Golem e o Gênio

Golem e o Gênio Helene Wecker

Resenhas - Golem e o Gênio

Sr. Machado 16/08/2015

6 motivos para ler “Golem e o Gênio”, a fábula eterna de Helene Wecker
Quem não gosta de conhecer uma ótima história? Logo em seu romance de estreia, Helene Wecker nos presenteia com uma fantasia incrível, diferente de tudo que eu já havia lido. Pensando em retribuir a experiência que tive, resolvi compartilhar com vocês 6 motivos para ler “Golem e o Gênio”. Espero conseguir expressar por aqui o quanto gostei dessa obra. E os motivos são…

UM ROMANCE FANTÁSTICO ÍMPAR

Golem e o Gênio não é apenas mais uma obra de fantasia. A trama se passa em Nova York na virada do século XX e conta a história de dois seres mitológicos. A golem é uma criatura feita de barro e o gênio (ou Djim) é um ser de fogo. Reunir esses dois seres em uma história já é algo bem diferente do que estamos acostumados a ver em livros do gênero, agora, imagine esses dois seres tendo que viver em Nova York por motivos diferentes. O livro é como uma mistura de fantasia e cotidiano e consegue ser convincente, curioso e emocionante na medida certa. Acredite: você nunca viu nada igual.

A BELEZA DE DUAS GRANDES CULTURAS

No livro temos um conflito bem elaborado entre cultura árabe e judaica. Essas duas ricas culturas e seus elementos dão um tom muito especial ao livro, pois temos o judaísmo contrastando com o misticismo da cultura árabe, gerando para o leitor o incrível clima de cotidiano e fantasia constantemente. É uma combinação simplesmente maravilhosa, casou perfeitamente durante todo o livro.

TODO MUNDO TEM UMA HISTÓRIA

Um ponto forte em Golem e o Gênio é a maneira como os personagens são apresentados e construídos. Aqui nada é gratuito, ninguém aparece na história apenas por aparecer, todos possuem suas características e história de vida. Diferente de outros livros de fantasia, onde personagens aparecem e desaparecem sem um bom motivo, aqui ninguém é esquecido.

O CARISMA DOS SERES MÁGICOS

É importante ter personagens carismáticos, mas também é importante que isso aconteça de uma maneira natural, e é exatamente isso que ocorre no livro. Em um determinado momento a história da golem e do gênio se cruzam e apesar de suas naturezas diferentes o carisma entre eles é enorme. É interessante ver que mesmo com todas as discussões eles conseguem se entender como nenhuma outra pessoa em Nova York seria capaz. A química é perfeita e o leitor fica completamente apaixonado por ambos.

AMBIENTAÇÃO DESLUMBRANTE

Nada de idade média, castelos, montanhas ou coisas do tipo. Golem e o Gênio é uma fantasia urbana e a cidade de Nova York do século XX é de cair o queixo. Durante a história temos vários momentos em que o gênio faz seus passeios noturnos, momentos em que o leitor fica encantado com cada rua, parque e até mesmo os telhados. Também vale a pena citar uma linha do tempo que nos mostra um pouco da história do gênio no deserto que é igualmente deslumbrante.

A ESCRITA PRIMOROSA DA AUTORA

A escrita de Helene Wecker torna o livro fácil e prazeroso, é como montar um quebra cabeça, tudo que é contado vai se encaixando na imaginação do leitor. Sua maneira de escrever é bonita e concisa, não existem exageros, tudo é colocado em seu devido lugar no tempo certo. Apesar de ser um livro relativamente grande (518 páginas) o leitor não fica cansado em nenhum momento. Levando em conta que esse é o primeiro romance da autora não tem como não admirar tamanha técnica.

site: https://goo.gl/tG9EZZ

Moniquinha 15/08/2015

Golem e o gênio
História fascinante! Começa com várias histórias além do contexto do Gênio e da Golem, mas que se entrelaçam encantadoramente no final. Boa leitura!

Daniel.Bertozzo 31/07/2015

Excelente Trama
Muito bom dia a todos, estou aqui hoje para falar um pouquinho para vocês sobre o livro "Golem e o Gênio" de Helene Wecker. Esta é a primeira obra da autora e acredito que ela tenha começado com o pé direito, sim, digo isso por vários motivos, dentre eles o fato de a narrativa ser envolvente, as pesquisas dela fundamentadas na Nova York do inicio do século XX, enfim vários detalhes que deram uma gama de coisas positivas sobre sua obra. Não deixemos de agradecer também e muito a #darksidebooks pelo exemplar maravilhoso, com excelente diagramação, capa dura, ilustrações da comunidade estrangeira da época, um show de detalhes. É isso a narrativa se passa na Nova York do inicio do seculo XX e nos trás dois protagonistas de culturas diferentes, a Golem Chava e o Gênio(Djin) Ahmad, criaturas misticas, que acabam se vendo em um mundo desconhecido por motivos diferentes. Já no inicio da narrativa a Golem se vê desamparada pois a mesma é criada com o proposito de servir um mestre, no entanto, acaba acontecendo algumas coisas que a deixam sozinha na chegada a nova terra, logo ela percebe que tem alguns dons e que esses podem fazer tanto bem, quanto mal. Por outro lado, já estando em Nova York nosso amigo Djin se vê novamente na ativa alguns anos pra frente do seu tempo estranha e forçosamente em sua forma humana, totalmente diferente da nossa amiga que mais parece uma criança, ele é cheio de si, digamos que até meio arrogante, mais isso vai melhorando com o tempo. E assim a trama vai se desenrolando ambos tentando se inserir de alguma maneira naquela comunidade, por meios diferentes, até que vossos caminhos se cruzam, e começa ai uma "amizade mistica", eles começam a se encontrar e a trocar experiencias do mundo atual, em certos momentos da narrativa acabam se ajudando e tudo vai muito bem até a chegada de um homem misterioso que acaba mostrando aos dois que eles estão mais ligados do que imaginam. Helene Wecker então começa a fazer magica fazendo de maneira magistral que tudo se encaixe depois de varias aventuras e descobertas e revelações a nossos protagonistas. A obra é realmente muita boa e nos passa de maneira bem clara que até o mais estranho dos seres é capaz de feitos surpreendentes por amizade, amor e várias outras virtudes de que imaginávamos só que seres humanos eram feitos. É isso, leiam vale muito a pena!

Raquel Moritz 27/07/2015

Uma fábula incrível e uma escrita harmoniosa
Eu me apaixonei perdidamente por esse livro. Duas criaturas mágicas se encontram em Nova York na virada do Século XX e suas naturezas opostas são relevadas em prol de uma amizade que fará a Golem e o Gênio crescerem, amadurecerem e superarem obstáculos que podem ameaçar suas existências.

Tem uma série de coisas incríveis em Golem e o Gênio, detalhes que fazem a gente se envolver de verdade com a história. A Helene Wecker tem uma escrita maravilhosa, que conseguiu ser traduzida pro português de forma delicada e bastante original. Tudo vai sendo desenhado na sua cabeça enquanto você lê, e é impossível não se emocionar com certas coisas, inclusive com a Golem olhando pra estátua da liberdade pela primeira vez, e sem saber o que diabos é aquilo, porque a bagagem cultural dela é diferente da nossa. E a gente já sente ali como vai ser penoso pra ela lidar com uma cidade grande. Também tem a fixação do Djinn por criar pingentes e esculturas de pássaros com o metal, uma alusão clara a paixão dele pela liberdade. Mas as vezes os pássaros estão em gaiolas e a gente percebe como ele se sente estando literalmente algemado, preso a uma coisa que ele não quer.

A história de Chava e Ahmed é contada capítulo a capítulo, mas a de outros personagens também. Mesmo a inserção de uma linha temporal paralela na história não soa agressiva - ela está em harmonia com essa estrutura e a gente nota que cada capítulo é uma peça do quebra cabeça, montado peça a peça na hora certa, do jeito certo.

Se você gosta de fantasia, em especial a fantasia urbana que eu já citei aqui em outros vídeos, a leitura de Golem e o Gênio é obrigatória. Eu me apaixonei perdidamente por essa história e comentei todas as minhas impressões na resenha completa que publiquei no Pipoca Musical, junto a trechos e frases de Golem e o Gênio.

site: http://www.pipocamusical.com.br/2015/07/27/resenha-golem-e-o-genio-helene-wecker/
Edvan 30/07/2015minha estante
Acabei de ler, e fiquei facinado.