A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma Yangsze Choo

Resenhas - A Noiva Fantasma

Isa 18/07/2022

Me tirou de uma ressaca literária
Descobri esse livro por um clube do livro que participo e pela sinopse e resenha decidi ler. Tava meio receosa por estar em uma ressaca literária mas não tive problemas. A narrativa é super fluída, não demora a começar os mistérios e acontecimentos de forma que rapidamente nos envolvermos com a trama.

Eu sou suspeita pra falar porque já sou viciada em cdramas e livros de fantasia chineses, então absolutamente amei ver um pouco mais do mundo dos mortos da cultura chinesa, das crenças e tal. E aprender um pouco de história e geografia sobre a Malásia também haha

Eu amei demais o casal principal.
Amei o Er Lang.
E a história como todo.

Agora os pontos que me fizeram não dar 5 estrelas.

1-Algo me incomodou na montagem da história, não sei explicar, mas tenho uma sensação de que faltou algo, na narrativa ou desenvolvimento ou estrutura da trama.

2-Li Lan também teve o mesmo problema, faltou algo nela que me fizesse realmente gostar dela, não desgostei mas ela não se destacou como heroína pra mim, não sendo muito diferente da maioria das protagonistas de fantasia YA, até mais "fraca" que muitas. Mas ela teve um bom desenvolvimento pessoal.

3-O final não é exatamente em aberto mas eu prefiro finais mais fechadinhos, e termina tipo "me decidi e vou fazer isso e aquilo" e a gente sabe que ela vai fazer mas não vermos ela fazendo porque termina antes.
Foi um final bom, apesar de não ser 100? satisfatório por isso, mas é final feliz e do plot principal tudo é fechadinho e resolvido.

4-Não há uma briga/confronto final. É basicamente ela tentando se salvar e se salvando, o resto se resolve meio que "off screen" ou nesse caso off pages, ou seja longe de nossos olhos, feito por outros personagens que não a protagonista, sem ser mostrado, isso acho que influenciou ela ser um dos motivos pela nota mais baixa. Porque não sentimos ela sendo forte, realmente lutando e sucedendo, ela conta mais com ajuda e circunstâncias do que com a própria força ou inteligência ou planos.

Pra quem tá na dúvida, apesar da premissa e título fazer parecer ser um livro de terror, ele é muito mais uma fantasia YA, tendo como tema, um tema sombrio como a morte.
É bom, ótima narrativa e história, e apesar de romance não ser o foco eu amei demais o romance no livro, shipei e shipei certo?

Agora vou ver se dou uma chance a adaptação ou não.

Laurenice.Caprini 08/07/2022

Fantástico
Amei a escrita da autora , muito fluida , bem cinematográfica! Li com o coração acelerado, do jeito que eu gosto.
Gostei muito de conhecer um pouco da cultura malaia e achei que mesclou super bem a ação, o sobrenatural e o romance. Amei os diálogos entre Li Lan e Er Lang. Apesar do foco estar nas crenças orientais, também fez menção , de forma modesta, sobre a igreja católica anglicana .
Uma história de fantasia, mesclando a cultura tradicional de uma época remita mas com uma roupagem totalmente contemporânea.

Bandeira.Crutt 08/07/2022

A NOIVA FANTASMA
Eu achei muuuuito parado, o tipo de escrita era muito confuso, algumas pessoas podem gostar do tipo de suspense que o livro faz com o mundo espiritual, mas eu achei muito forçado , como se as ideias fossem fluindo do nada na cabeça d(o) autor e as coisas não se interligação muito umas com as outras.
Mas a leitura deste livro é muito pessoal, conheço pessoas que amaram o livro e outras não.

Bruna Chaves 06/07/2022

Perfeito ??
Como eu amo esse livro! Reli nessa edição nova lindíssima (mas que não mudou o conteúdo) e lembrei porque amo tanto essa história. Você termina o livro morrendo de saudades dos personagens, querendo mais aventuras, o romance te fisga, a autora faz você imergir na cultura, ai é simplesmente perfeito! Ansiosa pra ler A Noite do Tigre e ver o que a autora fez em sua nova história

clarinha | @mundi_livros 16/06/2022

Uma leitura Tranquila
Sabe aquela necessidade de devorar um livro porque os acontecimentos são simples sensacionais? Não senti isso nesse livro.
Mas essa é de longe uma história monótona, mas achei seu ritmo um pouco lento. Além disso, acho que a história poderia ter fácil mais umas 10 páginas apenas para que a cena final fosse melhor desenvolvida.
Gostei muito das referências e superstições que compõem a história, tudo é muito bem explicado.

Mayara945 27/05/2022

Diferente
Comecei a leitura desse livro acreditando se tratar de um drama familiar, depois pareceu um livro de suspense, perpassando pelo terror, para no final ter cara de fantasia. Mas tudo bem. Aproveitei a leitura mesmo assim.

Conhecemos a história de Li Lan, uma jovem que recebe uma proposta de casamento um tanto inusitada: um jovem morto. A família propõe um acordo entre as famílias, que beneficiaria muito a família da protagonista, uma vez que seu pai está a beira falência, afundado em dívidas e no vício do ópio.
Ao longo da trama, vamos entendendo o porque desse acordo e vemos a luta da jovem para se livrar do noivo inconveniente e ainda conseguir salvar sua família da miséria.

O mais interessante para mim nessa história foi, sem dúvidas, conhecer um pouco mais da cultura e dos costumes chineses, suas crenças e sua forma de ver o mundo.

Manu 19/05/2022

A melhor parte desse livro para mim foi, literalmente, o final com as explicações e inspirações culturais.

Infelizmente, a história não me instigou a voltar a ler, não me senti curiosa ou me importava com o que aconteceu com os personagens.

Achei que em alguns momentos a autora não soube explicar e descrever muito bem suas ideias, assim, parecendo muito ilusório.

Enfim, foi uma leitura pouco marcante e nada memorável.

Dâmares Liberato 07/05/2022

O livro é bem diferente do tipo que estou acostumada, mas a leitura foi bem fluída e interessante.
A escrita da autora me prendeu e a cada capítulo ficava na expectativa para saber os próximos acontecimentos, porém o final pra mim deixou um pouco a desejar.

Fernanda 06/05/2022

Envolvente
É a típica leitura viciante. Para alguém que ama a cultura religiosa asiática, é um deleite, mesmo com as licenças poéticas q a autora faz pra trazer o insubstancial para o material.
É fantástico. A série de TV é um desserviço pra essa obra, que é tão boa no drama e na aventura. Eu não consegui sequer terminar o primeiro episódio, não sei como a autora deixou fazer tal atrocidade.
Eu só tenho um porém quanto ao livro que poderia ter sido um 5 estrelas: final fraco. Até um pouco patético... parece q a editora tava dando pressa pra ela publicar ou algo assim, pq parece rushado, é estranho finais "e provavelmente acontecerá assim". Desculpa se isso soa como spoiler, mas não é. É só um fato de um final não satisfatório.

Er Lang melhor personagem. A protagonista volta e meia parece q tem 13 anos. Isso irrita um pouco, mas dou desconto por ser de época.

Cah_Censi 02/05/2022

FAVORITEI!
Mal pude esperar para vir aqui contar para vocês sobre esse livro incriveeeel que eu amei demais!
Bom, falando um pouco sobre a história, A Noiva Fantasma é uma imersão a cultura chinesa do século XIX. Onde, além de conhecermos um pouco mais sobre as crenças e tradições deles dessa época, também teremos a oportunidade de vislumbrar um pouco da adaptação de descendentes chineses em Malaca– em 1893 – (atual Malásia e Cingapura) onde interagiam com outras culturas de povos europeus.
O que para mim, foi um grande destaque, é exatamente essa perspectiva cultural/ tradicionalista que envolveu a trama em um cenário “além-túmulo” cheio de desafios e aventuras – até para os mortos -, onde nem mesmo os níveis mais baixos do inferno escapam das garras da corrupção.
Tudo começa com Pan Li Lan recebendo uma proposta de casamento inesperada de uma das famílias mais influentes da Malaia. O detalhe é que seu futuro noivo – o herdeiro da família – Lim Tian Ching - já está morto.
Uma série de infortúnios leva Li Lan a cogitar esse enlace, mesmo sendo uma prática já banida da cultura chinesa nessa época, além de ser considerado um mau agouro só de se falar nisso.
Mas calma, ainda tem muito enredo! E entre um amor proibido, tragédias, traições, escândalos vindo à tona, e muitas superstições, Li Lan ainda terá que cruzar o limite entre o mundo dos vivos e o dos mortos para encontrar respostas e a salvação para ela e para sua família, acompanhada de uma figura para lá de interessante rendendo muitos fôlegos perdidos.
Enfim, esperem por mistérios, personagens bem trabalhados, muitas curiosidades culturais, fantasias e romances.

P.S: O desfecho desse livro... ai gente. AINDA NÃO SUPEREI!

A escrita dessa autora é leve, riquíssima, de uma sutileza e graciosidade que me encantou profundamente. Certamente minha wishlist terá todos os títulos que ela publicar.
Curiosidades sobre esta edição:
- No final terá uma página ensinando a fazer tsuru/origami e ainda terá páginas lindas para você destacar e fazer seus próprios tsurus.
- Posfácio com algumas explicações da autora sobre adaptações culturais e referencias.
- Livro com capa e ilustrações lindaaaaas demais!
- Letras confortáveis e espaçadas.
Bora fazer mais uma leitura?

Dica da Cah:
Quando leio uma história com muitos personagens ou com nomes complicados, sempre faço uma “listinha” para axiliar.

Segue minha colinha (sem spoilers):

- O sobrenome da família vem sempre na frente – (Pan / Lim).
- “Tian” é um nome para identificar a geração.

Pan Li Lan – A noiva / Filha da família Pan
Velho Wong – Cozinheiro e médium da família Pan
Amah – “Babá” que criou Li Lan e a mãe dela
Lim Tian Ching - Noivo fantasma / Filho morto da família Lim
Tian Bai – Primo de Tian Ching / Herdeiro da família Lim
Fan – Fantasma que visita o amado
Yan Hong – Irmã do Lim Tian Ching / A mãe se suicidou para ela poder casae com um homem pobre
Lim Teck Kiong – Patriarca da família Lim / Pai do Tian Ching / Amigo do pai da Li Lan
Sra. Lim – Matriarca da família Lim e Prima da mãe da Li Lan
Er Lang – Homem misterioso com o chapéu de bamboo que estava no templo

Pudim.Frango 30/04/2022

A Noiva fantasma
Bom, o que dizer sobre esse livro? Desde o momento que vi ele na livraria, eu achei uma proposta interessante, acompanhada de uma edição maravilhosa (claro, é da Darkside), então, não demorou muito até eu ir atrás
A história nos mostra a trajetória de Li Lan, uma garota de uma família Malaia, que recebe uma proposta de casamento um tanto, estranha: o noivo está morto.
Ao decorrer da história, vemos muito da cultura, dos costumes e crenças locais (o que me ganhou muito ao longo da narrativa), enquanto tentamos entender o que, por fim, está acontecendo. Apesar de alguns pontos óbvios, a maior parte do livro e relativamente imprevisível, o que prente muito na história e motiva a continuar até o fim
Eu gostei muito do livro, justamente porque mistura o romance com um suspense, e além elemento sobrenatural, a morte. Gostei da abordagem e da evolução da protagonista, e apesar de alguns pontos me incomodarem, nos quais nem consegui identificar (???), recomendo demais o livro

Sani Melo 30/04/2022

Diferente..
Vamos lá, atrasei a resenha desse porque ando meio zuada da cabeça..
Esse livro foi um misto de emoções, eu comecei ele e fiquei de ressaca durante a leitura, então demorei meses para terminar, mas isso não é por causa da história em si.
Eu nunca tinha lido algo tão diferente, adorei conhecer a cultura por trás da vida após a morte, é completamente fascinante.
A leitura em sim é instigante e em alguns momentos você não consegue largar, Li Lan fez a melhor escolha possível final, eu faria o mesmo com certeza.

OBS: Só não dei 5 estrelas porque a Li Lan foi para lá de sonsa em alguns momentos e siceramente eu tenho zero paciência pra isso.. ?
Emilia.Reis 30/04/2022minha estante
agora leia Ecos ??

Sani Melo 30/04/2022minha estante
Lerei!

Emilia.Reis 30/04/2022minha estante
ebaaa

Isis.Borges 27/04/2022

você vai amar ou odiar
Sou do time que amou esse livro. Escolhi ele por dois motivos, primeiro que essa edição é perfeita no quesito estética e ainda sou pega nisso de vez em quando e segundo que eu nunca tinha lido nada escrito por um malaio e gosto de escapar da mania de ler só americanos e britânicos.
A história por si só não convence muito é verdade, mas é esse tipo de história é pra passar o tempo, um entretenimento e ele cumpre esse objetivo porque flui, é leve e trás contexto cultural da Malásia, sobre crenças, culinária, mitos, e tem um final fofinho.

Mariana113 26/04/2022

uma leitura encantadora

A Noiva Fantasma é um romance escrito por Yangsze Choo e chegou ao Brasil pela editora Darkside nessa edição belíssima e cheia de detalhes. O livro se passa na Malásia do século passado e segue a história de Pan Li Lan, única filha da família Pan que recebe de uma grande família da região a proposta de se tornar a noiva fantasma de seu filho mais velho, Tian Ching, que havia morrido há pouco tempo. O fantasma então começa a aparecer em seus sonhos dizendo que na verdade não havia morrido de uma doença, como todos acreditavam, mas sim tinha sido assassinado. Li Lan decide encontrar a pessoa responsável pelo crime e investiga a família de Tian Ching, encontrando muitos outros segredos no caminho.

É difícil falar de Noiva Fantasma sem spoilers, mas tentarei meu melhor. O livro começa com um ritmo leve e já vi pessoas falando que é uma história lenta. Não acredito que seja esse o caso. O livro, apesar de possuir um mistério, não é uma história policial e portanto não foca suas energias na solução do caso, mas sim no próprio entendimento da personagem principal ao aprender a viver nesse mundo adulto e, depois, no mundo dos mortos, dois lugares onde ela não sabe muito bem como são as regras, pois foi uma criança protegida durante toda sua vida e quase não estava fora de casa após a morte de sua mãe. Assim como Li Lan aprende, o leitor deve estar pronto para encontrar temas e costumes desconhecidos, pois fazem parte de uma cultura bem diferente da que estamos acostumados e esse estranhamento não deve se tornar um empecilho para a leitura. (o livro também conta com notas do tradutor que explicam muitas coisas).

O final também me agradou muito, indo na contra-mão de muitas obras que vemos por aí onde a mocinha deixa o universo fantástico no final do livro, em A Noiva Fantasma isso não acontece.

Por fim, resta dizer que foi um livro que me deixou fascinada e que eu devorei em poucos dias, deixando um gostinho de saudade depois de acabar.