Golem e o Gênio Helene Wecker

Resenhas - Golem e o Gênio

Camille.Pezzino 24/08/2017

GOTAS DE LIBERDADE E FAÍSCAS DE TOLERÂNCIA
Em um mundo onde precisamos falar sobre nossas relações uns com os outros, esse livro surge com uma narrativa necessária e universal - tanto que seu subtítulo já o relaciona a palavra fábula, provinda do vocábulo latino "fabula, ae" que significava o mesmo que uma narração alegórica, conversa ou relato; sendo esse um relato voraz que geralmente é determinado pela presença de animais ou outros seres mágicos agindo como humanos.
Logo, a autora traz, dentro até mesmo do subtítulo, um trocadilho sobre qual é a proposta dessa história: duas criaturas mágicas representando a nós mesmos, humanos, e, como em uma fábula, trazendo ensinamentos.

Diz ser uma fábula eterna, pois pertence ao que somos desde ontem e até o amanhã, sem qualquer distinção social, religiosa ou política. Esse livro fala a respeito do homem, de suas necessidades e, principalmente, no que tange a uma carência presente na antiguidade e no hoje: empatia e tolerância.

A autora, brilhantemente, utiliza o passado e o presente de seus personagens para demonstrar essa carência humana, além de suas crenças, filosofias e devoções - crenças essas que, durante toda a história da humanidade, foram pisoteadas, massacradas e também criticadas a partir de uma visão particular do mundo, fosse nazista ou católica ou cristã. "Golem & o Gênio" não é uma história a respeito do romance que surge entre esses dois personagens, é uma história que trabalha dois universos opostos que se colidem e, com o passar do tempo, respeitam-se e apaixonam-se.

Alguns leitores criticaram o livro pela forma com que o romance entre os protagonistas foi tratado, alegaram ser uma história que enrola e se perde quando se trata da relação romântica entre os personagens; no entanto, ao ler o livro, não pude deixar de me questionar a respeito do que induz alguns leitores a crerem e julgarem o livro sob essa perspectiva, observar essa excelente trama a partir desse ângulo.

A forma como a sinopse é apresentada leva o leitor a compreender que essa é uma narrativa que trata sobre como dois seres míticos ficaram juntos, mas não é só sobre isso. Então, antes de encarar essa maravilhosa aventura, sugiro que estejam cientes que a recepção de uma história pode mudar sua perspectiva a respeito dela, por isso, peço para que não leiam esse livro pensando que é sobre um casal embebido de misticismo, pois é - definitivamente - muito mais. "Golem & o Gênio" é uma fantasia histórica extremamente bem ambientada e pesquisada, com relatos verídicos e filosofias veladas que carregam consigo uma pitada do imaginário popular e mítico para representar as figuras em destaque da trama: os imigrantes da virada do século XX. Esse livro não é um romance romântico que enfatiza somente o casal principal, mas um universo inexplorado de uma cidade que foi revisitada múltiplas vezes dentro da literatura.

Ao destacar esse universo inexplorado, também devemos considerar e enfatizar o que torna essa visão literária tão distinta da usual: o ponto de vista abordado dentro da narrativa, diferentemente de tantas outras histórias que são ambientadas em Nova York, pertence aos imigrantes; pessoas que são vistas dentro da sociedade nova-iorquina da virada do século XX - e até mesmo nos dias atuais -, a partir da visão eurocêntrica prestigiada e consagrada, como exóticos. Para comprovar tal afirmativa, tem-se a cena em que Sophia Winston, a única personagem em destaque na trama que não pertence nem à cultura síria e nem à judaica, vai comprar o seu colar de noivado.

Os personagens dentro dessa fantasia histórica são, como já foi mencionado, em quase sua absoluta maioria, são imigrantes ou descendentes de imigrantes que, buscando uma vida melhor ou condições de sustento para a família deixada na terra natal, tentam uma oportunidade em Nova York, no Novo Mundo. Naquela época, o novo mundo era uma nova possibilidade.

Quer ler mais? Acesse: https://gctinteiro.com.br/resenha-02-gotas-de-liberdade-e-faiscas-de-tolerancia/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-02-gotas-de-liberdade-e-faiscas-de-tolerancia/

Biah Beccari 04/08/2017

Fogo e barro. Amizade e lealdade!
Eu simplesmente amei, uma história de amor, amizade, lealdade e uma força de querer estar vivo. História de uma Golem e um Gênio, de como história e lugares diferentes se entrelaçam. A amizade e a superação, o elo entre os dois. Muito lindo, super recomendo. Este livro merece muito uma resenha toda bonitinha, mas a grandeza dessa história, me deixou sem palavras, talvez após organizar pensamentos a minha opinião seja mais adequada. Por hora só posso dizer:
Leia, este livro é lindo.

Thalles.Haydan 20/07/2017

Golem e o Gênio
O livro é bom, mas devo dizer que esperava mais!!! Possui 514 páginas!!! Remete a uma história um pouco lenta? É necessário que a pessoa goste bastante de ler para levar essa história até o final? Se vc é um leitor iniciante, não é recomendável esse livro... Mas pra quem já é acostumado a leitura, até que não é ruim...

Larissa 02/06/2017

Golem e o Gênio
História maravilhosa e criativa. Linguagen boa pra ler, sem ser pobre demais e sem ser requintada demais. Nada de clichês.

Sandra99 29/05/2017

Golem e o Genio
Este livro merece uma resenha mais elaborada, coisa que não tenho capacidade para fazer, mas mesmo assim vou registrar meu comentário,
Confesso que no começo do livro estava achando interessante, mas também meio parado, e depois entendi que não seria uma leitura rápida e a partir do momento em que parei e apreciei o que estava sendo contado tudo fluiu...
Ainda mais que a partir de certo acontecimento a historia ganha ritmo e tudo começa a fazer sentido e você acaba por entender que tudo o que foi relatado no início foi necessário para chegar ao ponto central da historia e não era só enrolação.
Por ser um primeiro livro achei a autora muito criativa e harmônica na sua historia, ela soube construir personagens interessantes, até mesmo a cidade , que a autora consegue te transportar para a atmosfera da época , e o que é essa Golem !!! Ela me ganhou na historia fiquei encantada pelo Gênio, mas ainda assim prefiro mil vezes a Golem !!! Personagem excelente.
O livro foi escrito para ser único, porem já sabemos que terá continuação, eu acredito que esta poderá ser muito melhor, pois a historia ficou com um gostinho de quero mais, e ainda tem enredo pra continuar de forma satisfatória.

Recomendo, apesar de não ler nada ou quase nada de fantasia achei muito envolvente e de qualidade.
Sandra99 29/05/2017minha estante
Acho que daria um excelente Filme ... em 3d e tudo ...

priscila.saatmam 19/05/2017

Simplesmente genial...
Helene Wecker escreveu de uma forma sublime, os pontos soltos se amarram numa conexão entre os personagens e a trama de forma que surpreende todas as expectativas do leitor. Esse livro não é apenas um romance, ou, uma fantasia com fatos históricos, ou mesmo uma simples fábula moderna, Golem e o Gênio nos leva a uma reflexão sobre a natureza da alma, nos leva a perceber que por mais diferentes que sejamos um dos outros, somos capazes de aprender com estas diferenças e nos amar por causa delas.

Se eu recomendo esse livro? Com toda certeza.

E... dizem que essa belezura tem continuação... se tiver, já vou juntar minhas moedas.

Viviana 25/04/2017

A Golem e o Gênio
Adorei a ambientação, a evolução dos personagens, a mitologia, mas confeço que perdi o interesse lá pela metade quando a Golem e o Gênio, até que enfim!, se encontram e o romance entre eles não rola como eu esperava. Mesmo assim valeu a pena.
Paola 10/10/2017minha estante
undefined

Xandy Xandy 24/04/2017

Uma Golem? Tem certeza disso?
A história de hoje começa em 1899, tendo como cenário o navio Baltika que ia de Danzig para Nova York. Nele viajavam Otto Rotfeld – um fabricante de móveis que conseguira levar a falência o lucrativo négocio herdado com a morte prematura de seus pais , e um caixote grande, contendo uma mulher de barro: sua golem.
Quer saber mais?
Rotfeld, diga-se de passagem, era um sujeitinho bem fútil, desprovido de bom senso; em meio à sua ruína mantinha o sonho de viajar para a América e ter uma esposa submissa. E como era desengonçado e nenhum pouco atraente, chegando a causar repugnância nas mulheres, não restou-lhe outra opção que não a de visitar o velho Yehudah Shaalman, rabino que havia caído em desgraça e vivia na floresta fazendo feitiços em troca de recompensas. Rotfeld encomendou-lhe então uma golem para si, ou seja, uma mulher de barro.

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/04/24/golem-o-genio-uma-fabula-eterna-helene-wecker/

GabI 22/04/2017

Lindo!!
Lindo, viciante , com uma história fofa que mistura amor, amizade, lealdade e nos mostra um povo e suas religiões e supertições , crenças e os obstáculos que passam por deixar sua terra natal e enfrentar as dificuldades em um mundo novo totalmente diferente , e trazendo isso da perspectiva de uma golem e um gênio , sendo a primeira uma criatura feita para servir e o outro uma criatura livre, que se vê aprisionada e ambos têm que se acostumar a sua nova condição juntos, para descobrir que estão mais ligados do que só pela amizade.
Carla.Luciana 02/12/2017minha estante

Gênero: Literatura norte-america, ficção, fantasia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Saraiva
Nota:
Sinopse: Uma fábula eterna.
Realidade e magia neste aclamado livro de fantasia histórica. Os confrontos e as barreiras vividas por duas culturas tão próximas, ainda que aparentemente opostas. Em Golem e o Gênio, premiado romance fantástico que a DarkSide® Books traz ao Brasil em 2015, o leitor se transporta à Nova York da virada do século XX, em uma viagem fascinante através das culturas árabe e judaica. Seus guias serão poderosos seres mitológicos. Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás. Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes, Ahmad e Chava se tornam improváveis amigos e companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. Mas uma poderosa ameaça vai reuni-los novamente, colocando em risco suas existências e obrigando-os a fazer uma escolha definitiva. O romance de estreia de Helene Wecker reúne mitologia popular, ficção histórica e fábula mágica, entrelaçando as culturas árabe e judaica com uma narrativa inventiva e inesquecível, escrita de maneira primorosa. Golem e o Gênio foi eleito uma das melhores fantasias históricas pelo Goodreads e ganhou o Prêmio da VCU Cabell de Melhor Romance de Estreia

Resenha:

A história começa com um homem que quer uma golem como sua esposa, pois não conseguiu nenhuma no decorrer de sua vida, então ele vai até um homem que segundo dizem faz tudo o que se pede por um preço. Enfim, ele consegue fazê-la com suas características pedidas e ele a leva sem desperta-la por um navio até Nova York que é onde ele deseja viver com ela, porém nem tudo são flores, no navio ele desperta a golem e deixa-a em um caixote, mas ele acaba ficando doente no navio e o médico que o atende acaba vendo que não tem mais nada que fazer com ele e ele acaba falecendo.

Em Nova York a golem sai do navio e tenta achar um jeito de se virar, mas um homem a vê e sabe exatamente o que ela é e sem que ela peça ajuda ele acaba virando, sem querer um mestre ou só uma pessoa com princípios e que ela acaba seguindo como seu mestre.

Ele dá a ela um nome, Chava e traz para sua casa, pois ela não tem onde ficar. Em uma determinada parte ela consegue um emprego, um amigo específico e da de cara com o djim, que é o gênio e acabam se conhecendo, enfim a história fica entre o presente que acontece com a golem, com o gênio e o passado do djin.

No começo é um pouco difícil entender e localizar na história as diversas personagens que são contadas, citadas, enfim, porém você acaba se prendendo tanto na história do gênio que no final parece àqueles filmes excelentes que você espera para assistir, termina e você fica com saudades.

Portanto, vale muito a pena ler. A história é longa, mas te cativa e te faz não querer para de ler para saber o que acontecerá em seguir.

site: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2017/03/resenha-golem-e-o-genio-helene-wecker.html

Paloma 14/04/2017

Uma resenha sincera de um livro que PRECISA ser mais conhecido.
Essa é a sinopse mais enganosa que já li na minha vida. Lendo essa descrição temos a ideia de que o livro vai tratar de um romance com muitas aventuras. Temos aventuras sim, poucas, e mais ou menos uns 5% de romance.

Tendo isso claro, agora posso falar as coisas boas desse livro. Tem apenas 5% de romance. E isso fez com que a autora tivesse tempo para desenvolver outras partes da história, como as personagens, as culturas e a trama toda.

Durante todo o livro somos apresentados a diferentes personagens que farão toda a diferença na construção da história e das personagens principais, ainda mais quando estas são completamente imperfeitas, o que vai fazer com que sintamos uma empatia enorme por elas. Além de alternar entre presente e passado para que a compreensão de tudo seja mais clara.

Junto com as personagens super construídas, Helene Wecker também nos introduz em duas culturas absolutamente interessante, incríveis e originais, a árabe e a judaica.

A junção desses dois fatores (personagens profundas + culturas incríveis) resultam em uma trama apaixonante que recomendo sem pensar.

A única questão que pode ser considerada negativa é a paixão da autora por descrever as coisas. Sério. Ela descreve muito. O que faz com que a leitura seja bem mais lenta. Mas não menos interessante.
Até pouco tempo atrás era considerado um livro único, mas o segundo volume sai em 2018 💙 só vem.

site: https://www.instagram.com/p/BS30oKAliaE/?taken-by=ourbookself&hl=pt-br

IvaldoRocha 27/03/2017

Uma viagem fascinante pela mitologia árabe e judaica.
Sabe quando você quer ler um livro apenas para se distrair e relaxar, algo que seja mais que interessante, que tenha aventura sem ser bobinho, que tenha um pouco de lenda de mitos e isso em uma base histórica que faça sentido ao enredo. Bem este livro é tudo isso e muito mais.
Não se deixe intimidar o livro tem 514 páginas, mas dificilmente você vai passar por alguma delas sem descobrir algum fato novo e realmente relevante para a história, alguma coisa sempre está sendo delineada, cada página vale a pena, e o ritmo é muito bom. O difícil é parar de ler.
Os personagens surgem sem aquelas descrições longas e enfadonhas e vão se interligando de uma maneira inteligente e bem criativa, são como peças de um quebra-cabeça que vão se unindo e dando todo sentido à trama.
De quebra você vai acabar conhecendo um pouco da mitologia árabe e judaica, a vida no deserto, as caravanas, os beduínos e seus costumes, além de outras etnias que migraram para Nova York na virada do século XX.
Uma leitura extremamente agradável em um ritmo fascinante, esse livro merecia um filme com certeza.

Eduardo.Machado 20/03/2017

Melhor leitura do ano
Às vezes você lê o livro de estréia de um autor e acha difícil de acreditar que alguém possa ter escrito um livro tão fantástico ainda no breve começo de sua carreira. É graças a 'Golem e o Gênio' que Helene Wacker, mesmo tendo apenas um livro publicado, é uma de minhas autoras favoritas.

Comprei o livro em uma promoção da Amazon sem nunca ter ouvido falar dele, apenas achei que pelo título eu gostaria da história já que tenho uma paixão por histórias fantásticas ambientadas em ambientes urbanos, e com uma compra sem compromisso fui introduzido ao livro cuja história me cativou e emocionou e também cuja edição é a melhor que já vi (mesmo para os parâmetros da Darkside).

Vamos à trama: logo no começo, somos apresentados à origem da nossa querida Golem, que primeiramente fora criada para servir de 'esposa' por um mestre que investe tudo que tem em sua criação. O problema é que Golems são, por via de regra, criaturas extremamente fortes e perigosas, sendo criadas para fins de proteção, e não para serem um par romântico. Como se não bastasse, o mestre de Golem acaba por morrer, deixando perdida e desorientada no mundo sua serva recém criada.

Simultaneamente, conhecemos também o libertino Ahmad, um gênio que fora aprisionado por anos em uma garrafa e veio a ser libertado acidentalmente quando a mesma foi aquecida por um ferreiro. Os gênios aqui são apresentados de uma maneira mais próxima da mitologia árabe, como seres que tem um certo desgosto pelos humanos e vivem no deserto. Sem se lembrar como fora aprisionado, Ahmad tenta construir uma vida humana.

Com o evoluir da trama, os dois seres místicos acabam por terem seus destinos conectados e passam a aprender um com o outro. Algo que acrescenta uma rica dinâmica ao livro são as naturezas opostas da golem e do gênio, sendo a primeira uma criatura criada simplesmente para servir, e o segundo sendo um ser que preza sua liberdade acima de tudo. O aprofundamento dos personagens é um dos incríveis pontos da história, sendo todos eles muito carismáticos. Até mesmo os coadjuvantes são muito bem desenvolvidos pela autora.

Por fim, deixo uma menção honrosa ao antagonista do livro, que é um personagem igualmente rico e impressionante. Gostaria de poder dizer mais que apenas uma frase sobre ele, mas acho que esse é um ponto incrível da história que o leitor deve experienciar completamente por si só.
Adriana Naves 20/03/2017minha estante
Estou empolgada pra ler esse livro. Espero que também se torne um dos meus favoritos.

Nat 08/02/2017

O encontro de mitos
Golem e o Gênio é uma fábula moderna, e isso quer dizer que a história traz criaturas mágicas, ou personagens mitológicos de culturas antigas, em tempos mais atuais – Nova Iorque do século XIX, no caso.
Eu não sabia o que era um golem antes de ler esse livro, mas descobri que é uma criatura da cultura judaica feita de barro e com uma força enorme; quando golem é trazido a vida, o bruxo ou mago que o constrói cria também uma palavra que pode destruí-lo. A golem do livro se chama Chava e seu dono morre, deixando-a sem um mestre.
Já os gênios são personagens mais conhecidos, mas confesso que tudo o que sabia sobre eles vinha dos desenhos do Aladim. No livro, temos algumas diferenças, a principal sendo que os gênios não vivem em lâmpadas – eles são é aprisionados pelos humanos por serem muito poderosos, porque os humanos querem abusar desses poderes. O gênio também é conhecido pela palavra djin. O da história se chama Ahmad e foi libertado sem querer por um ferreiro.
A história tem capítulos intercalados entre o gênio e a golem até eles se conhecerem e, depois disso, alguns capítulos de flash back para gente entender melhor a história deles. A golem mora no bairro judeu e o djin no bairro sírio, e as diferenças entre os dois locais ficam bem claras conforme você lê.
Devido a situação atual deles, que é basicamente a mesma de serem estranhos em uma terra desconhecida, eles acabam virando amigos mesmo sem querer. Por boa parte da história, acompanhamos os dois caminhando por bairros de Nova Iorque. As descrições da autora são perfeitas, você se sente totalmente dentro do livro e caminhando junto com os personagens.
Achei que a ação final aconteceu bem rápido e poderia ter sido mais trabalhada, mas gostei bastante da história como um todo.
E uma coisa muito legal do livro, senão a mais legal, é o fato dos personagens serem de culturas tão diferentes e viverem em bairros com essas mesmas diferenças, e ainda assim conseguirem se dar bem e viver em harmonia. Em tempos de muro entre México e Estados Unidos, é um bom exemplo.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
Léo 06/03/2017minha estante
Estou lendo esse livro. A princípio estava perdendo o gosto, mas depois da página 360, mais ou menos, vai ficando mais interessante. Estou quase acabando. Quando chegar ao fim, faço uma resenha. Só uma correção: A Golem não se chama Chava. Ela recebe esse nome depois. Um nome "fake". O mesmo para o Djinn.

Nat 13/03/2017minha estante
sim, sim, mas são os nomes que eles acabam usando o livro todo praticamente ^^ e farei resenha em vídeo sim