Brasil: Uma biografia

Heloisa Murgel Starling
Heloisa Murgel Starling

Resenhas - Brasil: Uma Biografia

Alessandra Ramos 30/12/2022

Ótima leitura, principalmente para quem quer se introduzir na história do Brasil. O texto é claro e sucinto, mas ao mesmo tempo carregado de informações. Inclusive, para quem quiser se aprofundar mais, as autoras trazem uma vasta bibliografia de referência.

Claro, que uma obra de história geral como essa demanda muitos recortes e uma cronologia arbitrária. Mas no geral, para um leitor leigo, acredito que isso não é um grande problema.

O tempo precisa ser organizado em narrativa de qualquer forma, que seja então por profissionais de história que tem evidências de suas interpretações e compartilham de forma transparente suas fontes.

Fabio.Nunes 18/11/2022

Uma aquarela do nosso Brasil
Este foi um livro que me acompanhou por meses, de leitura simples, nem sempre de fácil digestão e que me trouxe um verdadeiro quadro do Brasil.
Pincelando o passado de maneira magistral, as autoras conseguem resumir a história do nosso país sem tirar do leitor os fatores essenciais para cada fato e cada momento histórico. Aliás, parabéns ao trabalho de pesquisa realizado, pois nossa leitura termina efetivamente na página 521 e o restante, até a página 709, são de notas, referências bibliográficas, índice remissivo e cronologia.
Além disso, há inúmeras imagens às quais as autoras fazem alusão para que nosso entendimento seja mais completo.
Uma obra que mostra todas as cores da nossa rica e conflituosa história, tão eivada de contradições. Uma aquarela do Brasil em forma de texto que possui apenas um defeito: o livro é curto demais. Ele passa pela história de forma a te deixar com gosto de ?quero mais?. Menção honrosa para as frases líricas de efeito ao final de vários capítulos ou subcapítulos.
Sinto em mim uma brasilidade mais rica após a leitura dessa obra, e creio que todo mundo deveria conhecer melhor nossa própria história, para não repetirmos os erros do passado.
Um livro obrigatório.
Kemilão 20/11/2022minha estante
Acabei de comprar , vou ler sua resenha !

amandafffdo 03/10/2022

No presente há mais passado que se imagina
Assisti algumas entrevistas das autoras enquanto lia o livro, buscando entender a proposta, o que levaram-nas a escrever como escreveram, as alternativas que tinham, as opções que seguiram... Me emocionei. Me emocionei assistindo, me emocionei lendo. Lendo com o olhar de quem queria entender, somado ao olhar de quem queria explorar.

Brasil é um personagem de tantas camadas, com vozes de primeira a infinitas pessoas, ambíguo, e, sobretudo,  rico. Rico de histórias, de lutas, lideranças, pontos de vista, incongruências, enfim, uma gama de adjetivos contestáveis porque toda a história está sob a ótica de cada um, brasileiro ou não.

A leitura é espontânea. A edição belíssima.
Os capítulos de Lília tem a escrita muito envolvente e fala do povo e das artes com clareza e simplicidade. Já os da Heloísa, trazem vigor político ao discurso, são densos, lentos e objetivos. Ambos contextualizados e com várias referências, além de trechos esquecidos que dificilmente encontraremos em alguma outra fonte nesses padrões.

Fica o exercício da história: análise de preconceitos a partir de interpretações questionadoras, sendo talvez improvável sairmos ilesos às nossas antigas concepções e "certezas" sobre determinado período ou esclarecimento.
Há muito o que se aprender!

"Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma quando não na alma e no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena e/ou do negro."
Gilberto Freyre

"Cada época sonha com a seguinte." Michelet

Tayanne 15/09/2022

Gostei bastante desse livro, ele explica a história do Brasil de uma forma fácil de ser compreendida, com um humor ácido que torna a leitura mais divertida. Foi especialmente tocante ler essa obra no período em que estamos vivendo agora.

Paula 10/09/2022

Livro que todo brasileiro deveria ler
Nesse livro estudamos a História do Brasil de forma consciente. É realizado um amplo debate sobre vários aspectos sobre a nossa história e que nos levam a entender todo o processo de formação do povo brasileiro.

Um livro para todos lerem.
Fábio Yeshua 10/09/2022minha estante
Estou com ele aqui. Dei uma rápida olhada e parece excelente. Nunca gostei da história do Brasil, sem odiei pra falar a vdd, por isso me dediquei a filosofia e história antiga. Recentemente um amigo Heni Ozi Kukier conseguiu me incentivar a ler sobre o Brasil e eu gostei muito rsrs fiquei até surpreso. E esse livro realmente todo brasileiro deveria ler ??

Livinha 24/08/2022

Muito bom - para quem gosta de História
Demorei um pouco para fazer a resenha, pois precisava de um tempo mínimo para refletir sobre o que pensei deste livro (ou calhamaço). Caso você goste de ESTUDAR História, esse livro é sensacional. Como eu gosto muito de estudar, foi mais tranquilo. Mas, caso você queira ler com o objetivo de aprender, ele será cansativo. Contraditório, não? (Eu sei). Mas ele é um livro técnico e absurdamente meticuloso. Você terá INÚMERAS páginas falando somente do açúcar. Outras INÚMERAS falando sobre o café. Claro, também disserta acerca da ditadura e do período da Monarquia/República. Não é um livro ruim (mas eu preciso deixar explícito que eu amei pelo único motivo de eu AMAR estudar História). Caso você não goste, será bastante técnico e maçante - aí eu acharia melhor você ler um livro mais curto e que seja mais objetivo é específico sobre o que você quer aprender. Todavia (e de uma forma geral), é um livro MUITO bom - e que as pessoas deveriam ter o mínimo de conhecimento, inclusive, para saber em quem votar nessas eleições.

Kethilyn 30/07/2022

De maneira leve e a prática, Lilia Schwarcz e Heloisa Starling nos presenteiam com uma biografia desse personagem intrigante que é o nosso Brasil.
As informações contidas no livro ajudam a entender o nosso país, e por se tratar de um livro que abrange toda a História brasileira, nenhuma passagem é descrita minuciosamente, por isso se torna muito leve relacionar um momento ao outro e entender todo o nosso contexto.
Recomendo fortemente à todos que precisem/queiram um panorama histórico geral do Brasil.

fuckinormie 12/07/2022

extremamente necessário.
é sim um livro grandinho e as vezes denso de ler, são muitos nomes e acontecimentos diferentes, mas vale cada minuto. tenho a mim que devia ser uma leitura obrigatória.
DANILÃO1505 12/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Gabriel 05/07/2022

Uma obra muito mais que necessária!
De forma primorosa, rica em detalhes e com um viés crítico-reflexivo, Lilia Schwarcz e Heloisa Satarling fazem uma profunda e excelente reconstrução da História do país.
As renomadas autoras dispõem-se, além da própria história, de elementos das ciências sociais e artes para recompor os cenários da história do Brasil. Começam falando sobre as imensas e consideráveis disparidades do país num texto introdutório e se aprofundam desde a dinâmica dos povos indígenas antes da chegada dos portugueses até os acontecimentos políticos mais recentes, com o pós-escrito de 2017.
Cada fase da história é detalhada e explicada, sendo que vale-se da menção de acontecimentos para dar contexto ao período ao qual se faz referência e como os fenômeno retratados acabaram por influenciar o presente do Brasil.
Uma obra excelente e muito indicada para aqueles que desejam compreender a história do país para passar a vê-lo de forma crítica!

Milena 03/06/2022

Uma leitura muito informativa
Confesso que demorei pra ler esse livro, mas foi por falta de vergonha na cara mesmo sksksksk, pois fui passando livros e mais livros na frente dele. Mas quando eu focava na leitura desse livro eu era transportada para o momento em que elas estavam narrando, pois as duas autoras tem esse poder.

Aqui é possível encontrar muito mais do que nos é "ensinando" na escola, do que nos é dito nas conversas, aqui existem detalhes, dados e informações concretas do que aconteceu na história. O que é muito interessante, mas ao mesmo tempo aterrorizante, pois é conhecendo a nossa história que vemos o qual fácil é voltarmos a fazermos as mesmas besteiras que foram feitas pelos nossos antepassados. Mas ao mesmo tempo nos dá esperança, pois é conhecendo a história que não deixamos as coisas voltarem a ser como antes, e isso vai depender muito de quem ler e a forma de interpretação dessa pessoa.

Esse livro é completo, e pode ter várias partes, já que desde de que o livro foi lançado vários coisas aconteceram e que são importantíssimas para a continuidade da nossa história.

Gabriela3420 28/05/2022

Brasil: Uma biografia
Um livro que todos os brasileiros deveriam ler para saber o básico sobre a história do país. Com linguagem clara e objetiva, ilustrado, repleto de notas e referências para quem quiser se aprofundar em algum tópico específico. O texto abarca o período desde o começo da colonização portuguesa até o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Se tornou um dos meus livros favoritos da vida!!!

Valeria.Araujo 11/05/2022

Resumo ue perfeito de uma país tão complexo...
Dona Lilia conseguiu agrupar os principais fatos da história do Brasil numa linguagem leve e fácil, quase um romance histórico. Uma delícia de ler e recomendo pra quem quer iniciar nesse universo de livros históricos.

Gustavo.Henrique 21/04/2022

Em Brasil: uma biografia, de fato, as autoras conseguiram transmitir uma das cara desse nosso país, o livro está recheado de imagens e trechos de documentos históricos que enriquecem muito a análise. A forma como escreveram a obra parece realmente uma biografia, estando a contar não a história de uma nação, mas de um indivíduo, e esse foi um recurso sabiamente usado que trouxe uma excelente fluidez para a leitura das suas mais de 500 páginas. Não é uma história definitiva, nenhum historiador de respeito afirmaria tal sentença, mas é um panorama de fato instigante.

Annie Bitencourt 07/03/2022

Um calhamaço que ajuda muito haha
Consegui fazer a leitura desse livro apenas por ser no Kindle. Não sei se encararia 800 e poucas páginas em uma edição física.
No começo fiquei muito confusa, e até irritada, pelo tanto de palavras "chiques" na leitura. O que me deixava bastante empacada no assunto e me distraía demais. Depois que pega o ritmo é uma leitura que informa bastante sobre muita coisa, basicamente um "previously on Brasil" haha
Alguns assuntos que nos livros da faculdade me passaram batido nesse livro me manteve a atenção.
Infelizmente a política brasileira muda muito rápido e mesmo as notas atualizadas no fim do livro já não são tão satisfatórias.

Gabi 19/02/2022

"Brasil: Uma Biografia" é um clássico e deveria fazer parte do hall de leituras obrigatórias para todo cidadão brasileiro. Leitura agradável e de fácil entendimento, as autoras conseguiram apresentar a história do país a partir de diferentes ângulos, porém sem se alongar de maneira excessiva, já que claramente não era o intuito da obra.
Um dos pontos que mais me chamou a atenção durante todo o processo de leitura, foi verificar a semelhança entre o Brasil do passado e o Brasil do presente. A luta incessante das "minorias" e classes operárias pelas conquistas de direitos, o jogo político e a influência da elite na tentativa de se manter fora das atribuições legais e constitucionais, os "representantes" de certas ideologias políticas que se utilizam da cultura conservadora e retrógrada para alcançar o poder (incrível como esse fato se repete a cada período de tempo, governantes que defendem valores como "família" - só a sua -, "Deus" - aquele que condena o pecado, mas apenas dos outros - e "pátria" - aquela que mata todos aqueles que não se encaixam em certo padrão social e estereotipado -, continuam agindo da mesma forma, ou seja, na prática agem sempre os utilizando apenas a favor de si mesmos).

E permanecemos anestesiados, perdendo direitos, retrocedendo dia após dia..., parece que nossa sina é lutar constantemente pelo mínimo.