Brasil: Uma biografia

Heloisa Murgel Starling
Heloisa Murgel Starling

Resenhas - Brasil: Uma Biografia

Paulinho 04/02/2024

Uma leitura cheia de amor e fúria
Eu comprei “Brasil: uma biografia” em 07 de novembro de 2022 para ser autografado pela Heloísa Starling na Bienal daquele ano, eu consegui meu autógrafo e uma conversa muito agradável com a historiadora. Não estava em meus plenos lê-lo nas férias, deveria ler o volume 2 do “Dicionário a analítico do Ocidente medieval”, mas a leitura de “Brasil: uma biografia” se fez mais urgente e necessário: estudo para concurso e ministrar aulas para as turmas do ensino médio.
A leitura foi realizada de 27 de dezembro de 2023 a 04 de fevereiro de 2024 e ler nesse tempo tão curto só foi possível pelas férias e por janeiro ter mil dias. Mas fiz uma leitura profunda. Até o capítulo 3 foi uma revisão de temas nos quais já tinha leituras muito boas e são capítulos excelentes. Os capítulos da Independência à Primeira República achei medianos, não são meus favoritos. O capítulo da era Vargas é o melhor e o dos anos 1950-1960 também é muito bom. Achei o capítulo da Ditadura fraco em alguns tópicos e o capítulo da redemocratização é muito ruim.
As historiadoras brilham ao narrar e descrever os fatos e o livro se torna incontornável pelo seu excelente potencial didático: dezenas de fontes iconográficas, citação e até alguns comentários sobre cinema e músicas como postei aqui. Porém as análises políticas são muito frágeis e questionáveis. Uma adjetivação excessiva dos personagens políticos leva ao equívoco de que governos e política são personalistas. Em alguns capítulos não há uma relação mais profundas sobre os contextos internacionais. Exemplifico: o capítulo sobre Era Vargas é absurdamente completo sempre sinalizando as relações com o cenário internacional, já o capítulo de redemocratização essa relação praticamente não é comentada, muito menos na ditadura.
A “Conclusão” e o “Pós-escrito” são muito ruins, com lentes liberais, as autoras fazem análises de uma superficialidade bastante tacanha. O pós-escrito parece um discurso de um deputado pró impeachment (embora as autoras sejam contra), novamente há aqui uma personalização dos eventos bastante perigosa e simplificadora que não analisa as ascensões das extremas-direitas no mundo e sua participação ou contribuição com a desestabilização da democracia brasileira. Faço essas críticas não como “hater” e acho importante destacar isso, pois sou um apreciador dos trabalhos das pesquisadoras, a Lilia já tive o prazer de encontrá-la algumas vezes. Mas faço um alerta de que é preciso ler ciência com olhar crítico e ativo, buscando contrapontos. Dito isso encerro este comentário-registro recomendando fortemente a leitura da obra, mas sempre com olhar atento. Com certeza será uma das leituras impactantes de 2024.
Paulo1844 04/02/2024minha estante
Amei a resenha, professor! Espero ansiosamente por essa aula.

Paulinho 04/02/2024minha estante
Obrigado. Pensei em muitas coisas legais para esse ano. Espero realizar um bom trabalho.

Mauricio 08/05/2020

Hoje é sempre ontem
O título desta resenha, (Hoje é sempre ontem) vem de uma obra de 1972 de Weslei Duke Lee exposta no MAM do Rio, onde há a foto colorida da bandeira do Brasil com a imagem do que parece ser uma família tradicional no círculo da bandeira e abaixo essa frase contrastando em preto e branco: HOJE É SEMPRE ONTEM. Toda a imagem está com aspecto sujo com um material que parece ser algo dourado, terra ou areia e sobre a imagem também há uma figura que parece ser uma linha de costura com alguns botões. Diz bem sobre a imagem do Brasil que vi nesse livro, um país contrastante, do colorido com o preto e branco, do novo com o velho, da sujeira-pobreza com a riqueza.
A narrativa é bem envolvente, além dos desdobramentos políticos e econômicos principais, as autoras abordam os movimentos culturais, os costumes, tendências e as grandes influências de cada período o que nos faz de certa maneira entrar na mentalidade das pessoas daquelas épocas e assim entendemos melhor os acontecimentos de suas perspectivas. Nos períodos após a República Velha o livro fica bem interessante e na medida que o período se torna mais recente, mais sentimos os reflexos nos dias atuais.
Livro extenso, cheio de imagens ao final, mas uma verdadeira biografia do Brasil.
O livro foi finalizado em 2015, no calor das manifestações anti corrupção e pelo impeachment da Dilma. Não aborda os anos do PT e mesmo os do FHC. Achei prudente, por serem eventos mais recentes, talvez ainda não deixaram suas marcas principais, até por que para além da fumaça diária dos noticiários, na história o que fica é o legado e esse legado recente talvez ainda esteja em formação na concepção das autoras. Mas com a historia bem fundamentada nos períodos anteriores, é bem fácil tirarmos as nossas conclusões.

Laura 10/06/2020

Angustiante e necessário.
Nessa obra de cunho político e social, Brasil: Uma Biografia nos conduz aos momentos cruciais do Brasil desde a sua "descoberta", até o mandato de FHC, além de uma minúscula pincelada no governo Lula e Dilma no capítulo de conclusão.
Manifesto aqui a infeliz observação de escassez de participação (reconhecida) de mulheres na construção da história. Assim como a insistência angustiante dos relatos normatizados ao se esforçarem por fazerem do passado do Brasil uma história pacífica.
É verdade que verificamos a extrema desigualdade desde o princípio da chegada do homem branco, assim como a manutenção dos privilégios da elite, não importa o quê. Mas é igualmente verdade a luta dos oprimidos por uma melhoria. Não achem que nossos direitos foram dados de bom grado.
Você, leitor, peço que divulgue as revoluções, os motins e todas as manifestações feitas pela população pobre, preta e indígena. Que seus nomes sejam conhecidos e seus exemplos transmitidos. Que suas mortes não tenham sido em vão. Que sejamos conscientes da fragilidade da nossa democracia.
Sim, frágil. Especialmente na atual conjuntura política. Medidas autoritárias e violentas estão sendo repetidas. Informações manipuladas. Fiquemos atentos!
Vigiem os que detêm o poder, e se vigiem também. Que não sejamos massa de manobra para a contínua corrupção. Vamos por fim a essa história de "jeitinho brasileiro" vamos parar de naturalizar a corrupção, o autoritarismo e a quebra de direitos civis e humanos. Tomemos conhecimento da nossa história e defendamos a nossa democracia.

izaeiterer 16/07/2021

Uma abordagem decolonialista sobre a história do Brasil
O livro é de leitura fácil, mesmo para quem não está inserido em áreas acadêmicas das ciências humanas ou história.

O tamanho inicial assusta, mas o livro traz consigo uma linha do tempo detalhada e com um olhar despido das narrativas colonizadoras. É um livro extremamente necessário para conhecermos melhor o país em que vivemos.

Recomendo a leitura de forma pausada, por capítulos e buscado as referências, para ligar os pontos mais facilmente.

Leituras do Sam 01/02/2018

Para o Brazil conhecer o Brasil
Biografar um personagem tão ambíguo, multifacetado e que se transformou ao longo dos seus mais de cinco séculos de vida não é tarefa fácil, ainda mais em um país em que a história parece nao ser muito valorizada. O desafio das autoras Lilia M Schwarcz e Heloísa M. Starling era enorme, mas com competência elas conseguiram tornar a história do Brasil atraente mesmo para aqueles que não querem saber nada do Brasil.
Usando uma linguagem acessível e ao mesmo tempo densa, as autoras em sua narrativa abrangem a política, os aspectos sociais e culturais , utilizando-se da música, literatura e artes no geral para tentar montar o quebra-cabeça que é a formação do Brasil.
Sinceras, assumem o que sabem e o que ainda é dúvida sobre muitos fatos históricos; não se furtam a dar nomes e de firmarem seus pontos de vistas principalmente em questões sociais como a escravidão e ditadura política/militar.
Nas mais de 500 páginas temos então um panorama bem costurado dos fatos históricos com o cotidiano do povo brasileiro e sua cultura, resistência, luta e contradições inerentes a um povo nascido da mistura de muitos outros povos.

@leiturasdosamm
Hellen.Olliver 01/02/2018minha estante
To enteressada em ler , e a culpa não é das estrelas é sua haha

Leituras do Sam 03/02/2018minha estante
Hahaha.
Que ótimo!
Leia e vc não vai se arrepender e sim só adquirir conhecimento. Abraços.

Carlos 03/02/2018minha estante
Bela, resenha. Tô com esse calhamaço aqui do lado. Você leu de uma vez ou dividiu a leitura?

Carlos 03/02/2018minha estante
Belíssima resenha. Tô com esse calhamaço aqui do lado e você acabou me motivando a lê -lo. Você leu de uma vez ou fez alguma divisão?

Leituras do Sam 03/02/2018minha estante
Valeu Carlos.
Eu li de uma vez, os capítulos são até que curtos e abrangem alguma fase importante e já fazendo introdução para o próximo, então a leitura é bem fluida.

Filipe Dias (Canal Filiperama) 05/06/2018minha estante
null

@lucasmascarenhas 02/07/2020

A história do Brasil como moldamos nossas condutas, definimos a desigualdade sociais, criando uma sociedade condicionada pelo paternalismo e por uma hierarquia estrita.
Conta, assim, as histórias das pessoas no Brasil, seus costumes, o ambiente social e os seus fatos históricos. O País como um personagem.
Questiona o verdadeiro genocídio indígena e negro por guerras provocadas pelos europeus. E a criação de símbolos e mitos brasileiros de um país pacífico e não violento.
Trata ainda das questões monocultoras voltadas à exportação, a grande propriedade e a escravidão. Além da questão racial, como um dos grandes silêncios da sociedade brasileira, ora recebemos 40% dos africanos no Brasil.
Conclui que há mais passado no nosso atual presente. Em constante luta por cidadania e uma república ainda por se fazer.

Annie Bitencourt 07/03/2022

Um calhamaço que ajuda muito haha
Consegui fazer a leitura desse livro apenas por ser no Kindle. Não sei se encararia 800 e poucas páginas em uma edição física.
No começo fiquei muito confusa, e até irritada, pelo tanto de palavras "chiques" na leitura. O que me deixava bastante empacada no assunto e me distraía demais. Depois que pega o ritmo é uma leitura que informa bastante sobre muita coisa, basicamente um "previously on Brasil" haha
Alguns assuntos que nos livros da faculdade me passaram batido nesse livro me manteve a atenção.
Infelizmente a política brasileira muda muito rápido e mesmo as notas atualizadas no fim do livro já não são tão satisfatórias.

Gustavo.Henrique 21/04/2022

Em Brasil: uma biografia, de fato, as autoras conseguiram transmitir uma das cara desse nosso país, o livro está recheado de imagens e trechos de documentos históricos que enriquecem muito a análise. A forma como escreveram a obra parece realmente uma biografia, estando a contar não a história de uma nação, mas de um indivíduo, e esse foi um recurso sabiamente usado que trouxe uma excelente fluidez para a leitura das suas mais de 500 páginas. Não é uma história definitiva, nenhum historiador de respeito afirmaria tal sentença, mas é um panorama de fato instigante.

André 26/05/2021

Para conhecer melhor nosso país
Uma leitura essencial para conhecer com mais detalhes a história do nosso Brasil.

Renan 25/05/2021

Ato antropófagico
Ler sobre a história do Brasil na visão proposta por Lilia Schwarcz é incorporar a versão do poeta Oswald de Andrade, das frases enunciadas pelo poeta no poema erro de português:
"Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português".
Esses versos assume ,nas palavras de Lilia, a versão da história brasileira vista pelas pessoas das camadas mais baixas da sociedade brasileira.
Nessa magnífica obra, Brasil: Uma biografia , a autora é capaz de tocar temas sensíveis, como a construção politico-social do Brasil pautado no aparato repressivo do Estado e no racismo institucionalizado,quadro que fica mais autoevidente nos conflitos da primeira república: Revolta chibata e a expansão do Darwinismo social com a ascensão do Partido Integralista Brasileiro (A.I.B) a partir de 1927-1930.
Ler,repensar e reinterpretar a história ,de modo crítico, como a proposta por Lilia é cometer um ato antropofágico, a medida que nós, leitores, regorgitamos todos os conteúdos aprendidos na escola,mas de uma forma extremamente pessoal ,brasileira,
capaz de modificar a realidade e de colocarmos em prática a ideia Kantiana de "Autonomia moral do indivíduo pensante" .

Lucas Malta 26/04/2021

Para conhecer nossa história
Termino hoje a leitura de um livro que conta toda a história do meu país, a partir do ?descobrimento? dos portugueses até a redemocratização, com a constituição de 1988.

Posso dizer que essa obra é um verdadeiro mergulho nos principais fatos que moldaram nossa nação.

Para aqueles mais dedicados ao tema, o livro é um ponto de partida para o conhecimento, já que diversos episódios são tratados de forma resumida (e aqui não é uma crítica, mas uma observação).

Um exemplo que dou, são das revoltas ocorridas na antiga província de Pernambuco. Por estar vizinha a meu estado natal (Alagoas), muito me deixou curioso para saber mais da passagem dos holandeses por essa terra.

Outra curiosidade que me despertou foi a da formação dos quilombos, em especial na região de Palmares.

Vale ressaltar que as autoras deste belo livro encheram a obra de referências bibliográficas e por isso, o leitor mais curioso pode ir atrás de mais e mais detalhes em livros de terceiros.

Ao terminar a leitura, fiquei com aquele gostinho de saber ainda mais sobre nosso Brasil.

Espero que outros conterrâneos se debrucem neste livro e conheçam cada vez mais nossas raízes.

Renata.Chagas 12/04/2021

A obra faz uma leitura abrangente e rica dos 500 e poucos anos desse complexo Brasil.

Igor 03/04/2021

Mostra a história do país de maneira ampla, porém com detalhes de notável pesquisa por parte das historiadoras. Permite que se tenha uma visão completa dessa complicada trajetória, da qual fazemos parte.

Cristiano.Vituri 28/04/2020

A grande interpretação brasileira
Tudo que você leu sobre história do Brasil, vai te servir apenas de base para esse pequeno relato, que abre os olhos para detalhes que não se fala nas aulas de histórias, verbetes de wikipédia e nem na mídia televisionada.

Claramente os portugueses estavam buscando alternativas de expansão quando as historias se cruzam, com Constantinopla sendo tomada pelos otomanos e bloqueando a rota da seda para o ocidente. A escrita é rápida e fluida e passa pelos anos como uma breve conversa de amigos.

Amarguramos uma forma de colonização exploradora. Do índio, do escravo, das nossas riquezas. Dominação a base da força, a riqueza exuberante sempre contrastou com a miséria gritante, nossas revoltas caladas com violência e medo. Um pais que se declarou independência pelas mãos de um Imperador? Únicos na américa.

D. Pedro I e D. PedroII reis tropicais, governavam com mão de ferro como se fosse o quintal de casa, gastos com viagens, amantes, casamentos, dificuldade de lhe dar com a abolição, despesas com guerras, parentes, e uma casa real lotada de sangue sugas. Uma Republica, proclamada pelos militares! apoiados por uma elite. O povo? nem perto estava.

Crise no primeiro mandato, Deodoro já da lugar a Prudente. Segue crises. Um pais enorme, regionalmente diferente, políticos diferentes. Quem mantém o poder são os coronéis (até hoje existem!) Vem Getúlio Vargas, com brilhantismo as autoras contam os making off de toda essa saga. Como se desenhou esse regime ditatorial com apoio popular e 15 anos de governo.

Porque tratamos tão mal do que é público? está tudo aqui. Nossa biografia. a História por tras da história de um país que segue sendo o tal País do futuro

Erica 07/02/2022

Excelente
Um livro muito bem escrito, que desmistifica muito do que aprendemos na escola, apresenta o Brasil real. Nos ajuda a entender muito sobre a política, economia e sociedade.