Star Wars: Kenobi

Star Wars: Kenobi John Jackson Miller

Resenhas - Star Wars

Angelão 25/02/2021

Essencial para quem curte Star Wars
De todos os personagens do Universo Star Wars, o Mestre Jedi Obi-wan Kenobi sempre foi meu favorito, por isso quando vi esse livro na feira de livros na faculdade eu não pensei duas vezes antes de comprá-lo.
A história se distancia um pouco da tradição de Star Wars que apresenta viagens interplanetárias, combates e perseguição em naves espaciais e belos duelos em sabre de luz; e oferece em seu lugar um western muito bem escrito, com personagens e enredo complexos e muito bem desenvolvidos, sem ser difícil de entender. Nele temos um Obi-wan tomado pela culpa, enquanto ao seu redor há um intenso conflito que testa o herói mais uma vez.

Apesar de não ser Canon, este é um livro altamente recomendando para quem tem curiosidade de saber o que acontece com o querido general Kenobi depois de "A Vingança de Sith".

Matheus 08/01/2023

Perfeição
Esse livro é,sem sombra de dúvidas,um dos melhores livros que eu já li,com certeza é um dos meus livros favoritos, porque pega um dos melhores personagens de Star Wars e faz uma história muito boa,muito envolvente,muito imersiva, que faz você ficar com vontade de ler o tempo inteiro, e o final é de cair o queixo, muito bom!!! Leitura obrigatória pra qualquer fã de Star Wars que gosta de ler.

Miguel.Moreira 24/02/2021

Kenobi - John Jackson Miller
SEM SPOILERS: (quando houver spoilers vou avisar)

Atordoado com o destino da Galáxia, Obi-Wan Kenobi é destinado a proteger uma criança (que nela está depositada a última esperança da salvação da Galáxia).
Optando por viver no anonimato, mas sem sucesso, o velho cavaleiro Jedi adota o nome de Ben Kenobi, e evita o contato com as pessoas do imenso planeta deserto Tatooine. Vivendo próximo de fazendas e armazéns nas regiões rurais, Ben necessita de recursos básicos para sobrevivência, e é aí que seu plano falha em viver no anonimato.

Em suas idas ao armazém mais próximos, Ben acaba conhecendo a família Calwell, Kallie, seu irmão Jabe, e a mãe viúva, Annileen Calwell sendo ela a dona do armazém. Sendo o único armazém daquela região, ele está sempre lotado de clientes, fazendeiros e outros trabalhadores. Claro que Ben é uma figura que atrai a atenção de todos, inclusive do fazendeiro e marqueteiro Orrin Gault, que é organizador de um fundo comunitário (Chamado dos Colonos) para proteção da região contra ataques Tuskens (Povo da Areia). E claro, como um bom vendedor, Orrin oferece seu serviço a todos que cruzam o seu caminho.

Por uma ironia do destino, Ben acaba por atrair atenção, e até mesmo problemas sempre que vai a público (não necessariamente com as pessoas ao redor, mas sempre que Ben está por perto, alguma confusão ocorre), deixando assim o Jedi em dúvida sobre escolher o exílio e fingir não ver nada, ou seguir seus princípios da Força para fazer o bem.

Annileen, sendo ela a protagonista principal, está num momento difícil com seus filhos, que pouco colaboram para o progresso do armazém, Kallie e Jabe estão sempre em confusões e discussões de adolescentes, mas nada que leve Annileen a loucura, apenas se tornando uma rotinande uma vida mediana, sem anseio de uma vida melhor. De alguma forma, Annileen acaba se aproximando de Ben, que mostra ser uma pessoa misteriosa e solitária, mas também um amigo a quem pode confiar em tão pouco tempo de amizade. Ela sabe que de alguma forma pode confiar, mas ao mesmo tempo começa a se perguntar quem é essa pessoa tão agradável e misteriosa, e por qual motivo Ben vivia isolado no deserto? Isso é uma pergunta difícil de ser respondida, mas já sabemos o motivo de tanto mistério, e ficamos na esperança de alguma revelação extraordinária da parte do nosso amado Jedi.

Esse é um livro cheio de aventuras pequenas, se comparadas ao passado de Obi-Wan Kenobi, combater Tuskens e alguns vigaristas é mamão-com-açúcar para o Cavaleiro Jedi. Obi-Wan é praticamente um figurante na narrativa, mas isso faz com que tenhamos mais curiosidade em saber o que vai acontecer nos próximos parágrafos. Em alguns momentos, até esquecemos a missão inicial do Jedi (proteger Luke Skywalker), mas temos acesso à algumas meditações de Obi-Wan, e percrbemos o remorso dele quanto ao seu velho amigo Anakin Skywalker e as semelhanças de pessoas próximas com as escolhas que transformou Anakin em Darth Vader. Nem preciso dizer que isso é perturbador até para nós, meros leitores e fãs da franquia, pois nos faz pensar no que deveria ter sido feito e o que podemos fazer para evitar que o passado se repita. Fugindo um pouco da história, podemos fazer analogias sobre pessoas que podemos confiar em nossa vida, em escolhas que tomamos, e o poder negativo que, agir no calor da emoção pode ser fatal para nosso futuro. A grande lição que tirei do livro é: Independente das jossas escolhas no passado, podemos sempre pensar em algo melhor a ser feito hoje, e podemos evitar consequências drásticas como vemos acontecer com um personagem do livro. Obi-Wan nos ensina a manter a calma, e agir com sabedoria, até mesmo quando as coisas estão fora de controle, boa leitura, e que a Força esteja com você.

SPOILER:

Sobre o final do livro, eu fiquei um pouco frustrado pelo desfecho que teve a amizade de Annileen Calwell e Ben Kenobi. Eu fiquei na esperança frustrada de Obi-Wan se revelar a sua amiga, e lhe confiar um segredo seu, mas claro, uma parte de mim já previa que Ben seria sia personalidade a partir daquele momento, até Luke atingir a idade para ser um Padawan. Apesar dessa espectativa não atendida, o autor me surpreendeu com o que Annileen se tornou, e Obi-Wan disfarçado de Ben Kenobi, ajudou sua amiga a realizar um sonho de infância, em estudar fora desse confim da Galáxia chamado Tatooine. Apesar da despedida não ter sido agradável para nenhum dos dois, Annileen compreende que Ben tem algo importante a fazer, e proteger uma criança, seja lá a origem desse ente de Ben, ela sabe que seu amigo tem uma missão, e agora ela sente uma gratidão por ter conhecido aquele homem gentil e misterioso, ele fez ela olhar para si e seguir sua vida, ao invés de ter um destino medíocre trabalhando num lugar de mesmice todo santo dia.
E Ben, sabe que ela não irá sentir raiva por ele abandona-lá, isso talvez o conforte, e com certeza confortou Annileen ao partir para seus estudos rumo à galáxia afora.
Rebeca934 24/02/2021minha estante

@pedroh_fmendes 17/01/2021

Uma mistura de velho oeste dentro de Star Wars
Foi o primeiro livro que li de Star Wars e não tinha como ter sido melhor.
Tem um enredo eletrizante, um clima de velho oeste. É um livro que entra dentro do amago do personagem Kenobi, trazendo a humanidade e fraqueza deles.
Super recomendo!

Gui382 10/10/2022

Ultimamente estou escolhendo só livros incríveis
"Lá em cima eles estão seguros. Aqui em baixo, Luke está seguro.
E eu estarei... bem.
É um longo caminho de volta, Qui-Gon. Que a força esteja com você.
Para mim, é hora de voltar para casa."

Camila 19/02/2020

Um pouco mais de Star Wars
Comecei a ler a saga legends em Darth Plagueis e já havia me apaixonado pela dinâmica dele, então segui para Kenobi (o seguinte na ordem cronológica). Me deparei com algo incrivelmente diferente do livro anterior. Enquanto a história de Darth Plagueis planeja se entrelaçar em Star Wars, Kenobi trás as páginas um conto que assim como seu personagem principal tenta viver como um nômade de seu mundo.
Adorei a pegada leve do livro, com personagens simples que vivenciam romances, tem sonhos com algo maior é claro, a corrupção sistemática comum ao mundo intergaláctico de Star Wars.
Aconselho todo o fã do mundo de Star Wars a dar uma chance a Kenobi.

Joaoitalo18 12/04/2022

Legends mas podia ser Cânon!
Incrível como encrenca sempre acha os Jedi? kkk Kenobi tem uma pegada Westering só que no universo Star Wars, gostei de como as personagens mulheres são muito fortes em suas respectivas personalidades.
achei muito legal o desenvolvimento do vilão, foi bem trabalhado ao longo do livro, e um final bem diferente para ele, que eu não posso comentar pois seria spoiler kkk
Vários easter eggs sobre os filmes.
Recomendo, pois é uma visão diferente sobre o universo de SW!

Andrezinn 26/04/2022

Kenobi
O livro aborda o início da chegada de Obi Wan Kenobi em Tatooine e os perrengues pelos quais ele teve de passar.

Uma das melhores coisas do livro foram as Meditações, que mostraram os sentimentos de Ben Kenobi e como ele convivia com o sentimento de culpa por não conseguir ter salvo seu Padawan das garras de Darth Sidious. E houveram referências a Guerra dos Clones, algo que não esperava.

Outro ponto de destaque do livro é o aprofundamento dos nômades tusken, o povo da areia, com amostras de como eram sua organização social e o misticismo em que acreditavam. Um dos focos narrativos do livro se encontra em uma líder de guerra tusken e me surpreendeu muito positivamente.

Essa mudança de foco narrativo trouxe uma riqueza pro Livro, permitiu conhecermos ainda mais os habitantes de Tatooine e ver como eles viam determinadas situações.

Li em preparo para a Série que estreiará daqui a pouco e foi uma das melhores leituras de Star Wars que já tive.

Eremar o motoboy 20/11/2020

Anilen : )
Lembro muito bem da história, lia esse livro no caminho para o tamandaré kkk, não sinto fakta nenhuma dessa época por sinal, esse livro me lembra muito twix pq eu geralmente comia twix quando lia,lembro que falava com a Inês ( funcionária da cantina do tamandaré) sobre a história e as pontinhas do livro estão dobradas por causa das indas e vindas na mochila.a história é boa, mas nn me dá saudade do mundo como o jogador número 1 e hobbit, mas mesmo assim é ótima, fico triste em saber que muitos bichinhos da areia foram mortos, eles mereciam viver. Lembro que o Ben só usou o sabre de luz 1 vez e senti a solidão do bem nesse livro, lembro da filha da anilem aquela anta funcional que só faz merda, e do encontro deles com o Jabba the hutt, lembro também da quantidade enorme de créditos espaciais(moedas) que o bem tinha e ele acabou doando pra anilenn. Amo esse livro muito e espero que a Anilen tenha terminado a faculdade de biologia dela em coruscant. Muito bom mano

Dada 08/09/2020

Incrível
Um livro excelente, sem palavras pra descrever como é bom ver um pouco do que houve com Kenobi após sua chegada em Tatooine

Anaju 19/03/2022

O nome do livro é Kenobi, então a gente acha q vai focar no Kenobi né? Errado. Vai focar em um monte de fazendeiro, inclusive que fazendeira chata hein? Pqp. Enfim, decepção né? O que salvou foram os diários do Obi-Wan que nem foram mtos.

Brina 16/05/2020

Nota 7, é uma história legal, mas totalmente irrelevante. Acho que não precisava de tantas paginas pra contar apenas um episódio de curto prazo do Kenobi. Algumas passagem são interessantes, tipo da lenda dos dois sois de Tatooine ou sobre a história da guerreira A'Yark, esses foram pontos bem positivos. Li um comentário em que a pessoa achou forçado a tentativa de romance de Annileen e Ben, so digo o seguinte, quem nessa galáxia não se apoixonaria pelo Kenobi!? quem!?? Todas nós eu respondo rsrsrs

Dayana116 08/05/2022

Conclui minha segunda leitura temática antes do lançamento da séria do Obi-Wan no final de maio.

Quantas oscilações de humor durante a leitura desse livro! Primeiro tivemos um prólogo frenético que me fez acreditar que aquele seria o tom da narrativa, porém depois somos arrastados por quatro longos capítulos onde nos são apresentados as outras personagens que ajudarão a contar a história desse livro: A’Yard, líder uma tribo do povo da areia, Annileen Calwell, dona do armazém local e Orrin Gault, fazendeiro de umidade e líder e empreendedor do “chamado dos colonos”.

Embora estes primeiros capítulos não sejam tão empolgantes (especialmente porque nosso protagonista não dá as caras) são capítulos importantes e preparatórios para o desenvolvimento enredo. A partir daí nosso Jedi exilado é introduzido na comunidade local após salvar a filha de Annileen de um acidente envolvendo costas carvalhos desgovernados e um ameaçador poço de Sarlac. Obi Wan não consegue evitar ajudar alguém em perigo (os Jedi não conseguem evitar!), porém isso também acaba colocando a sua missão em Tatooine em perigo visto que ele deve se manter o mais discreto possível para não chamar a atenção do Império, Mas aos poucos ele vai conduzido os eventos de modo que ele consegue sair apenas como o “Ben louco” e ainda assim salvar a família Calwell, os demais colonos e o povo da areia.

Por falar em povo da areia me surpreendi porque já nesta época (o livro foi lançado originalmente em 2013) o universo expandido já trabalhava para “humanizar” o povo da areia. Não é algo tão recente assim como eu imaginava (por conta das séries do Mandaloriano e Boba Fett), mas algo que já vinha sendo construído bem antes. Inclusive, A’Yard foi a personagem mais interessantes de todos os personagens do livro. Desde o capítulo um minha antipatia estava voltada para os colonos, especialmente para Orrin Gault e minha intuição estava correta quanto a este personagem.
Entre os altos e baixos do livro devo confessar que o pseudo romance de Annileen e Ben Kenobi está entre os pontos mais baixos do livro, desnecessário e por vezes irritante. Entre os pontos altos do livro, eu apontaria os momentos de meditação de Obi-Wan. O livro é narrado em terceira pessoa e sabemos bem pouco do que se passa na mente de Obi-Wan ao longo da narrativa, exceto pelos momentos de meditação (narrados em primeira pessoa) onde Obi-Wan tenta contato com seu mestre Quin-Gon Jinn através da força. Nesses breves momentos conhecemos suas reflexões sobre os eventos atuais, aqueles que o levaram ali, sua missão em Tatooine e até, por exemplo, o motivo por trás da escolha do nome Ben (era como Satine o chamava).

No final, depois de tantos momentos intensos de interação com os colonos, Kenobi entende que ele realmente precisa ficar mais recluso. Ele já não é mais o Obi-Wan Kenobi, agora é Ben Kenobi. Ele tem uma missão.