Golem e o Gênio Helene Wecker

Resenhas - Golem e o Gênio

Josi 19/07/2020

A leitura é meio confusa e não cativa.
Acredito que o autor tentou interligar os personagens e tornar a história mais interessante, mas eu não curti.

Cíntia 06/07/2020

Tudo começa em um tempo muito muito distante, falando sobre Golens e Djins. Uma surpreendente história que mostra as diferentes culturas e crenças de duas religiões distintas. Uma Nova York diferente e antiga deu lugar para nascer esses dois personagens.
Que história minha gente!
Rica em detalhes e com uma trama maravilhosa.
Simplesmente amei!

becka 25/06/2020

Resistente
Tentei ler este livro a dois anos, abandonei umas duas vezes. Achei que o problema fosse eu, que eu era muito burra pra ele, mas acho que eu só era menos resistente mesmo.

É um teste de paciência gigantesco, eu diria que mais de 85% do livro é pura enrolação, NADA acontece direito. Ate os acontecimentos são toscos então você sente que não aconteceu nada e que tá lendo eles falando qualquer coisa só pra preencher página. O livro poderia ter 300 páginas a menos e eu não sentiria falta.

Dei 2.5 porque achei que a cultura que o livro trouxe é muito interessante, mesmo que seja mal explorada e muita coisa seja jogada é interessante e refrescante em meio a esse mar de fantasias com temas iguais. Os personagens são um saco, a golem é até interessante com o conflito da obediência naturalizada dentro dela; mas queria que a autora tivesse se aprofundado mais na personagem pra isso ir além. O Djimm é o personagem feito pra ser amado, eu odiei ele. Ele é pedante, prepotente e fala esse bando de frase pré pronta pra fazer as pessoas ficarem UAU e não funcionou comigo.

Não gostei do final, achei novamente que foi feito pra você suspirar e pra chocar o leitor/fazê-lo querer mais. O que não aconteceu comigo, já que não gostei dos personagens então não me importei nenhum um pouco. E de novo: o livro é um parto, denso demais; chato demais, parece que você morre e volta em uma hora lendo ele.

Mas bem, é a MINHA opinião. Cada um vê como quer e boa leitura kkk.

Adrian 23/06/2020

Quando li pela primeira vez eu abandonei logo na página 100. Agora, dois anos depois, resolvi dar mais uma chance e adorei! Talvez seja um dos meus livros favoritos.

Marina 16/06/2020

Este livro estava há muito tempo na minha estante, e agora que eu li, percebi que estava perdendo tempo!
Acho que eu estava com o pé atrás porque ele conta uma fábula que é baseada nas lendas das culturas árabe e judaica, e talvez eu estivesse com receio de achar tudo meio estranho. Mas foi justamente por retratar culturas que eu nunca tenho contato, que não sei quase nada sobre, é que achei o livro tão interessante e original!
Adorei todo o contexto das lendas sobre o Djim e a Golem, e os personagens são muito carismáticos, não tem como você não torcer por eles.
Apesar de eu ter achado a resolução do conflito no final um pouco fácil demais, a jornada do livro vale muito a pena.

Isah Conti 14/06/2020

Personagens cativantes!
"Um homem pode desejar algo por alguns instantes, mas grande parte dele rejeita esse desejo. Você deve aprender a julgar as pessoas por seus atos, não por seus pensamentos."

Nesse livro vamos acompanhar dois protagonistas principais, Chava e Ahmed. Chava é uma golem, ou seja, foi criada a partir do barro para servir de esposa, seu mestre a criou para ser uma mulher ideal e companheira, mas logo ao despertá-la acabou morrendo e a abandonando em um navio. Quando desembarca ela se vê perdida, mas acaba recebendo ajuda de um senhor que vai mudar sua vida.

Do outro lado temos Ahmed, ele é um gênio que ficou preso por anos em uma garrafa, mas foi libertado por um funileiro, que se tornará um grande amigo. As histórias dos dois vão se cruzar ali mesmo em Nova York, quando ambos estão tentando esconder suas verdadeiras identidades e lutando para descobrirem mais sobre eles mesmos.

"Golem e o Gênio" é uma leitura um pouco lenta, mas que ao longo de suas páginas vamos entendendo o motivo para ser assim, seus personagens são ricos em detalhes e cada um, tanto os principais como os secundários, tem passagens importantes no livro. A história central se passa em Nova York no século XX, mas também somos transportados para lembranças do passado de Ahmed e conhecemos ambientações de cair o queixo.

Apesar da escrita da autora ser prazerosa, a história começa a engajar mesmo a partir da metade do livro, onde a ação da trama ganha mais notoriedade e as descobertas se entrelaçam, indico que pegue esse calhamaço com calma para que possa entender melhor e apreciar toda a mágica que é apresentada aqui. As culturas trabalhadas foram importantes e interessantes, sem serem maçantes ou de difícil entendimento. Apesar de não concordar com alguns acontecimentos do final, consigo compreender a proposta que tudo traz.

axcel0773 01/06/2020

Primeiro livro que eu li da autora. Sem palavras para essa leitura, livro incrível! Mesmo sendo um pouco "grande", penso que tem uma fluidez excepcional.

Emanuely58 28/05/2020

Golem e o Gênio
O livro é um pouco devagar, mas não chegou a ser maçante para mim. É diferente e tem personagens legais.

Emanuely58 28/05/2020

Brenda R 17/05/2020

Uma feliz surpresa
Ambientado em Nova Iorque no final do século XIX, este livro conta a história do encontro entre Chava, uma golem feita para ser a noiva ideal, e Ahmad, um gênio que não entende e nem quer se acostumar a limitações humanas. Acompanha também, só que em menor numero de capítulos, outros personagens que inevitavelmente terão seus caminhos cruzados até o final do livro e que complementam os detalhes dessa fábula urbana.

Bem, confesso que comecei a ler esse livro sem esperar muito dele, pois a meu ver os livros da Darkside são mais capa bonita que história interessante (e a maioria dos livros é de qualidade bem mediana realmente). Porém, me surpreendi positivamente. É uma história cheio de detalhes sobre a cultura judaica e árabe, de características da Nova Iorque de 1899 e da mescla da fantasia com a realidade.

Não vou mentir, o livro tem um ritmo bem lento. A autora não se apressou ao descrever o passar dos dias e os detalhes dos ambientes e pessoas que cruzavam caminho com os protagonistas. O próprio encontro entre Chava e Ahmad demora a acontecer, em certo momento achei que nem iriam se cruzar. No entanto, essa lentidão deu certo charme a história, além de gerar um bom espaço para se conhecer cada personagem.

Outro ponto que amei nesse livro foram as interações entre Chava e Ahmad. Eles eram opostos de diversas maneiras, tanto no modo de pensar como na forma que foram criados, mas também se completavam numa bela harmonia.

É um livro que não vai agradar a todos, mas se gosta de uma história sem pressa e cheia de detalhes, talvez vocês goste de Golem e o Gênio.
Karmille 18/05/2020minha estante
Arrasou na resenha. ?

gabi 15/05/2020

golem e o gênio
Fui ler o livro com a ideia de que seria uma leitura arrastada e maçante, mas eu fui surpreendida com a escrita do livro, que é bem fluida e delicada. Um dos pontos que mais me agrada no livro é a passagem de tempo; o livro se passa por mais de um ano no total e a autora sempre manteve o cuidado de descrever a estação e o clima, o que contribuiu para a espetacular construção de cenários. Outro ponto que me agrada muito são os personagens. Esse livro pertence àquela categoria cujo foco não são tanto para os acontecimentos, mas para os personagens, que são muito bem construídos e que evoluem no decorrer da história sem perder sua essência. E por último, eu simplesmente adoro como tudo o que acontece em algum momento será ligado a vários outros acontecimentos e personagens e no fim, cria-se uma rede enorme, que é a própria história.

Marina.leituras.da 14/05/2020

Bom... eu não achei nem ótimo nem horrível.

Eu gostei, mas não amei de paixão, o problema foi que a escrita foi muito, mas MUITO parada. Eu gostei dos personagens, gostei bastante da relação da Chava e do Ahmad, mas o problema é que demorou demais para que isso acontecesse.

Eu sei que era preciso mostrar a vida de cada um deles, e como eles estavam lidando com o novo mundo em que foram parar, mas acho que isso demandou mais tempo do que necessário.

Também achei que teve partes que eram desnecessárias para a história, e também partes que não eram muito bem explicadas, foram descritas de maneira muito confusa.

Demora muito para termos uma interação entre a golem e o gênio, e depois que eles se encontram a história dá uma esfriada e nada mais emocionante acontece.

Somente nos capítulos finais que a ação e revelação de todas as perguntas sem respostas vai acontecer.

Agora que sabbemos que teremos um segundo volume, posso considerar que o ritmo neste livro se deve por ele ser uma "introdução" para o que virá no livro 2.

Concluindo, achei que foi uma leitura média. Vou esperar pelo segundo volume, que pelo final do primeiro tenho algumas suposições sobre o que acontecerá e espero que não seja tão parado quanto este.

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2020/07/resenha-golem-e-o-genio.html

Erika 12/05/2020

Leitura rápida
Livro gostoso de ler uma fábula bem diferente, do que estamos acostumados.