Brasil: Uma Biografia

Brasil: Uma Biografia Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Brasil: Uma Biografia

Peter 03/06/2019

Não funcionou como biografia
Primeiro, tenho que confessar que nunca li uma biografia, então criei algumas expectativas, principalmente que as autoras trariam um diálogo dos eventos e como eles marcaram a população e as estruturas e instituições sociais, já que Lilia é também antropóloga, e Heloisa, cientista política.
Assim, o livro dividido em 18 capítulos, e cada um com "artigos", faz um excelente panorama histórico do país desde o descobrimento até o fim da década de 90 (os eventos de 2015-2017 são abordados no pós-escrito), mas acaba ficando em "evento histórico por evento histórico" e pra mim que já nos gosta muito de história, não trouxe nenhuma novidade surpreendente. Vejo como um excelente livro de história, quem gosta vai amar, mas elas poderiam ter trazido mais esse análise crítica, mesmo que num capítulo final.

@moisesffelipe 02/05/2019

Leitura envolvente
Esse livro é simplesmente apaixonante. Com uma precisão impressionante, me envolvi de tal maneira que terminei a leitura em tempo recorde. A história do Brasil é extremamente complexa e esse livro vem iluminar um pouco mais o caminho que estamos trilhando. Muitos dos problemas e conflitos nacionais tem raízes profundas e entender os fatos é de fundamental importância. As autoras trabalham com 99% de isenção política, o que é raro em uma sociedade extremamente polarizada na atualidade.

Marcelo.Lirio 22/07/2018

Interessante
Fui direto para o cap.17 - No fio da navalha: ditadura , oposição e resistência-.
pág. 461 "nunca foi tão perigoso ser estudante no Brasil."
pag. 462. "A mais espetacular ação executada pela esquerda revolucinária (sequestro do embaixador americano)
pag.461 " Algumas dessas orgaizações (revolucionárias) eram minúsculas, poucas tiveram força suficiente"
pag 462 "(Marighella) Também entendia de futebol, sabia fazer poesia e gostava de samba.Morreu fuzilado em uma tocaia..."

...Vamos ver se dá pra salvar o restante da leitura.
Jeze 27/11/2018minha estante
O skoob tem a opção de troca. Se não gostar do livro, garanto que em menos de 1 semana já terá o vendido. Daí você pode adquirir livros com viés pró ditadura militar. Esse livro com certeza se posiciona de forma crítica à ditadura.

Igor13 18/07/2018

Visão feminina bem vinda
O livro não vai agradar a todos. Ao escrever sobre um período tão longo e diverso, é impossível não ser muito seletivo (nesse caso seletiva) no foco dado para cada 'macro' época, digamos assim.

Achei o estilo diferente do que estava acostumado e foi interessante.

Não acho que seja um livro somente para ser lido uma vez e deixado de lado. Serve como referência de pesquisa.

Juliana Tavares 08/05/2018

Pente-fino na história do Brasil
É indiscutível que este livro, de fato, possui um trabalho de pesquisa formidável. A linguagem também não fica para trás. Quem quiser mergulhar na história desse país tão gigante na sua complexidade é só recorrer à esta obra.

No entanto, teve um detalhe que me deixou um pouco insatisfeita com o livro. A disposição das imagens acabou cortando o clima da leitura e deixou a experiência por muitas vezes enfadonha.

Sendo esta uma obra densa, com parágrafos enormes e totalizando mais de 600 páginas, eu acredito que as imagens poderiam ter sido utilizadas para trazer mais leveza para a experiência literária.

Para pessoas que, assim como eu, têm o hábito de ler no metrô, é muito desconfortável parar na página 16 para ir até meados da página 140 onde está a foto mencionada na página 16. Isso não faz sentido para mim.

Acho que foi um tiro no pé o fato de os editores não terem tido essa preocupação em explorar as imagens no decorrer do livro. Sem dúvida eu teria aproveitado mais a leitura.
Filipe Dias (Canal Filiperama) 05/06/2018minha estante
Estou lendo o livro e estou tenho a mesma opinião que você. Sem contar que as imagens são citadas fora de ordem. Isso também atrapalha um pouco.

Vinícius 28/02/2018

Conciso e esclarecedor
Excelente livro de história do Brasil que resume e concatena os fatos históricos de nosso país de maneira clara e concisa. Não é aprofundado, visto que, apesar de ter letras pequenas, não são tantas páginas assim. Com 3 seções de ilustrações e aproximadamente 500 páginas de texto se desconsideradas as referências bibliográficas.

Leituras do Sam 01/02/2018

Para o Brazil conhecer o Brasil
Biografar um personagem tão ambíguo, multifacetado e que se transformou ao longo dos seus mais de cinco séculos de vida não é tarefa fácil, ainda mais em um país em que a história parece nao ser muito valorizada. O desafio das autoras Lilia M Schwarcz e Heloísa M. Starling era enorme, mas com competência elas conseguiram tornar a história do Brasil atraente mesmo para aqueles que não querem saber nada do Brasil.
Usando uma linguagem acessível e ao mesmo tempo densa, as autoras em sua narrativa abrangem a política, os aspectos sociais e culturais , utilizando-se da música, literatura e artes no geral para tentar montar o quebra-cabeça que é a formação do Brasil.
Sinceras, assumem o que sabem e o que ainda é dúvida sobre muitos fatos históricos; não se furtam a dar nomes e de firmarem seus pontos de vistas principalmente em questões sociais como a escravidão e ditadura política/militar.
Nas mais de 500 páginas temos então um panorama bem costurado dos fatos históricos com o cotidiano do povo brasileiro e sua cultura, resistência, luta e contradições inerentes a um povo nascido da mistura de muitos outros povos.

@leiturasdosamm
Hellen.Olliver 01/02/2018minha estante
To enteressada em ler , e a culpa não é das estrelas é sua haha

Leituras do Sam 03/02/2018minha estante
Hahaha.
Que ótimo!
Leia e vc não vai se arrepender e sim só adquirir conhecimento. Abraços.

Carlos 03/02/2018minha estante
Bela, resenha. Tô com esse calhamaço aqui do lado. Você leu de uma vez ou dividiu a leitura?

Carlos 03/02/2018minha estante
Belíssima resenha. Tô com esse calhamaço aqui do lado e você acabou me motivando a lê -lo. Você leu de uma vez ou fez alguma divisão?

Leituras do Sam 03/02/2018minha estante
Valeu Carlos.
Eu li de uma vez, os capítulos são até que curtos e abrangem alguma fase importante e já fazendo introdução para o próximo, então a leitura é bem fluida.

Filipe Dias (Canal Filiperama) 05/06/2018minha estante
null

Mariana 23/01/2018

Essencial para a atualidade brasileira
Que ótima leitura para começar o ano, principalmente se contar o cenário político e econômico que vivemos no Brasil atualmente. É uma leitura essencial para entender os processos pelos quais o nosso país passou desde o momento de seu "achamento" até os recentes escândalos de corrupção do governo Dilma. Também é uma importante para compreender as razões pelas quais se devem pensar na hora de escolher bem um governante, com o intuito de pelo menos tentar não correr os riscos do passado.

Davi.Lima 25/11/2017

Brasil...
Essa obra alimentou mais ainda meu fascínio pela história do Brasil.
A junção da antropologia com a história resulta nessa fascinante demonstração da história do Brasil.
O retrato político, social e cultural do país, é demonstrado de uma maneira fascinante.
Em cada parte do livro dedicada a um determinado período da história do Brasil, é mostrado a situação social e política do Brasil naquele período, gerando então, uma reflexão sobre o Brasil contemporâneo.
A escravidão no império, o autoritarismo na 1° República, a política de Vargas, a tortura na ditadura e o pequeno período de democracia no Brasil é abordado no livro de uma forma profunda para levar o leitor ao período.

Priscila (@priafonsinha) 18/07/2017

Leiam!
Quando estávamos no colégio geralmente estudávamos para passar nas provas e não pegar recuperação rs. E quando crescemos parece que queremos voltar no tempo e recuperar esse conhecimento que não demos tanto valor na época, e eis um excelente livro para isso! Maduro, com fontes bem selecionadas e muito bem escrito. Desde 1500 até um pouco além da era Collor, somos apresentados com detalhes/fotos/notas à história do Brasil.
A desigualdade social, a escravidão, a violência; enfim, são abordados uma série de fatores que nos acompanham até hoje. Devemos conhecer o processo civilizatório brasileiro, principalmente por conta do momento em que vivemos, já que olhando para o passado encontramos respostas sobre como viemos parar nesta atual situação.
Ao final do livro as autoras montaram uma linha do tempo com fatos ocorridos no Brasil e no mundo.
Um calhamaço para ler sem pressa e estudarmos sempre.
Recomendadíssimo para todos!

Dayse Lima 22/03/2017

Essencial...
Belo livro. Uma jornada interessantíssima pelos caminhos e descaminhos da história do país e, nestes tempos tão turbulentos, uma necessária visita à formação dos partidos e quadros da política nacional. A era Vargas, em especial, mostra-se fundamental para entender os alinhamentos politicos que ainda hoje assombram eleitores.

@APassional 20/12/2016

* Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Em uma conexão entre o público e o privado, a obra nos instiga a refletir sobre aspectos peculiares que trazem à tona “pequenos detalhes” que despercebidos ofuscam a origem de práticas que se perpetuam ciclicamente, tais como o estrangeirismo, o familismo, o clientelismo, o patrimonialismo, a corrupção.

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional.

site: http://www.arquivopassional.com/2016/11/resenha-brasil-uma-biografia.html

Nélio 24/05/2016

Com tanta coisa acontecendo e sendo dita sobre o Brasil e o momento político pelo qual estamos passando, fiquei muito curioso sobre muitos pontos da nossa história. É claro que sempre sabemos algumas coisas dos fatos que se passaram, mas sentia falta de algo mais concreto sobre, principalmente, a história a partir de Vargas. Eis o motivo da escolha do livro, pois, na verdade, ler um livro “de história” nunca me apeteceu...... mas decidi por ele... e...
Gostei muito!
Que coisa legal de se ler! As autoras construíram uma narrativa muito prazerosa de se ler. É claro que minha vontade em saber sobre deve ter contribuído, mas acredito que elas narraram com maestria os fatos históricos e foram criando um ar de “o que contamos está acontecendo ali, do outro lado da página, veja você mesmo”... adorei, pois fui “vislumbrando” os acontecimentos, as tramoias dos políticos de plantão...
E como foi bom poder traçar paralelos entre o passado e personagens e fatos atuais! Gostaria, inclusive, de aponta-los, mas estou correndo de polêmicas e mimimis. Vou deixar para depois...
Só quero citar o papel dos vice-presidentes (diferenças e semelhanças!), as lutas de classes, as “conquistas” sociais e trabalhistas e a atuação dos meios de comunicação como exemplos do muito que podemos buscar analisar por um viés histórico-social com o intuito de compreender o hoje...
Meu desejo, agora, é voltar-me para a literatura (de autores “clássicos”) produzida sobre e durante o século XX. Já escolhi alguns...

Igor 09/05/2016

Brasile sua eterna construção
Há Quatro meses atrás ao começar a leitura do livro,não imaginava que ao fim do livro a sensação seria tão boa,as autoras mergulham a fundo na formação de um Brasil que de certo,só a sua interminada formação,sem se prender a uma narrativa cansativa e nem a uma linguagem erudita,nos presenteiam com um passeio de forma cronológica pelos eventos mais marcantes que formaram os alicerces necessários para nos situarmos onde hoje estamos,uma obra essencial para quem deseja um olhar atento,rico em detalhes e informações e crítico,sobre como nossa sociedade foi sendo moldada por esses "5 séculos de descobrimento".Com um belo acervo de fotos que ajudam a ilustrar os fatos descritos no livro,e um projeto editorial caprichado,Brasil:Uma Biografia é um livro que merece um olhar atencioso,um prato cheio para quem gosta de história.

iviegas 24/12/2015

Terminei
Finalmente terminei esse livro, o gostinho de terminar um livro é sempre muito bom, e esse então... foram meses de leitura acompanhado de leituras paralelas, na verdade foi um grande estudo onde eu tive que recorrer constantemente ao wikipédia, dicionários. Na verdade a proposta das autoras é relatar os acontecimento sempre dando uma conciência e reflexão. Algumas coisas me surpreenderam, pelo fato de ser ignorante ao assunto, como a causa escrava do índio e o negro, que são nosso verdadeiro passado e as marcas estão aí, outros assuntos descordei pois já tinha um conhecimento prévio. É um livro preciso nos fatos mas as reflexões das escritoras faz jus ao nome do livro, Brasil: uma biografia, fazendo-se uma leitura agradável e quase inesquecível. Esse foi o primeiro passo que dei e que continuarei em 2016 (depois mostro a lista dos livros que irei ler, tangendo pro lado histórico brasileiro). Depois desse livro meu interesse por Brasil aumentou, naturalmente, e fico cogitando várias coisas que não caberiam aqui. Indico, por vários motivos, esse livro. E certamente recorrerei várias vezes ao seu aprendizado. Nasce, hoje, um ativista que ano que vem vai traçar e confirmar suas causas e caminhos a seguir. A culpa toda foi da história do meu país que, embora pouco tenha me aprofundado, desde já, me comoveu profundamente.
Eddington 05/05/2016minha estante
Ao concluir o livro também tive um interesse em aumentar o conhecimento sobre a história brasileira. Se puder, me passe as obras que tem interesse em ler no futuro.