O Castelo de Otranto

O Castelo de Otranto Horace Walpole
Oscar Nestarez

Resenhas - O Castelo de Otranto

Maína 29/04/2020

Confesso que me impressionei com a escrita. Esperava algo difícil de ler, devido a ser um livro sobre época, mas foi fluida, me faltou mais riquezas em detalhes.
Um livro bom.

Jhonathan Boff 24/04/2020

O pai da literatura gótica
Não há grandes acontecimentos, mas apesar disso a história consegue prender o leitor.

Lucie 09/04/2020

Estava bem curiosa para este livro; o clima sombrio e assustador foi melhorando a cada páginas, mas tive que usar beeem a minha imaginação para o cenário, já que não teve tantas descrições, e como se passa na idade média, pensei que teriam mais detalhes. O romance gótico me prendeu bem, todo esse lance de algo proibido, as intrigas políticas da época envolvendo alianças, tudo em volta do principado de Otranto; achei uma experiência muito boa esse clássico.
Sissi Araújo 03/06/2022minha estante
Nossa, também amo toda essa estrutura. Adoro estilo gótico na literatura. Aquele ar sombrio, perigoso e por vezes assustador, mas também muito sedutor. Que bom que existem pessoas que gostam desse estilo. Kkkk as vezes me sinto só. Kkk

LekaL3K4 20/04/2023minha estante
Aaaaa eu amo livros nesse estilo, mas só conheço O Morro dos Ventos Uivantes e O Fantasma da Ópera. Alguém tem algum semelhante para me recomendar?

João Lucas 30/03/2020

Tem muita influência de Shakespeare na obra e os elementos assustadores são bons mas não salvam a história que gira em torno de um único tema. Porém, é um clássico que abriu as portas para que outros escritores também fizessem suas histórias com momentos assustadores.

Alina 30/03/2020

Um clássico muito bem construído! História simples, mas interessante. A leitura fluiu muito bem. Primeiro clássico que li que posso afirmar tratar-se de terror (ou o mais próximo disso). Muito bom!

Sah 26/03/2020

Um castelo assombrado, uma profecia misteriosa, e uma família condenada a desgraça, a receita perfeita para um livro de terror clássico.
Nunca tinha ouvido falar da obra, mas quando descobri que era uma das precursoras do gótico e do terror moderno fiquei ansiosa pela leitura. Não me decepcionei, ficou claro que a obra inspirou muitos dos clássicos autores do terror atual.

Rafael 26/03/2020

Um clássico bem construído, sem muita enrolação. Vai direto ao ponto. Pra quem gosta de literatura clássica, esse livro é uma boa pedida.

giio 23/03/2020

romeu e julieta gótico
O livro é bem legal pra algo que foi escrito por volta de 1750. A história é bem dinâmica e é impossível deduzir o que vai acontecer depois. Achei divertido.

Entretanto, a servidão e obediência cega de uma certa personagem diante de fatos absurdos me irritou um pouco. O ideal de esposa mudou um pouco desde aquela época. O sangue de barata da Hipólita me cansou um pouco.

A história é muito boa. Os personagens são críveis e o clima de mistério e assombração foram bem construídos, além de ser bem curto. Deveriam fazer um filme disso.

Por fim, convém lembrar que o vocabulário e o estilo condizem com o de um livro de 1750. Lembrou muito aqueles livros que a gente é obrigado a ler na escola, tipo Gil Vicente, Eça de Queiroz, Gregório de Matos e tal. Quem não curte os tus e vós pode se cansar.
Nathalia.Rondan 25/03/2020minha estante
Me identifiquei muito com suas impressões, a Hipólita me irritou, também...kkk, mas no geral gostei do livro :D

Nathalia.Rondan 11/01/2020

Primeiro romance gótico já escrito
Resolvi ler a obra pelo fato de ter sido o primeiro romance gótico já escrito, ou seja, a primeira história que traz eventos sobrenaturais, fantasmas, suspense, e consequentemente inspirou vários autores depois dela, consolidando os gêneros de terror e suspense na literatura. Confesso, no entanto, que apesar da obra ser visionária não gostei da escrita do autor. Vários dos acontecimentos são “jogados ao vento” sem muita lógica ou sentido. Como era obcecado pela era medieval, descreve objetos desta época com louvor, mas deixa a desejar na descrição de itens importantes para o contexto da história. Enfim, a história em si é muito boa, os primeiros capítulos são morosos, mas a partir do terceiro é impossível parar de ler até saber o final. Dizem que o autor não tinha o intuito de escrever uma grande obra nem de ser levado a sério e talvez por isso a obra tenha esses “buracos”. De qualquer maneira recomendo muito que leiam, tanto curiosos pela história, quanto escritores e interessados por literatura, ler essa obra me abriu os olhos para as diversas vicissitudes que inspiradas nela compõe a literatura contemporânea.

site: https://contosesmaecidos.blogspot.com/

Bruno Oliveira 05/10/2019

O PRIMEIRO GÓTICO É MEIO SHAKESPEARIANO
Esperando encontrar um ambiente frio e misterioso, somos enredados numa trama ambiciosa, mesquinha, cavalheiresca e engraçadinha numa terra em que o cristianismo é parte viva de gente arquetípica. Manfredo quer dar o golpe, ele quer continuar com as terras que não são suas de direito e, mesmo perdendo um filho de uma forma assustadora, ainda mantem seu foco ardiloso e indecoroso. Os diálogos são o forte deste livro. Lembram mais uma peça shakespeariana sendo apresentada do que um curto romance de época medieval. Pra resumir, o livro é bom sim, dá pra se entreter bem, mas não espere se assustar tanto assim com ele.

Kristine Albuquerque 26/08/2019

Fantasmas, profecias e mortes misteriosas.
O Castelo de Otranto é a obra que inaugurou o gótico e o horror na literatura. Escrito em 1764 por um aristocrata inglês, seus elementos inovadores viriam a influenciar e consolidar um gênero com características próprias: cenários medievais, personagens estereotipados e melodramáticos (donzelas, cavaleiros, vilões e criados) e símbolos recorrentes (segredos do passado, profecias, maldições), além do imaginário sobrenatural e o terror psicológico.

O medo de uma antiga profecia leva o príncipe de Otranto, Manfredo, a arranjar às pressas o casamento de seu primogênito Conrado. Porém, no dia do casamento, o noivo é esmagado por um elmo gigante no pátio do castelo. A partir daí, os habitantes do castelo começam a se deparar com fantasmas e as estranhas resoluções de Manfredo leva a fugas, desavenças, segredos revelados e mortes inesperadas.

Dividido em cinco capítulos, a linguagem é simples e flui muito bem. Há um tom que lembra tanto os romances de cavalaria quanto as tragédias shakespearianas.

Aqui os acontecimentos são mais importantes que os personagens em si, sendo que o protagonista é o próprio castelo. Com um fantasma como guardião, corredores sombrios e passagens subterrâneas, o cenário construído se torna bem vívido e o clima ajuda a contar a estória. Os personagens são pouco aprofundados e bem caricatos: mocinhas sonhadoras e em apuros, heróis virtuosos e corajosos, vilões corruptos e inescrupulosos e criados e damas de companhia cômicos. O único crescimento que há é na loucura e na tirania do vilão.

Admito que não esperava todo esse drama mexicano e me diverti demais com isso. Por um feliz acaso, encontrei o e-book em espanhol gratuito na Amazon, e foi divertidíssimo ler todos os diálogos em voz alta. A única parte que me incomodou foi a submissão das mulheres na estória (mesmo considerando o contexto histórico e o tom caricatural utilizado, não pude deixar de me irritar com as situações). Quanto ao drama e as inúmeras reviravoltas, estas podem não agradar a todos, mas certamente a leitura vale pelo valor histórico. O autor foi precursor de um gênero que nos atrai até hoje, seja por sua reinvenção ou atualização, e não à toa se tornou um clássico. (Vale dizer que em 2019 foi lançada uma nova edição no Brasil pelo selo Escotilha, da editora Novo Século!)

Simone.GAndrade 19/02/2019

Primeira novela "gótica" da literatura
Uma antiga profecia que diz que: O castelo de Otranto e as possessões de Otranto viriam a faltar à presente família que as possuía, logo que o verdadeiro dono se tornasse muito “volumoso” para ali morar.

Horace Walpole (1717-1797), precursor de um novo gênero de ficção, o romance gótico, hoje mais conhecido como histórias sobrenaturais e de terror, que influenciou milhares de escritores pelo mundo. O Castelo de Otranto é responsável pela atmosfera sombria e aterrorizante que envolvem os personagens numa trágica história, que remonta aos predecessores do Príncipe Manfredo e de sua família. Em meio ao ambiente sombrio da idade média, uma maldição recai sobre a família do príncipe Manfredo, temendo o fim de seu reino, ele planeja às pressas o casamento de seu filho Conrado, mas eventos sobrenaturais interferem na realização deste matrimonio, causando a morte prematura e absurda de seu único filho homem, desesperado e temendo que a profecia se cumpra, pois a esterilidade de sua esposa, que dera ao principado de Otranto apenas um herdeiro, e incapaz de continuar sua linhagem, Manfredo se propõem a casar-se com a prometida de seu filho Isabela, sua própria imprevisibilidade se torna um elemento de terror na trama. Vários acontecimentos inexplicáveis, como estátuas que sangram, aparições fantasmagóricas, criam um cenário de expectativas e de mistério que cercam o castelo de Otranto.

Jonny Sales (GeekBarba) 11/02/2018

Antes do Vampiro e da Criatura, já existia outros monstros...
Hora de conhecer o primeiro romance gótico publicado no mundo e que serviu de inspiração pra tantos outros como Drácula e Frankenstein!
O Castelo de Otranto, escrito em 1764 por Horace Walpole, conta a história de Manfredo, um príncipe que se apodera do castelo de Otranto por meios escusos, fazendo com que espíritos e forças sobrenaturais do lugar o impeça de concluir seu plano usurpador.
Apesar de ter sido escrito séculos atrás, o pequeno romance de 151 páginas traz elementos que estamos completamente familiarizados, como um castelo onde quadros se mexem, gigantes e outras criaturas se escondem, salas aparecem e desaparecem de uma hora para outra e fantasmas passeam livremente por ele (Hogwarts, é você?).
Como típico romance gótico (mais precisamente o primeiro deles), o livro te insere em um mundo de sombras, corrupção e mistério, nublando a realidade e misturando-a com elementos fantasiosos da forma mais verossímil possível e te fazendo duvidar do que é real e do que não é.
Com um cuidado incrível, O Castelo de Otranto vai aos poucos revelando os crimes e motivações dos personagens, deixando o leitor a par de tudo, mas se você espera que as aparições e criaturas do castelo sejam explicadas logicamente, te aconselho assistir um episódio de Scooby Doo, pois isso não acontecerá aqui.
O romance de Horace Walpole é uma obra essencial para todos os amantes da literatura gótica e filmes de terror, pois mostra o livro pioneiro em voltar nossos olhos para a escuridão e temer o que pode haver lá.

Mais resenhas em www.instagram.com/geekbarba