daqueles livros que todo mundo devia ler, pra aprender sobre respeito.

Caique 21/01/2009

O livro-reportagem Abusado do jornalista Caco Barcellos traça a trajetória do traficante Marcinho VP, integrante da facção criminosa do Comando Vermelho, desde criança até o chefe do tráfico da favela de Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, este livro é o resultado de uma pesquisa exaustiva e convívio com o próprio traficante durante cinco anos.

Abusado, porém não prende-se somente em uma biografia do ex-traficante, é uma análise do narcotráfico preponderantemente e da violência urbana, através de um prisma diferente, do que nos é passado pelos grandes meios de comunicação, consiste na visão de um traficante, longe da figura animalesca e cruel que nos é transmitido comumente pela mídia. Caco Barcellos humaniza a figura do narcotraficante, desmistificando sua visão estereotipada.

Marcinho VP- sob o codinome de Juliano- possui uma personalidade que destoa dos traficantes em geral, devido a sua racionalidade, seu engajamento social e o seu interesse por literatura, filosofia, sociologia, etc. Ganhou notoriedade ao permitir que Michael Jackson gravasse um clipe no morro e sua ligação com o cineasta João Salles, que lhe dava uma “mesada” para convencer Juliano a abandonar o tráfico, porém essa relação foi mal interpretada pela mídia, que mesmo em decadência sempre foi um dos mais procurados pela polícia, devido às suas ligações e sua presença na mídia.

Abusado apresenta dezenas histórias, que envolvem Marcinho VP e o narcotráfico, contudo não há uma fragmentação contextual, pois todas as histórias inter-relacionam entre si funcionando como elos que enriquecem a obra. Abusado é um exemplo do jornalismo literário e não somente um livro-reportagem.

Dois meses após a publicação do livro, Marcinho VP é assassinado no presídio Bangu III, especula-se que o motivo da morte foram suas revelações acerca da atuação do tráfico em Copacabana. Abusado traça, portanto, um retrato do narcotráfico na visão do lado de lá, do tráfico, desmistificando o estereótipo do traficante, humanizando-o, apresentando características que não condizem com a imagem do narcotraficante propagada pela mídia, como por exemplo o seu refinado gosto literário.

Abusado, é uma obra-prima do jornalismo investigativo brasileiro com caráter literário que revoluciona a cobertura do tráfico ao visualiza-lo em um prisma diferente, fugindo do lugar-comum e é nesse aspecto em que consiste a riqueza do trabalho de Caco Barcellos.

gflores 11/01/2009

Cotidiano de um traficante
Escrito so a forma de um romance por Caco Barcellos, Abusado retrata em primeiro plano a vida de Juliano VP traficante filiado ao Comando Vermelho que ao longo da vida foi considerado o dono do morro Santa Marta mas também relata a vida da comunidade que vive nas favelas e não possuem a vida diretamente ligada ao tráfico mas que indiretamente são complemetamente afetadas por ele.

O livro possui um escrita envolvente e muito direta, a reprodução de diálogos com a linguagem utilizada pelos traficantes aproxima o leitor da vida e realidade destas pessoas, uma excelente obra para quem quer entender um pouco mais suas mentalidades e seu cotidiano.

Porém acho prudente fazer um alerta sobre este livro que não deve ser lido por qualquer um, acredito que devido a proximidade que o autor vivenciou com seus personagens tenha sido difícil para ele não ter algum envolvimento pessoal com estas vidas, e na minha opinião, por diversas vezes ele retrata a rotina no meio do tráfico, os assaltos, tiroteios, brutalidade como algo natural demais, as vezes parecendo uma vida boa, por isso me preocupa um pouco a cabeça dos leitores quem param para ler este livro.

De modo geral o livro fica com uma classificação 3,5 em 5, sendo uma ótima referência para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história do Rio de Janeiro, suas favelas e principalmente sobre o traficante que a mídia, e Caco Barcellos, transformaram no número 1 em notoriedade pública.
Pefico 19/04/2011minha estante
Oi gflores, gostei muito da sua resenha. Acho apenas que a narrativa natural de Caco reflete a naturalidade com que os traficantes enxergam as próprias vidas. Afinal, aquela é a realidade deles, mesmo que não seja a nossa de classe média.

Carla.Zuqueti 20/11/2012minha estante
Concordo com o comentário de Pefico. Morei alguns anos no Rio e realmente há uma naturalidade para as pessoas que estão próximas ao tráfico, mesmo que não envolvidas. E também concordo que a realidade deve ser demonstrada com mais cuidado. A naturalidade existe, mas é imposta, pois não há como viver com medo o tempo todo. É uma regra de sobrevivência de quem não tem outro modo de sobreviver.

Tiziu 06/01/2009

The best
O melhor livro que eu já li até hoje. Caco Barcelos entra com tudo na vida do traficante, mostrando o dia a dia não só dele como de toda a comunidade, show de bola

Caique 11/01/2009minha estante

Marcinho VP- sob o codinome de Juliano- possui uma personalidade que destoa dos traficantes em geral, devido a sua racionalidade, seu engajamento social e o seu interesse por literatura, filosofia, sociologia, etc. Ganhou notoriedade ao permitir que Michael Jackson gravasse um clipe no morro e sua ligação com o cineasta João Salles, que lhe dava uma ?mesada? para convencer Juliano a abandonar o tráfico, porém essa relação foi mal interpretada pela mídia, que mesmo em decadência sempre foi um dos mais procurados pela polícia, devido às suas ligações e sua presença na mídia.

barrada 20/01/2009minha estante
Bem, não me restou muito oq dizer. Vcs já falaram tudo. Simplesmente maravilhoso.