Abusado

Abusado Caco Barcellos

Resenhas - Abusado

Bruno Freitas 09/05/2017

Abusado – Caco Barcellos
Ler sobre a história de vida de um dos traficantes mais conhecidos do Brasil é, no mínimo, uma experiência curiosa. O livro Abusado – O dono do morro Santa Marta, escrito pelo jornalista Caco Barcellos, retrata, em suas centenas de páginas, a trajetória de Juliano VP, codinome de Marcinho VP, um dos bandidos mais procurados pela polícia do Rio de Janeiro no início deste século.

Em Abusado, além de apresentar a história do traficante Juliano, Caco relata inúmeras outras situações presentes no cotidiano da favela Santa Marta – aquelas que muitos fingem não enxergar –, como a violência urbana, a realidade do tráfico de entorpecentes, as operações criminosas, a violência, as execuções e o dia a dia de uma favela e de seus moradores, que, assim como grande parte dos brasileiros, sonham com dias melhores, independentemente da realidade na qual estão inseridos.

A publicação é baseada em fatos reais (que, diga-se de passagem, foram um pouco romantizados pelo jornalista-autor do livro) e aborda desde os primeiros passos de Juliano no tráfico de drogas até a sua ascensão como comandante do morro Santa Marta, na capital carioca. Eu imagino, porém, que a realidade da favela seja bem mais cruel e trágica do que os relatos apresentados no livro, principalmente no que se refere ao cotidiano dos moradores.

Ao iniciar a leitura, é preciso deixar os preconceitos e julgamentos de lado, já que o autor nos apresenta um traficante Juliano que, assim como tantos outros líderes ao redor do mundo, idealiza e planeja projetos visando a melhoria da realidade em que está inserido; no caso dele, uma favela.

No livro, Caco Barcelos aborda todos os lados da vida de Juliano: traficante, pai de quatro filhos, parceiro de inúmeras namoradas, dono de uma fé inabalável e leitor de bons livros. Estão presentes na obra, ainda, os relatos de sua prisão, sua fuga da cadeia, seu afastamento do tráfico para a sua segurança pessoal, suas brigas com os chefões de outras favelas, seu refúgio no exterior e até mesmo sua permissão para que o cantor Michael Jackson gravasse o videoclipe “They Don’t Care About Us” no morro Santa Marta.

O título do livro, Abusado, faz jus à pessoa de Juliano, que dizia constantemente estar do “lado certo da vida errada”.

E, apesar de contar a história de um traficante, Caco não faz apologia ao crime e deixa claro que para todas as escolhas certas e erradas há reações. Se, por um lado, o jornalista mostra – sem julgamentos – que o traficante erra, por outro, evidencia que o que é considerado “legal e moral” também tem suas falhas, como a violência da polícia e o abuso de poder por parte das autoridades.

O livro se preocupa em apresentar uma versão humanizada dos fatos. É fácil passar em frente a uma favela e pensar que ali é o berço da criminalidade. Porém, poucos estão realmente dispostos a conhecer o que se passa dentro dos barracos e vielas. Assim, a publicação é um meio de entrar em uma comunidade e vivenciar o dia a dia dos moradores.

Em Abusado, o leitor encontrará o outro lado da cidade maravilhosa, que também é abraçada pelo Cristo Redentor e que ajuda a compor a o que chamamos de “nosso Brasil, brasileiro”.

site: http://alemdacapa.com.br/abusado-caco-barcellos/

Ras Jordan 21/02/2017

De 557 paginas, confesso que em no máximo 30 paginas a história estava meio chata é complicada de ler, dava sono, porem como todo o livro, ela já tem uma reviravolta inteira e o livro volta a ser extremamente interessante.
Nessa obra você é apresentado a uma realidade na qual ninguém que não vive nos "morros" vai saber a realidade que existe lá. Você é apresentado a um mundo completamente oposto ao que acreditamos e a ações policiais na qual achamos que eles que são "servidores das leis" se tornarem piores que os "bandidos reais".
Com essa leitura parece que nas favelas as pessoas vivem uma vida a parte da que vivemos, têm um convívio em sociedade completamente diferente da que vivemos, e quando falo isso não se trata só de bandidos ou seus familiares, e sim toda a população de lá.
Indico muito esse livro pra quem busca uma historia recheada de ação e apreensão pra todo lado, muita reviravolta e que conta exatamente como e a realidade da vida de bandidos nos mortos do RJ.

Katharina 19/12/2016

Marquei como lido “O Abusado – O Dono do Morro Dona Marta”, Caco Barcellos.
Um livro impactante e visceral em todos os aspectos, revelador do grave problema do tráfico de drogas e da violência extrema nas comunidades carentes do Rio de Janeiro. Na verdade, uma realidade nacional negligenciada pelas autoridades, desprezada pela sociedade e abafada pela grande mídia. A guerra pelo tráfico de drogas nos principais morros do Rio de Janeiro já levou à morte milhares de crianças e adolescentes, que ingressam no crime organizado por falta de perspectivas futuras e referenciais familiares sólidos que lhes ofereçam suporte psicológico e emocional para lutar por uma vida melhor, distante das pressões cotidianas dos traficantes e das tentações das drogas.
Com histórico familiar de extrema pobreza, agressões físicas, estupro, assédio sexual e abandono, esses jovens tornam-se prezas fáceis nas mãos dos chefões do tráfico, que os iludem com promessas de vida fácil proporcionada pelos lucros das vendas das drogas. Jovens cujas referências principais são os narcotraficantes que formam as bases ideológicas e materiais de dois dos principais grupos de extermínio do país, o Comando Vermelho e o Terceiro Comando, conhecidos nacionalmente pelo alto grau de violência que empregam contra seus opositores na guerra do narcotráfico das favelas do Rio de Janeiro.
Uma realidade dolorosa que banaliza a morte, ao mesmo tempo que a transforma em parceira contínua na luta pela sobrevivência nos grandes morros do Rio de Janeiro.
O Abusado – O Dono do Morro Dona Marta, Caco Barcellos, Editora Record

Gabi 27/11/2016

Não tem para onde fugir: uma pessoa que ostenta os privilégios "hétero cis branco e rico" nunca vai saber narrar ou descrever corretamente como se sente uma minoria social. É como um homem falar sobre o machismo, como um cisgênero falar sobre o homosexualismo. Infelizmente, foi isso o que Caco tentou fazer, e, nesse sentido, ele errou feio, afinal, por mais que ele estivesse entrado em contato com o Juliano, com o Nein, com o Pardal, ele nunca soube na verdade como eles se sentiam, porque ele não sabe o que é morar em uma favela, traficar e cultivar vícios como modo de vida. Muitas pessoas ainda assim elogiam sua obra e com razão, pois ela é bem escrita, tenta ao máximo ter factual e oferece outras virtudes, mas infelizmente ela é medonhamente mentirosa. É bom ter um livro que se encoste na realidade, mas esse, com certeza, fica muito distante do que realmente se passava nas noites quentes da Dona Marta.

Walisson 17/08/2016

Marcinho VP
Caco Barcelos dessa vez se aventura no morro dona marta para descrever a vida de um dos traficantes mais fomoso do Rio de Janeiro, Juliano VP é dono de feitos notáveis para um traficante e tinha uma visão um tanto distorcida do trafico. No livro você acaba não só sabendo a rotina do tráfico mas também acaba conhecendo como é o dia a dia da favela e as dificuldades que seu poco passa. Livro recomendadíssimo

karinna adad 27/07/2016

A ser lido
Um dos melhores livros que li esse ano. Comecei despretensiosamente, mas depois das 5 primeiras páginas já me vi completamente envolvida na história. Não conhecia a escrita do Caco Barcellos e fiquei maravilhada com a forma como ele escreve, como se estivesse contando uma história mesmo. O livro é de uma profundida temática essencial para se entender como funciona a vida e a cabeça das pessoas que moram nos morros cariocas ou daqueles marginalizados de alguma forma pelos que têm o capital. Vale muito cada página!

Aldimir.Santos 16/08/2015

Marcinho V.P até Morrer .Familia C.V
A historia da vida de um dos mais notórios lideres do Morro Dona Marta. Juliano VP ( Marcinho VP, da Santa Marta) foi um dos mais famosos integrantes do comando vermelho que atuava como chefe do morro no qual Michael Jackson gravou o clip de uma de suas musicas. com grande preocupação de reforma social e racial - chegando até a viaja para o Mexico para conhecer o comandante Marcos - Marcinho VP que no livro é chamado de Juliano VP tem sua trajetória contada nessa obra. Sua Historia a historia de seu grupo e dos moradores da Favela santa marta constrói esse grande livro que passou a ser o meu favorito .

- Foi a decisão certa da vida erra.

Alexandre 12/10/2014

"A favela é a nova senzala - Escolhido pela imprensa"
O livro do Caco prendeu demais minha atenção. Realmente é muito bom em muitos aspectos, principalmente para recordar um Rio de Janeiro extremamente violento da década de 90. Não que hoje não seja violento, mas no passado era indiscutivelmente pior.

A ESCOLHA DA IMPRENSA

Pra mim, Marcinho VP ou Juliano VP, como preferirem, foi um bandido que a mídia escolheu como boi de piranha para ser mais um rosto "pop" do crime no Rio de Janeiro. No livro mesmo, fica claro que se não fossem as péssimas estratégias de relações públicas adotadas por VP, certamente seria mais um.
Lembro de um trecho de uma música do lobão que diz: "A favela é a nova senzala" e nada melhor se aplica ao fato da clase alta do Rio de Janeiro se interessar em conhecer essa realidade. Não é de hoje que os senhores das casas grandes frequentam as intimidades das negras escravas ora para pegar seus leites e dar de alimento aos seus filhos e ora para, com respeito da palavra, foder as negras.
Adequando os papéis ao livro, não posso acreditar que um filho de banqueiro, eu disse "filho banqueiro", realmente pensou em ajudar alguém com 1200 reais durante três meses.

A negra dos anos 90 foi vitima da sua própria exploração. Morreu dois meses após o livro ser lançado. VP que conseguia escapar de muitas situações adversas, não teve tanta sorte quando já tinha dado todo seu leite e já tinha entregue seu corpo para que a sociedade consumisse. Acabou no lugar mais adequado para quem foi usado, na lata de lixo.

vale demais a leitura, super recomendo.

marco izidoro 22/08/2014

Abusado é o Caco
Obra com o inconfundível estilo e talento do Caco. Texto leve, direto e sério. Impressionante como a falência do Estado cria personagens como o do livro. E como a vida bandida atrai exerce fascínio. Caco é melhor repórter/escritor que apresentador.

Rafa 10/08/2014

Os segredos do CV
Um livro reportagem investigativo que conta a história de “Juliano VP”, nome fictício de Márcio Amaro de Oliveira, traficante criado na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro.

Márcio Amaro de Oliveira veio do nordeste,ainda quando criança,em busco de uma melhor situação de vida.Com um pai agressivo,e machista,Juliano nunca ganhou um centavo por seus serviços prestados,e começou a se interessar pelo mundo do crime,que era uma vida recheada de luxo e prazeres.

A todo momento Márcio Amaro de Oliveira se mostra um cara atento aos problemas culturais e sócio-econômicos,dizendo que ninguém quer se matar de trabalhar para ganhar em torno de 100% dólares,e se vangloriava de pagar mais aos seus homens do que o Brasil paga a seus trabalhadores.

Ganhou notoriedade ao permitir que Michael Jackson gravasse um clipe no morro,onde ficou mundialmente conhecido e muito mais procurado pela justiça,que oferecia recompensas pela sua captura.

Após essa passagem de Michael Jackson pela favela,vários repórteres conseguiram fazer uma entrevista com o traficante,que prometeram não divulgar seu nome,percebendo a ética de muitos jornalistas que distorceram tudo que ele disse,e ainda divulgaram seu nome.Contrariado a favela,questionou o traficante,o que o fez acreditar naqueles jornalistas corruptos?E a respostas foi:"Eles me deram a palavra de homem,que é a única coisa que temos"

Após esse incidente a vida de Márcio Amaro nunca mais seria a mesma,chegou a ser o número 1 de procurados pela polícia do RJ.

Sempre se dizendo que estava "Do lado certo da vida errada" Marcio Amaro se mostra um cara com idéias revolucionárias,sendo um de seus ídolos nada menos do que Che Guevara. Sendo um assíduo homem interessado pela busca da informação,Caco Barcellos nos mostra a personalidade de Marcio Amaro,lendo livros de filosofia,interesse por informática(o que naquela época era coisa de outro mundo).

Um homem de muitas mulheres,interessado em evoluir e melhorar a situação do seus companheiros de favela,muitas vezes se questiona ao fugir para a Argentina,de que nada adiantaria sair do mundo das drogas,se os seus companheiros ainda continuam perdidos.

O livro nos permite ter conhecimento sobre a história do CV,de estar dentro das casas dos moradores,de viver os seus problemas,com suas mortes,de mais uma vez presenciar os problemas sociológicos de um Brasil em decadência,onde a polícia corrupta é quem tenta tirar o maior proveito de suas fragilidades.

Sem passar a mão na cabeça de bandido,mas sem defender um Estado omisso,mais uma vez me baseio no pensamento de Foucault onde no centro de um círculo ficam os presos,os doentes mentais e os enfermos,no segundo círculo a polícia,os governantes, juízes e os ricos sem coração,no terceiro círculo o mundo da "liberdade,o caos,uma guerra interminável de todos contra todos,onde quem infrigir as leis irá para o centro desse círculo.

Boa Leitura.

Jane Ávila 27/06/2014

Eu estava passando na livraria e vi este livro.
Antes mesmo de compra-lo,ele ficou dentro de mim,dentro da minha cabeça.
Li a sinopse dele e fiquei com uma vontade louca pra ler.
Uma história envolvente,que me fez dá boas gargalhadas,em qualquer lugar que eu estivesse.
Uma linguagem simples,rápidamente devorei o livro.
E como me senti envolvida com todos os personagens dessa história.
Como no livro não havia a foto do personagem principal,fui busca-lá na internet.
Há passei mais ou menos um mês inteiro xingando muito.O povo que adoro palavrões.
Mesmo assim amei.
Pois se conta a história de uma pessoa real,eu fico louca pra ver o rosto da criatura.
Rsrsrsrsr...
Mas eu indico para quem gostar do estilo.Excelente na minha opnião.

pribt 30/03/2014

Uma ótima leitura
Um dos melhores que ja li!!!! Escrito como romance, traz um pano de fundo a historia do Dona Marta, enfatiza a historia de Juliano VP (Marcinho VP) um livro de reflexões sociológicas que são refletidas na desigualdade social que sofre o morador da favela carioca.

Adriana602 28/03/2014

Leia e devora-me!
Esse livro eu não li, eu devorei...
A escrita do Caco Barcellos, vicia qualquer um, eu não li esse livro eu devorei, eu me encantei, me choquei, angustiei, sofri, lamentei, tive tantas outras emoções possíveis, foi uma adrenalina, tipo de livro que você não consegue largar enquanto não termina, não sentia coisas assim, desde Capitães de areia de Jorge Amado. Você se pega num paradoxo, torcendo pro bandido, bandido que a própria sociedade criou. Um livro fantástico!

Ruan Carlos 29/11/2013

Fascinante
E uma dica pra quem fico fascinado pelo livro é ver o documentario Santa Marta - Duas Semanas no Morro,aonde aparece o Marcinho Vp antes da 1° guerra do morro e antes de fazer parte do trafico aonde nao tinha perdido a sua infancia.