Star Wars: Kenobi

Star Wars: Kenobi John Jackson Miller

Resenhas - Star Wars

Rubens.Memari 20/04/2021

O surpreendente universo Star Wars
Desde o título da resenha, quero deixar claro que o livro foi uma surpresa, mas só no correr das páginas conclui que foi uma surpresa positiva.
Estamos falando de um livro inserido em um universo originalmente criado no mundo do cinema, mas que avançou para diversas áreas, sendo a literatura uma delas.
De início, pensei que a história seria semelhante a um filme, cheio de ação, armas laser, naves etc. Mas não. E assim fiquei tentando descobrir se o que eu estava lendo era uma aventura, ou um romance, e talvez isso seja motivo de frustração para alguns leitores.
Mas a história é boa, seus personagens são bem construídos. Kenobi introspectivo como na tela, Anileen e seu estabelecimento em Tatooine, o carismático fazendeiro Orrin Gault, A'Yark e o povo do deserto.
Ao final da leitura, me senti com vontade de aplaudir como se estivesse em uma sala de cinema. Recomendo a todos, principalmente aos amantes da saga, mas com cautela... Ou seja, guardem seus sabres de luz que vai dar tudo certo.

Marcos 21/09/2023

A essência de um Jedi
Após a queda da República e a ascensão do Império, Obi-Wan Kenobi se vê recluso em Tatooine para cuidar do jovem Luke Skywalker.

Obi-Wan é obrigado a se ?misturar? e se manter discreto, entretanto, o Jedi não tem um dia de paz.

?É um longo caminho de volta, Qui-Gon. Que a Força esteja com você.?

A leitura de Kenobi é fluida, mas certos personagens de Tatooine deixam a leitura um pouco arrastada.

Orrin, seus filhos, e outros personagens recorrentes, são um verdadeiro pé no saco.

Já nosso querido Obi-Wan brilha! Personagem amargurado após os acontecimentos de a Vingança dos Sith. Recluso, sozinho? o único objetivo de vida que resta para Obi-Wan é proteger Luke e tentar contato com seu mestre.

É uma história interessante para quem gosta de Star Wars! Eu recomendo a leitura para os fãs.

Yngrid 26/08/2022

Melhor jedi, sim!
Esse livro é fantástico e muito bem escrito, um dos melhores livros de Star Wars que já li. Amo como o Obi-Wan é focado em sua missão, que é proteger Luke, ele simplesmente não se deixar levar por emoções e ocasiões que acontece com ele. Gostei muito da Annileen, amei o final dela, a personagem merecia. Recomendo demais pra quem quer começar a ler os livros da saga.
Leo 26/08/2022minha estante
Assistiu a série amg? Qual você acha melhor, tendo lido o livro agora?

Yngrid 26/08/2022minha estante
Só assisti 3 episódios, tenho que terminar. Mas no momento os dois pra mim estão empatados no nível de qualidade.

Queria Estar Lendo 09/03/2020

Resenha: Star Wars - Kenobi
Um dos volumes da série Legends - que saiu do canon oficial de Star Wars depois da compra da Disney -, Kenobi acompanha o exílio do cavaleiro Jedi nas terras longínquas de Tatooine, e sua falha tentativa de se manter nas sombras.

A história se passa logo após os acontecimentos de A Vingança dos Sith, terceiro episódio (cronologicamente falando) da saga principal. Os Jedi foram traídos e caíram, se tornaram vilões na história do Império. A Obi-Wan foi dada a tarefa de levar um dos filhos de Padmé e Anakin (agora Darth Vader) para sua família no distante planeta de Tatooine; lá, o Jedi deve se esconder e garantir que a criança esteja a salvo.

Mas, claro, tranquilidade e paz não entram em seu caminho, mas sim muitos obstáculos. Enquanto se adapta ao estilo de vida solitário, Obi-Wan cruza o caminho de alguns moradores de um oásis bastante agitado e, com eles, seus problemas.

Kenobi é um livro perfeito para quem, assim como eu, tem paixão pela saga e pelo personagem. O autor, John Jackson Miller, reúne o que tem de melhor na saga e no Jedi, apresentando uma aventura solo que renderia muito bem uma adaptação, caso ainda estivesse no canon.

O livro nos apresenta ao oásis e aos seus moradores; os principais são Orrin e Annileen - respectivamente, o responsável por uma milícia protetora que corre várias propriedades pelo deserto e a dona do armazém mais famoso das redondezas. Ambos estão envolvidos pelo passado e por suas famílias, de modo que suas histórias se desenvolvem juntas conforme a trama principal avança.

O oásis e as fazendas da região têm sofrido ameaça do Povo da Areia, errantes mortíferos que atacam quando menos se espera - o que forçou Orrin a criar a força tarefa, convocando fazendeiros e moradores para responder sempre que um novo ataque acontecer. É nesse cenário que Obi-Wan cai de paraquedas. Quando procurava um recanto tranquilo e solitário, o Jedi acaba encontrando uma guerra civil.

E, diferente do que ele deveria fazer, não está na postura e personalidade do cavaleiro recusar ajudar quem precisa. Obi-Wan o faz das sombras, ciente de que sua identidade é sua morte - em Tatooine, ele se torna Ben.

"Anos atrás, tiramos uma criança de Tatooine, achando que ela era a maior esperança da galáxia. Agora, eu trouxe outra de volta, e com o mesmo objetivo em mente."

Os arcos separados do de Obi-Wan foram muito bem construídos. Apesar de ter perdido a minha paciência com a Annileen e seus filhos, Kallie e Jabe - INCHERIDOS ATÉ O INFERNO - eu gostei das suas personalidades e motivações. Uma mãe solteira forte que perdeu a chance de realizar seu sonho, anos atrás, e que agora luta para cumprir a promessa feita ao marido, de sustentar e dar sequência ao armazém. Seus filhos são aventureiros e bem encrenqueiros, o que acaba colocando Annie no caminho de Ben.

A relação entre os dois é bem trabalhada na desconfiança e então na extrema confiança, no fato de que ambos estão "sozinhos" no mundo mas podem construir uma amizade ao se entenderem. A falha tentativa de romance por parte da Annie foi o que me deixou meio nhé; não senti química pra isso, então soou mais forçado do que satisfatório. Eu entendo que você olha pro Obi-Wan e quer pedir ele em casamento, mas sabe... Desenvolve direito.

Orrin, por sua vez, se mostrou uma figura bem multifacetada. Conforme os capítulos passam e a história desenrola, entendemos o que o move e também o que o segura; suas ambições e medos e o motivo de a milícia ser tão importante para ele. Diferente de Annie, sua família é carregada pelo luto e pela revolta; sua filha, Veeka, podia ter tido um pouquinho mais de desenvolvimento por isso. Ela tem um passado bem carregado e sombrio graças a uma perda abrupta - senti falta de saber mais sobre seus sentimentos.

"Não posso viver com os olhos vendados. Não é o jeito Kenobi de ser."

Toda a história, os cenários, as cenas de ação e diálogos me lembraram bastante a vibe de The Mandalorian. É uma aventura como qualquer outra, usando ares nostálgicos e o carisma de um personagem tão querido quanto Ben Kenobi para nos prender à trama - e que funciona bem até o fim.

Kenobi é uma leitura essencial para quem adora Star Wars e o cavaleiro Jedi. Caso você se aventure na leitura sem ter assistido, vai se perder legal. Dá uma chance pro pew pew pew, eu juro que não vai se arrepender!

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/03/resenha-kenobi.html

Holecramh 03/04/2024

Uma ótima história de uma galáxia muito muito distante
Esse é mais um daqueles livros que você leva muito tempo pra ler, mas quando lê adora ele do começo ao fim. A história se passa algum tempo após a queda da república, quando Obi leva Luke para Tatooine e fica de guarda. É uma história leve no bom estilo velho oeste, que não se propõe a ser grandiosa mas preenche lacunas na história do período que não sabemos o que aconteceu. Infelizmente a história foi classificada como Legends por um mero diálogo que cita um Sith não canônico. E digo mais, essa seria uma ótima trama para servir como uma suposta primeira temporada da série do Obi Wan. Mais a mais vale a pena conferir essa leitura como um passa tempo.

nads 24/05/2021

p-e-r-f-e-i-t-o
é o primeiro livro de Star Wars que eu li, e só posso dizer que eu amei. o livro se passa após os eventos do 3º filme (a vingança dos sith) e é bom ver o Obi-Wan em uma última aventura :)
no começo você pode achar a leitura meio chata e complicada, com muitas informações a serem processadas, mas depois de um tempinho lendo você acaba entrando dentro do universo e não consegue parar de ler kkk
recomendo demais pesquisar as palavras que você não entende dentro do livro, como as espécies, certas armas e tal, ajuda muito, sério.
só posso dizer que estou triste depois de ter terminado, sabendo que não tenho mais o que ler e assistir do meu personagem favorito

arielyccs 22/11/2020

jedi mais daora de star wars
o livro me conquistou demais! mas talvez isso se deva por eu amar tanto o obi-wan, haha
a história relata um pouco sobre sua vida em tatooine após deixar o bebê luke com seus tios, e após isso ele se envolve com alguns personagens e seus dramas no planeta árido.
se você é fã de star wars, leia esse livro!

Letícia @sereia_literaria 27/08/2020

tente achar um personagem mais carismático que Obi-Wan Kenobi e FALHE

goodbyedarth 26/06/2021

Uma vida que parece pequena por fora pode ser infinita por dentro.
Eu quebrei minha tbr com esse livro, era um dos que eu menos estava ansiosa pra ler e menos tinha expectativas, APESAR do Obi-Wan ser meu personagem favorito de todos e (pasmem) essa foi uma grande e boa surpresa. É uma história agridoce, mostra a taciturnidade do povo de Tatooine e mostra a crueldade dos colonos e o sofrimento que o calor e a escassez da água trazem para eles, tal qual as dificuldades financeiras que consequentemente a austeridade no planeta atrai, costurada com a vida dos Tusken Raiders, que são tratados como selvagens mas estão muito longe disso, são pessoas com cultura, lendas que são contadas ao longo do livro e uma história.

A grande estrela da história é o Kenobi, mas ele divide espaço com outras duas pessoas, mulheres aliás; a primeira é A'Yark senhora de guerra, líder do povo da areia e humanizada pelo passado que teve com humanos, fato que une ela ao Ben. A outra personagem vou demorar mais um tempinho pra falar porque eu tive muito carinho, ela é forte, determinada, um leão pronto pra atacar quem fizer mal a um dos filhos dela, mas ela é também uma mulher meiga e gentil. E é o fio que liga o Ben ao Obi-Wan, porque ele está disposto a não se importar com nada que não seja o Luke, mas Annileen e a família atraem problemas e o eremita misterioso dá lugar ao Jedi empático que já liderou as guerras clônicas.

Quanto ao Obi-Wan, ele está no meio caminho entre o visto em Vingança dos Sith e o que vemos em Nova Esperança, ele está vivendo seu luto e começando a aprender a mentir sobre si mesmo, mas também tentando se conectar à Força e aprender com Qui-Gon como se tornar imortal na Força. Eu não tenho palavras para descrever ele porque ele é pura perfeição, tal qual nos filmes e séries!!

Ah, e apesar de ter muitas páginas a leitura não é cansativa, é super fluida e gostosa de se ler!!

DynhoC. 05/09/2020

Kenobi sem Obi-wan...
Não tenho muito o que dizer. É uma leitura agradável e possui personagens interessantes. No entanto, o que esperamos ao ler um livro com o título "Kenobi"? Imagino que seja o nosso querido Obi-wan.. porém, infelizmente é o que menos aparece aqui e isso me deixou um pouco decepcionado. O livro é um calhamaço, mais de 500 páginas, e possui uma história divertida porém acrescenta pouquíssimo ao nosso querido Ben, o qual nós, fãs, esperávamos ver muito mais sobre a sua vida e seu processo de amadurecimento em um livro que traz por título o seu próprio nome. Infelizmente o Obi-wan é quase um personagem secundário aqui, apesar de suas participações serem sempre memoráveis e bem agradáveis. Como pontos positivos, destaco os momentos de meditação do personagem, isso é de longe a parte mais legal do livro mas que poderia ter sido muito melhor explorado também. Enfim, é uma leitura agradável porém se estende um pouco demais, pra não dizer que o livro "enche muita linguiça". Leia se você quiser conhecer um pouco mais sobre o universo de SW e se gosta bastante do personagem, mas vá sem esperar grandes reviravoltas e dilemas, e quem sabe com m hype mais moderado, você consiga aproveitar melhor do que eu. Apesar de tudo, é um livro bom, mas apenas isso.

site: @ocuriosoleitor

Anderson.Amin 29/03/2021

Sensacional!
Tudo o q se pode esperar de uma história do universo Star Wars. Simplesmente sensacional do início ao fim.

Felipe SR 09/04/2021

TOP DA BALADA!!!
Um livro que é continuação direta do terceiro filme (ordem cronológica), muito boa história, apesar de ser bem lento pela metade do livro, na avaliação do todo é bem satisfatória, vale a pena a leitura sem dúvidas.

SuperCaruso 11/10/2021

Meu melhor Star Wars até agora! Mistura bem os personagens inventados com os pré existentes sem danificar o histórico da saga.
Já li Troopers da Morte, dois livros do Han Solo e o Novo Amanhecer. Mas esse aqui foi o que mais me prendeu, apesar do assustador número páginas. Ao final eu já estava com saudade de todo mundo e foi a primeirq vez que me deu uma certa pena um título ter virado Legenda ao invés de ser canônico. (Na minha cabeça a Annileen era a Amy Adams um pouco mais gordinha, não sei por quê)
Adan.Marini 12/10/2021minha estante
Cara, comprei esse livro uns anos atrás e ainda não li. Mas sempre ouvi falar muito bem. Vou criar vergonha na cara e ler de uma vez, ainda mais que a série vem aí.

SuperCaruso 12/02/2022minha estante
Eu já achei maneiro ter lido antes de ver o Livro de Boba Fett e Mandaloriano, que, mesmo sendo Legends, esbarra um pouco na coisa dos fazendeiros de umidade no deserto, organização dos povos de areia? Não é uma leitura ELETRIZANTE, mas eu curti. Fiquei com saudade dos personagens depois!

Maria Júlia 26/07/2022

Gostei bastante, acho que essas obras que não tratam diretamente dos Skywalker só tem a acrescentar ao universo Star Wars. É muito interessante ver o obi wan de forma mais humana, cotidiana, e não só através da linguagem "épica" dos filmes. Ele tem dúvidas, perguntas, questionamentos até sobre o código dos Jedi... Bem bacana!

Achei que os últimos capítulos resolvem tudo meio rápido. Digo, por um lado precisa ser rápido pois há uma urgência, mas quando digo rápido quero dizer que elas se resolvem muito facilmente, e tem muita cara daquelas conveniências de roteiro. Claro, quando você para pra pensar que o Obi Wan é um Jedi (e que isso facilita algumas coisas), fica mais fácil engolir isso. Mas, de fato, algumas coisas se resolvem fácil demais. Eu também li o final totalmente eletrizada, pode ter aumentado essa sensação de rapidez rs.

Vale muito a leitura, é super gostoso e rapidinho de ler.

Ps: não fosse o código Jedi, diria que obi wan é pra casar ?

Christofaro 13/07/2020

A melhor versão de Obi-Wan Kenobi
Um dos personagens mais carismáticos do universo Star Wars ganha sua história solo na qual podemos ver mais facetas do sarcástico e carismático Mestre Jedi.
Ainda ressentido e se culpando pelos acontecimentos de "A vingança dos Sith", Obi-Wan começa sua missão como guardião oculto de uma das esperanças da galáxia.
Buscando isolamento e distância das pessoas, o protagonista se envolve profundamente nos problemas dos locais, sejam os humanos ou o povo da areia (Tuskens).
Vemos um personagem muito querido lutando contra seus impulsos de Cavaleiro Jedi que podem tirá-lo de seu anonimato. O Jedi percebe que deve deixar Obi-Wan para trás para se tornar apenas Ben Kenobi.
Os monólogos meditativos do protagonista dão o tom triste ao personagem tão marcado por seu humor ácido.