A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma Yangsze Choo

Resenhas - A Noiva Fantasma

Camille.Pezzino 26/03/2021

RESENHA #149: SER-VIVA NA MORTE
Você acredita em vida após a morte? Desde os antigos egípcios, essa é uma crença comum: de que, após os dias vividos na terra, você será encaminhado para um julgamento e, depois, poderá continuar sua jornada pelo mundo dos mortos. Outras culturas e mitologias manifestaram crenças similares, como os persas e os gregos.

Na cultura oriental, mais especificamente malaca-chinesa, apresentada na obra de Choo, não é diferente. A cultura chinesa se consolidou fortemente nos lugares que hoje conhecemos como Malásia e Cingapura, embora houvesse misturas locais com a cultura europeia; e é nesse espaço que a obra A Noiva Fantasma amarra sua trama e define os seus laços histórico-sociais.

A primeira informação que chama atenção na história contada por Choo é o fato de a cultura em destaque não ser a que costumamos vislumbrar e sim, uma vertente muito similar à cultura praticada na China. Em seguida, aos poucos, conhecemos um pouco desse universo mitológico e das múltiplas crenças que, em 1893, uma pessoa – numa cultura extremamente miscigenada entre oriente e ocidente – podia ter.

Dessa forma, muito de historiografia, geografia e antropologia é utilizado no decorrer da narrativa publicada, traduzida e editada pela Darkside. Choo não economiza espaço no momento de explicar a história cultural de Malaca e também das suas relações com o continente europeu e asiático, fazendo de seu livro, ao meu ver, uma fantasia histórica muito similar a Golem e o Gênio, trazido para o Brasil pela mesma editora.

Tanto quanto a obra de Wecker – Golem e o Gênio –, a trama de Choo foi uma aposta muito acertada, justamente pelo fato de ter um enredo muito bem elaborado e amarrado. Assim, é possível encontrar um misto de informações reais – históricas – e fantasiosas – provindas da crença popular do povo daquele período – conectadas à imaginação da autora.

Além desse grande atributo, A Noiva Fantasma conta com personagens coerentes com seu passado histórico e também social. Por exemplo, é crível que um rapaz mimado queira se vingar do seu primo charmoso; a menina repleta de cultura e educação voltadas às figuras masculinas de seu tempo, capaz de ler e escrever, seja ingênua por falta de vivência de mundo; o pai desolado pela avaria de uma doença perca o que pode ou não pode nos negócios; a amah, que perdeu os amores da vida para a morte, agarrar-se às crenças populares e a religiosidade. Todos os personagens possuem sua verossimilhança numa excelente construção e caracterização. Embora, por vezes, possam soar maniqueístas, eles não o são.

SAIBA MAIS EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-149-ser-viva-na-morte/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-149-ser-viva-na-morte/

Davi Asafe 24/03/2021

Fantasma
Livro que criei expectativas e acabei me frustrando. Mas o final começa a trazer mais curiosidade, porém... enfim kkk mas a primícias é ótima, um contato com outra cultura em nosso acervo, fiquei muito satisfeito com o conceito e ideiais da prova.

Ivy 16/03/2021

A noiva fantasma e um bom livro, ou melhor, ótimo livro para aqueles que querem conhecer outras culturas a qual são dificilmente mostradas.

A temática em questão é envolvente, conhecer um novo mundo a qual nunca era dito, conhecer costumes a qual de início, pode estranhar, as vezes uma mistura entre espanto e choque. E com uma leitura fluente, você nem percebe as páginas voando! Você sempre pensa, qual será a próxima encrenca que a protagonista vai se meter? O que mais de novo vai aparecer?

E isso que esse livro vai te entregar! Uma história envolvente, que me trouxe aperto no coração no final.

Paloma Hoover I @palomalivros 16/03/2021

Culturalmente rico e cheio de magia!
Esse livro me surpreendeu. Logo de cara preciso dizer que fui sem expectativas, que realmente não esperava nada, até porque não sabia bem sobre o que se tratava. Sabia apenas que era um livro de fantasia.

O quanto ele me surpreendeu? Em tudo. A escrita da autora é impecável, descritiva na dose certa pra fazer com que a gente se sinta dentro da história, mas sem ser enfadonho e cansativo.

A ambientação é incrível, se passa em torno de 1800 em Malaia - território que hoje seria mais ou menos a Malásia. Como houve colonização britânica e forte imigração por conta de seu famoso porto, a cultura é extremamente diversa e muito rica. É uma mistura de culturas chinesa, portuguesa, inglesa e local da própria Malaia.

Alguns desfechos até podem ter sido um tantinho previsíveis, mas a história é tão linda e tão mágica que isso não me incomodou nem um pouco. É sobre uma garota descobrindo que as coisas não são o que parecem ser, que a gente não se apaixona por quem deveria se apaixonar, e que uma aventura pode mudar completamente a vida de alguém.

Além de tudo isso, tem um enredo político bem interessante sobre "o além", e mostra como a corrupção pode chegar até no mundo dos mortos para quem tem dinheiro e pode pagar.

Simplesmente sensacional. Estou verdadeiramente encantada, e já quero ler tudo dessa autora.

site: instagram.com/paginas.gastas/

Nicole710 08/03/2021

Fascinante
Achei muito fluído, amei a escrita. Me encantei, me surpreendi e me apaixonei por essa leitura. Muito envolvente e com uma história diferente e divertida.

HikariHime 12/02/2021

Imprevisível e Intrigante
É um livro incrível mesmo, eu quase nunca conseguia prever o que vinha em seguida, o que o tornou bem cativante. Dá pra perceber que a autora pesquisou bastante sobre a história e cultura malaca, trazendo assim vários aspectos e informações interessantes, bem como fez bom uso da criatividade. Única coisa que me incomodou um pouco foi o desenvolvimento do romance que poderia ter sido um pouco melhor trabalhado. Ainda assim, foi satisfatório o suficiente. Leiam, é muito bom!

Laur 04/02/2021

uma história completamente viciante que te faz pensar muito sobre a vida, a morte e principalmente sobre as pessoas pela quais somos supostamente destinadas e como há pessoas más até depois de sua morte.
uma história de amor que te trás um grande conhecimento sobre outra cultura e que te prende do início ao fim, simplesmente perfeito

Nnamzloh 04/02/2021

???
Gostei é diferente, é uma aventura histórica, cheia de ideias de como a morte é retratada em outras culturas e o romance te leva refletir entre amor,como descrição de outro lugar,recomendo pão na chapa com manteiga e belo copo de suco.

nat_andrade 28/01/2021

Foi uma leitura bem diferente e inovadora, com a cultura chinesa sendo usada de forma interessante no enredo e acontecimentos. Terminei com a sensação de que foi um livro bom, mas que me deixou entediada em quase toda a leitura. Talvez um dia eu releia com outros olhos.

Rosangela Thomaz 26/01/2021

A Noiva Fantasma - Yangsze Choo
A noiva fantasma é
um livro interessante, por motivo de falar de um ritual oriental, de casar os mortos com os mortos ou os mortos com os vivos. Parece estranho para nós, mas os chineses tem uma concepção diferente sobre os espíritos! E a história toda se passa sobre o casamento da nossa mocinha, com o noivo defunto. Realmente é um livro que nos leva a outro mundo! Eu indico!

Ju Duarte 23/01/2021

Um encontro com outra cultura
Um livro muito interessante para se ter contato com a cultura oriental, e principalmente, chinesa.
O livro em algumas partes é meio arrastado mas é interessante ver outra perspectiva sobre a vida após a morte.

ElaManoela 22/01/2021

A Noiva Fantasma - Yangsze Choo
Adorei a mistura de terror, fantasia e romance!
Gostei muito de conhecer mais sobre a cultura chinesa também.
Em algumas partes a leitura dá uma certa empacada, em outras, voa.
No geral, é um bom livro :)

Daniel.Silveira 22/01/2021

De outro mundo!!! ?
Foi incrivel acompanhar a Li Lan em toda essa jornada, que de começo achei se tratar de puro romance mas fiquei chocado quando a história ia nos aprofudando toda aquela diversificação da cultura, é simplesmente mágico, não sei vcs mas reparei pedaços de diversas religões pelo mundo e isso deu uma ar tão único na leitura que é de chocar todo mundo. Com certeza entrará para meus livros preferidos, meus agradecimentos a uma pessoinha muito especial que recomendou o livro u.u ?

Renata 21/01/2021

Um mergulho numa cultura totalmente diferente, foi interessante conhecer um pouco mais sobre suas crenças e valores.

Me decepcionei um pouco com a heroína, mas talvez reflita apenas a imaturidade de uma moça de 18 anos? Parecia mais uma adolescente apaixonada pelo integrante de ?boys band?...