A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma Yangsze Choo

Resenhas - A Noiva Fantasma

Bruna 02/10/2022

Saí da minha zona de conforto
Esse livro foi uma indicação que eu relutei muito pra aceitar mas ainda bem que eu aceitei! Que livro incrivel! A construção da historia me prendeu de uma forma que eu não conseguia parar de ler. Toda a questão cultural foi fascinante e foi o que mais me prendeu.
Só não dei 5 estrelas pq o final não foi exatamente o que eu esperava, mas com certeza recomendo esse livro. Tem uma série na netflix que é bem diferente do livro mas eu também gostei.

Ale 27/09/2022

Resenha A Noiva Fantasma
Uma das minhas leituras do mês de agosto, faz parte de um desafio pessoal de ler diferentes autores. Estava "passeando" pelo instagram quando me deparei com o grupo LiterÁsia que tem como proposta ler autores asiáticos.

O continente asiático tem ao todo quarenta e nove países, ou seja, tem muito autor por aí...

Minha primeira leitura do clube, já estava na minha listinha infinita e foi uma leitura deliciosa, riquíssima...Yangsze é uma romancista malaia e lógico que durante a leitura vamos conhecer um pouco das tradições e nos surpreender com essa cultura tão diferente da nossa.

Nessa história vamos encontrar um pouco de tudo, romance, fantasia, drama...Nossa protagonista divide os holofotes com personagens secundários, que vão amarrando a trama, deixando a história fechada, mas, prontinha para um segundo volume...

" Certa noite meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma..."

Vamos conhecer a jovem Li Lan, uma jovem malaia...Sua família antes gloriosa, esta passando por grandes dificuldades financeiras, tudo começou com a morte da mãe, seu pai para fugir da tristeza viciou-se em ópio, contraindo inúmeras dividas... Tudo isso coloca o futuro de Li em uma grande roubada, pois, seu pai vai prometer a sua mão a um jovem de família poderosa, riquíssima, mas, esse jovem já morreu...

Proposta absurda, mas, acreditem isso era real ou é real...Faz parte da cultura asiática, o casamento era oferecido para tranquilizar o espirito enfurecido e também servia para dar garantia a esposa, que talvez como Li Lan estava em decadência, sem perspectivas de um futuro...

A história é dividida em três partes: A primeira parte teremos uma história de fantasma. Li Lan será assombrada em sonhos pelo seu futuro noivo. Na segunda vez o amadurecimento da nossa protagonista e a terceira nossa protagonista irá lutar para salvar sua alma, seu espírito, decisões importantíssimas, que podem afetar sua família também...

Preocupada com o pai, Li Lan resolve conhecer a família do suposto noivo...O estranho é que após essa visita, Li Lan será assombrada em seus sonhos pelo seu futuro noivo....Assustada, Li acha que esta enlouquecendo...

Resolve contar para Amah, uma espécie de dama de companhia. Amah supersticiosa ao extremo, fica desesperada e juntas vão procura uma vidente, na esperança que essa faça algo para que o fantasma deixe sua menina em paz...

Minha opinião:

Adorei a leitura, foi uma imersão na cultura Malaia do século XIX, diferente de tudo o que costumo ler...

Vou continuar participando do grupo, curiosa para conhecer outros autores e saber se essa mistura de tradições, superstições é uma características desses autores...

E você Tá Lendo?

site: https://blogtalendo.blogspot.com

Malu 24/09/2022

Me irritei várias vezes na história com a protagonista pq achei ela imatura e meio burra. Mas toda a parte sobre o mundo dos mortos é legal e interessante.

Wania Cris 14/09/2022

Você não sabe o quanto caminhei pra chegar sei lá onde...
Eu tinha apenas uma vaga ideia sobre o que seria esse livro, mas fui bem surpreendida. Logo no início a estória seguiu rumo diverso do que eu imaginava e daí em diante só me deixei levar.

Li Lan é uma jovem cativante. Órfã e carente de mãe, vive em dúvida sobre como agir e isso a leva a tomar decisões levianas. A forma como a autora conduz a narrativa nos faz amar e odiar as personagens com a mesma intensidade. Às vezes ao mesmo tempo. Fiquei encantada com Tian Bai, mas também o achei enfadonho. Lim Tian Ching, por sua vez, é detestável do início ao fim.

Esperava um livro de terror, mas recebi uma fantasia muito bem construída. Mesmo andar pela Planície dos Mortos pode ser empolgante.

A tradução de Leandro Durazzo é envolvente e as escolhas de palavras é bem confortável.

A edição da Darkside não traz surpresa alguma: linda por fora, mal diagramada por dentro. Chega a ser absurdamente cansativo passar tanto tempo na mesma página, mas é isso que acontece quando se usa uma uma fonte tão diminuta.

Recomendo a leitura pra quem gosta de terror, pra quem gosta de fantasia e pra quem está com os exames oftalmológicos em dia.
Rodrigo 14/09/2022minha estante
Ganhou um coraçãozinho só por causa do exame oftalmológico

Wania Cris 14/09/2022minha estante
Darkside acaba com minhas retinas...

Ellie 04/09/2022

A Noiva Fantasma é um encontro de A Viagem de Chihiro com o Oceano no Fim do Caminho.
É um livro de fantasia com aspectos culturais riquíssimos, inclusive, pausa pra elogiar o tradutor porque esse com certeza foi difícil de traduzir.
Não é um livro de terror, é um romance com fantasmas e uma imersão na cultura chinesa.

OssosDePapel - Instagram 01/09/2022

Não faz o meu estilo, infelizmente, e não é nada do que eu esperava. Eu queria mais elementos culturais dos povos que habitam o sudeste asiático. Entretanto, reconheço que a narrativa é agradável; é um romance confortável e original. Talvez seja mais juvenil também. Eu adoraria ver a história no cinema, possivelmente em uma animação.

Marcos 24/08/2022

DARKLOVE sendo bem representada Em A Noiva Fantasma
Imagina seu pai perguntando se aceitaria noivar com alguém que já morreu?!

Se passando em 1893, Li Lan que é uma jovem bem instruída mora em uma casa que está beirando um declínio financeiro e tem suas perspectivas de vida abaladas. Então surgi aí uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Porém, há apenas um detalhe: seu pretendente está morto.

O casamento arranjado com o herdeiro da família Lim não é incomum, exceto o fato de que o noivo está morto. Li Lam começa a acreditar que para manter a estabilidade de seu lar ela terá que abrir mão de sua liberdade e, talvez, de muito além disso.

Fiquei bem surpreso ao pensar que por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda existam e tal pratica ainda possa não ter sido totalmente banida da cultura asiática. Imagina um casamento usado para "tranquilizar" um espírito?! Uma tradição que na minha opinião é muito irrealista e macabra.

Me emocionei com a história da Li Lam e fiquei comovido por ?sentir? todo o peso em suas costas, sendo ela a única que poderia salvar a família da pobreza. Tendo que se sujeitar fisicamente e emocionalmente por tudo que está sendo planejado. E é tão brutal toda esta realidade. Mas sobre tudo, em A Noiva Fantasma Li Lam reage determinada e com muita inteligência, demonstrando uma habilidade impressionante ao lidar com os contratempos pelos quais passou.

Se juntam a Li Lam como uma boa protagonista ótimos personagens secundários, que, apesar de estarem ligados aos seus estereótipos de bem e mal possuem relevantes caminhos oportunos para o florescimento de Li Lam na história. Amei todos os personagens deste livro.

A Noiva Fantasma é um livro de luta constante, de crescimento e amadurecimento e trabalha bem vários gêneros juntos: fantasia, romance, suspense e drama são mesclados à bagagem cultural e religiosa como presença constante no cenário e vida dos personagens.
Estou criando um gosto de me aventurar por livros passados em países asiáticos, que me levam para situações fora do meio em que vivo. A experiência literária vai muito além da fantasia. Acho que toda a história acabou criando um sentimento de empatia.

A Darkside trouxe neste livro a essência do seu selo DARKLOVE.

Sobre a autora Yangsze Choo que é descente de Malaios escreveu este que é seu primeiro romance o que me deixou ainda mais ansioso pra ler o próximo livro dela chamado A Noite do Tigre.

E quero acrescentar também que o livro ganhou uma serie na Netflix e apesar de não ter terminado ainda estou gostando e também vi bons comentários.

adrievianna 23/08/2022

Um universo espetacular
No início achei esse livro um pouquinho maçante. Não sei dizer se foi pelo fato de eu ter acabado de ler um livro incrível e isso ter me dado uma ressaca literária, ou por ter achado a escrita da autora muito detalhista e um pouquinho arrastada, ou até mesmo pelas duas coisas. Demorei mais de um mês pra retornar a leitura, e ainda bem que retornei porque o livro é incrível!

Realmente a escrita da autora é bem detalhista, mas depois que você se acostuma com isso, você é transportado pra um universo espetacular e único! O livro foi completamente diferente do que eu imaginava que ele seria, e eu fiquei muito grata por isso. A riqueza de detalhes me transportou por lugares e culturas únicas!

Achei um pouquinho abrupto a forma como o livro terminou, mas só porque eu esperava que acontecesse novamente um outro encontro
específico. Fora isso, o livro é perfeito!

Priscila322 11/08/2022

Um suspense fascinante
Um suspense fascinante, uma história a ser desvendada muito bem escrita. A noiva fantasma mistura suspense com um romance em segundo plano muito interessante e lindo de se ver.
Li lan se vê jogada em uma realidade nova, assustadora e encantadora ao mesmo tempo, desvendando o mistério que pode salvar o seu futuro ou condenar a sua eternidade.
Este livro tem muito de novel chinesa em sua caracteristica e isso é sensacional. Amei ler e acompanhar esta história, poderiamos ter um episódio de amorzinho, mas não perdeu a graça e a beleza da leitura.

Natasha.Suzuki 31/07/2022

PERFEITO
Não tenho palavras para descrever essa obra prima, que livro! Me apaixonei pela história, pelos personagens, pela cultura da Malásia, o livro te transporta e você passa a viver uma aventura junto de Li Lan, a prota, aliás, que protagonista maravilhosa, só passa perrengue, coitada kkk

O livro é dividido em 4 partes, então é fácil se localizar e achei bem legal essa organização, são 300 e tantas páginas, então é razoavelmente rápido, pelo menos eu li em poucos dias, a edição da Darkside é um show a parte, nesse caso, se julga um livro pela capakkk, pois a história é sensacional e a edição é belíssima.

PS: Se nunca leu nada com a cultura asiática, ou qualquer outra, talvez você fique perdido, por quê para aproveitar essa leitura é necessário entrar de mente aberta, sem julgamentos de uma cultura completamente diferente.

A história é narrada por Li Lan, uma das protagonistas mais curiosas e corajosas que já li, que está prestes a completar 18 anos em uma cidadezinha pequena na Malásia, em 1893, a coitada passa por problemas financeiros devido aos péssimos investimentos de seu pai, que após o falecimento precoce de sua mãe se torna um viciado em ópio, e o que antes era uma casa cheia de servos e agitação se torna uma casa grande e vazia, onde apenas sua amah (espécie de babá/criada), o cozinheiro (Velho Wong) e uma criada mantêm a casa funcionando.

Um dia, porém, uma notícia ótima parece chegar a casa deles, um casamento, contudo, como nada na vida de Li Lan é fácil, este seria com o filho único da família Lim, a família mais proeminente da cidade, o problema? Ele morreu há pouco tempo, mas sua família insiste para que a jovem aceite.

Esse casamento resolveria todos os problemas financeiros dela, mas ela recusa, achando a situação extremamente enfadonha e bizarra, e apesar do seu pai achar a oferta tentadora, Li Lan tem o apoio se sua Amah, uma idosa supersticiosa que cuidou dela desde que nasceu e mais parece uma segunda mãe do que criada, que acredita que casar com mortos dá azar.

Passado algum tempo desde a proposta, a família Lim (do falecido) convida Li Lan e sua amah para jogar mahjong, a jovem não sabe jogar, mas vai mesmo assim para assistir as senhoras ricas jogarem (e aproveitar para bater uma boquinha, já que sua situação financeira não permite), lá conhece Tian Bai,(jovem por quem nutrirá uma grande paixão ao longo do livro), o confundindo com um criado que conserta relógios, se interessando a primeira vista, no final da reunião, a mãe do falecido jovem mestre e primeira esposa do chefe da família dá uma desculpa qualquer e pede a fita de cabelo de Li Lan, mano, começa aqui o fim da paz de Li Lan, pois através dessa fita Tian Ching (o jovem mestre morto) consegue invadir os sonhos dela e coitada, esse personagem é grudento e miserável, o tanto de tormento que ele inflige a ela não tem tamanho, ele é bem chato e stalker e conduz sonhos feitos de papel (na Malásia se queima oferendas de papel, acreditando que cheguem aos entes queridos que faleceram, junto a dinheiro funerário), onde o luxo se mistura com o fúnebre e aterroriza a pobre coitada.

Bem, se falar mais é spoiler brabo, mas a história de amor de Li Lan é demais, bem surpreendente e divertida, o romance é slow-burn e bem construído sendo uma leitura incrível e que recomendo muito! Vale muito a pena.

Let.Vizi 28/07/2022

Um dos meus novos livros favoritos!
A Noiva Fantasma se tornou um dos meus livros favoritos, com toda certeza. A profundidade com que Choo Yangsze nos introduz no mundo espiritual da cultura chinesa é de se admirar, e eu só tenho elogios a esse livro inteiro.

Ele começou em um ritmo, e terminou completamente diferente do que a trama parecia indicar. Foram tantas surpresas boas durante a história, que por vezes eu ficava inquieta acreditando que tomaria um rumo que eu não gostaria, quando na verdade o livro caminhou lentamente para o melhor e mais gratificante dos finais.

Eu fui de desgostar da protagonista para adorá-la, e até me identificar um pouco com ela. Momentos da história fizeram meus olhos se encherem de lágrimas, e para ser completamente honesta, a narrativa é tão encantadora que eu queria apenas viver naquelas páginas, sem que elas nunca terminassem.

Se fosse comentar um ponto ruim, a única reclamação que teria a fazer é em relação à primeira parte do livro. Não é ruim, longe disso, mas é bastante lenta. Conforme se avança no livro, contudo, percebe-se que é uma construção necessária para nos aproximaramos o suficiente dos personagens, que nas próximas partes acabam ficando em segundo plano em relação aos novos aspectos da obra. É importante lembrar, também, que a obra se passa na Malásia de 1893, quando ainda era Malaia, colonizada pelos ingleses, então é possível ver influências ocidentais na sociedade representada, além de impressões referentes à época.

A Noiva Fantasma é decisivamente um livro ao qual eu voltarei pra uma segunda, terceira e talvez até quarta lida.

(Posto resenhas no Instagram tbm, caso queiram acompanhar @lvl_leituras)

Jaqueline.Saraiva 22/07/2022

Ganhei esse livro de uma amiga em um amigo secreto de 2021.Eu amo os livros da Darkside por várias razões: qualidade do material, com a preocupação com os mínimos detalhes e com a riqueza de informações que vem com o livro. Além disso, as escolhas são perfeitas.
A autora é descendente de malaios. Malaia corresponde a atual Malásia, país asiático e nossa história se passa na cidade portuária de Malaca.
Li Lan é uma jovem criada por seu pai ao qual não é adepto à crenças populares e muito menos superstições que muitos malaios tem acerca do mundo espiritual. Eles estão passando por dificuldades financeiras e um dia seu pai apresenta uma proposta de casamento que ela recebeu de uma família rica e tradicional, mas, uma leve questão: o noivo está morto.
A história se desenrola entre mundos dos mortos e os vivos, com toques de humor, mistério e romance. Será que ela se apaixona pelo morto? A autora teve uma sacada para nos envolver usando elementos das crenças religiosas, principalmente de origem chinesa. O engraçado é que Malaca tem uma mistura de crenças: cristianismo, islamismo, hinduísmo, taoismo então pensa como uma pessoa vê essa questão da morte permeio à tantas possibilidades.
Tenho lido cada vez mais autores de diversas culturas, mas no que tange aos romances ainda sigo as hypes americanas e simplesmente amei esse romance!