Star Wars: Kenobi

Star Wars: Kenobi John Jackson Miller

Resenhas - Star Wars

Carlos531 18/06/2022

Um livro que recomecei
Eu comecei a ler este livro alguns anos atrás, mas acabei não continuando por ter acabado muito lento e, até mesmo, chato.

Porém, resolvi dar uma outra chance para ele e realmente valeu a pena! Gostei mais da narrativa desta vez, o jeito como os personagens são apresentados, a trama, tudo é bem trabalhado. Tanto o Obi-Wan, quanto os outros personagens tem suas motivações explicadas e expostas no momento certo, o que deixa em vários momentos, um pouco de mistério.

Se você gosta de Star Wars, e quer ler uma boa aventura, ação, romance e drama. É tudo muito bem trabalho neste livro, e realmente recomendo que você leia, pois alguns pontos mostrados no livro podem ser usados na série Obi-Wan Kenobi!

Aproveite e assistam a minha resenha sobre o livro no YouTube. Segue o link https://youtu.be/52L8FAtk5sY.

Boas leituras para nós e até a próxima!

Leandro.Lombardi 26/09/2022

Cansativo
O livro mais cansativo que li do Universo Star Wars. Não por ele ser extenso, mas porque apesar de um começo agitado, a trama vai ficando rasa e com pouca motivação.

06/02/2021

Ninguém acima de Obi-Wan Kenobi!
Se você busca um livro sobre aventuras Jedi focadas no Obi-Wan, este livro NÃO é pra você.

Aqui ele nem é o personagem principal.

Acompanhamos o primeiro ano de Ben Kenobi protegendo de longe o jovem Luke em Tatooine. É um livro sobre os bastidores do Povo das Areias, com muuuuuuito personagem novo e quase nada de ação. O começo é lento, o melhor fica para o final. Mas ainda sim é um ótimo livro, uma ótima história (obviamente Legends, fora do Cânone) e uma facada no coração pela dor em acompanhar quão sozinho nosso personagem favorito está após a queda da Ordem Jedi/República e morte de seus maiores amigos. Nem é meme, não existe ninguém maior que este homem em Star Wars, é muito bom passar esse tempo de leitura acompanhando suas aventuras e meditações atualizando o Mestre Qui-Gon da sua rotina.

Sabrina 28/04/2023

Star Wars sempre será um porto seguro pra mim
E com esse livro não é diferente. Fiquei meio apreensiva ao pegar este livro para ler, já que era o mais longo de todos os Star Wars que eu já havia lido. Mas a história flui tão bem que não vi as páginas passarem...
Ben Kenobi mais uma vez me surpreende com o tanto que ele pode carregar. É uma história que agrega a um personagem que já passou por tanto e que ainda se segura aos seus valores, aqueles que ele acredita ser o melhor para destino da galáxia. Não é uma história surpreendente e muito menos cheia de reviravoltas. Mas é uma ótima história para agregar mais ainda a esse universo.

Matheus 11/08/2020

Um Presente para os Fãs !!!
Para mim um dos melhores livros de star wars que já li em toda minha vida !! Esse livro é um prato cheio para os fãs, é um presente, é um abraço caloroso, é uma tarde em família, é algo incrível !!

Obrigatório para todo fã de star wars, impressionante como John Jackson consegue pegar toda a essência do universo de star wars e criar uma história única, uma aventura única, conseguindo manter cada detalhe em seu lugar e não esquecendo do que já passou e do que ainda iria vir.

A cada página é uma referencia a algum momento na vida de Obi-wan ou aos filmes da trilogia prequel (I-II-II). Incrível como John Jackson consegue pegar todas as referencias possívies e encaixar em momentos perfeitos, te deixando com um sorriso de orelha a orelha, as cenas de ação são perfeitas, os desfechos são magníficos, e os momentos com o sabre de luz... meus amigos !! Foi um prazer ler esse livro.

O livro no começo tem um ritmo meio pacato, apresentando tatooine, apresentando os personagens, e preparando o pano de fundo para a história, mas logo depois o enredo pega o embalo, e você não consegue parar de ler. Os 10 últimos capítulos são fantásticos, cinematográficos e lindos de ler !! Esse é um dos livros que a gente termina querendo ler mais sobre o Obi-wan. Recomendo a leitura a todos !!

Renan 17/11/2020

Star Wars que agrada os fans
Apesar de não ser uma história canônica, Kenobi é um verdadeiro velho oeste no universo de Star Wars. A história é cativante e os personagens são bem desenvolvidos. É um prato cheio para os fãs de uma boa aventura!

Bart 16/03/2020

Kenobi
*John Jackson Miller*
O livro começa exatamente no fim do Episódio III, quando Obi-Wan leva um bebê (Luke Skywalker) para os Lars criarem em Tatooine. Portanto essa é a história em que mostra porque ele adota o nome de "Ben" Kenobi. O escritor consegue passar a preocupação do personagem com relação a Luke (agora entendo o título "A Última Esperança"), já que ele se questiona por ter falhado com Anakyn Skywalker e principalmente por tê-lo matado (assim ele achava). O livro tem muito mais, e é bem amarradinho, esse escritor cumpriu com o que foi prometido.
Existe um sério conflito entre os colonos humanos e o povo Tusken e Ben vai parar no meio desse balaio de gato, por mais que ele queria se exilar... não falei nada do livro, muito bom, tem um quê de "velho oeste" (algo muito bem retratado em "O Mandalorian"), tem mais coisa, pra saber... basta ler!!
Em tempos de evitar multidões, locais fechados, a idéia de Ben Kenobi ajuda contra o surto do vírus kkkkkkkkkkkkk.
Um bom livro!!

Fernando 31/05/2021

Ansioso pela série
Kenobi foi uma bela surpresa. Depois de meses praticamente sem ler, retomei a leitura desse livro, que demora um pouquinho pra engatar a trama, mas acaba sendo bem agradável de ser lido. Não espere nada muito elaborado da trama, nem batalhas espaciais explosivas nessa obra. Ela se baseia principalmente na relação desenvolvida entre Ben e os habitantes locais, e como ele se vê envolvido em seus conflitos. Acho que todo fã de Star Wars deveria dar uma chance, e até mesmo os que não são.

Yuka 17/05/2022

Após os eventos de sua luta com Anakin, Obi-wan fica incumbido de proteger e esconder um de seus filhos. Por ironia do destino, ele volta a Tatooine, onde anos atrás levava um garotinho com grande potencial de fazer coisas grandes, embora não acabasse sendo boas... e agora trazia de volta a esperança em um bebê que um dia poderia salvar o universo.
Enquanto deixa o bebê,  Obi-wan se esconde o mais longe possível dele para evitar que sejam descobertos e tenta viver uma vida simples e sem chamar atenção.
Mas é Tatooine e algo está sempre acontecendo por ali e por mais que tente ser discreto, ele chama mais a atenção ainda.
Ele conhece Annileen e sua família, quando um dia salva ela e sua filha Kallie e por gratidão ela o convida a ir até o armazém que ela administra. Lá ele conhece o outro filho dela Jabe que desde o início não gosta de Ben.
Ele tenta ser discreto e não se envolver muito com essas pessoas, mas Annileen não é do tipo que deixa quieto alguém interessante para trás e procura descobrir coisas sobre ele. Kallie acaba descobrindo seu sobrenome Kenobi e apesar dos riscos, Ben fica aliviado por esse ser um nome bastante comum então seu segredo ainda está seguro, por hora.
Orrin é um dos amigos antigos de Annileen, na verdade ele era amigo de seu falecido marido, que depois de sua morte, a ajudou com o armazém e a criar seus filhos. Mas, a ganância de Orrin acabou o levando a perdição e causando grandes estragos a comunidade em que viviam. E embora tenha tentado colocar a culpa em Ben, ele sofreu as consequências.

Pensei que não fosse gostar tanto dessa história, porque o início era bem parado e a filha de Annileen era muito chata.
Mas para o final foi ficando bem interessante até. Essa parte da vida de Obi-wan até que foi curiosa. Não da para imaginar ele tentando ter uma vida normal sabendo que ele é um Jedi. No mínimo vivendo discretamente esperando Luke crescer.
Claro que como Jedi, achei que ele era bem mais poderoso, teve uns erros dele que achei inadmissível hahaha mas é o Obi-wan e eu sempre vou imaginá-lo como Ewan McGregor o interpretando.
Sinto pena da Annileen, que se apaixonou por ele. E no fim, embora ela tenha realizado seu sonho, ainda foi meio triste a separação deles.
Não espere lutas com os sabres e os poderes de Kenobi, como ele está se escondendo, evita ao máximo usar qualquer poder que pode revelar quem realmente é, embora duas pessoas tenham descoberto hahaha
Apesar da lentidão dos acontecimentos e da vida chata em Tatooine, foi até que uma grande aventura com Ben.

Tony 15/04/2021

Star Wars Western
É muito interessante, aos fãs da saga intergalática mais fantástica, que se passa numa galáxia muito distante, conhecer o começo dos anos de eremita de Obi-wan.
Saber como ele foi parar em Tatooine, a relação distante com a jovem família de Luke Skywalker, as aventuras e relações com as colônias do planeta e conhecer mais sobre o enigmático povo da areia.
Leitura mais do que recomendada.

TamiresCipriano 05/05/2015

Excelente livro! Amei
Tanto a editora quando o autor são maravilhosos e arrasaram na capa, diagramação, tudo! Vamos começar? Que a força esteja com vocês...

"Eu perdi tudo isso enquanto estava correndo para todos os lados a fim de salvar a galáxia. Deixei de ver que, para muita gente, as lutas menores são tão importantes quanto nossas lutas maiores são para nós. Foi uma ótima lição a se aprender." Pág 319.

Eu assisti diversas vezes todos os episódios depois que conheci o livro Herdeiro do império, para quem também assistiu e é fã de Star Wars, não pode mesmo deixar de ler este livro que preenche a lacuna do que ocorreu com o Jedi Obi-Wan Kenobi, quando ele foi à Tatooine.

Para quem acompanhou, este livro é entre o episódio III e IV onde o Kenobi busca refúgio no desértico planeta juntamente com o Luke Skywalker que ainda é um bebê, assim, ele pode acompanhar o crescimento da criança até que ele saiba sua verdadeira missão.

O Luke é entregue aos Lars, e o Kenobi fica em solidão no meio deserto o protegendo. A morte dos Padawans, perda de Anakin Skywalker para o lado negro da força e a Republica, foram motivos dele ter que sair com um dos últimos Jedis e protegê-lo, não podia falhar novamente.

Neste lugar muito quente, temos o povo da areia, os Tusken que é um povo selvagem fedorento, cobrem-se de bandagens por causa do sol. Ainda temos os Jawas que vendem peças e ferros para sobreviver e ainda, alguns humanos em colônias que arriscam-se a sobreviver no calor intenso do planeta, mas, eles acham a solução com uma poderosa tecnologia que consegue o bem mais precioso do planeta desértico, a água.

Orrin é dono do novo negócio para atacar e espantar o povo da areia, que chama-se Chamado dos colonos, ele consegue manter de pé com contratos dos fazendeiros ali perto para manter sua renda e tudo em ordem, mas não pensem que é tão bom assim...

"- Uma vida que parece pequena por fora pode ser infinita por dentro. Até mesmo alguém vivendo no lugar mais remoto do universo pode se preocupar com centenas de pessoas. Ou com toda a galáxia." Pág 344.

Ainda conhecemos a personagem bem legal, dona de si e que se da muito bem, ela é uma personificação de mãe a todos que vivem por perto e se enfornam em seu armazém, só não imaginava que tentando salvar sua filha ia conhecer o "Ben maluco" e muito menos, que alguém em Tatooine do sexo masculino fosse tão bom assim.

A questão é que parece que sempre onde ele está, há problemas locais, em Tatooine por exemplo, o povo da areia ataca os colonos locais, e como ele sentia-se culpado pela morte dos inocentes, novamente ele deixa-se levar pelo coração e faz de tudo para que resolva esta questão.

Os Tusken tinham uma que governava, A'Yark, uma grande líder que me cativou ao longo da história com sua forma de pensar e liderar.

O início é um pouco monótono, por contar como a republica havia se disseminando e sobre como ele estava lhe dando sozinho no planeta desértico de Tatooine, mas não se preocupem! A história fica interessante rapidinho e flui de tal maneira que você realmente, não consegue mesmo desgrudar.

Como disse, Obi-Wan Kenobi, o nosso Ben Maluco, é um grande personagem e este livro é essencial a todos que queiram saber o que ocorreu após sua ida à solidão, além disso, conseguimos conceituar melhor a história e sentirmos um pouco mais leves sabendo o que ocorreu. Junto com o seu mestre, resgataram um garoto antes, mas desta vez o está escondendo, cuidando para que chegue a hora certa de saber sua missão.

Annilen é dona do armazém e eu gostei bastante do jeito dela ser, não levava desaforos e protegia com "garras" os que amava e claro, Ben deu um empurrãozinho para que a história desenvolvesse muito bem interligando Colonos e Tuskens.

Ficaram curiosos? Saibam que a estreia do filme será em dezembro deste ano e até lá, desejo que a força esteja com vocês.

Saiba mais no blog:

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2015/05/resenha-star-wars-kenobi.html

@pedroh_fmendes 17/01/2021

Uma mistura de velho oeste dentro de Star Wars
Foi o primeiro livro que li de Star Wars e não tinha como ter sido melhor.
Tem um enredo eletrizante, um clima de velho oeste. É um livro que entra dentro do amago do personagem Kenobi, trazendo a humanidade e fraqueza deles.
Super recomendo!

Angelão 25/02/2021

Essencial para quem curte Star Wars
De todos os personagens do Universo Star Wars, o Mestre Jedi Obi-wan Kenobi sempre foi meu favorito, por isso quando vi esse livro na feira de livros na faculdade eu não pensei duas vezes antes de comprá-lo.
A história se distancia um pouco da tradição de Star Wars que apresenta viagens interplanetárias, combates e perseguição em naves espaciais e belos duelos em sabre de luz; e oferece em seu lugar um western muito bem escrito, com personagens e enredo complexos e muito bem desenvolvidos, sem ser difícil de entender. Nele temos um Obi-wan tomado pela culpa, enquanto ao seu redor há um intenso conflito que testa o herói mais uma vez.

Apesar de não ser Canon, este é um livro altamente recomendando para quem tem curiosidade de saber o que acontece com o querido general Kenobi depois de "A Vingança de Sith".

Miguel.Moreira 24/02/2021

Kenobi - John Jackson Miller
SEM SPOILERS: (quando houver spoilers vou avisar)

Atordoado com o destino da Galáxia, Obi-Wan Kenobi é destinado a proteger uma criança (que nela está depositada a última esperança da salvação da Galáxia).
Optando por viver no anonimato, mas sem sucesso, o velho cavaleiro Jedi adota o nome de Ben Kenobi, e evita o contato com as pessoas do imenso planeta deserto Tatooine. Vivendo próximo de fazendas e armazéns nas regiões rurais, Ben necessita de recursos básicos para sobrevivência, e é aí que seu plano falha em viver no anonimato.

Em suas idas ao armazém mais próximos, Ben acaba conhecendo a família Calwell, Kallie, seu irmão Jabe, e a mãe viúva, Annileen Calwell sendo ela a dona do armazém. Sendo o único armazém daquela região, ele está sempre lotado de clientes, fazendeiros e outros trabalhadores. Claro que Ben é uma figura que atrai a atenção de todos, inclusive do fazendeiro e marqueteiro Orrin Gault, que é organizador de um fundo comunitário (Chamado dos Colonos) para proteção da região contra ataques Tuskens (Povo da Areia). E claro, como um bom vendedor, Orrin oferece seu serviço a todos que cruzam o seu caminho.

Por uma ironia do destino, Ben acaba por atrair atenção, e até mesmo problemas sempre que vai a público (não necessariamente com as pessoas ao redor, mas sempre que Ben está por perto, alguma confusão ocorre), deixando assim o Jedi em dúvida sobre escolher o exílio e fingir não ver nada, ou seguir seus princípios da Força para fazer o bem.

Annileen, sendo ela a protagonista principal, está num momento difícil com seus filhos, que pouco colaboram para o progresso do armazém, Kallie e Jabe estão sempre em confusões e discussões de adolescentes, mas nada que leve Annileen a loucura, apenas se tornando uma rotinande uma vida mediana, sem anseio de uma vida melhor. De alguma forma, Annileen acaba se aproximando de Ben, que mostra ser uma pessoa misteriosa e solitária, mas também um amigo a quem pode confiar em tão pouco tempo de amizade. Ela sabe que de alguma forma pode confiar, mas ao mesmo tempo começa a se perguntar quem é essa pessoa tão agradável e misteriosa, e por qual motivo Ben vivia isolado no deserto? Isso é uma pergunta difícil de ser respondida, mas já sabemos o motivo de tanto mistério, e ficamos na esperança de alguma revelação extraordinária da parte do nosso amado Jedi.

Esse é um livro cheio de aventuras pequenas, se comparadas ao passado de Obi-Wan Kenobi, combater Tuskens e alguns vigaristas é mamão-com-açúcar para o Cavaleiro Jedi. Obi-Wan é praticamente um figurante na narrativa, mas isso faz com que tenhamos mais curiosidade em saber o que vai acontecer nos próximos parágrafos. Em alguns momentos, até esquecemos a missão inicial do Jedi (proteger Luke Skywalker), mas temos acesso à algumas meditações de Obi-Wan, e percrbemos o remorso dele quanto ao seu velho amigo Anakin Skywalker e as semelhanças de pessoas próximas com as escolhas que transformou Anakin em Darth Vader. Nem preciso dizer que isso é perturbador até para nós, meros leitores e fãs da franquia, pois nos faz pensar no que deveria ter sido feito e o que podemos fazer para evitar que o passado se repita. Fugindo um pouco da história, podemos fazer analogias sobre pessoas que podemos confiar em nossa vida, em escolhas que tomamos, e o poder negativo que, agir no calor da emoção pode ser fatal para nosso futuro. A grande lição que tirei do livro é: Independente das jossas escolhas no passado, podemos sempre pensar em algo melhor a ser feito hoje, e podemos evitar consequências drásticas como vemos acontecer com um personagem do livro. Obi-Wan nos ensina a manter a calma, e agir com sabedoria, até mesmo quando as coisas estão fora de controle, boa leitura, e que a Força esteja com você.

SPOILER:

Sobre o final do livro, eu fiquei um pouco frustrado pelo desfecho que teve a amizade de Annileen Calwell e Ben Kenobi. Eu fiquei na esperança frustrada de Obi-Wan se revelar a sua amiga, e lhe confiar um segredo seu, mas claro, uma parte de mim já previa que Ben seria sia personalidade a partir daquele momento, até Luke atingir a idade para ser um Padawan. Apesar dessa espectativa não atendida, o autor me surpreendeu com o que Annileen se tornou, e Obi-Wan disfarçado de Ben Kenobi, ajudou sua amiga a realizar um sonho de infância, em estudar fora desse confim da Galáxia chamado Tatooine. Apesar da despedida não ter sido agradável para nenhum dos dois, Annileen compreende que Ben tem algo importante a fazer, e proteger uma criança, seja lá a origem desse ente de Ben, ela sabe que seu amigo tem uma missão, e agora ela sente uma gratidão por ter conhecido aquele homem gentil e misterioso, ele fez ela olhar para si e seguir sua vida, ao invés de ter um destino medíocre trabalhando num lugar de mesmice todo santo dia.
E Ben, sabe que ela não irá sentir raiva por ele abandona-lá, isso talvez o conforte, e com certeza confortou Annileen ao partir para seus estudos rumo à galáxia afora.
Rebeca934 24/02/2021minha estante

Enzo.Michimura 14/03/2021

Ben Maluco
O que dizer desse livro? Simplesmente perfeito!

A história flui muito bem desde o início, com a chegada de Obi Wan em Tatooine e a narrativa vai ficando cada vez mais emocionante.

A história conta muito mais sobre os fazendeiros e moradores de Tatooine e os Tuskens do que do Kenobi, mas isso não é demérito algum.

No livro, podemos ver a angústia de Obi Wan após ter fracassado com Anakin e com a Ordem Jedi, e isso é incrível para a narrativa.

Simplesmente um livro 5 estrelas!