A Lista

A Lista Cecelia Ahern

Resenhas - A lista

Biia Rozante | @atitudeliteraria 27/05/2015

APENAS PERMITA QUE O INESPERADO TE SURPREENDA, PORQUE É QUANDO MENOS SE ESPERA QUE O MELHOR ACONTECE.
Eu não ERA uma grande fã da autora, na verdade vivíamos uma relação de amor e ódio devido a outras obras dela que já havia lido, mas como disse não ERA, porque após ler “A Lista”, Cecelia ganhou totalmente minha admiração.

Confesso que quando li a sinopse fiquei alucinada e muito curiosa para ler o livro. Em minha mente nada controlada, milhões de possibilidade foram crescendo e quando me dei conta estava com as expectativas lá no alto, e apesar disso, em nenhum momento me senti decepcionada, pelo contrário FUI SURPREENDIDA. Ainda que tenha sentido falta de um epílogo.

A Lista é uma história de reflexão, um livro intenso que te obrigada a questionar e analisar a vida, e tudo a sua volta. Agora ao invés de, ser um ser humano normal caminhado e me relacionando com as pessoas na rua e no trabalho, fico me perguntando: Qual será a sua história?

Kitty Logan é jornalista e está passando por uma queda livre em sua vida profissional. Após cometer um erro em uma reportagem investigativa, para a emissora em que trabalhava. Seu nome está ameaçado e sua carreira também, para ajudar a deixar a situação ainda mais complicada, sua grande amiga e mentora também jornalista e fundadora da revista Etcetera em que Kitty ainda mantém um emprego, está perdendo a batalha contra o câncer.

Um pouco antes de falecer Constance entrega a Kitty uma fonte de esperança e uma nova perspectiva, a chave para um recomeço, uma caminhada para o autoconhecimento. O problema, é que tudo isso vem em formato de uma lista, uma folha com cem nomes escritos e só. Nenhum endereço, nenhum número de telefone ou qualquer informação válida. Apesar de ficar desorientada, perdida e aflita, não conseguindo compreender exatamente o que tem em mãos, Kitty embarca nessa missão “quase impossível”. Escrever uma matéria que homenagearia sua amiga e em troca limpar sua reputação. O problema é que ela tem apenas duas semanas para isso. Contatar as cem pessoas, descobrir o que significa a lista, e o que as une, em que momento essas cem pessoas se relacionam.

E foi então que me surpreendi com a obra. A história deixa de focar apenas na Kitty e seu drama, e passa a explorar os demais personagens que vão surgindo ao longo do enredo. Novas histórias vão aparecendo e você vai sendo sugado, e envolvido para o meio de tudo aquilo, e quando se dá conta os olhos estão lacrimejando o coração está acelerado, a respiração presa, e você completamente apaixonado pelo livro.

(...) Todo individuo em qualquer parte do mundo tem uma história para contar. Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entediante(...) Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho...

Costumamos ser escravos da nossa rotina, permitimos que acontecimentos a nossa volta, e pessoas as quais consideramos “influentes e interessantes” nos ofusquem, nos façam sentir menos do que realmente somos. Menosprezamos nossa própria existência e o significado que a nossa vida tem. Quantas vezes nos perguntamos, por que nasci? Será que só eu passo por isso? Existe uma vida melhor? Ou nos comparamos e ficamos inquietos, resmungado sobre como a vida de Fulano é melhor, como Ciclano tem uma rotina mais agitada, e que Beltrano faz algo de bom perante a sociedade. E em meio a tudo isso, nós nos esquecemos do que realmente tem valor. Esquecemo-nos de como somos importante para as pessoas a nossa volta, o poder que temos de ajudar aos outros e que se pararmos para conversar e nos abrir, temos uma linda história para contar, um fato marcante que de alguma forma te guiou para o que você é hoje.

Porque a vida é isso, é um livro aberto no qual vamos rascunhando, riscando, aprendendo e reescrevendo a cada novo amanhecer. Não somos como um artigo, um arquivo que pode ser redigido, editado e revisado, mas ainda assim somos corajosos e nos esforçamos para escrever da melhor maneira possível e ao invés de apagar os erros, nós os rabiscamos e ele fica lá registrado nos lembrando de não voltar a cometê-los.

Cecelia Ahern me proporcionou uma leitura prazerosa e tocante. Seu livro realmente mexeu comigo, e assim como eu aprendi, extrai algo de positivo e extraordinário dessa obra, eu sei que você também vai, porque A Lista, é sobre nós. Sobre seres humanos normais, com historias reais, e nos mostrando o lado bom e ruim da vida.

A Editora Novo Conceito deixo meu muito obrigada e parabéns pelo trabalho maravilhoso realizado no livro, a capa é brilhante e encantadora e a diagramação perfeita. Cada detalhe está incrível nos proporcionando uma leitura ainda mais maravilhosa. (Amei o tamanho das abas e a seleção de cores).

site: http://letraselivros2.blogspot.com.br/2015/05/resenha-lista-cecelia-ahern-editora.html

gvazzz 26/11/2020

Kitty é uma jornalista que cometeu um erro. Investiu numa notícia com todas suas forças, acreditou piamente nela, defendeu seus ideais, mas isso custou injustamente a reputação, a família, a dignidade de um professor. Ela está completamente lascada com essa história. O programa a demitiu. Sua casa todos os dias recebe ataques de esterco, pinturas com agressões, fogos de artifício e tudo que tem direito. Mas ela entrou numa fase sombria da vida, se perdeu. Só vê o quanto seu erro lhe custou, mas sem ver tanto o quanto custou ao professor. Sua mentora e melhor amiga, fundadora da revista que ela trabalha está morrendo e ela agora se vê sem rumo. Mas Constace lhe deixa uma lista com 100 nomes. Sem explicações. Sem um norte para essa reportagem que Kitty acredita ser a que irá homenagear a morte de Constace e lhe colocar no seu caminho de volta. Na busca para descobrir o significado, ela conhece alguns dos nomes e suas histórias simples mas extraordinárias.
Achei o desenvolvimento da história muito lento e gostaria que tivesse sido mais abordado o arrependimento e a tentativa de redenção de Kitty em relação ao professor. Mas foi uma leitura rápida e boazinha.

Lissa 25/07/2022

Nada demais, gostei sim do livro, só que espera bem mais, eu simplesmente depositei muita fé nesse livro, não sei porque.
É legalzinho, um bom romance.

Carolina.Silva 30/04/2021

????????
Há livros que nos envolvem rapidamente por serem tão intensos, outros nos envolvem sutilmente com a beleza da vida cotidiana, esse é um deles. Uma leitura leve e com tanto a oferecer... ?

bia prado 09/06/2015

Simplesmente tocante
A Lista conta a história de Kitty Logan, que está na lista negra em posição de jornalista após um erro escandaloso envolvendo um professor. Com seu nome manchado, ninguém mais a leva a sério ou quer trabalhar com a mesma. E, para piorar, sua melhor amiga e editora chefe, Constance, faleceu recentemente. Uma matéria envolvendo 100 nomes foi a última coisa que sua mentora lhe deixou e, sem saber, esta pode ser a chave que mudará a vida de Kitty. Determinada a desvendar esta charada e reconstruir sua autoconfiança, ela se joga de cabeça na investigação. E eu fui junto. Nunca tinha lido um livro mistério-drama (nem sabia que isso era possível), mas foi o que encontrei aqui. Ao mesmo tempo que criava especulações malucas que reunissem os nomes, também me emocionei com algumas histórias (pode até ter rolado uma lágrima, fica em suspense). Fui cativada, e a autora fez um trabalho maravilhoso retratando tantas pessoas "normais", mas cada um com sua própria personalidade. Amei aprender sobre todos eles separadamente, e achei ótimo quando finalmente se juntaram, formando um grande conceito. Meu coração de manteiga até aqueceu de tão verdadeiro e bonita que a conclusão é.
Kitty me conquistou desde que o primeiro capítulo, especificamente quando pergunta para Constance qual história ela gostaria de ser escrita, mas por algum motive nunca a escreveu. Achei-a sensível, criativa e em muitas partes me relacionei com ela. Se mostra intrigada e comprometida em fazer uma bela homenagem a amiga, apesar de sua vida pessoal e professional estar em ruinas. Conforme vai ouvindo as histórias das pessoas entrevistadas, eles vão fazendo o mesmo por Kitty, fazendo-a sentir bem consigo mesma e lhe dando a confiança de que precisa para escrever a matéria. Seu crescimento como personagem é evidente e gostei da forma como deu a volta por cima.
Tem algo encantador nas narrativas da Cecelia e neste não foi diferente. A autora soube balancear muito bem aventura, humor, amor e esperança. E é por conseguir tocar meu coração com esse livro charmoso que super recomendo.

site: https://instagram.com/p/3mG53PhbWD/?taken-by=trechosdelivros

RUDY 14/06/2015

Análise crítica e do autor:
Sinceramente não sei como me expressar nessa resenha...É que o livro não é impactante, entretanto tem um ensinamento tão subliminar que é muito mais perceptivo do que explícito, se é que me entendem.

No início achei que seria mais um enredo simples, de apenas mais um estória de drama da protagonista, alguns trechos bem descritivos achei desnecessários, embora goste de detalhes, mas eles não cabiam a meu ver. Era como se fosse para ampliar a escrita, porém não precisavam estar ali.

Até que o verdadeiro sentido do livro começou a se desvendar aos meus olhos e tudo passou a fazer sentido. Como algo que se descortina sem esperarmos e de repente se faz à luz!!

A Cecília sabe como atingir o leitor de forma sutil, vai introduzindo aos poucos a resposta aos mistérios inseridos no decorrer de toda a trama e ao final, nos pegamos refletindo e repensando o verdadeiro sentido da vida.

Cada um de nós tem uma história simples e verdadeira para contar!!!

E livro bom não é esse que nos faz melhorar nosso entendimento?

Mais que recomendado!

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/06/resenha-33-lista-cecilia-ahern.html
Michelle 17/06/2022minha estante
gosto muito da escrita da Cecelia

Angela Cunha 06/04/2023minha estante
Ganhei esse livro no blog da Raffa e preciso somente ler ele!!!
Agora já sabendo que vai ser emoção do começo ao fim!!!
Beijo

Leticia 24/05/2021

Cecelia mais uma vez escreveu um livro espetacular. Me vi envolvida pela história de todos ali, ansiando por mais detalhes, por entender tudo. O livro fala sobre uma jornalista que cometeu um erro e está lidando com isso, mas é muito mais, com Cecelia é sempre muito mais. Acompanhar a evolução de Kitty e ver que toda história merece ser contada é lindo. Eu amei.

Mirella | @readingmirella 05/07/2020

não foi minha melhor experiência com a autora;
tenho uma queda pelos livros da cecelia, não são os melhores livros do mundo, mas ainda sim costumam me pegar, infelizmente sempre costumo ter uma experiência melhor com os de realismo mágico, que não é o caso desse. o meu maior problema foi que tive a sensação que ela se perdeu no que era para ser esse livro, o plot mesmo passou longe no final. é um bom romance como sempre, mas queria um pouco mais (também teve duas falas que me pareceram BEM bifobicas, mas como não faço parte da comunidade, não sei afirmar se realmente foram ou se é excesso de problematização da minha cabeça).

Maíne 18/01/2022

Gostei muito do livro, acho que a mensagem mais importante dele é que cada um tem uma história pra contar, todos passamos por momentos bons e ruins e isso nos torna únicos. A única coisa que eu não gostei muito é que o final é bastante rápido e as vezes me confundi com os nomes e tal?.

Dé (@livroturista - insta) 22/09/2020

A lista - Cecília Ahern
Outro livro incrível da Cecília.
Kitty jornalista em ascensão, vê sua carreira desmoronar devido um erro. Agora ela precisa se reencontrar naquela jovem inspiradora que foi um dia, para recuperar a confiança do seu talento, que sua mentora depositou. Um projeto diferente é a chave para esse retorno, ela só precisa entender o que esse projeto é.
Um livro muito bom, traz ensinamentos e reflexões.

Leticia.Justo 30/09/2022

Leia e reflita
Esse livros nos faz refletir através dos passos da personagem principal sobre nossas vidas, sobre coisas que deixamos passar pelo simples fato de ser corrido. Eu me vi torcendo a cada capítulo e intrigada para entender a que ligação misteriosa poderia ter os cem.
Gosto bastante da escrita da autora e esse livro sem dúvidas me emocionou e me fez refletir!

Daiane389 02/11/2020

" Todos nós cometemos erros. E cabe a nós decidir qual é o espaço que eles ocuparão em nossas vidas."
. ? # A Lista de conta a história de Kitty Logan que aos 32 anos começa a perder tudo que conquistou, em meio a isso sua confidente antes de morrer deixa uma mistério em suas mãos que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. Aos poucos ela descobrirá e compreendera por que foi escolhida.

Juliana 07/07/2015

Resenha originalmente publicada no blog Livros e Flores
Cem nomes...
Uma promessa.
Todo mundo tem uma história...

"A Lista" foi escrito por Cecelia Ahern, autora de "P.S. Eu te amo", e publicado no Brasil em 2015 pela Editora Novo Conceito. A obra possui 384 páginas divididas em 32 capítulos. Antes de começar, gostaria de parabenizar o pessoal da Editora pelo belo trabalho gráfico feito nesse livro. A edição tá maravilhosa em cada mínimo detalhe! O livro foi gentilmente cedido ao blog em parceria com a Editora.

Nessa obra, conhecemos Kitty Logan, uma jornalista de 32 anos, que está vendo sua vida desmoronar ao perder tudo o que conquistou: carreira, namorado, melhor amigo... E o pior: Constance, sua confidente e mentora, está gravemente doente.

Antes de morrer, Constance deixa uma relação de nomes de pessoas desconhecidas nas mãos de Kitty, que pode ser a chave para sua mudança de vida. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

A narrativa é feita em terceira pessoa e acompanha Kitty nessa empreitada. Achei que essa escolha acabou interferindo em alguns pontos da narrativa, mas não foi algo que chegou a desvirtuar a proposta da obra.

Não sou grande fã dos outros livros da autora, mas confesso que esse eu adorei e vou contar porque: através da leitura é notória a evolução dos personagens, tanto da principal, como dos secundários. É muito bacana notar esse amadurecimento dentro de um livro. A medida que as páginas passam, a evolução e clímax da estória só melhoram. Então, isso significa que senti-me submersa nos problemas de Kitty.

É uma escrita leve, porém nada simples. Digo isso levando em conta a grande carga reflexiva que encontrei no livro, há várias metáforas pra essa coisa que chamamos de vida.

Apesar de alguns acontecimentos relevantes na trama se resolverem muito rápido, cada ponto da narrativa se conecta, desse modo, não há pontas soltas. É lindo chegar ao final da leitura e compreender a linda lição que a autora deixou. Pelo que tenho conhecimento, esse é um traço característico das obras de Cecelia.

Indico a obra a todos os fãs da autora que ainda não tiveram a oportunidade de lê-la e a todos àqueles que procuram um livro com grande potencial reflexivo.

site: http://www.livroseflores.com/2015/07/resenha-lista-cecelia-ahern.html

Paraíso das Ideias 11/07/2015

Oi oi gente, tudo bem com vocês?
A resenha que trago hoje é de um dos livros que a editora Novo Conceito, nossa super parceira nos enviou no mês de maio, A Lista, da Cecelia Ahern.

Nessa nova obra Cecelia nos traz a história de Kitty, uma jornalista que pouco a pouco vê o mundo ruir a sua volta. Meter-se em um escândalo na emissora de tevê em que trabalha foi apenas o começo e como se o fato de ter sido afastada do emprego não fosse o suficiente, a vida lhe mostra que sim, as coisas ainda podem ficar pior, e dessa forma ela acaba perdendo sua amiga Constance.
Decidida a homenagear e terminar algo que sua amiga não pode, Kitty decide levar à diante uma matéria que Constance preparava, mas o desafio começa quando tudo que ela tem diante de si é uma lista contendo cem nomes, e a partir daí começa sua caçada em busca de desvendar os segredos e as histórias que os colocou ali.
O livro nos faz refletir em muitos momentos sobre quem somos, como somos e se é realmente assim que queremos ser. É possível enxergar na personagem falhas que estamos sujeitos a cometer, como também os reflexos que isso nos trará no futuro. Ao longo dessa jornada incessante que é percorrer essa lista, desvendando, ouvindo e até mesmo contando histórias, Kitty amadurece, e acaba passando isso para o leitor.
A ideia envolvida por trás da trama foi muito bem elaborada pela Cecelia, mas assim como em seus outros livros, ela acaba se perdendo e preenchendo páginas e mais páginas com detalhes que não interferem de maneira relevante na história, passando a impressão de que aquilo só está ali para aumentar o volume de páginas. Como iniciei a leitura sem muitas expectativas por já conhecer a escritora, não fiquei tão surpresa/frustrada com a maneira como as coisas terminaram.

Personagens secundários: Se escrever um livro com meia dúzia de personagens já é um desafio e tanto, depois desse preciso aplaudir Cecelia por conseguir ir além. Ela de fato consegue fazer com que você se coloque na situação.

Capa e diagramação: Como sou uma pessoa de capas, achei essa simplesmente linda. Ela passa uma leveza e preciso dizer que foi uma das razões para me fazer ler esse livro.
A diagramação é bonita, com um detalhe floral no início de cada capítulo e uma fonte um pouco diferente.

Quotes:

“O amor faz as pessoas alçarem voo. Para mim, o amor tem poder destruidor. Sou um demônio pronto para defender, proteger, para fazer qualquer coisa pelas pessoas que amo.”

“(...) estava começando a conhecer as pessoas mais a fundo, a camada que todos nós escondemos, o que havia detrás da máscara, da gentileza social, da insegurança. Kitty sentiu que estava começando a chegar à parte mais valiosa de sua lista.”

“Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história para contar. Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entediante (...) Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho...”

Comentários: Apesar do meu problema pessoal com a Cecelia o livro é bonito. Claro que poderia ser melhor, com algumas páginas a menos, mas ok, no fundo ainda acho que vale a leitura, mesmo dando apenas duas estrelinhas. E dessa vez não tem playlist pra tornar as coisas melhores ou mais fáceis.

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/2015/06/resenha-lista-cecelia-ahern.html