Star Wars: Kenobi

Star Wars: Kenobi John Jackson Miller

Resenhas - Star Wars

Dani 16/04/2024

O melhor de Star Wars
Esse livro é incrível, uma ótima indicação para todo fã de Star Wars. Nela vemos os pensamentos mais profundos de Obi, que tenta viver em "tatooine" discretamente, mas acaba se metendo e ajudando a família de Anileen. É muito bom! O plot no final vale a pena! Além de nos fazer refletir além do livro sobre as diferenças culturais/ver a outra moeda do outro povo. Amei!!

Holecramh 03/04/2024

Uma ótima história de uma galáxia muito muito distante
Esse é mais um daqueles livros que você leva muito tempo pra ler, mas quando lê adora ele do começo ao fim. A história se passa algum tempo após a queda da república, quando Obi leva Luke para Tatooine e fica de guarda. É uma história leve no bom estilo velho oeste, que não se propõe a ser grandiosa mas preenche lacunas na história do período que não sabemos o que aconteceu. Infelizmente a história foi classificada como Legends por um mero diálogo que cita um Sith não canônico. E digo mais, essa seria uma ótima trama para servir como uma suposta primeira temporada da série do Obi Wan. Mais a mais vale a pena conferir essa leitura como um passa tempo.

Allan236 25/01/2024

O livro não é sobre Kenobi
O livro promete entregar respostas para o período em que Kenobi esteve residente no planeta Tatooine, zelando pelo recém nascido Luke, porém entrega apenas uma curta aventura do mesmo junto aos residentes locais.

Kenobi nada mais é do que um plano de fundo para uma história que dá mais ênfase a personagens locais. Os dramas do Jedi são deixados de lado e o enfoque é direcionado quase que totalmente para personagens "secundários". Pode-se mencionar também que Kenobi se perde de sua missão no planeta, passando mais tempo envolvido com questões pouco conexas ao seu objetivo principal.

O sentimento de frustração pelo descumprimento da promessa tende a se sobressair aos pontos positivos da história, que apesar de existirem, ficam em segundo plano. Esse sentimento de frustração seria eliminado se a obra não tentasse se passar por aquilo que ela não é.

Lara Tine 24/01/2024

Kenobi
Eu pensei que ia demorar pra terminar esse livro. Comprei o ano passado entre outros livros de Star Wars, li o primeiro capitulo pra ter o gostinho de inicio, mas terminei outros livroa antes. Peguei ele esses dias pra ler e devorei ele em alguns dias!
Que leitura gostosa, como nosso Kenobi é querido, como é maravilhoso ter um livro sobre ele nesse meio tempo em Tattooine!
Como disse o seu dublador de voz francesa, é como um faroest, o ambiente e a propria presença misteriosa, silenciosa não constante na historia. Os outros personagens que movimentam a história são marcantes e a gente fica envolvidos com todos.

Foi um prazer acompanhar sua história com Annileen...

Marcelo.Araújo 10/10/2023

Um mero amigo da vizinhança
Sempre fui daqueles que se perguntava o que o velho Ben Kenobi andou fazendo durante 20 anos no deserto. Com grande expectativa adquiri este livro, e confesso que a minha curiosidade passou longe de ser sanada. Não que a história seja ruim, mas porque compreende apenas poucos meses após queda da República, não se estendendo em acontecimentos posteriores.

Como quem preza por seu disfarce, Obi-Wan se esforça para manter-se livre das confusões, e também dos encantos de uma linda mercadora local. Mas como em toda boa aventura, as circunstâncias perseguem o herói, forçando-o a entrar em ação. O plano de fundo é o onipresente medo e escassez vividos pelos habitantes de Pika Oasis. Para quem tiver curiosidade sobre os Tusken (o povo da Areia), será um prato cheio, chegando inclusive a comentar sobre Sharad Hett, o Jedi que deixou a Ordem para se tornar Tusken, e criou família, vindo a ter um filho sensitivo na Força.

Curiosamente é abordado o massacre de Anakin sobre o clã que raptou sua mãe, e suas consequências imprevisíveis na economia da região.

A essa altura Luke Skywalker não passava de um bebê, então não espere nada que relembre Uma Nova Esperança. Tatooine é tão isolada e esquecida, que as pessoas mal sabem o nome do Chanceler (novamente a incômoda desconexão com o resto da galáxia).

Por fim, nada tão profundo quanto um benfeitor de última hora tentando resolver problemas pontuais sem revelar sua identidade. A introspecção se dá pelos revoltosos autoflagelos de Obi-Wan por ter falhado com seu padawan (falhado em educá-lo, ou em matá-lo?), e os momentos de meditação (diálogos unilaterais com Qui-Gon) também adicionam uma reflexão sobre a fé contrastada com a insegurança. A vontade nata de ajudar, e o medo por se expor. O desejo de se envolver em amor, contrastado ao receio de comprometer a missão.

Pela miséria que vivia em Tatooine, e todo o luxo do qual abriu mão, compreendemos que a devoção de Obi-Wan ao seu objetivo é, na verdade, algo mais profundo do que um simples exílio por sobrevivência: É uma linda história de redenção.

site: https://maharaujoescritor.blogspot.com/2022/02/livro-kenobi.html

Marcos 21/09/2023

A essência de um Jedi
Após a queda da República e a ascensão do Império, Obi-Wan Kenobi se vê recluso em Tatooine para cuidar do jovem Luke Skywalker.

Obi-Wan é obrigado a se ?misturar? e se manter discreto, entretanto, o Jedi não tem um dia de paz.

?É um longo caminho de volta, Qui-Gon. Que a Força esteja com você.?

A leitura de Kenobi é fluida, mas certos personagens de Tatooine deixam a leitura um pouco arrastada.

Orrin, seus filhos, e outros personagens recorrentes, são um verdadeiro pé no saco.

Já nosso querido Obi-Wan brilha! Personagem amargurado após os acontecimentos de a Vingança dos Sith. Recluso, sozinho? o único objetivo de vida que resta para Obi-Wan é proteger Luke e tentar contato com seu mestre.

É uma história interessante para quem gosta de Star Wars! Eu recomendo a leitura para os fãs.

Milla Cinemaniac 17/09/2023

A República sucumbiu e agora a galáxia é governada por Lordes Sith. O mestre Jedi Obi-Wan Kenobi perdeu tudo? menos a esperança.

No mundo desértico e inóspito de Tatooine ? um lugar improvável para se encontrar um Mestre Jedi escondido ou um menino órfão em cujos pequenos ombros repousa o futuro de uma galáxia ?, um estrangeiro barbudo e encapuzado, conhecido pelos habitantes locais apenas como ?Ben?, é um indivíduo estranho e enigmático que vive sozinho, não compartilha nada sobre seu passado e se esforça para permanecer um forasteiro. Mas, conforme as tensões aumentam entre os fazendeiros locais e uma tribo do Povo da Areia liderada por um implacável chefe de guerra, Ben se vê envolvido no conflito, arriscando a própria missão que o trouxe a Tatooine.

Ben ? Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi, herói das Guerras Clônicas, traidor do Império e guardião da última esperança da galáxia ? é incapaz de dar as costas ao mal tanto quanto de rejeitar seu treinamento Jedi. E quando sangue é derramado injustamente, vidas inocentes são ameaçadas e um oponente implacável é desmascarado, ele não tem escolha a não ser invocar a sabedoria dos Jedi ? e o formidável poder da Força ? em sua luta interminável por justiça.

Natália 04/06/2023

Obi-Wan! ?
Vocês devem estar pensando "uma amante de Star Wars e eu nunca tinha visto um livro de Star Wars por aqui?" Pois é, demorei mais comecei! ? E se você é como eu, recomendo a leitura dos livros do universo expandido! É muito bom ler algo que você conhece, mas com uma história nova, uma "continuação" daquilo que já vimos muitas vezes e conhecemos muito bem! Eu amei a experiência e com certeza vou ler muito outros ainda (pois acreditem, existem MUITOS)

Mas vamos lá, você já se perguntou como foi no começo para Obi-Wan? Depois do que aconteceu com Anakin? Como foi para se adaptar a estar sozinho, e abandonar tudo para se esconder? Pois é exatamente isso que vemos nessa história, o momento em que ele se muda para Tatooine, e tem que se adaptar as pessoas que moram ali, sem que seja identificado como Jedi.

Mas Obi-Wan é um cavaleiro Jedi, e claro que diante de um problema que ele sabe que pode resolver, ou de uma injustiça, ele não consegue deixar de lado, nem a atitude honrada de ajudar ou o uso da força. Mas o que ele não contava era ter que lidar com seus sentimentos, já que na Ordem, eles são sempre estimulados a não se envover, por isso fica dividido quanto ao que fazer.

Sabemos que ele é muito ligado a seu passado, e vemos seus momentos de meditação, em tentativas de entrar em contato com seu antigo mestre, onde ele fala muito sobre uma certa culpa sobre o que aconteceu e sobre querer cuidar melhor daqueles que agora o cercam (principalmente os jovens) para que ninguém saia "ferido".

Com a nobre tarefa de cuidar do jovem Luke, ainda bebê recém entregue a sua família, ele se vê tentando dar toda proteção, mas Tatooine tem muios perigos, e ele tenta cuidar dos mais imediatos para depois conseguir pensar em como proteger o garoto.

Então vem embarcar nessa nova aventura de Obi-Wan, onde ele assume sua identidade de Ben Kenobi e resolve os problemas daquele jeitinho que a gente ama!

Sabrina 28/04/2023

Star Wars sempre será um porto seguro pra mim
E com esse livro não é diferente. Fiquei meio apreensiva ao pegar este livro para ler, já que era o mais longo de todos os Star Wars que eu já havia lido. Mas a história flui tão bem que não vi as páginas passarem...
Ben Kenobi mais uma vez me surpreende com o tanto que ele pode carregar. É uma história que agrega a um personagem que já passou por tanto e que ainda se segura aos seus valores, aqueles que ele acredita ser o melhor para destino da galáxia. Não é uma história surpreendente e muito menos cheia de reviravoltas. Mas é uma ótima história para agregar mais ainda a esse universo.

Burity 21/03/2023

Empolgante e muito melhor que a série
A princípio toda a trama mundana e simples pode parecer que não vai empolgar, porém com um background de angústia e culpa do mestre começamos a entender como foi o processo de aceitação de Obi-Wan com relação a perda do amigo e inevitabilidade dos acontecimentos. Fica muito fácil se afetuar cada vez mais pelo mestre que sempre teve um ar mais aristocrata nos filmes e sérias. Seria uma adaptação muito melhor para as telas.

Luis.Libaneo 26/02/2023

Quadro do Obi-Wan na parede como se fosse de Jesus
Os romances de Star Wars são, em geral, leituras muito legais para os fãs da franquia. Kenobi não é diferente. A história não é apenas sobre Obi-Wan nos primeiros dias de exílio em Tatooine e de sua vigia ao Luke Skywalker nenezinho de colo, mas sobre o próprio planeta (ou uma pequena área dele) e seus muitos habitantes e suas relações e conflitos entre si. Numa montagem bem clássica de Star Wars de transpor gêneros "clássicos" para seu universo, Kenobi é basicamente um faroeste, uma história de conflito entre caubóis e índios, e a chegada de um forasteiro que pode colocar um fim no embate. O paralelo é por vezes incômodo quando é estabelecido que os humanos e as outras espécies da cidadela do oásis são parte da civilização e o Povo da Areia, os Tusken, são o povo indígena bárbaro e incompreensível. No entanto, o livro mostra bem os dois lados do conflito com a perspectiva principal humana e a perspectiva de uma personagem Tusken específica, com seus monólogos internos que mostram suas motivações, crenças e costumes. Essa construção acaba sendo muito eficiente quando o Obi-Wan começa a interagir e mediar os conflitos pacificamente.
A série recente do Obi-Wan poderia ter sido algo completamente diferente se tivesse se inspirado mais nesse romance, pois ele é uma aventura totalmente nova que abre mão de elementos nostálgicos e personagens já conhecidos da saga (sem Vader, sem Leia, sem Organa e sem Owen). É realmente apenas o Obi-Wan procurando ser discreto e ajudando as pessoas ao seu redor no momento presente. É um episódio na vida de um personagem que está no meio de seu arco formativo, mas é um vislumbre interessante sobre um homem bom e poderoso, repleto de empatia e respeito pela vida, que não consegue evitar de ajudar quem estiver precisando. Não altera em nada a percepção que temos dele, apenas a deixa ainda mais forte e é uma leitura gostosa sobre um dos personagens mais queridos e simpáticos de Star Wars.

Grey.reads 10/01/2023

Melhor do que eu esperava, com toda certeza.
Acompanhamos Obi-wan Kenobi após a queda da República e ascensão do Império.
"Ben" após entregar o bebê Luke aos Lars tenta iniciar uma vida pacata e solitária em Tatooine, mas ao tentar se afastar de todos, se aproxima da comunidade de um oásis próximo.

Matheus 08/01/2023

Perfeição
Esse livro é,sem sombra de dúvidas,um dos melhores livros que eu já li,com certeza é um dos meus livros favoritos, porque pega um dos melhores personagens de Star Wars e faz uma história muito boa,muito envolvente,muito imersiva, que faz você ficar com vontade de ler o tempo inteiro, e o final é de cair o queixo, muito bom!!! Leitura obrigatória pra qualquer fã de Star Wars que gosta de ler.