O Apanhador de Sonhos

Stephen King

Resenhas - O Apanhador De Sonhos

Ariska 18/04/2023

Leitura valiosa
Ler os livros do King é um verdadeiro deleite para quem gosta. Emocionante, parece que estou assistindo ao filme e vendo tudo o que está acontecendo. Vontade de ajudar, kkkk. Mas no final deu tudo certo, na medida do possível ?. 100% recomendo está leitura. Valeu cada minuto.

Wander.Santos 13/03/2023

O começo foi muuuuito bom, lembra muito um filme de et dos anos 70/80, mas foi chegando na metade, na parte dos militares, ficou taaaao chato! O final também demorou demais? sei lá, esperava mais.
Rodrigo 07/07/2023minha estante
Deus me livre, King é meu xodó mas esse nem eu consigo defender, tô entrando no último terço do livro e vou terminar na força do ódio mesml pq que livrinho chato, começa tão bem as quando vem pro lance da telepatia vira um marasmo sem fim

Richard.Capiotto 18/02/2023

Deem uma chance a esta obra, poxa!
Detesto fazer resenhas, porque sigo sendo prolixo, e consequentemente acabo falando muito para no fim não dizer absolutamente nada. Seguindo essa intro, falemos sobre a obra:
Sempre fui um dos poucos adeptos ao mundo criado por King nessa obra! Desde meu primeiro contato, que foi através do longa-metragem, me sinto atraído e entretido por essa estória. Sei que dentre os leitores fiéis, este é um dos piores livros do autor (existe até um ranking, que não vou me lembrar onde vi, que embasa o que estou dizendo, fora a própria média de avaliação aqui do Skoob) mas sigo na contramão.
King conseguiu me pegar com essa trama desde o início. O foco narrativo, a construção da narrativa é cativante demais; acho que por beirar a realidade (afinal, a excelência na escrita é inegável; chega a ser palpável) de uma surreal. O que pecou, foi a construção da amizade do quinteto! Ela não funcionou direito! (Lembrando que a perspectiva é a minha) e talvez seja por essa razão que as pessoas não gostem, porque esperavam algo tão grandioso e complexo quanto as relações do clube dos otários, em It (que é explosivamente superior) e aqui não funciona tão bem! Não me entendam mal, adoro os meninos, mas falta algo o tempo inteiro. (AS REFERÊNCIAS À IT SÃO UM ESPETÁCULO À PARTE! SURTEI NESSES MOMENTOS)
O Sr. Cinza, é um vilão ainda enigmático pra mim! E isso é algo positivo, porque me instiga a querer mais, entendem? Quero saber tudo sobre ele! Os porquês, pra quês, de onde? absolutamente tudo. terminei o livro e ele ainda me faz querer saber mais. Estranho, não?
De qualquer forma, há momentos incríveis durante a estória, como (e aqui talvez vá um spoiler) aqueles narrados através das mentes dos personagens! As lutas psíquicas, o acesso à memórias, as distâncias percorridas até esses possíveis acessos; a questão da epidemia e as consequências desta; as ?habilidades? que aparecem depois da contaminação? é tudo bem interessante e de uma criatividade sem tamanho.
Confesso que o final talvez tenha me decepcionado um pouco; a ?origem? de um dos meninos talvez tenha sido melhor explorada no filme, eu diria! Mas o plot do ?quase fim? me pegou de jeito.
Gente, se puderem: LEIAM!
Há tanta coisa que não coloquei aqui, e nem colocarei, mas por favor, permitam-se ter uma leitura de entretimento de boa qualidade! Dê uma chance aos queridos alienígenas nojentos sebosos e fedorentos. ?

Clau Melo 07/02/2023

Alienígenas e muita nojeira...
Literatura americana, 2001/2013. Ficção científica/terror.
Alienígenas e muita nojeira...
Sempre tive curiosidade em ler e assistir.
Só gostei da parte da amizade dos garotos. O restante achei nojento e cansativo.

Sinopse: O Apanhador de Sonhos une, numa mesma história, terror, amizade e ficção científica. O cenário é a pacata cidade de Derry, no Maine, estado onde mora Stephen King e eleito pelo escritor para ilustrar grande parte de suas mais famosas tramas. E é lá que quatro garotos presenciam uma cena chocante: Duddits, um menino portador de síndrome de Down, é torturado por uma gangue de adolescentes. Num ato de coragem os quatro conseguem salvar a vida do indefeso menino.

O que os amigos não ficam sabendo é que Duddits é um menino especial, com poderes para penetrar na mente de outras pessoas e compartilhar pensamentos e lembranças. Uma espécie de apanhador de sonhos. Em pouco mais de duas décadas, esse encontro será fundamental para salvar a vida de toda uma cidade. Uma floresta do Maine, 25 anos depois: os quatro, agora homens, mais uma vez se encontram diante de uma cena que os atormenta. Um homem aparentemente perturbado solta frases desconexas sobre luzes vindas do céu. Em meio à noite, os sussurros soam como uma terrível profecia que se concretiza. Seres alienígenas invadem a cidade de Derry, matando gente, bichos e vegetação. Assim como o apanhador de sonhos, capturam mentes. Menos a de Duddits.

E ele, que tem a mesma capacidade especial dos asquerosos e malignos extraterrestres, será o único que poderá salvar a cidade dos alienígenas e, consequentemente, impedir que agentes do FBI levem a cabo o plano de dizimar toda espécie viva da região e afastando, definitivamente, a ameaça que veio do espaço. O Apanhador de Sonhos traz citações de clássicos do terror cinematográfico contemporâneo, como "Vampiro de almas" (1956) e sua refilmagem, "Invasão de corpos" (1978), que inspirou a concepção dos extraterrestres.

Nina Pina 27/01/2023

Stephen King escreveu este livro em um momento difícil de sua vida, com uma caneta, tinteiro de cartucho Watermann.

O título parece tão fofo, mas não é nada fofo, uma história bem sangrenta e assustadora, mas, por outro lado, ele mostra o amor de uma amizade verdadeira, entre amigos, desde a infância. Fiquei um pouco estressada com esse livro ????, mas valeu a pena o estresse, acabou tudo bem.

Lucas_Callisto 22/01/2023

O apanhador de sonhos captou um pesadelo real.
Eis aqui um livro de invasão alienígena! Tem pontos destoantes dos alienígenas popularmente conhecidos e ao mesmo tempo tem algumas referências a obras famosas e eternizadas na cultura pop, mas O Apanhador de Sonhos conta a história de um grupo de amigos que teve sua infância marcada por um acontecimento que acabou mudando suas vidas, e como isso voltará para o acerto de contas final. Se passa numa região do Maine e é uma história que mescla ficção científica, mistério e, como também não poderia ficar de fora, obviamente tem o horror - explicitamente notável nas cenas de violência.

Esse título é muito mais convidativo e soa bem melhor que Câncer (título pensado pelo King). Além do mais, esse livro é muito inteligente, e os livros escritos a mão pelo Stephen acabaram sendo floridos para mim. Existem obras que não furam a bolha de fãs ou que até mesmo os próprios fãs apontam e criticam em excesso, e isso desestimula vários leitores. O Apanhador de Sonhos definitivamente me surpreendeu bastante, por isso é sempre bom você tirar suas próprias conclusões e não se deixar levar pela opinião alheia (inclusive do King, pois é um dos livros menos preferidos dele).

Apesar de amar ficção científica não sou muito fã de histórias com alienígenas, e desde o início já somos apresentados ao tema principal com um apanhado de notícias do mundo inteiro (inclusive aqui no Brasil, especificamente no Mato Grosso) de avistamento de OVNIs e aparições de luzes estranhas no céu - porém apesar dessa introdução rápida demora um pouco para que eles sejam introduzidos na estória. Tudo inicia muito rápido na primeira parte com um forasteiro relatando algumas coisas estranhas, mas, depois disso, essa espera pode ser um pouco cansativa pois tudo fica meio parado, até a lombra bater.

Foi muito bom revisitar Derry! Eu já sabia que ia ter alguma coisa fazendo referência quando vi no King Universe, mas não pensei que fosse ser da maneira que foi. Levei um susto pois é logo no início da página e eu não estava esperando que fosse naquele momento. It você sempre será lembrado pois é o maioral. E o King foi muito gênio por interligar essas histórias, pois, apesar de seus focos principais serem totalmente distintos, O Apanhador de Sonhos me lembrou situações ocorridas em It: A Coisa (detalhes que não posso escrever pois é spoiler de It).

Ele é dividido em três partes e no início fiquei confuso com a (não) linearidade, pois, do mesmo modo como em It, a narrativa vai se alternando entre o presente e o passado, mas aqui ainda temos os sonhos dos personagens, sendo assim, lá ficou melhor esclarecido para mim. No subconsciente deles o bagulho fica louco, a leitura fica mais lenta e inicialmente me causou um pouquinho de estranhamento, mas independentemente acredito que se você estiver bem inserido na trama vai interpretar bem os acontecimentos, o que talvez, a depender do leitor, não seja um fator tão positivo assim.

Apesar de entender sua essencialidade, não vou mentir que em alguns momentos eu revirei os olhos com o excesso do King novamente. Além dessas partes mais arrastadas, existe também personagens que não são tão legais de acompanhar que vai criando um empecilho no ritmo de leitura. Sei que faz parte da construção da estória, e como já estou acostumado com a polêmica prolixidade do King já não é mais algo que me implica tanto. Portanto, mesmo sentindo talvez um pouquinho de incomodo também sei que eu não teria ficado tão impactado quando tudo foi sendo desenrolado posteriormente.

Eu AMO a ambientação desse livro. É um bosque muito denso e exclusivo somente para a caça anual, o que leva ao que eu não preciso dizer, mas vou, que combinou demais com a descrição estupenda do Stephen. Me deixou tão imersivo que eu senti o frio desse inverno em pleno verão brasileiro (além disso, do Nordeste). A quarentena também, os personagens nem desconfiavam que a caça desse ano seria diferente, e ao decorrer dos acontecimentos eu estava ficando maluco, pois, ele vai te dando perguntas e você tem que manter em mente que as respostas virão, então precisa de mais atenção e paciência.

O Duddits é um dos personagens que mais adorei de todos do Stephen, pois ele tem a iluminação característica de algumas histórias do véio. Além dele, o Sr. Cinza é um vilão muito bom e marcante, serviu como um belíssimo antagonista, visto que o bichão é um alien com poderes apelões e com uma determinação, estratégias e ambições de um líder. Eu amei a ligação entre o grupo de amigos desde sua infância e sua telepatia funcionou muito bem. Além disso, as motivações da invasão, o propósito do apanhador de sonhos, a iluminação dos personagens e todos os outros fatores, tudo funcionou como engrenagens perfeitas para o funcionamento da obra. E o final, louco.

Isto não é a fabricação do mito, isto é o mito! E você também é o mensageiro.

Graziele.Rodrigues 07/01/2023

Gostei, não é ruim
Primeiro livro do King que eu li, foi uma experiência boa, do mesmo como era um calhamaço eu sentir uma dificuldade de ler, mas a história mim cativou

Thiago Leôncio 02/01/2023

Bom mas esperava mais
No geral gostei da história, porém, como minha expectativa era grande com este livro confesso que fiquei um pouco decepcionado pois achei alguns capítulos meio confusos, me desviando um pouco do fio da meada, fazendo que eu demorasse mais que o esperado na leitura dele.

Cristina 30/12/2022

Um bom livro, mas não precisava ser tão grande, ele tem todos os clichês do Stephen que os fãs gostam. Como It, narra a história de uma linda amizade.

Paloma.Rocha 25/12/2022

Fazer as resenhas atrasadas antes de acabar o ano
Este livro une, numa mesma história, terror, amizade e ficção científica.
Quando eu o li, já havia assistido o filme mas, não lembrava muito bem da história. Algumas partes do livro foram reavivando algumas cenas na memória.

Sinceramente. umas partes que me deixaram confusas, mas até que foi uma leitura prazerosa. Está longe de ser um dos meus prefeitos rs

Fernanda631 13/12/2022

O apanhador de sonhos
O apanhador de sonhos foi escrito por Stephen King e foi publico em 18 de abril de 2003.
A história se passa na cidade de Derry, cidade onde também protagonizou It- a coisa.
Em O Apanhador de Sonhos, tudo começa quando nossos personagens ainda meninos, munidos de sonhos e medos, somaram suas forças tendo como resultado um ato de coragem, marcando-os para sempre. Em um dia totalmente a deriva, eles fazem uma boa ação, e não foi uma simples boa ação, e sim algo de grande impacto, uma grandiosa ação, e a partir desse dia, tudo iria mudar.
Um dia, voltando da escola, os amigos Henry, Jonesy, Beaver e Peter se depararam com alguns bullies maltratando um menino. Mal sabiam eles que ao ajudar as suas vidas mudariam para sempre. O fato de salvarem Duddits, um garoto especial, portador da síndrome de Down, de adolescentes marginais e vândalos, fez com que eles ganhassem poderes telepáticos conferindo-lhes uma ligação muito forte.
Passados alguns anos, o quarteto tem uma tradição de todo ano se encontrar numa casa de campo. Religiosamente ao final de cada ano, aproximadamente um mês antes do Natal, eles se reúnem nas florestas do Maine para aproveitar a temporada aberta de caça.
A diferença, dessa vez, é que situações estranhas passam a acontecer inesperadamente: fortes nevascas, animais fugindo da floresta, pessoas perdidas com “problemas estomacais”.
Nesse ano, durante a caça encontram um homem ferido totalmente desorientado perto da casa deles, murmurando frases sem sentido relacionado a luzes que havia visto no céu, eles decidiram lhe ajuda, e o estranho repetindo isso insistentemente somado a seu semblante de medo, demonstra que algo muito ruim está próximo.
E então percebem que realmente há algo muito esquisito com aquele homem quando vêem que o homem está com uns dentes a menos, solta uns gases com cheiros terríveis e possui uma substância vermelha grudada em partes de seu corpo. Eles precisavam de comida para reabastecer sua barraca e então se separaram: Beaver e Peter ficaram cuidando do homem e Jonesy e Henry foram ao mercado buscar provisões.
Contudo, a tempestade de neve ficou mais intensa e, nesse meio tempo, os quatro (ou melhor, os cinco) tiveram que ajudar a salvar o mundo de alienígenas horrendos que comem as pessoas por dentro para crescerem e, por fim, sair por um lugar desagradável.
Quando a gente pensa que Stephen King não pode usar nada mais assustador, ele me vem com aliens nojentos. Sim, são nojentos.
Logo, o centro da ação muda para um acampamento militar, onde o Coronel Curtis e seu principal imediato, Capitão Underhill, estão, em nome do governo dos Estados Unidos, lidando com um problema que, na verdade, é o cerne da questão em que os amigos encontram-se envolvidos: uma ameaça extraterrestre em larga escala, algo que há anos vem sendo planejado e mantido em segredo pelas autoridades e que talvez só possa ser solucionado graças à intervenção dos protagonistas – sem esquecer do quinto componente e o mais importante e relevante, Duddits.
Logo os quatro descobrem que alienígenas estão na cidade e a única esperança de salvá-la é o garoto, agora adulto, que eles salvaram quando criança.
Após acolherem o forasteiro uma grande nevasca tomou conta de toda a floresta, é quando eles descobrem que uma força extraterrestre está muito perto de controlar a mente de todos em nosso planeta. E para enfrentar essa invasão alienígena, recorrem mais uma vez à força de seu velho amigo, para lutar por suas vidas.
O Apanhador de Sonhos é um complexo trilher de muito suspense, ação e ficção científica, um terror psicológico e fatal, King traz neste livro o terror em sua forma mais cruel, aquele que não se pode combater sozinho, aonde o leitor irá acompanhar que o vínculo afetivo, e o elo psíquico que gira em torno da misteriosa figura de um quinto amigo, o cativante Duddits, será de grande importância na vida de cada um deles.
Duddits é de fato o apanhador de sonhos vivo, King no livro não traz grandes explicações quanto a isso, provavelmente não deixou as coisas bem claras, o que faz com que nós leitores trabalhemos a nossa imaginação, pra muitos é um atrativo adicional.
Nota-se que o grande embate ocorre dentro da cabeça de um personagem, quase que metaforicamente, e a telepatia é uma das armas principais.
Temos também o perturbador personagem Sr. Grey, que chega a sufocar em certo trecho do livro, aonde o leitor irá torcer para que todo aquele terror termine o quanto antes.
Mas o livro não deixa nada a desejar no quesito terror, trazendo ao leitor em diversos capítulos, muito sangue e outros atrativos, além de medo e pavor, a obra nos faz embrulhar o estômago.
Iremos contemplar cenas de massacres de alienígenas e rebeliões memoráveis, no melhor estilo do autor, porém a luta telepática de Josney e o Sr. Grey chega a cansar, a participação de Duddits é de grande importância como já mencionado acima, mas pode causar confusão em alguns leitores, porém não desanimem.
O Apanhador de Sonhos vem com aquela escrita detalhadíssima de King e me trouxe algumas sensações, bem distintas: nojo, medo, amor e emoção entre outras.
Essa história traz a telepatia como forma de ligação intensa entre os amigos, sendo somente um deles o responsável por ela. A sacada genial desse livro é como ele mostra que as coisas ruins que carregamos dentro de nós são geradas por nós mesmos.

rayray 30/11/2022

O apanhador de sonhos
Para ser sincera, esse livro é bizarro KKKKKKKK
Achei o começo bem chato mas continuei porque tava curiosa, é legal até, mas não recomendo muito não.