Golem e o Gênio

Golem e o Gênio Helene Wecker

Resenhas - Golem e o Gênio

Júh 08/05/2020

Uma história completa que aborda questões sociais, religiosas, diversidades... Quanto mais se lê mais a história cresce e quando chega ao final você se dá conta do cuidado que a escritora teve em cada detalhe desde o início da história.
Inicialmente somos apresentados a vários personagens e histórias paralelas e ao final vemos como tudo se encaixa perfeitamente. Super recomendo essa leitura

Marciana 04/05/2020

Romance /fantasia
Achei a leitura interessante em algumas partes, fiquei decepcionada com a morte de Saleh (acho que ele merecia um final melhor, mesmo ele achar não se encaixar a lugar algum no momento)assim como a morte de Michael. Sim torcia pela liberdade do Djin e da Golem
Conheci novos vocábulos, e pesquisei algumas informações , como lugares, nomes,
Pedro 04/05/2020minha estante
Mas eu nao li spoiler não né?

Marciana 23/04/2021minha estante
a minha não Pedro

G. Constantino 28/04/2020

Leitura diferente
A leitura desta obra é diferente em muitos aspectos, fugindo da leitura ordinária. O livro conta a história em diferentes pontos de vista (e até mesmo diferentes linhas do tempo), mas mesmo assim não se torna uma leitura confusa. Os personagens principais (Golem e o Gênio) são muito intrigantes e nos fazem pensar sobre a própria essência da natureza de cada um. Até que ponto alguém faz algo somente porque ?é assim?? Esta história é muito interessante, abordando aspectos culturais diversos, como tradições judaicas, e também discorrendo sutilmente sobre outros pontos (como noções de bem/mal, egoísmo e preconceito). Bem, é uma leitura talvez um pouco desgastante em razão da quantidade de detalhes e nomes de lugares que não são comuns, o que me faziam parar para pesquisar porque gosto de imaginar e aprender, mas mesmo assim não deixaria de indicar jamais. Muito intrigante e agradável!

Huelen 24/04/2020

Agradável surpresa
Iniciei a leitura sem grandes expectativas, pois se tratava de um livro que pouco ouvi falar. Adquiri no embalo dos lançamentos da editora Darkside.
O livro conta a história de dois seres míticos com natureza distinta que tem seus destinos curiosamente entrelaçados. A história é contada não exatamente na ordem cronológica dos fatos. Os eventos passados e presentes são intercalados, permitindo que aos poucos montemos o quebra cabeça. O último quarto do livro é a parte mais eletrizante, não acho que isso seja algo ruim. É algo que deve acontecer com algumas histórias, a final é preciso inserir o ponto final. E as vezes tudo precisa acontecer ao mesmo tempo. Golem e o gênio é uma leitura longa mas fácil.

Realmente agradável. Principalmente por mostrar que podemos evoluir nossa natureza.

Matheus 23/04/2020

Inesperado
Não é uma típica historia de fantasia. Em meio a diversidade cultural, golem e o genio conta a historia de duas personagens completamente distintas, que tentam se adptar a realidade dos homens comuns de nova york, do final do século XIX.

kakuzu 21/04/2020

Interessante mas não surpreendente
É, de certa forma, uma leitura fácil de ser compreendida, apesar de ser muito detalhista no início e se desenrolar de forma um pouco acelerada do meio para o fim. Aborda um ambiente diferente do que se costuma ver nos livros mais atuais e, no meu ponto de vista, é mais destinado ao público juvenil.

Marcelo.Castro 28/02/2020

Diferente
Proposta interessante explorando a mitologia dos povos do oriente médio. O livro começa bem, instigante, mas a construção narrativa quebra um pouco do ritmo que passa a ficar mais arrastado depois de 1/4 e segue assim até o quarto final, quando ganha fôlego de novo. Gostei por poder explorar mais aspectos culturais, lendas e mitologia dos povos do oriente médio, o que é um tema inédito pra mim. De resto, o romance em si não compromete, mas também não surpreende.

Luana.Padilha 25/02/2020

Perfeito
Livro com muitas páginas e a leitura flui mto bem, não da vontade de parar de ler, história mto bem construída

Karisma 17/02/2020

Surpresa.
Comprei, porque sentia falta de contos. Amei a estória, bem estruturada, interessante e culturalmente agregadora.

Leide.Madalena 10/02/2020

Golem e o gênio
Livro finalizado na força da vontade.. estava encalhada com essa leitura a vários meses.. muito enrolado, final sem graça..

Natália 07/02/2020

Porque demorei tanto?!
Esse livro me surpreendeu. Fiquei fascinada com as culturas que são esboçadas na história. E os personagens são incríveis.

Fiquei tocada com a vida e as dificuldades que enfrentam.

As últimas 170 página foram um turbilhão, que me deixou ansiosa, agoniada e elétrica.

Mas esperava um pouco mais do final.

Mesmo assim, recomendo.

Frannynh 16/11/2019

Agonia
Esse livro é tão arrastado que chega a dar agonia! Só fica bom mesmo depois das primeiras duzentas páginas!!! Sim duzentas!!!

E sim, é interessante, intenso mas um tanto perdido, confuso! Um romance que não é romance, algumas estórias paralelas, uma protagonista omissa e sem sal, com um protagonista egocêntrico e inconsequente.

Apesar disso gostei de ambos com suas dores e descorbetas, mas não gostei muito do desenrolar de tudo, o final então ... sem graça define.

Mesmo não gostando do final eu recomendo, pela riqueza de duas culturas diferentes e por todo amor não consumado que ficou na entrelinhas. Leiam.
She King 23/11/2019minha estante
nossa 200 pgs pra melhorar kkkk eu ate leio livro arrastado mas da uma raiva ne

Frannynh 27/11/2019minha estante
E eu que criei uma expectativa nesse livro e não consiguia passar das 100 primais páginas? kkkkk anem eu também odeio ler quando fica arrastado!

Rafa 24/07/2019

Grande demais
A história é otima e mistura duas culturas incríveis. Porém, o livro só começa a ficar interressante depois de 200 páginas. Os personagens são muito bem construidos, mas o tamanho do livro poderia ser reduzido.

Daniela 13/05/2019

Incrível!
Nesse livro conhecemos um Djim que é libertado de uma garrafa, mas não tem memórias de como foi parar lá. Para piorar ele se vê preso num corpo humano, o que o obriga a se adaptar para não ser descoberto, algo nada fácil para uma criatura que tinha a liberdade de voar e fazer o que queria e quando queria.
Também conhecemos uma Golem (uma criatura feita de barro), criada para ser a esposa de um homem, contudo ele morre pouco depois de despertá-la e sem um mestre ela se vê a mercê dos desejos de todas as pessoas à volta dela, além de saber muito pouco sobre o mundo, o que a torna vulnerável e ao mesmo tempo perigosa por sua natureza destrutiva.
E assim temos o início da história, com dois protagonistas tendo que (re)aprender a viver num lugar cheio de culturas que se misturam e se repelem, além de conhecermos vários personagens secundários que nos guiam por seus dramas até cruzarem com essas criaturas intensas, extremamente diferentes entre si e que, ainda assim, não poderiam compreender melhor um ao outro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar dos caminhos da Golem e do Gênio se cruzarem, a maior parte do tempo eles não seguem lado a lado; isso em nada diminui a efetividade da relação, mas sua profundidade e delicadeza me fez desejar vê-los juntos, para desfrutar de suas descobertas, discussões e silêncios, o tempo todo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ainda que seja um livro grande a leitura é muito fluida, com capítulos curtos e trocas de pontos de vista que te levam sem que você perceba o quanto já leu. Já li duas vezes e em ambas me senti presa em suas linhas, me envolvendo profundamente com os personagens e desejando continuar acompanhando suas vidas muito além da última página.
Com certeza nada melhor define esse livro do que o subtítulo: Uma Fábula Eterna.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Ainda havia tanto a aprender sobre essas breves vidas humanas, com seu constante sentimento de urgência.” (pág. 245)

@dancando.com.as.letras

site: https://www.instagram.com/p/CAOQdXyjMYm/?utm_source=ig_web_copy_link