A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma Yangsze Choo




Resenhas - A Noiva Fantasma


624 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Natasha.Suzuki 31/07/2022

PERFEITO
Não tenho palavras para descrever essa obra prima, que livro! Me apaixonei pela história, pelos personagens, pela cultura da Malásia, o livro te transporta e você passa a viver uma aventura junto de Li Lan, a prota, aliás, que protagonista maravilhosa, só passa perrengue, coitada kkk

O livro é dividido em 4 partes, então é fácil se localizar e achei bem legal essa organização, são 300 e tantas páginas, então é razoavelmente rápido, pelo menos eu li em poucos dias, a edição da Darkside é um show a parte, nesse caso, se julga um livro pela capakkk, pois a história é sensacional e a edição é belíssima.

PS: Se nunca leu nada com a cultura asiática, ou qualquer outra, talvez você fique perdido, por quê para aproveitar essa leitura é necessário entrar de mente aberta, sem julgamentos de uma cultura completamente diferente.

A história é narrada por Li Lan, uma das protagonistas mais curiosas e corajosas que já li, que está prestes a completar 18 anos em uma cidadezinha pequena na Malásia, em 1893, a coitada passa por problemas financeiros devido aos péssimos investimentos de seu pai, que após o falecimento precoce de sua mãe se torna um viciado em ópio, e o que antes era uma casa cheia de servos e agitação se torna uma casa grande e vazia, onde apenas sua amah (espécie de babá/criada), o cozinheiro (Velho Wong) e uma criada mantêm a casa funcionando.

Um dia, porém, uma notícia ótima parece chegar a casa deles, um casamento, contudo, como nada na vida de Li Lan é fácil, este seria com o filho único da família Lim, a família mais proeminente da cidade, o problema? Ele morreu há pouco tempo, mas sua família insiste para que a jovem aceite.

Esse casamento resolveria todos os problemas financeiros dela, mas ela recusa, achando a situação extremamente enfadonha e bizarra, e apesar do seu pai achar a oferta tentadora, Li Lan tem o apoio se sua Amah, uma idosa supersticiosa que cuidou dela desde que nasceu e mais parece uma segunda mãe do que criada, que acredita que casar com mortos dá azar.

Passado algum tempo desde a proposta, a família Lim (do falecido) convida Li Lan e sua amah para jogar mahjong, a jovem não sabe jogar, mas vai mesmo assim para assistir as senhoras ricas jogarem (e aproveitar para bater uma boquinha, já que sua situação financeira não permite), lá conhece Tian Bai,(jovem por quem nutrirá uma grande paixão ao longo do livro), o confundindo com um criado que conserta relógios, se interessando a primeira vista, no final da reunião, a mãe do falecido jovem mestre e primeira esposa do chefe da família dá uma desculpa qualquer e pede a fita de cabelo de Li Lan, mano, começa aqui o fim da paz de Li Lan, pois através dessa fita Tian Ching (o jovem mestre morto) consegue invadir os sonhos dela e coitada, esse personagem é grudento e miserável, o tanto de tormento que ele inflige a ela não tem tamanho, ele é bem chato e stalker e conduz sonhos feitos de papel (na Malásia se queima oferendas de papel, acreditando que cheguem aos entes queridos que faleceram, junto a dinheiro funerário), onde o luxo se mistura com o fúnebre e aterroriza a pobre coitada.

Bem, se falar mais é spoiler brabo, mas a história de amor de Li Lan é demais, bem surpreendente e divertida, o romance é slow-burn e bem construído sendo uma leitura incrível e que recomendo muito! Vale muito a pena.
comentários(0)comente



Let.Vizi 28/07/2022

Um dos meus novos livros favoritos!
A Noiva Fantasma se tornou um dos meus livros favoritos, com toda certeza. A profundidade com que Choo Yangsze nos introduz no mundo espiritual da cultura chinesa é de se admirar, e eu só tenho elogios a esse livro inteiro.

Ele começou em um ritmo, e terminou completamente diferente do que a trama parecia indicar. Foram tantas surpresas boas durante a história, que por vezes eu ficava inquieta acreditando que tomaria um rumo que eu não gostaria, quando na verdade o livro caminhou lentamente para o melhor e mais gratificante dos finais.

Eu fui de desgostar da protagonista para adorá-la, e até me identificar um pouco com ela. Momentos da história fizeram meus olhos se encherem de lágrimas, e para ser completamente honesta, a narrativa é tão encantadora que eu queria apenas viver naquelas páginas, sem que elas nunca terminassem.

Se fosse comentar um ponto ruim, a única reclamação que teria a fazer é em relação à primeira parte do livro. Não é ruim, longe disso, mas é bastante lenta. Conforme se avança no livro, contudo, percebe-se que é uma construção necessária para nos aproximaramos o suficiente dos personagens, que nas próximas partes acabam ficando em segundo plano em relação aos novos aspectos da obra. É importante lembrar, também, que a obra se passa na Malásia de 1893, quando ainda era Malaia, colonizada pelos ingleses, então é possível ver influências ocidentais na sociedade representada, além de impressões referentes à época.

A Noiva Fantasma é decisivamente um livro ao qual eu voltarei pra uma segunda, terceira e talvez até quarta lida.

(Posto resenhas no Instagram tbm, caso queiram acompanhar @lvl_leituras)
comentários(0)comente



Jaqueline.Saraiva 22/07/2022

Ganhei esse livro de uma amiga em um amigo secreto de 2021.Eu amo os livros da Darkside por várias razões: qualidade do material, com a preocupação com os mínimos detalhes e com a riqueza de informações que vem com o livro. Além disso, as escolhas são perfeitas.
A autora é descendente de malaios. Malaia corresponde a atual Malásia, país asiático e nossa história se passa na cidade portuária de Malaca.
Li Lan é uma jovem criada por seu pai ao qual não é adepto à crenças populares e muito menos superstições que muitos malaios tem acerca do mundo espiritual. Eles estão passando por dificuldades financeiras e um dia seu pai apresenta uma proposta de casamento que ela recebeu de uma família rica e tradicional, mas, uma leve questão: o noivo está morto.
A história se desenrola entre mundos dos mortos e os vivos, com toques de humor, mistério e romance. Será que ela se apaixona pelo morto? A autora teve uma sacada para nos envolver usando elementos das crenças religiosas, principalmente de origem chinesa. O engraçado é que Malaca tem uma mistura de crenças: cristianismo, islamismo, hinduísmo, taoismo então pensa como uma pessoa vê essa questão da morte permeio à tantas possibilidades.
Tenho lido cada vez mais autores de diversas culturas, mas no que tange aos romances ainda sigo as hypes americanas e simplesmente amei esse romance!
comentários(0)comente



Isa 18/07/2022

Me tirou de uma ressaca literária
Descobri esse livro por um clube do livro que participo e pela sinopse e resenha decidi ler. Tava meio receosa por estar em uma ressaca literária mas não tive problemas. A narrativa é super fluída, não demora a começar os mistérios e acontecimentos de forma que rapidamente nos envolvermos com a trama.

Eu sou suspeita pra falar porque já sou viciada em cdramas e livros de fantasia chineses, então absolutamente amei ver um pouco mais do mundo dos mortos da cultura chinesa, das crenças e tal. E aprender um pouco de história e geografia sobre a Malásia também haha

Eu amei demais o casal principal.
Amei o Er Lang.
E a história como todo.

Agora os pontos que me fizeram não dar 5 estrelas.

1-Algo me incomodou na montagem da história, não sei explicar, mas tenho uma sensação de que faltou algo, na narrativa ou desenvolvimento ou estrutura da trama.

2-Li Lan também teve o mesmo problema, faltou algo nela que me fizesse realmente gostar dela, não desgostei mas ela não se destacou como heroína pra mim, não sendo muito diferente da maioria das protagonistas de fantasia YA, até mais "fraca" que muitas. Mas ela teve um bom desenvolvimento pessoal.

3-O final não é exatamente em aberto mas eu prefiro finais mais fechadinhos, e termina tipo "me decidi e vou fazer isso e aquilo" e a gente sabe que ela vai fazer mas não vermos ela fazendo porque termina antes.
Foi um final bom, apesar de não ser 100? satisfatório por isso, mas é final feliz e do plot principal tudo é fechadinho e resolvido.

4-Não há uma briga/confronto final. É basicamente ela tentando se salvar e se salvando, o resto se resolve meio que "off screen" ou nesse caso off pages, ou seja longe de nossos olhos, feito por outros personagens que não a protagonista, sem ser mostrado, isso acho que influenciou ela ser um dos motivos pela nota mais baixa. Porque não sentimos ela sendo forte, realmente lutando e sucedendo, ela conta mais com ajuda e circunstâncias do que com a própria força ou inteligência ou planos.

Pra quem tá na dúvida, apesar da premissa e título fazer parecer ser um livro de terror, ele é muito mais uma fantasia YA, tendo como tema, um tema sombrio como a morte.
É bom, ótima narrativa e história, e apesar de romance não ser o foco eu amei demais o romance no livro, shipei e shipei certo?

Agora vou ver se dou uma chance a adaptação ou não.
comentários(0)comente



Laurenice.Caprini 08/07/2022

Fantástico
Amei a escrita da autora , muito fluida , bem cinematográfica! Li com o coração acelerado, do jeito que eu gosto.
Gostei muito de conhecer um pouco da cultura malaia e achei que mesclou super bem a ação, o sobrenatural e o romance. Amei os diálogos entre Li Lan e Er Lang. Apesar do foco estar nas crenças orientais, também fez menção , de forma modesta, sobre a igreja católica anglicana .
Uma história de fantasia, mesclando a cultura tradicional de uma época remita mas com uma roupagem totalmente contemporânea.
comentários(0)comente



Bandeira.Crutt 08/07/2022

A NOIVA FANTASMA
Eu achei muuuuito parado, o tipo de escrita era muito confuso, algumas pessoas podem gostar do tipo de suspense que o livro faz com o mundo espiritual, mas eu achei muito forçado , como se as ideias fossem fluindo do nada na cabeça d(o) autor e as coisas não se interligação muito umas com as outras.
Mas a leitura deste livro é muito pessoal, conheço pessoas que amaram o livro e outras não.
comentários(0)comente



Bruna Chaves 06/07/2022

Perfeito ??
Como eu amo esse livro! Reli nessa edição nova lindíssima (mas que não mudou o conteúdo) e lembrei porque amo tanto essa história. Você termina o livro morrendo de saudades dos personagens, querendo mais aventuras, o romance te fisga, a autora faz você imergir na cultura, ai é simplesmente perfeito! Ansiosa pra ler A Noite do Tigre e ver o que a autora fez em sua nova história
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



clarinha | @mundi_livros 16/06/2022

Uma leitura Tranquila
Sabe aquela necessidade de devorar um livro porque os acontecimentos são simples sensacionais? Não senti isso nesse livro.
Mas essa é de longe uma história monótona, mas achei seu ritmo um pouco lento. Além disso, acho que a história poderia ter fácil mais umas 10 páginas apenas para que a cena final fosse melhor desenvolvida.
Gostei muito das referências e superstições que compõem a história, tudo é muito bem explicado.
comentários(0)comente



Mayara945 27/05/2022

Diferente
Comecei a leitura desse livro acreditando se tratar de um drama familiar, depois pareceu um livro de suspense, perpassando pelo terror, para no final ter cara de fantasia. Mas tudo bem. Aproveitei a leitura mesmo assim.

Conhecemos a história de Li Lan, uma jovem que recebe uma proposta de casamento um tanto inusitada: um jovem morto. A família propõe um acordo entre as famílias, que beneficiaria muito a família da protagonista, uma vez que seu pai está a beira falência, afundado em dívidas e no vício do ópio.
Ao longo da trama, vamos entendendo o porque desse acordo e vemos a luta da jovem para se livrar do noivo inconveniente e ainda conseguir salvar sua família da miséria.

O mais interessante para mim nessa história foi, sem dúvidas, conhecer um pouco mais da cultura e dos costumes chineses, suas crenças e sua forma de ver o mundo.
comentários(0)comente



Manu 19/05/2022

A melhor parte desse livro para mim foi, literalmente, o final com as explicações e inspirações culturais.

Infelizmente, a história não me instigou a voltar a ler, não me senti curiosa ou me importava com o que aconteceu com os personagens.

Achei que em alguns momentos a autora não soube explicar e descrever muito bem suas ideias, assim, parecendo muito ilusório.

Enfim, foi uma leitura pouco marcante e nada memorável.
comentários(0)comente



Dâmares Liberato 07/05/2022

O livro é bem diferente do tipo que estou acostumada, mas a leitura foi bem fluída e interessante.
A escrita da autora me prendeu e a cada capítulo ficava na expectativa para saber os próximos acontecimentos, porém o final pra mim deixou um pouco a desejar.
comentários(0)comente



Fernanda 06/05/2022

Envolvente
É a típica leitura viciante. Para alguém que ama a cultura religiosa asiática, é um deleite, mesmo com as licenças poéticas q a autora faz pra trazer o insubstancial para o material.
É fantástico. A série de TV é um desserviço pra essa obra, que é tão boa no drama e na aventura. Eu não consegui sequer terminar o primeiro episódio, não sei como a autora deixou fazer tal atrocidade.
Eu só tenho um porém quanto ao livro que poderia ter sido um 5 estrelas: final fraco. Até um pouco patético... parece q a editora tava dando pressa pra ela publicar ou algo assim, pq parece rushado, é estranho finais "e provavelmente acontecerá assim". Desculpa se isso soa como spoiler, mas não é. É só um fato de um final não satisfatório.

Er Lang melhor personagem. A protagonista volta e meia parece q tem 13 anos. Isso irrita um pouco, mas dou desconto por ser de época.
comentários(0)comente



Cah_Censi 02/05/2022

FAVORITEI!
Mal pude esperar para vir aqui contar para vocês sobre esse livro incriveeeel que eu amei demais!
Bom, falando um pouco sobre a história, A Noiva Fantasma é uma imersão a cultura chinesa do século XIX. Onde, além de conhecermos um pouco mais sobre as crenças e tradições deles dessa época, também teremos a oportunidade de vislumbrar um pouco da adaptação de descendentes chineses em Malaca– em 1893 – (atual Malásia e Cingapura) onde interagiam com outras culturas de povos europeus.
O que para mim, foi um grande destaque, é exatamente essa perspectiva cultural/ tradicionalista que envolveu a trama em um cenário “além-túmulo” cheio de desafios e aventuras – até para os mortos -, onde nem mesmo os níveis mais baixos do inferno escapam das garras da corrupção.
Tudo começa com Pan Li Lan recebendo uma proposta de casamento inesperada de uma das famílias mais influentes da Malaia. O detalhe é que seu futuro noivo – o herdeiro da família – Lim Tian Ching - já está morto.
Uma série de infortúnios leva Li Lan a cogitar esse enlace, mesmo sendo uma prática já banida da cultura chinesa nessa época, além de ser considerado um mau agouro só de se falar nisso.
Mas calma, ainda tem muito enredo! E entre um amor proibido, tragédias, traições, escândalos vindo à tona, e muitas superstições, Li Lan ainda terá que cruzar o limite entre o mundo dos vivos e o dos mortos para encontrar respostas e a salvação para ela e para sua família, acompanhada de uma figura para lá de interessante rendendo muitos fôlegos perdidos.
Enfim, esperem por mistérios, personagens bem trabalhados, muitas curiosidades culturais, fantasias e romances.

P.S: O desfecho desse livro... ai gente. AINDA NÃO SUPEREI!

A escrita dessa autora é leve, riquíssima, de uma sutileza e graciosidade que me encantou profundamente. Certamente minha wishlist terá todos os títulos que ela publicar.
Curiosidades sobre esta edição:
- No final terá uma página ensinando a fazer tsuru/origami e ainda terá páginas lindas para você destacar e fazer seus próprios tsurus.
- Posfácio com algumas explicações da autora sobre adaptações culturais e referencias.
- Livro com capa e ilustrações lindaaaaas demais!
- Letras confortáveis e espaçadas.
Bora fazer mais uma leitura?

Dica da Cah:
Quando leio uma história com muitos personagens ou com nomes complicados, sempre faço uma “listinha” para axiliar.

Segue minha colinha (sem spoilers):

- O sobrenome da família vem sempre na frente – (Pan / Lim).
- “Tian” é um nome para identificar a geração.

Pan Li Lan – A noiva / Filha da família Pan
Velho Wong – Cozinheiro e médium da família Pan
Amah – “Babá” que criou Li Lan e a mãe dela
Lim Tian Ching - Noivo fantasma / Filho morto da família Lim
Tian Bai – Primo de Tian Ching / Herdeiro da família Lim
Fan – Fantasma que visita o amado
Yan Hong – Irmã do Lim Tian Ching / A mãe se suicidou para ela poder casae com um homem pobre
Lim Teck Kiong – Patriarca da família Lim / Pai do Tian Ching / Amigo do pai da Li Lan
Sra. Lim – Matriarca da família Lim e Prima da mãe da Li Lan
Er Lang – Homem misterioso com o chapéu de bamboo que estava no templo
comentários(0)comente



Pudim.Frango 30/04/2022

A Noiva fantasma
Bom, o que dizer sobre esse livro? Desde o momento que vi ele na livraria, eu achei uma proposta interessante, acompanhada de uma edição maravilhosa (claro, é da Darkside), então, não demorou muito até eu ir atrás
A história nos mostra a trajetória de Li Lan, uma garota de uma família Malaia, que recebe uma proposta de casamento um tanto, estranha: o noivo está morto.
Ao decorrer da história, vemos muito da cultura, dos costumes e crenças locais (o que me ganhou muito ao longo da narrativa), enquanto tentamos entender o que, por fim, está acontecendo. Apesar de alguns pontos óbvios, a maior parte do livro e relativamente imprevisível, o que prente muito na história e motiva a continuar até o fim
Eu gostei muito do livro, justamente porque mistura o romance com um suspense, e além elemento sobrenatural, a morte. Gostei da abordagem e da evolução da protagonista, e apesar de alguns pontos me incomodarem, nos quais nem consegui identificar (???), recomendo demais o livro
comentários(0)comente



624 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |