O Castelo de Otranto

Oscar Nestarez

Resenhas - O Castelo de Otranto

Nice Freiry 03/11/2020

Me decepcionei
Esperava um ótimo terror gótico, mas achei ele mais um drama familiar do que realmente terror.

Sa | @umadose.de.literatura 30/10/2020

Li por curiosidade e gostei
O Castelo de Otranto foi o primeiro romance gótico a ser escrito. Fiquei bastavte curiosa sobre a história então resolvi lê-lo. O livro é super curtinho, e além disso, o autor usa muito recursos de prender o leitor (a), "enrolando" em certos pontos cruciais para dar aquele efeito de suspense.

Haniel Ferreira 22/10/2020

Terrivelmente Clássico
O Castelo de Otranto é um excelente livro de fantasia que flerta com o sobrenatural de maneira cativante, com personagens caricatos e por vezes cômicos.

Misturando os romances de cavalaria a histórias de fantasmas, chega-se a esse resultado gracioso, que você pode ler.

É uma obra breve e gostosa de ser lida.

Mikael_13 18/10/2020

Muito interessante a história, literatura gótica em sua essência.

Brulhufas 16/10/2020

Este livro é considerado o fundador da literatura gótica, com a qual não tive contato antes desta leitura, portanto não tenho como afirmar quais características marcam esse estilo de texto. Porém, no prefácio o autor declara que desejava criar uma história que conciliasse elementos fantásticos e/ou miraculosos de histórias clássicas com personagens que, segundo ele, agissem e demonstrassem seus sentimentos de forma mais natural como na prosa moderna (de sua época).

A narrativa é direta e dinâmica e isso a tornou bastante fluida, especialmente para mim que atravesso uma ressaca literária, não me inspirou terror em momento algum, mas fica claro que as situações que os personagens estão vivendo são aterrorizantes para eles. Alguns personagens eram cativantes o suficiente para que eu me importasse com o destino deles, e isso contribuiu para que eu devorasse a história.

A partir de certo ponto, a trama começa a girar muito em torno do drama e dos conflitos dos personagens e o fato de as personagens femininas considerarem a obediência cega à seus maridos e pais mais importante do que seus desejos e principalmente da noção de certo e errado me irritou profundamente.

O final é abrupto, oportuno e injusto. O autor parece desatento e impaciente com a própria estória e os sentimentos dos personagens que construiu. Tenta passar uma moral e um aviso à tiranos com os quais, sinceramente, não acredito que tiranos reais se importariam muito.

Neylane Naually 26/09/2020

O primeiro romance gótico!!!
Reconhecido como o primeiro romance da literatura gótica da história, esse livrinho de 1764 serviu de inspiração para grandes nomes do terror, como Edgar Allan Poe e Bram Stoker.

O livro traz tudo aquilo que um bom romance gótico têm direito: castelos, uma dama em perigo, um jovem salvador, uma tragédia, e claro, coisas sobrenaturais. Eu achei a história muito legal, ela já começa bem doida com um elmo gigante caindo em cima do príncipe e matando ele no dia do seu casamento. A partir daí é só ladeira a baixo. É bem curtinho, eu li de uma vez antes de dormir e foi uma experiência muito interessante. .

"Meu senhor, o que é o sangue? O que é a nobreza? Somos todos répteis, criaturas miseráveis e pecadoras. Só a piedade pode nos distinguir do pó do qual viemos e ao qual retornaremos."

Bruna Lima 18/09/2020

O livro é um dos precursores do gênero gótico, com isso, o grande personagem do livro é o próprio Castelo de Otranto, sendo isso, uma característica do gênero.

Quanto a história iremos acompanhar Manfredo que tenta continuar sua linhagem (uma vez que ele só teve dois filhos sendo um deles a Matilda), driblando uma maldição e mantendo o domínio do castelo através da união de seu filho Conrado com a princesa Isabella. Entretanto, devido a uma fatalidade no dia do casamento (e uma das cenas mais grotesca e interessante do livro) faz com que essa união não seja possível, logo, Manfredo buscará outra forma de continuar seu objetivo, ele mesmo irá casar com a jovem.

E a partir desse momento que iremos acompanhar essa jornada de poder, em meio a uma maldição, intrigas e descobertas, cabendo ao cenário (o castelo) um papel de grande influência para criar toda uma ambientação fantasmagórica, sombria. Entretanto, no meio da história o foco fica muito nas relações humanas, dramas, e não se vê um aprofundamento, o que pode incomodar.

Para aqueles que gostam do gênero vale a leitura para conhecer um pouco dos "primórdios", forma de escrita, entender o processo, visto que algumas características presentes nele serão observadas em outras histórias que surgirão posteriormente do gênero.

Samylle 31/07/2020

Interessante
"O horror do ocorrido, a ignorância de todos sobre como esse infortúnio havia acontecido e, acima de tudo, o tremendo fenômeno que tinha diante de si tiraram a voz do príncipe. Ainda assim, seu silêncio foi mais longo do que mesmo a dor faria prever."

Evandro.Markendorf 22/07/2020

O primeiro romance gótico.
Não sabia muito o que esperar da história e acabei me surpreendendo positivamente.
Uma leitura fácil de compreender , flui muito bem, a trama te envolve desde a primeira página.
Gostei muito!

Beto | @beto_anderson 01/07/2020

Interessante
Confesso que esperava outra coisa da história. Mas acabei tendo uma boa surpresa. A leitura é tranquila, rápida, com uma trama simplória, sem muita descrição.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

mar__ 30/06/2020

a história é legal e eu gostei de como ela foi escrita, a narração me prendreu

maaas acabei pulando algumas partes pq sinceramente n aguentava mais as mulheres se martirizando porque "o destino delas deveria sempre estar nas mãos do marido e da Igreja"

enfim; acho que é uma boa leitura pra quem quer conhecer um pouco mais sobre os romances da literatura gótica ;)

Mari 25/05/2020

Que leitura doida para o meu cérebro
O livro é bom. A forma como é escrito faz com que o leitor esquece o mundo ao seu redor e viaje para dentro da leitura.
O que me incomodou foram algumas frases ditas por personagens mulheres... Eu entendo porque foram ditas, pelo simples motivo de ter contextualizado, a época em que si passa a estoria, como as pessoas pensavam e o que era 'normal', maaaas, eu fiquei bastante incomodada.
A personagem da filha é tãoo apaixonante porque ela é esperta e inteligente, porém, devido ao contexto suas decisões são reprimidas.
Quando alguém ler esse livro que parece ser um clássico, é preciso lembrar: Um mau marido é um mau marido e a gente não pode/deve se submeter a isso. Cabe a cada mulher decidir o que ela quer pra vida dela e não a nenhum homem e por fim, seu destino não depende de pai, nem mãe, nem ninguém se não a você mesmo.

É isso.

Alexandre 03/05/2020

Não era nada do que imaginei que seria, mas, por algum motivo, as loucuras de Manfredo me prenderam até o fim do livro.