Golem e o Gênio

Golem e o Gênio Helene Wecker

Resenhas - Golem e o Gênio

Felipe 07/08/2023

A história de Chava & Ahmad é sureal.
Eu comprei esse livro pela capa, sem ler resenhas ou então sinopse, simplesmente porque achei a capa linda.

Quando fui ver, vi que se tratava de um romance histórico com fantasia, situado por volta dos anos 1890, na cidade de NY. Achei que não iria gostar muito, porque geralmente não é meu tipo de leitura, mas por ser um livro comprado e também porque eu vi algumas avaliações boas eu resolvi dar uma chance... e UAU.

A história se baseia em uma golem criada para um mestre que veio a falecer no meio do caminho e um Djim (Gênio) que foi aprisionado por um feiticeiro poderoso em um jarro/recipiente. Com isso, mostra toda o desenvolvimento dos personagens junto com o crescimento populacional de NY naquela época.

Eu recomendaria esse livro para qualquer pessoa que goste da temática de romance ou fantasia história e também para aqueles que queiram entender um pouco mais sobre o misticismo por trás desses assuntos. A autora foi extremamente feliz na sua escrita e fez um trabalho excepcional.

Chava, Ahmad e todos os outros personagens secundários foram bem descritos e tiveram suas personalidades acertadas em cheio pela Helene Wecker.

E mais uma vez mostrou que você pode se surpreender com gêneros de leitura que nem sempre são seus preferidos.

Um livro na minha casa por Ariane 20/07/2023

Amei a mitologia, super envolvente. O final me deixou com a sensação de algo faltando, me fez tirar 1/2 estrela.

Jennifer 18/07/2023

Surpreendente
Depois de alguns bons anos com esse livro parado na estante resolvi dar uma chance e não me arrependi, simplesmente incrível, 5 estrelas. Uma fantasia leve, diferente de tudo que já li, conta sobre a cultura judaica e árabe, realmente muito interessante, se você está em dúvida como eu estava, dê uma chance e se apaixone por Chava e Ahmad.

babaleca 27/06/2023

Não esperava muito desse livro mas ele me surpreendeu muito. Tive dificuldade no começo com os vários personagens mas depois de um tempo ficou bem fácil de seguir a vida de cada um. Gostei bastante de passar de um ponto de vista para um outro. Às vezes, a leitura ficou um pouco lenta, sem muitas ações mas isso me permitiu respirar um pouco e conhecer melhor a história de cada personagem.

site: https://www.instagram.com/p/Ctba_UUrT97/

Renata 26/06/2023

Mistura de culturas
O livro conta a história de um Djim e uma Golem. O antagonismo de personalidades/origens dos personagens principais são O que de melhor O livro apresenta. Resultando em ótimos diálogos e reflexões. Outo ponto interessante é ler sobre 2 culturas pouco usuais na literatura (pelo menos da minha). O inicio do livro, contudo, é um pouco devagar, e o final não me agradou de todo. Mas a escrita é boa e os personagens bem construidos, mesmo os coadjuvantes.

Andressa.Isoton 08/06/2023

Muito bom!
Ah gente é muito delícia essa leitura!
Curti muito a história de Chava e Ahmad, Chava é um encanto uma maravilhosa!
E Ahmad ahh que Gênio mais cativante, me deixou com muita vontade de ir conhecer o povo Beduíno e sua cultura!
Amei e super recomendo!

Agatha 25/05/2023

O Golém e o Gênio
"O Golém e o Gênio", escrito por Helene Wecker, é um romance encantador e envolvente que transporta os leitores para um mundo mágico e cheio de mistério. Com uma narrativa habilmente construída e personagens cativantes, este livro merece todos os elogios e reconhecimento.

A história se passa em Nova York no final do século XIX e acompanha a jornada improvável de dois seres sobrenaturais: um golém, criatura feita de barro e trazida à vida pela magia, e um gênio, aprisionado em uma garrafa há séculos. A medida que suas vidas se entrelaçam, somos conduzidos por um enredo ricamente detalhado, repleto de emoções, intrigas e descobertas.

A escrita de Helene Wecker é poética e cativante, transportando o leitor para a atmosfera vibrante e multicultural de Nova York da época. Os personagens são complexos e bem desenvolvidos, com suas próprias jornadas de autodescoberta e desafios a superar. A dinâmica entre o golém e o gênio é fascinante, criando uma tensão e uma conexão que nos mantém presos à história.

Além disso, o livro aborda temas profundos como identidade, pertencimento e a busca pela liberdade. Wecker tece habilmente esses temas em meio ao contexto histórico e ao mundo mágico que criou, resultando em uma reflexão emocionante sobre o que significa ser humano.

"O Golém e o Gênio" é uma obra-prima da literatura fantástica, que combina elementos do folclore e da cultura judaica com uma narrativa envolvente e personagens inesquecíveis. Se você é fã de histórias ricas em detalhes e emocionalmente envolventes, este livro é uma escolha imperdível.

Laila 22/05/2023

Leitura inesquecível
A autora conseguiu contar uma história que toca a alma do leitor. Une elementos de diferentes tradições folclóricas e espirituais, cenários históricos interessantes e personagens cativantes. Parece um mergulho a um mundo mágico ainda muito vivo e pouco lembrado. É uma leitura inesquecível.

ray 20/04/2023

Uma bela aventura...
A narrativa do livro é bem imersiva e cativante, te submerge profundamente na época em que o livro se passa, como também nos vários cenários que a autora apresenta. Eu gostei bastante da história, principalmente quando os dois protagonistas se encontram. No entanto, eu deveria dizer que, enquanto lia, topei com alguns momentos em que o livro fluía mais lentamente, um pouco maçante. Porém, no todo, é uma história poderosa e incrível.

vanessacrx 16/04/2023

Razoável
Confesso que não foi uma história que me prendeu.
O desenvolvimento do arco de alguns personagens deixou muito a desejar e o final foi muito corrido.
A proposta era boa para o que se apresentou.

Luanna Carvalho 31/03/2023

Até agora o meu favorito do ano, adorei muito todos os personagens inclusive os secundários que tem papéis muito importantes aqui. Me encantei com Chava que se tornou uma das minhas personagens favoritas. A continuação nem me interessa pq parece que tudo desandou e eu amei esse final.

K.Castanheda 30/01/2023

Dois seres poderosos... um criado para servir os desejos de um mestre e o outro um ser poderoso aprisionado. Ambos privados de parte daquilo que define a sua natureza.

Nine 27/01/2023

Espero que tenha tempo livre?
Eu não sou de desistir e esse livro é a prova viva (não tão viva) disso. O livro mais longo que já li, mas não é o maior.
A construção da história e os personagens são ótimos, no entanto não me prendeu. Apesar de ter várias coisas diferentes, acabou sendo mais do mesmo, daqueles livros que você pode prever o final nas três primeiras páginas e na verdade você não queria estar certa.
Acredito que apesar dos pesares, é um livro que vale a pena ler, mas eu não faria essa jornada novamente.

Fabby 20/01/2023

Surpreendente... esse livro esteve na minha lista de leitura por bastante tempo mas sempre algum outro furava a fila.
Surgiu a oportunidade nesse início de ano e resolvi dar a ele o espaço que merecia.
Não esperava gostar tanto dessa história e fui surpreendida com mitos e lendas do oriente (mais um que me desperta a curiosidade em ler As Mil e Uma Noites) que me cativaram desde as primeiras páginas. Trata-se de uma leitura tranquila, sem assombros ou sobressaltos e que me transportou ao deserto e aos seus mistérios de forma eficiente e acolhedora.
Recomendo para ser lido sem pressa e com muito carinho.