Um Conto Sombrio dos Grimm

Um Conto Sombrio dos Grimm Adam Gidwitz

Resenhas - Um Conto Sombrio dos Grimm

Owari 03/01/2021

Razoável
O livro é delicioso.Seus pontos ruins são por causa do narrador, que quer a todo tempo te impressionar.Isso é engraçadinho no começo, é fica meio irritante no final.De qualquer modo,parece ser recomendável a "Crianças maiores", nas qual ele avisa para colocarmos sob supervisão da babá.

Rafa Roseno 07/11/2020

Não consegui gostar desse livro. A forma de narrativa me fez lembrar de Desventuras em série (crianças enfrentando vários perigos e mantendo sua união acima de tudo, com um narrador dizendo o quão infeliz e desafortunadas elas eram), mas ao contrário desses 13 livros, esse não foi bem construído. Leitura cansativa e chata.

letty28 30/09/2020

A escrita de Adam Gidwitz é bem leve e fluída. O livro é facilmente lido em uma tarde.

Aimeé 01/08/2020

Leitura fluída...
Esses contos proporcionam uma leitura fluida, apesar das diversas interrupções realizadas pelo autor para explicações e expressões opinião...
Recomendaria leitura para um passa-tempo, sem necessidade de grande devoção a história...

Gamoon 17/02/2022

Eu os entendo, eu atendo
Livro simplesmente perfeito, a escrita impecável, os personagens maravilhosos, as controversas e o mistério, o visível amadurecimento.
E eu gostaria de falar de novo da escrita, QUÊ ESCRITA IMPECÁVEL
Definitivamente se tornou um dos meus preferidos

Flora Airbender 24/09/2020

Era uma vez dois irmãos se ferrando toda hora
Até a metade é bem chato depois fica melhor. Achei desnecessário todas as interrupções que o autor fez durante a história tentando ser engraçadinho mas sendo muito repetitivo. Outra coisa que me incomodou foi a falta de clareza por parte do autor em explicar o que realmente é essa história (uma releitura de João e Maria feito com outros contos dos Grimm, pelo menos foi isso o que eu entendi). A jornada de João e Maria é cheia de tragédias e violência mas com o toque de inocência dos contos de fadas. Esse é um livro que só serve para quem ama contos de fadas, como eu. Quem não é muito fã desse tipo de literatura não vai curtir muito pois o enredo é bem repetitivo (me lembrou Desventuras em série, dois irmãos andando para lá e para cá e enfrentando perigos). O que valeu foi o final que é bem bonitinho.
Silva 30/10/2020minha estante
O que dá a graça À história é o narrador intruso,e a única coisa dele ali são esses trechos,o livro na realidade e um compildo de contos dos grims,mas o autor adpitou para que joã e maria "andassem" por todos eles

naynull 14/12/2022

cara esse livro é muito gostoso de ler o jeito que o autor interage com o leitor é muito, as histórias são muito boas

Vi_bookr 06/04/2022

Um Conto Sombrio Dos Grimm
Macabro assustador o tanto que eu fiquei assustada não dá pra nem descrever a narração é perfeita a interação do autor no livro é maravilhosa tem umas partes que são muito fortes e que não são boas de ler

dan18 04/04/2022

muito bom
eu retirei esse livro da biblioteca da minha escola para ler por causa de um trabalho de português, e acabei me apegando na história, eu achei muito bom o jeito que o narrador aparece no meio das histórias para avisar algo ou outras coisas, sinceramente soltei algumas risadas sinceras.

Bea 13/03/2022

Simplesmente perfeito
O livro tem um ótimo senso de humor e personagens marcantes e cativantes, a narradora completa tudo, maravilhosa. Se você leu a menina que roubava livros e gostou da narradora, está aqui uma semelhante. A história causa uma grande imersão, te faz rir, faz ter medo e tristeza também. A Maria é muito forte e faz as coisas mudarem na narrativa, o que gostei muito. Caso você seja sensível a cenas fortes, recomendo que não leia pois elas existem nesse livro, caso não, acredito que vai ser a melhor coisa você ler ele. Recomendo SUPER!

Ucar 04/12/2022

É uma leitura rápida, com uma boa história, grandes aventuras e, que na minha opinião é a melhor parte, Tem comentários do narrador.
O livro é curto, e mesmo sendo um livro infantil, fala sobre assuntos bem.. fortes, por assim dizer.
A cada capítulo é uma nova aventura e um novo surto, a situação de Maria e João já é ruim e mesmo assim consegue piorar.
Acho que o livro acaba tendo uma mensagem de persistência "além das dificuldades, até o último momento, sempre conseguimos seguir adiante"

ViagensdePapel 22/10/2015

Você com certeza conhece a história de João e Maria. Bom, você provavelmente conhece apenas uma parte dela. Assim como diversos contos antigos que são contados até os dias atuais, João e Maria passaram por muitas adaptações ao longo dos anos. Muitos detalhes sombrios foram sendo pouco a pouco retirados e o que sobrou foram versões mais “softs” que podem ser contadas para todas as idades.

O autor americano Adam Gidwitz, neste livro Um conto sombrio dos Grimm, tenta trazer novamente os aspectos originais de João e Maria, escritos pelos Irmãos Grimm. Além de contar a narrativa por completo, Gidwitz adaptou a linguagem para os dias atuais e escreve alguns comentários pessoais sobre o que achou sobre os diversos capítulos do livro.

Não vou entregar muito sobre o que acontece com os nossos dois protagonistas, pois não quero acabar com a surpresa de ninguém. Porém, alerto aos futuros leitores que esperem de tudo neste livro, menos uma história infantil. Os obstáculos encontrados vãos muito além da “bruxa” na casa de doces. Nas primeiras páginas entendemos que os dois estavam condenados ao sofrimento muito antes de nascerem.

Aliás, ao dar-me conta de quantos fatos foram omitidos ao longo dos anos, fiquei refletindo o quanto o famigerado “politicamente correto” foi tomando conta do nosso cotidiano. Será que hoje realmente somos mais liberais do que as gerações anteriores? Ou será que estamos ficando conservadores demais? Não vejo uma resposta clara para estas perguntas, mas fica aí a reflexão.••.

Voltando à narrativa, apesar do lado macabro, os comentários de Gidwitz tem um lado cômico, quase como se ele estivesse ao seu lado lendo com você. Em vários momentos satiriza a inocência de ambas as crianças e ao mesmo tempo nos ajuda a vê-los não apenas como simples personagens, mas o lado humano de cada um deles.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/08/12/resenha-um-conto-sombrio-dos-grimm-um-conto-sombrio-dos-grimm-1-de-adam-gidwitz/

Adenilson 16/11/2021

É bonzinho
Apesar dos comentários e dos avisos desnecessários do autor, eu gostei, uma história bem diferente da que eu já conhecia, bem razoável...

kit kat 20/05/2015

"Afinal de contas, é nas zonas mais escuras da vida que se encontra a beleza mais iluminada e a sabedoria mais profunda."

Contos de fadas geralmente mostram personagens fortes que lutam contra forças do mal para, no fim, passar algum ensinamento moral. Essa suave e delicada receita pode ser encontrada nos clássicos contos de Charles Perrault, cujas histórias a Disney transformou em filmes e as popularizou por todo mundo do jeito como as conhecemos hoje, ou seja, com finais felizes e pouca violência. Entretanto, lá na Alemanha do séc. XVIII, dois irmãos escritores também dedicaram as suas vidas ao registro de antigas fábulas infantis, só que com um toque muito mais sombrio e sinistro. Esses eram os Irmãos Grimm e suas histórias inspiraram o autor Adam Gidwitz a escrever esse adorável livro, Um Conto Sombrio dos Grimm.

A história reconta a jornada de João e Maria, a verdadeira jornada, que começa bem antes do nascimento deles, mas que, por uma série de mal-entendidos e pré-julgamentos, levam os pequenos herdeiros do trono a fugirem do reino, acreditando que conseguem encontrar pais melhores que os seus. Assim, João e Maria se tornam parte de oito subsequentes contos que envolvem casas feitas de doces, andorinhas e magos assassinos e põem a prova a coragem, fraternidade e determinação de João e Maria até que eles alcancem a maturidade e o perdão necessários para voltar para casa.

Devo dizer que me diverti bastante lendo Um Conto Sombrio dos Grimm, antes até de sentir medo ou algo do tipo. Essa não é uma história de terror. Há aqui e ali umas decapitações, pequenos sacrifícios e passagens sangrentas, mas não é nada tão chocante quanto, por exemplo, a versão arcaica que eu ouvi de A Bela Adormecida (:O). Adam Gidwitz dosou a sua versão da história de João e Maria com humor, e humor é uma língua que as crianças entendem melhor do que qualquer um.

De longe, o que eu mais gostei foi o jeito como o Adam narrou a história: em terceira pessoa, com intromissões em negrito do próprio narrador, dialogando com os seus leitores de uma forma indagadora, provocadora e divertida, mas acima de tudo, confiante. A sensação que fica é a de proteção, de ter alguém que nos momentos mais assustadores vai fazer uma pausa relaxante para indiretamente mostrar que, não importa o que vier em seguida, você, como leitor, não estará sozinho. Então, não, não acho que esse livro irá provocar pesadelos em nenhuma criança.

Para os adultos, alguns acontecimentos podem ser previsíveis, mas isso não tira o mérito da obra. No fim, mesmo que o Adam jogue com essa abordagem mais sinistra e sombria, Um Conto Sombrio dos Grimm não deixa de se assemelhar aos usuais contos de fadas, com uma moral nas entrelinhas e um final feliz. Super curti o resultado, e como alguns de você já devem saber, eu tenho o costume de sempre ler os agradecimentos do autor - às vezes até antes de começar a ler o livro - e ler os agradecimentos do Gidwitz me fez gostar ainda mais desse resgate ao macabro quando ele diz: "...foi Gabe Howard que me ensinou, e ainda me ensina, a confiar que crianças podem aguentar o tranco. Independente de o que o 'tranco' seja."

site: http://www.bibliophiliarium.com/2015/05/um-conto-sombrio-dos-grimm.html