Golem e o Gênio

Golem e o Gênio Helene Wecker

Resenhas - Golem e o Gênio

ELB 31/01/2017

Every Little Book
“Hesitante, um pouco descrente, ele pousou a mão no ombro gelado dela.
“Parece pele. O toque é de pele.”
“É barro”, disse o velho.
“Como você fez isso?”
O velho apenas sorriu sem dizer nada.
“E o cabelo, os olhos? As unhas? São de barro também?”
“Não, esses são bastante reais”

Ao me deparar com este diálogo, não se passou muito tempo até eu ter adquirido o meu exemplar da Darkside e estar devorando essa fantástica fábula da Helene Wecker!

A história começa com Otto Rotfeld, um judeu arrogante e fútil, que ao ouvir as muitas histórias de um velho chamado Yehudah Schaalman, decide visitá-lo com um pedido bastante curioso: uma noiva feita de barro. Uma Golem; figura presente na mitologia judaica.

Algumas semanas depois, Otto parte para a América com sua Golem ainda adormecida em um caixote de madeira. Durante a viagem, acometido por uma doença em estágio avançado, Otto acaba tendo que ser operado as pressas e não resiste a cirurgia. O vínculo entre a Golem e o Mestre é então partido, entretanto, a Golem decide continuar seguindo em direção ao destino escolhido por Otto: a cidade de Nova York.

"E lá estava o Djim, sentado, preso em seu jarro, vivendo um milênio em um eterno instante"

Ao mesmo tempo, perto do porto em Nova York, um Djim aprisionado em uma garrafa é libertado. Uma raça muito diversa pertencente a mitologia árabe. Sua forma verdadeira era insubstancial e invisível aos olhos humanos. Um Djim também podia assumir a forma de qualquer animal, contudo, sua verdadeira essência era e sempre seria a de uma criatura do fogo. E agora, depois de mais de mil anos aprisionado, o Djim se encontrava preso num corpo humano, cheio de limitações e sem suas habilidades.

O Djim é acolhido pelo ferreiro Arbeely, e passa a ajudá-lo na oficina. Enquanto passa seus dias aprendendo o ofício de latoeiro, o Djim se espanta cada vez mais com os costumes humanos daquele novo tempo. Somos levados também ao deserto da Siria, através de suas lembranças, conhecendo mais sobre os Djins e sobre ele, que passa a se chamar, Ahmad.

Em outra parte de Manhattan, a Golem é encontrada pelo rabi Meyer, que reconhece imediatamente o que a Golem é. Apreensivo pelo fato da Golem não ter um mestre, e o perigo eminente que todos poderiam estar correndo por conta disso, Meyer decide então tornar-se seu tutor.

Algum tempo depois, a Golem é batizada pelo rabi de Chava, e embora ainda não tenha total controle sobre suas habilidades, começa a trabalhar em uma padaria, no intuito de tentar levar uma vida normal.

"-O que você é? Você não é humana. Você é feita de terra.
- E você é feito de fogo."

A Golem é uma criatura curiosa, bondosa e servil. O Djim vive como senhor de si, orgulhoso, inquieto, prepotente e de espírito livre. O caráter de Chava é tudo o que Ahmad não buscaria em uma mulher. Porém, mesmo sendo de naturezas tão opostas, a Golem e o Djim dão inicio a uma amizade improvável, e se tornam companheiros de longos passeios noturno pela antiga Mahattan.
Passamos então, a acompanhar as decisões, as adversidades e a empatia, inevitavelmente intrincadas no relacionamento dos dois.

No mundo criado pela Helene Wecker, embarcamos numa viagem incrível em meio às culturas árabe e judaica. Além dos dois plots principais, temos os plots dos personagens secundários que enriquecem e interligam toda a trama.
Com a narrativa em terceira pessoa, suas histórias individuais são apresentadas de maneira pessoal, fazendo com que você crie um vinculo com todos eles. Você é imerso em suas reflexões acerca do misticismo, preconceito e suas questões morais e religiosas. Além de testemunhar as dificuldades da imigração e como a diferença cultural direcionava a vida de cada um deles, principalmente em uma sociedade moderna.

Dentre os vários personagens, ressalto o Saleh Sorvete; as tragédias que antecederam sua chegada em Nova York e o modo como ele vivia seus dias na expectativa da própria morte. Um personagem memorável; em todo o sentido da palavra.

A narrativa é um pouco lenta, mas, quando a história é interessante e bem elaborada, como é o caso de Golem e o Gênio, isso realmente não incomoda. Esse tipo de narrativa lhe permite observar com mais atenção os detalhes e toda a atmosfera do livro. A medida que você avança nas páginas, as peças vão se encaixando em um quebra-cabeça engenhosamente perfeito. Os fatos atemporais e as narrações intercaladas foram estruturados de forma bem harmoniosa pela Wecker. E tudo isso convergiu para um desfecho extraordinariamente planejado!

Golem e o Gênio é uma verdadeira fábula de seres mágicos. Uma das mais belas composições místicas da literatura!

A edição do livro está incrível! Mais um trabalho maravilhoso da Darkside!
A autora esta trabalhando em uma continuação, intitulada de The Iron Season (A Estação de Ferro, em tradução literal), com previsão de lançamento para 2018.
Eu já comecei a minha contagem regressiva!

"Parecia uma fantasia impossível, como o sonho de uma criança que desejava criar asas"

site: http://www.everylittlebook.com.br/2016/07/resenha-golem-e-o-genio-helene-wecker.html

Odin com Pimenta 26/01/2017

Golem e o Gênio de Helene Wecker: um livro pra toda a vida
Por Taty Pimenta

"A rua estava praticamente deserta, e o barulho de seus sapatos chocando contra os degraus do pórtico ressoava alto no ar frio da noite. No rosto dele surgiu um lampejo de surpresa, que foi logo substituído por uma indiferença presunçosa à medida que ela se aproximava. A Golem parou a poucos metros dele. Silenciosamente, eles se olharam."

Oi pessoal! Eu já começo dizendo que este livro entrou para o meu top 5 de livros da vida, porque Golem e o Gênio é uma das coisas mais espetaculares que eu já li em minha vida.

Escrito por Helene Wecker, Golem e o Gênio conta a estória dos personagens título, mas muitas outras que incidem na vida destes. Tudo começa com Otto Rotfeld, um sujeito mirrado e sem convicção, que já tivera posses na vida, mas que viu tudo ruir com o passar dos anos. Após alguns anos e com recursos escassos, resolve recorrer à um homem místico que vivia na mesma localidade dele e pede a tal homem que faça uma golem para ele. Otto pede características bem específicas como curiosidade, inteligência, pudor, dentre outras e usa todas as suas últimas economias para pagar a empreitada. Schaalman, o homem místico, faz o seu trabalho e muito bem, pois a Golem criada por ele é perfeita, com cabelos, unhas e cujo barro do corpo parece muito com pele de verdade, uma humana perfeita. Otto recebe do homem as instruções para despertar e também ára destruir sua criação, caso seja necessário.

Rotfeld parte em um barco para a América com sua esposa Golem no compartimento de carga do navio. Contudo, tendo embarcado já com a saúde debilitada, ele, em um de seus últimos momentos de vida, desperta sua Golem e passa poucos minutos com ela, porque piora e é levado para o médico, que descobre que ele está com uma apendicite avançada. Inevitavelmente, Rotfeld morre e deixa sua esposa sozinha, passando por grandes apuros entre sair do navio ao chegar à Nova York e se estabelecer lá mesmo sem um mestre.

Por outro lado temos um ferreiro chamardo Arbeely, que certo diz recebe de sua vizinha Maryann Faddoul uma espécie de garrafa de cobre para consertar e, ao começar o trabalho liberta algo da mesma, que se mostra ser um Djim, ou seja, um gênio! Boutros Arbeely pensa que está louco, mas o gênio começa a questioná-lo sobre onde e quando está, ficando chocado ao saber, pelas informações do ferreiro, que ele ficara preso por 1000 anos inteiros.

Arbeely sem coragem de deixá-lo sozinho resolve pedir para que ele trabalhe com ele, visto que o Djim demonstra enorme habilidade com metais. O gênio se mostra muito, sem trocadilhos, genioso e arredio, Arbeely passou a chamá-lo de Ahmad - para poder lidar com ele em frente aos clientes no dia a dia e também pelo fato do Djim não mais saber o próprio nome - mas seu trabalho extraordinário faz com que Boutros o mantenha por perto, menos à noite quando o Gênio, por não dormir, passa seu tempo perambulando por toda a cidade.

Enquanto isso, a Golem, se vê em meio à uma cidade cheia de gente, descobre que pode ler as mentes e sentir os desejos e vontades de todos, o que é muito sofrido para ela. Em meio a uma situação ocasionada por esta habilidade, ela conhece o rabi Meyer, que por ser inteligente e estudioso, reconhece a natureza dela e mesmo pensando ser melhor tentar destruí-la ele resolve ajudá-la, inclusive dando um nome a ela: Chava. O que acontece então com o rabi é o que acontece com todos os que leêm o livro: ele se cativa pela inocência e inteligência da golem e a instrui, consegue a ela um emprego em uma padaria e a auxilia com relação aos seus poderes.

Neste cenário improvável, as duas criaturas, a Golem e o Gênio acabam por se conhecerem e a interagir, à princípio meio desconfiados um com o outro, mas depois uma amizade sincera e profunda acaba por uní-los, isso e o fato de serem diferentes: ela um ser de barro, ele feito de fogo, ambos não comiam, não dormiam e tinham reservas quanto aos seus amigos humanos; pelo menos eles podiam ser 100% honestos e eles mesmos um com o outro.

Todas as personagens são fascinantes e bem desenvolvidas, as pessoas com as quais eles se relacionam: Michael Levy (sobrinho do rabi), Anna (colega da Golem na padaria), Maryan Faddoul, além de outros com maior ou menor destaque são bem trabalhados, nada nem ninguém está ali por acaso e, conforme lemos cada capítulo, as estórias vão se entrelaçando da forma mais bem feita possível.

Além das personagens, é notória a pesquisa riquíssima que a autora Helene Wecker realizou para escrever o livro. Uma profusão de detalhes sobre a Nova York de 1900 e pouco, sobre como recebia os imigrantes europeus, como estes se alojavam e lidavam com as novidades, os bairros separados por etnias, as religiões, culturas... tudo é tão imensamente rico que é possível sentir a dedicação do trabalho dela.

Eu gostei muito do final do livro inclusive, como tudo culminou e se desencadeou, fiquei extasiada e extremamente envolvida a cada palavra que lia. Adorei o Djim, com certeza, mas a Golem! Que criatura maravilhosa! Os diálogos da Golem com o rabi Meyer são uma lição de religião, filosofia, sociologia, tudo junto e com uma complexidade cheia da leveza do questionamento sincero de Chava. No trecho em que a Golem questiona sobre a uniãode duas pessoas e das razões pelas quais os humanos se deixam levar a isso, a resposta do rabi é de arrepiar:

"Mas amor baseado apenas em solidão e desejo não dura muito. Uma história compartilhada, tradição e valores unem duas pessoas de uma maneira muito mais completa que qualquer ato físico."

Os diálogos dela com o Gênio também são muito bons, tanto que eles parecem ser mesmo vivos, existentes, tamanha personalidade. Outros personagens também me surpreenderam, evoluindo muito ao longo da estória e tendo importância crucial em algumas passagens como Mahmoud Saleh, o sorveteiro.

Golem e o Gênio é uma das melhores estórias que eu já li em toda a minha vida realmente e eu RECOMENDO 1000% para todo o leitor que realmente goste de ler e goste de bons livros. Nota 10/10 em todos os quesitos e é o tipo de leitura que vai acompanhar vocês pelo resto de suas vidas.

A DarkSide de fato tem um acervo ímpar de livros!

Corra já atrás do seu.

Idioma | Português
Especificações | 460 páginas, capa dura
Dimensões | 16 x 23 cm
Lançamento | Abril de 2015

site: http://odincompimenta.com.br/livros/resenha-golem-e-o-genio-de-helene-wecker-darkside-books/

Ygor 22/01/2017

Cativante
Comecei a ler esta obra em partes pela curiosidade, pelas críticas positivas e por estar em busca de algo novo e diferenciado, nunca estive tão certo quanto a tudo isso.
De início parece só mais um romance bobinho, algo tradicional e corriqueiro, mas a partir do momento que ocorrem os primeiros acontecimentos isso torna a narrativa misteriosa e envolvente.
A cada página lida uma nova experiência é atribuída, sem contar com a esplêndida e rica cultura ao qual o livro proporciona ao leitor, no meu caso, tinha pouco conhecimento sobre a mitologia árabe e os misteriosos envolvendo magia, Golem e gênios me envolveram do começo ao fim.
Única crítica fica por conta do epílogo que deixa um gosto de "quero mais", penso que faltou a explicação de alguns detalhes na obra, nada que venha tirar a magnitude dessa incrível obra.

Bruna dos Anjos 21/01/2017

Estou encantada, acabei a leitura e ainda queria mais, muito bem escrito e detalhado, mas de modo algum cansativo.
Cada personagem foi bem construído em sua personalidade e a forma como foi descrito faz sentir uma proximidade maior com a trama e ficar ansioso com o que acontecerá.
A Golem realmente nos faz sentir sua angústia em muitos pontos da trama e quanto ao Gênio então faz com que sintamos a frustração dele ao longo da trama e vibrar também em outros momentos.
Eu gostaria tanto de uma continuação, mas talvez isso estragasse, pois foi tão bom que talvez o autor não soubesse lidar com uma continuação. Embora tenha pontos em aberto.
A relação da Golem com o Djim se desenvolve de uma forma tão interessante e o ponto em que termina no final nos faz pensar no futuro deles.
Enfim esse livro vai com tranquilidade para os meus favoritos, de fato me conquistou.

Lara 19/12/2016

Golem e o gênio!
Um livro de fantasia ambientado em NY do século XX.Um livro sobre amizade, escolhas, amor e esperança.Aprendemos sobre as culturas árabe e judaica.Chava, a Golem e Ahmad, o gênio tem naturezas opostas, mas são unidos em uma Manhattan pobre onde vivem imigrantes.O final é previsivel, o que não interfere em nada na beleza e narrativa da história.Recomendo a leitura.
Rogéria 19/12/2016minha estante
Para mim, o fim foi imprevisível ;)

suellem 16/12/2016

Impressão de leitura
Gostei bastante do livro por falar de culturas diferentes e abordar a fantasia de uma forma bem convincente, usando bases reais como a Síria e nova York. O livro tem muitos personagens e todos acabam sendo essenciais para a história, no final tudo se enlaça de uma forma que até mesmo o que não tinha sentido passa a ter explicação. Achei que faltou algumas respostas essenciais para a história, e fiquei com aquela sensação de : o que vem depois? Na minha opinião faltou algumas respostas. Fora isso o livro é maravilhoso, envolvente. Duas criaturas diferentes que acabam se ligando por um motivo mais forte que eles. A golem feita de terra e um exemplo no servir. O gênio feito de fogo, livre, sem medo do depois, vive um dia de cada vez. Quando as duas criaturas se encontram o livro flui de uma forma mágica, te envolve na leitura. Vale a pena ser lido

Jessica 15/12/2016

Uma bela fantasia de ricos detalhes. Um drama formado por labirintos que se interligam por personagens cujas descricoes fazem o leitor se envolver nas características psicológicas de cada um. Para quem curte este gênero de leitura, é uma excelente recomendaçao!

Mundo de Tinta 22/10/2016

Parte dos contos de fadas são baseados em lendas e a grande maioria dessas lendas são européias. Mas eu tive a grata oportunidade de ler esse livro baseado em uma lenda judaica. Uma verdadeira imersão em culturas tão ricas e antigas. E como um conto de fadas, há o amor. Ohhhh o amor! Não importa como e nem com quem, o amor vence o mal, espanta o temporal! O azul e amarelo tudo é muito belo!
Então senta e viaja comigo do Oriente ao Ocidente nessa linda história!
E essa história é sobre o amor entre duas criaturas mágicas e míticas. Um amor impossível. Mas essa sempre é a premissa de um conto de fadas né.
Golem é basicamente um boneco de barro com vida que obedece cegamente a um mestre, mas cuja natureza sempre é má, destrutiva. É o mito do Frankenstein dos judeus. Eram criados para trabalhos braçais ou proteção, mas o problema era mantê-los sob controle. Muitas vezes, saiam matando todo mundo. Se você quer ler um pouco mais sobre isso, tem aqui e aqui.
“... Os resultados podem não ser tão precisos como você deseja. Há um limite para o que se pode fazer com o barro. — Então seu semblante anuviou. — Mas lembre-se disso: uma criatura não pode ser totalmente afastada de sua natureza primordial...”.
Voltando a nossa história, nossa golem, sim, uma mulher, foi criada para ser esposa e dessa forma, foram acrescentadas características diferenciadas dos golens tradicionais. Calma, não havia uma linha de produção funcionando dessas criaturas, mas é que nunca se havia encomendado uma golem para ser esposa. O diferencial dela começa por aí. Ela é criada pelo velho feiticeiro Yehudah Schaalman, um estudioso da cabala e de outros mistérios cujo grande objetivo na vida é descobrir o segredo para a imortalidade. Uma obsessão que o preenche totalmente. A encomenda parte de um homem corrupto, Otto Rotfeld, um jovem atraente, arrogante e sem caráter, o que fazia com que fosse um solteirão. Herdou os negócios do pai, mas depois de quase acabar com tudo, decide cruzar o oceano em busca de novas oportunidades em Nova York, em 1899, quando imigrantes estavam vindo de todos os lugares do mundo para ganhar a vida na América, terra de fartura. Ele então embarca no Baltika e leva sua golem ainda desanimada, em um caixote de madeira no setor de cargas. Mas no meio da viagem, sentindo-se entediado, decide acordar a esposa. O que ele não sabia, é que iria ficar muito doente e viria a morrer no meio da viagem, deixando a golem sozinha e com poucos dias de nascida. A confusão em sua mente é enorme, já que os golens atendem aos pensamentos de seus mestres. Com o mestre dela morto, os pensamentos de todos a sua volta começaram a impeli-la a tentar realizar a vontade das pessoas. Chegando ao porto, a criatura percebe que não vai ter como apresentar documentos, se lança ao mar e caminha pela lama do fundo até chegar à cidade. Ao caminhar de forma errante pelas ruas, sente-se afogar em meio a tantos anseios e sonhos inalcançados. Mas então ela percebe um senhor a olhando de forma diferente e logo sente que ele sabe o que ela é! E apesar do medo e saber de todo o perigo o rabino Avram Meyer se aproxima e a ajuda, ensinando tudo que ela precisa para sobreviver a esse mundo, enquanto busca uma forma de ajuda-la: destruindo-a ou educando-a e protegendo. E ele lhe dá o nome Chava que significa vida.
Agora era ele quem estava chocado. “Seus poucos dias foram assim tão difíceis? Sim, percebo que devem ter sido.” Pousou uma mão reconfortante no ombro da Golem; seus olhos eram melancólicos, mas gentis. “Sou o rabi Avram Meyer”, ele disse. “Se você permitir, eu a tomarei sob minha proteção e serei seu guardião. Eu lhe darei um lar e qualquer orientação que puder, e juntos decidiremos qual o melhor rumo a tomar. Você está de acordo?”
E assim Chava se torna a protegida do rabino e sua vida ganha um novo e inesperado rumo.
No mesmo período em que Chava está engatinhando em sua vida, o latoeiro libanês Boutros Arbeely recebe uma encomenda peculiar de Maryam Faddoul, esposa de Sayeed, com quem tem um café na Washington Street, na Pequena Síria. Ela lhe trouxe uma linda garrafa de cobre para restaurar.
“Fascinado, Arbeely manuseava a garrafa em suas mãos. A peça era visivelmente antiga; mais antiga, talvez, do que imaginavam Maryam e sua mãe.”
O que Arbeely não sabia é que a garrafa estava servindo de prisão para um djim há muitos e muitos anos e, ao iniciar o trabalho de restauração, ele acabou libertando a criatura.
“Entre as diversas qualidades de djins – uma raça muito diversa, com formas e habilidades variadas –, ele fazia parte de uma das mais poderosas e inteligentes. Sua forma verdadeira era insubstancial como uma golfada de ar, invisível aos olhos humanos. Nesse formato, era capaz de conclamar os ventos e cavalgá-los pelo deserto. [...] Criatura do fogo da mesma maneira que os humanos são considerados criaturas da terra. E, como todos os seus irmãos djins, desde os repugnantes devoradores de carne ghuls aos trapaceiros ifrits, ele nunca permanecia muito tempo assumindo a mesma forma corporal.”
Arbeely o ajuda dando casa, emprego e um nome – Ahmad. E ele começa então se adaptar a sua nova realidade. Mas seu espírito livre de djim não o deixa se acomodar nessa situação e logo ele começa longos passeios noturnos para conhecer seu novo lar e tentar achar uma razão para essa existência. Em um desses passeios, ele conhece uma moça chamada Sophia e se encanta por ela, a seduzindo. E isso é normal pra ele, encantar e seduzir donzelas humanas. Desde as areias do deserto até as grandes mansões de Nova York. Mas isso acaba lhe trazendo alguns sérios problemas com enormes consequências.
Esse livro é pra ser saboreado, lido com muita calma e tranquilidade. É uma leitura cálida como as mãos de Ahmad segurando as mãos frias de Chava. Mas muita atenção para não cometerem o mesmo erro que eu: ansiedade pelo encontro dos dois. Me apeguei tanto a isso (culpo os romances de época..aff), que em certo momento, a leitura me cansou e parei. Mas então retornei com um novo olhar e pude então ver toda a beleza da escrita da autora, da história desses grandes colonizadores da América e a história da religião judaica em toda a sua tradição e fidelidade de seus filhos.
Esse é o romance de estréia da autora. Já pensaram quando a pessoa tiver ‘experiência’? Ao escrever essa resenha, me bateu um sentimento de nostalgia por lembrar de toda a pureza de Chava e da saudade que Ahmad sentia de sua terra, seu palácio, seu deserto...quase correndo ali e relendo!
A edição é um espetáculo à parte. DarkSide é conceito A em suas capas, diagramação e tudo mais. Perfeição define seus livros.
Portanto, não percam mais tempo e leiam!

Leiam mais resenhas no Mundo de Tinta

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com.br/2016/09/resenha-de-tinta-golem-e-o-genio.html

Lyh 15/10/2016

A mente humana não foi feita para abrigar mil anos de recordações
Esse livro vai contar a história de duas criaturas místicas que por um acaso do destino acabam se conhecendo; Chava, a Golem, e Ahmad, o Djim (Gênio).

Chava foi criada por um feiticeiro chamado Yehudah Schaalman a pedido de um homem chamado Otto Rotfeld, este queria muito uma esposa, mas não era bom em lidar com as mulheres. Rotfeld procura pelo velho feiticeiro para pedir que este crie uma Golem como esposa para ele. Schaalman pergunta à Rotfeld quais são as características que ele quer em sua esposa, o homem faz uma lista e entrega para ele.

Depois de criada, Rotfeld recebe dois pedaços de papéis de Schaalman, um deles é para trazer a Golem a vida, e o outro é para destruí-la, caso necessário. Afinal de contas, é da natureza de um Golem ser agressivo, e quando começa a machucar algo ou alguém, só para quando este está morto.

Rotfeld está partindo para Nova York com sua Golem em busca de uma nova vida, e Schaalman dá instruções precisas para que ele só a acorde quando chegarem na cidade. Rotfeld não obedece a orientação e desperta a Golem dentro do navio. Infelizmente, um acontecimento impede Rotfeld de chegar ao seu destino, mas sua esposa chega.

Sem mais um mestre a quem obedecer, a Golem começa a ouvir os pensamentos de todos, seus desejos, medos, vontades... e por causa disso quase acaba se metendo em uma confusão, senão fosse um rabi chamado Avram Meyer interceder por ela. No exato momento em que a vê o rabi descobre que ela é uma Golem, e está disposto a ajudá-la. Lhe ensina como controlar sua mente, oferece um lugar para ficar, e lhe dá um nome, Chava, que significa “vida”.

Um certo dia ele resolve apresentá-la a seu sobrinho, Michael, que administra a Casa de Acolhida, um abrigo para quem acaba de chegar ao país e não tem onde ficar. O rabi diz que quer ajudar Chava a conseguir um emprego, e Michael logo pensa nos Radzin, donos de uma padaria que não fica muito longe dali.

Chava começa a trabalhar e se sai muito bem com suas tarefas. Então logo começa a se tornar mais independente, arruma um lugar para ficar e começa a viver sua vida. Mas ela continua visitando o rabi, o qual vem trabalhando muito em uma missão muito importante. Até que em uma de suas visitas algo horrível acontece, e a Golem precisa espairecer sua mente para tentar esquecer que aquilo ocorreu, e é aí que ela conhece Ahmad, o Djim.

O Djim acorda no meio de uma oficina de um latoeiro chamado Boutros Arbeely, ele não se lembra muito de sua vida, só sabe que foi capturado por um feiticeiro há quase mil anos atrás e é obrigado a permanecer em sua forma humana. Arbeely resolve ajudar o Djim, que não tem onde ficar, nem um emprego.

Logo o Djim se torna seu aprendiz e começa a ajudá-lo na oficina, começa consertando panelas e frigideiras, e depois vai evoluindo com os serviços. Arbeely acha que o Djim precisa de um nome, e então lhe chama de Ahmad. Com o dinheiro que Ahmad consegue com seu trabalho, ele arruma um lugar para morar, porém ele não gosta de se sentir preso, e começa a perambular sem rumo todas as noites. E é aí que ele conhece Chava, a Golem.

Por um simples acaso do destino os dois acabam se encontrando, e um logo identifica que o outro não é um ser feito de carne. Aos poucos eles vão se conhecendo e começam a sair juntos à noite. Até que em um desses passeios algo terrível acontece e acaba separando os dois. Mas eles vão descobrir que têm um vínculo em comum, e que a amizade entre eles é algo muito forte para acabar desse jeito.

Gabriel.Ribeiro 06/10/2016

Uma obra mágica e inspiradora
Dois seres incomuns, mágicos, porém que se adaptam a vida humana, vivem suas histórias fazendo com que você se coloque no lugar das personagens. Ao decorrer do livro nos surpreendemos diversas vezes. O rumo que as histórias vão tomando e as relações dos diversos personagens que vão aparecendo é cativante e emocionante. Apesar de seres mágicos, os traços humanos como os sentimentos é que dão a verdadeira magia à história, não sabendo o que irá acontecer e, com as ações das personagens, o livro te prende de uma maneira igualmente mágica. Inspirador pelo fato lições que aprendemos com cada personagem e fabuloso o universo criado em pequenas partes de Nova York. Recomendo a qualquer um que queira esquecer a nossa realidade e curtir uma boa história, prazerosa e com acontecimentos de tirar o fôlego.

Gabriel 02/10/2016

Magnífico!
Como conseguir descrever em poucas palavras um dos melhores livros que eu já li na vida? E é só olhar na minha lista de livros para ver que eu já li centenas de livros.
Mágico, sensacional, sensível e, como eu disse lá em cima, MAGNÍFICO.
Fazia tempo que eu não lia uma estória tão bem interligada e bem contada como Golem e o Gênio. Uma fábula bonita, tocante, emocionante e mágica.
Me apaixonei e me apeguei nos persongens, fiquei torcendo, fiquei com raiva, me emocionei... Foi uma montanha russa de emoções.
Me sinto extremamente afortunado de ter lido essa coisa linda!!! ??
Se eu pudesse dava 10 estralas!

Vanessa França 20/09/2016

Bonitinho!
Todo mundo que gosta de lendas, folclore, contos cheio de heróis e seres mágicos vai gostar desse livro. Pois o livro estimula a imaginação, Helene Wecker escreveu um conto de fadas para gente grande, trazendo à vida um par de seres mágicos. Ao fazer isso, ela transportou a lenda do velho mundo para um lugar onde e num momento em que grande número de pessoas comuns estavam tentando criar novos sonhos, novas lendas próprias,na Nova York no final do século 19.

www.bc.edu

O Golem é uma criatura de barro construído por um homem corrupto perto de Danzig, a mando de Otto Rotfeld, um jovem atraente, rico mas sem simpatia, o que fazia com que fosse um solteirão. Mas Rotfeld não estava procurando um destruidor brutal. Ele queria que seu golem fosse feita sob a forma de uma mulher e com curiosidade, inteligência e senso.

www.datuopinion.com

Durante a viagem de barco para Nova York, Otto sofre uma apendicite e morre, mas pouco antes ele fala as palavras que trazem sua criação à vida. Recém-nascida e sozinha, mas com uma capacidade de perceber as necessidades dos que a rodeavam, o Golem é solto em Nova York. Vagando ao redor, ela acaba encontrando um rabino recém aposentado. Ele a leva, mesmo tentando vencer o pré conceito de que os golens são criaturas destrutivas.

Não muito longe, em Little Síria, uma comunidade de imigrantes árabes perto da ponta sul de Manhattan, Boutros Arbeely, um ferreiro, recebe de uma cliente um vaso de cobre muito antigo para reformar. Ao tentar consertá-lo, ele é confrontado por um ser mágico, um belo arrogante e gênio sem roupa. Infelizmente para o gênio, apesar de ter sido libertado da garrafa, ele permanece preso na forma de um ser humano, preso através de um punho de ferro em seu pulso. Apesar da habilidade do ferreiro é impossível romper o ferro dos pulsos do gênio, sendo assim ele terá que se conformar em ser um humano.

onceuponatime.wikia.com

Ambas as entidades enfrentam desafios. O Golem, chamado Chava (que significa vida), nome dado pelo rabino deve lidar com o fluxo de desejos que assaltam sua consciência, desejos esses das milhares de pessoas ao seu redor. Ela deve aprender a manter sua identidade secreta. Isso inclui lidar com o fato de que ela não dorme, e que não é considerada certo para uma mulher jovem, ser vista andando pelas ruas da cidade à noite, mesmo que o seu propósito seja honroso. Como muitos imigrantes antes dela, ela é ajudada, aprende a cozinhar e consegue um emprego em uma padaria. Incapaz de sair à noite, ela assume a costura.

bookwormscientist.com

O gênio, acolhido pela ferreiro, ganha trabalho na loja, e logo fica evidente que ele tem muito talento com o metal, sendo capaz de aquecer e moldá-lo com as mãos nuas. O gênio também é desafiado a manter a sua verdadeira natureza escondida. Mas uma parte de sua natureza tem um lado negro. Ele foi ferido com uma coisa nova que ele encontra e uma coisa leva a outra. Chava, embora não muito atraente, torna-se objeto de interesse romântico para um bom rapaz.

É claro que, com o tempo, os dois encontrar uns aos outros, e é aí que a história decola. Não só existe magia na interação desses dois amigos, estranhos numa terra estranha, eles trazem profundidade ao seu relacionamento, adicionando ainda mais profundidade a este romance. Chava tem discussões de conteúdo rico com seu salvador rabino, sobre questões como por que as pessoas arriscar tanto para ter relações sexuais, ou se as pessoas precisam de um conceito de Deus para mantê-los de auto-destruição. Ela e Ahmad discutir as tensões do livre arbítrio vs a certeza da escravidão. Eles falam sobre o seu interesse em satisfazer os desejos daqueles ao seu redor, enquanto Ahmad está principalmente preocupada com a satisfação de seus desejos no momento. Uma grande parte da magia desta fábula é a forma como os dois começam em extremos e se encontram algum lugar no meio, crescendo e mudando, mas muito consciente de suas limitações.

bookwormscientist.com

Os dois encarnam, de certa forma, a experiência de imigrante. Chegando a um novo país, aprender novas maneiras, mudando de forma a se enquadrar, vindo a valorizar o que foi encontrado, a construção de uma vida. Mas o crescimento do caráter.

Há perigo em andamento. Mantendo o movimento de ação, temos não só uma olhada no passado antigo do gênio, um segmento fascinante e comovente, mas não há perseguição nessas ruas de paralelepípedo. Uma pessoa com má intenção está rastreando o cheiro de magia e sobreviver a este ataque é o principal motivo.

sandersonmoura.blogspot.com

Trata-se de uma fábula com duas pistas maravilhosas, com personagens extremamente ricos. O Golem e o gênio tem amor, dos pais e romântico, peso filosófico, uma imagem vibrante de um lugar e tempo, o equivalente a uma ação/aventura.

site: https://geeklivroseresenhas.blogspot.com.br/2016/09/golem-e-o-genio-de-helene-wecker.html

Rosana 13/09/2016

Fascinante
Um livro fascinante, uma narração perfeita contando a historia de dois seres mágicos diferentes um do outro que foram separados pelo destino, uma fantasia empolgante e diferente de tudo que já li, uma leitura fácil que você lê num piscar de olhos.