O Apanhador de Sonhos Stephen King
Stephen King

Resenhas - O Apanhador De Sonhos

Francisco 10/11/2022

Alienígenas, telepatia e amizade
Henry, Beaver, Pete e Gary Jones (Jonesy entre os seus amigos e familiares) são amigos desde a infância vivida em Derry nos anos 1970 quando livram Douglas Cavell, conhecido como Duddits, um garoto portador de Síndrome de Down de um garoto mais velho que o está humilhando e torturando. Após tal acontecimento tornam-se todos grandes amigos de Duddits.

Após décadas dessa velha amizade, todos os amigos, com exceção de Duddits reunem-se para uma caçada a cervos em uma região florestal do Maine. Durante essa caçada entramem contato com seres alienígenas hostis invasores de corpos que almejam destruir a raça humana. Então deverão utilizar os laços da velha amizade com Duddits para por um fim à essa ameaça à raça humana.

A história inteira tem um ritmo bastante moroso e é construída de muitos "flashbacks" dos personagens em diversos momentos de suas respectivas vidas à medida que enfrentam grandes problemas com a raça de alienígenas, a que intitulam "Srs. Cinza". Aqui encontramos uma união de "A Coisa" (um livro de sua autoria que considero genial) e um outro livro seu não tão bom assim, "Tommyknockers", uma história sobre alienígenas chegados à uma pequena cidade do Maine.

Apesar de estar habituado a ler King, posso dizer que a história como um todo (inclusive o péssimo final) não me agradou de forma alguma. Por essa razão, após a leitura consultei a avalia desse livro no Goodreads e percebi que muitas pessoas também não gostaram. A razão para King não ser o King que conhecemos nesse livro talvez seja pelo fato de que o próprio autor estar recuperando-se de seu famigerado acidente em 1999 sob efeito de poderosos analgésicos enquanto escrevia esse livro (vide "Sobre a Escrita"). Portanto, recomendo apenas a leitores mais habituados ao autor.

Suéllen 06/11/2022

O Apanhador de Sonhos
Eu amei os personagens e amei a história, achei que morreria de medo por ser um livro sobre Aliens mas foi bem tranquilo, recomendo a leitura.

booksgioh 13/10/2022

Sr.cinza
Sou fã do King mas esse livro não funcionou por vários motivos: É MUITO arrastado, tem muito aspectos misturados que não fazem sentido e só foram jogados na história, várias coisas ficaram se desfecho, alienígenas misturado de apanhador de pesadelos, guerra, governo, viagem no tempo??? Vários momentos fiquei sem entender o que acontecia e teve um momento que simplesmente parei de tentar.

As 2 estrelas vão para a tentativa e a proposta no livro, que infelizmente falharam.

Mika Busch 01/10/2022

Arrependida de não ter lido antes
Não entendi porque tanta gente não gosta desse livro, demorei tanto pra pegar esse e amei, não consegui parar , é mais ágil do que os livros dele costumam ser, tem referências ótimas a músicas e personagens de filmes, os personagens do livro são cativantes, adorei.

hiniamaria 16/09/2022

só quotes
SSDD: às vezes é só o que a gente diz. E às vezes a gente não crê em outra coisa senão nas trevas.

Os sonhos envelhecem mais depressa do que os sonhadores.

Você cresceu, tornou-se um homem, teve de aprender a aceitar menos do que desejou; descobriu que havia um aviso enorme na máquina de sonhos: ENGUIÇADA.

Não sabemos que dias mudarão nossas vidas.

Indo aonde tenho de ir é que aprendo.

FOMAR: fodidos muito além do reconhecimento.

O que um cromossomo falou ao outro? Cromossomos felizes!

A memória é tanto o ato quanto a arte da associação.

E o treino vence a confusão todas as vezes.

Alguns sonhos morrem e têm queda livre.

O universo, ele é um sufoco.

Lipe 30/08/2022

Sr. Cinza
Nesta obra, Stephen King cai em alguns de seus maiores clichês. Mesmo fazendo daquele jeitinho que nós, os fãs, gostamos, faltou muita coisa boa pra colocar nesse conjunto do obra.

Gostei muito dos 5 personagens principais e posso dizer que King sabe escrever sobre grupos de amigos de uma forma especial. Vimos isso por toda sua obra.
O problema aqui é que não temos acontecimentos suficientes pra sustentar um livro de 650 páginas.
Depois que os antagonistas e seus objetivos ficam claros, o livro se torna uma grande sala de espera para se chegar ao final da história. Pouca coisa acontece e acompanhamos os personagens indo de um local ao outro, numa perseguição morna e sem graça.
Imagino que se o livro fosse menor ele poderia ter sido BEM melhor.
Outro aspecto negativo é a mitologia que envolve os alienígenas. Sabemos pouquíssimo deles. Suas origens e história nem ao menos são PINCELADAS pra atiçar a imaginação do leitor e isso me deixou bem decepcionado. Os violões poderiam ser criaturas terrenas e isso não faria diferença alguma para o enredo.
Apenas um livro ok e desnecessariamente longo. É isso aí. Até a próxima!

Vanessa.Perin 27/08/2022

Bom....
É um King e é bom.
Tem ótimos personagens como todo livro do King.
Mas é um pouco lento e as vezes até massa ntropoceno, poderia ser um luvro menor, rsrsrs.
A partir da infância eram as melhores.
A invasão alienígenas, foi um pouco estranha e as vezes confusa.
O final é meio corrido e confuso tb.
Mas como uma obra do King vale a leitura.

Ana Carol 25/07/2022

Teve algumas partes interessantes, mas no geral foi muito confuso e viajado. Como minhas expectativas já não eram altas quando comecei, não chegou a ser uma decepção, pelo menos.

Marilia 14/07/2022

Bom mas.. cansativo
A ideia da história é boa ... O início com um clima "meio It" cria uma expectativa.
Mas do meio para o final fica cansativo
O ideal seria ter umas 100 páginas a menos ..
Enfim, mais um do Rei pra conta.
Ah, surpreendentemente o final e bom :)

Ícaro 31/05/2022

é ta bom...
Não é um dos melhores do King, mas é um bom livro

Os capítulos na infância dos protagonistas são os melhores

SPOILER: A referência a It também me pegou de surpresa, aliás o livro lembra muito It.

Arabe Sol 26/04/2022

Nojo
Esse livro só me fez ter MUITO nojo o tempo todo! Cara nunca fiquei a beira de vomitar lendo um livro. Se esse era o intuito, SK tá de parabéns. No mais achei o livro bem chato, arrastado, confuso e cansativo! Vou assistir o filme pra ter a opinião completa da obra mas pqp de longe o que menos gostei do autor!!!!

Arruda 07/04/2022

Difícil de ler
Livro onde Stephen King é ele mesmo: prolixo, confuso, sobrenatural mas bom de ler. Este foi difícil mas terminei. Começou confuso e terminou de uma maneira ruim.
Ícaro 13/04/2022minha estante
King é sinônimo de final ruim haha

Pedro Aires 23/03/2022

Livro difícil de gostar
Em "O Apanhador de Sonhos" temos personagens (vilões e heróis) carismáticos, um perigo interessante e que causa sensação de urgência e ainda temos crianças vivendo uma grande aventura, isso carregado de referências a It. São muitos elementos positivos, mas mesmo assim o livro não funciona completamente.
São tantos momentos extremamente confusos, repetitivos e inconsistentes. Pelo menos o final é satisfatório. Eu queria ter gostado mais, mas o King se esforçou pra não deixar.

Suelen 13/03/2022

O Apanhador de Sonhos
Levei 7 meses para conseguir terminar esse livro, seja por outras prioridades de leitura ou devido a leitura ser complicada.

Como sempre, os livros do King são bem extensos e prolixos, o que é interessante pra história, mas deixa a leitura cansativa.

Diferente dos outros, não classifico esse livro como terror, é mais um suspense/ficção científica. A história é bem louca e diferente dos outros livros que li.

Fala bastante de amizade e sobre pessoas com Síndrome de Down. Achei triste esse último tópico.

Marilan 06/03/2022

Amizade
Stephen King é sem dúvidas meu escritor favorito, então talvez eu seja suspeita diante da situação de fazer qualquer crítica, mas vou tentar ser razoável e não me limitar somente aos meus sentimentos quando falo sobre qualquer obra do rei e agora, especialmente, sobre O Apanhador de Sonhos.

Como disse antes, ele escreve livros com a intenção de assustar, mas faz o leitor chorar. E mais que chorar: faz a gente sentir, se envolver, amar e desejar com todo o coração que os personagens, tão reais e independentes, consigam um final feliz. Claro que o Stephen não é nenhum roteirista da Disney e mantém a realidade a vista, o que me fez xingar imensamente ele em várias partes do livro, mas é sobre isso é tá tudo bem. Mas falo com segurança que O Apanhador de Sonhos não é um livro de terror ou ficção científica, não é um livro sobre aliens, abduções e sangue pra todo lado - isso se torna só um plano de fundo conforme você vai se envolvendo na narrativa. É um livro sobre amizade e isso fica claro logo cedo.

Posso dizer que esse é o livro do Stephen - dos que eu já li até agora - em que ele melhor criou e deu vida aos personagens e aos seus laços. E também posso dizer que nunca mais vou parar de chorar e pensar no quanto isso é lindo e precioso. Beav, Pete, Henry, Jonesy e quem sempre os manteve unidos, desde o início: Duddits. A forma como ele narra entre presente e passado, criando uma vibe de nostalgia e nos apegando com personagens que já se foram, é linda de ler, e construiu o que eu considero os melhores momentos do livro.

Dou 4 estrelas porque em alguns momentos a leitura se tornou de certa forma arrastada e confusa, mas ainda assim a única coisa que nós, meros mortais, devemos fazer é aplaudir de pé esse rei. Escrever o rascunho de um livro de mais de 800 páginas a mão, doente e até a luz de velas??? Esse homem é uma máquina!

Nos agradecimentos mais uma vez Stephen se equivocou ao agradecer o leitor por ter chegado até o final. Eu que agradeço por você ter o escrito até o final.

- marilan