Toda luz que não podemos ver

Toda luz que não podemos ver Anthony Doerr

Resenhas - Toda Luz Que Não Podemos Ver

elycely 07/12/2023

Apenas leiam!
Estava há muito tempo em minha lista de leituras desejadas, mas só vim a ele realmente após ter visto a série lançada na Netflix. E é mais um daqueles casos em que o livro é MUITO superior à sua versão televisiva.
É uma história encantadora, sobre a beleza das coisas simples e a luz que não se pode apagar, mesmo nos momentos de maior escuridão da humanidade.
Como pode o cérebro criar tanta luz, se eles existe em tanta escuridão? Como pode Marie, uma criança cega, ter tanta luz em si, e criar tanta luz ao seu redor, quando imaginamos que vive em escuridão? Como pode na guerra, no holocausto, na violência, na injustiça, ainda perseverar a luz, e ser impossível de apagar o que há de melhor em ser humano?
"...É como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito".
Recomendo a leitura.

06/12/2023

Uma história linda, delicada e ao mesmo tempo potente!
O poder da comunicação, as diversas possibilidades de conexão a partir do rádio, da palavra, das histórias, do incentivo.
Marie é uma menina cega cercada de muito amor e força. Sua paixão pelo rádio a mantém viva em tempos de guerra - Segunda Guerra Mundial.
Emocionante os encontros que a palavra propõe.

Carolina Santana 06/12/2023

Mais que um favorito
Esse é um livro cheio de emoções. Mas principalmente mostra como a guerra impactou todos os lados e a vida de todos que viveram ao redor disso. Quero destacar aqui essa visão, que para mim é nova, de ver a visão das crianças na Alemanha. Werner e Jutta são personagens incríveis e acompanhar a vida deles foi o ponto alto desse livro para mim. A cada livro que eu leio sobre a Segunda Guerra, o sentimento de indignação aumenta. Como chegamos a esse ponto? E como ainda vemos traços que impulsionaram essa guerra nos dias de hoje? Essa história é fantástica e realmente merece o Pulitzer de ficção.

dami.cavalcanti 06/12/2023

O livro é muito sensível, trata de um outro lado da segunda Guerra. Personagens complexos, que são muito reais e traz uma pauta geralmente esquecida.

Só sinto que poderia ser melhor se tivesse dado um mapa geral também. No enredo tem-se um lado da história, mas outros lados, extremamente relevantes são quase completamente apagados, como se não houvessem existido.

Me parece um erro grande deixar de fora, quase que absolutamente, parte relevante da barbárie.

Ainda assim, recomendo demais a leitura.

O livro acerta demais em nos inserir na história, nas pequenas singelezas de viver, ainda que em situações obscuras. Reforça a relevância da cultura não apenas como lazer, mas como completude do que somos, do que nos conecta como humanos.

Mima 03/12/2023

Muito bom!
Li pra poder ver o filme e gostei muito. É de 2 GM mas tem uma vibe diferente e gostei muito dos personagens

Adriana 03/12/2023

Delicado
Em tanta tristeza, desgraça, surge a delicadeza!
Que coisa linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Apaixonante, lindo....

Larissa396 02/12/2023

Devastada
Nesse livro acompanhamos a história da Marie-Laure e do Werne. A história se passa entre os anos de 1934 e 1944. Marie-Laure é francesa e Werne é alemão.
A história ela vem e volta entre os anos, e com isso acompanhamos toda a trajetória dos dois. É de uma profundidade essa história. Podemos ver também o que uma guerra pode causar às pessoas.
Eu terminei a leitura com lágrimas nos olhos, como não vivemos nessa época da Segunda Guerra Mundial é difícil ver o quanto as pessoas perderam, como aquela época foi traumática para todos e como ela foi difícil em todos os níveis possíveis.
A leitura vale muito a pena, ela trata muito de amor, de escolhas e de resiliência.

Snowxmann 02/12/2023

O que você poderia ter se tornado ?
O que o gigante, o menino dos pássaros, o chaveiro, o tio avô, o que todos os outros personagens dessa história poderiam ter se tornado ? O que cada pessoa pode se tornar sem os infortúnios da vida ?
O que os pequenos que pereceram na guerra dos gigantes poderiam ter feito pelo mundo se não tivessem sido arrastados para coisas que não compreendiam?
Esse livro oferece visões da guerra, do povo afetado por ela, dos meninos que sonham com ela, que não compreendem o que ela é.
É um livro sobre os pequenos, não sobre aqueles que maquinam a guerra e assistem a distância, mas daqueles que são esmagados por ela, que matam e morrem sem saber o motivo.
Impactante, doloroso, poético,que oferece mais perguntas do que respostas, são apenas algumas coisas que esse livro é.

Naviskys 01/12/2023

Uma história linda em meio à guerra mundial
Perfeito, é um livro bem denso, adorei como foi feita a linha do tempo, os capítulos são curtos, cada personagem foi bem feito e escrito, um dos melhores livros que já li

Lua 29/11/2023

Sinto que venci uma guerra também... Para acabar esse livro
Tô com uma ressaca tão fudida esse ano que só de ter acabado este livro eu me sinto extremamente feliz. Eu gostei da história, mas acho que ler tão lentamente, fazer várias pausas atrapalhou bastante minhas experiência. Gostei muito do aprofundamento no aspecto psicológico dos personagens. Queria um pouco mais de romance confesso, mas eu já comecei o livro com baixas expectativas em relação a isso, justamente com a desculpa de ser um livro de guerra, e foi o que era pra ser, um livro sobre guerra, sobre pessoas que viveram e sobreviveram a ela, e como isso as afetou de todas as maneiras. Não senti uma conclusão tão boa sobre o mar de chamas fiquei meio ???? tá e oq aconteceu. Mas o livro não é ruim, apenas não é sensacional.
Me apaixonei por todos os personagens, e foi um desejo inssesante que eles permanecessem vivos, bem e juntos. É muito bom para refletir de certa forma como a guerra destrói tudo por onde passa.

Andreia 26/11/2023

Tudo o que não sentimos
Foi uma leitura meio cansativa, acho porque tem poucos diálogos durante a narrativa. O final foi muito triste e, para mim, a melhor parte do livro. Recomendo sim a leitura, mas não vá esperando um livro de leitura rápida. A história foca nos sentimentos e pensamentos dos protagonistas, a obsessão de um homem por uma pedra e fala pouco sobre a guerra.

Gabs 25/11/2023

Confesso que esperava mais
O livro é muito bonito, as personagens são muito bem construídas, porém a narrativa é bastante enroscada. Sinto que esse livro poderia ter pelo menos 200 páginas a menos e seria muito melhor escrito.
De qualquer forma, é um livro legal que se passa na Segunda Guerra com um enredo emocionante e uma heroína atípica. Ansiosa para assistir à minissérie da Netflix.

Jeh 17/11/2023

Sei nem o que dizer!
Poxa, pensei que fosse gostar mais... não me entendam mal. É um ótimo livro, amei as descrições, principalmente quando feitas por ou para Marie-Laure, mas esse final... Não esperava por ele de jeito nenhum.
Sei lá... parece que não casou com o restante da história. Fiquei frustrada, com um sentimento de: é só isso? Não tem mais?
Mas foi um boa leitura. Me prendeu bem, até que a acabou.