Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência Professor Pier

Resenhas - APRENDENDO INTELIGÊNCIA

Muryllo N. 17/06/2022

Aprendendo a Inteligência - PierLuigi Piazzi
Francamente: um manual de como de fato aprender qualquer coisa.

A única palavra que tenho para descrever essa obra é "Sensacional". Diversos e diversos ensinamentos de como estudar da maneira correta. No que devemos focar. Como estudar pouco e saber muito. Então, é imperdível.

Fico feliz de ter tido a oportunidade de ler essa obra. Recomendo também, as palestras do Prof. Pier, disponíveis no YouTube, para reforçar.

Com toda certeza, aqueles que lerem e colocarem em prática, podem literalmente crescer na vida acadêmica da maneira certa.

Muryllo Neto T. Cavalcanti
TarcisioCavalcanti 10/09/2022minha estante
Também o li e aprendi em seu texto objetivo e educativo o que não aprendera até então.

Tiago343 17/06/2022

Maravilhoso
O livro é muito bom. Muitas coisas ditas pelo professor Pier, já me foram recomendadas em outros momentos e até hoje são empregadas em, praticamente, todos os cursos pré-vestibulares do país, sério, 75% dessas dicas de Internet para estudo vêm dele.

MArcio183 12/06/2022

Primeira vez que tenho contato com a obra do autor e estou surpreendido, deveria ser leitura obrigatória para alunos do ensino fundamental. Sua metodologia de aprendizado se aplicado nas escolas públicas com certeza a educação brasileira estaria bem mais avançada.
Super recomendo não só pra pessoas que estão estudando mas também pra qualquer pessoas que tem sede de conhecimento.

Marvko 30/05/2022

Leitura obrigatória
Queria ter lido esse livro antes de todos que já li. Só em 2022, aos 17 anos e terminando o Ensino Médio, que fui criar prazer pela leitura e ir atrás desse guia. Se eu pudesse, voltaria no tempo e mostraria esse livro ao eu criança.

Sim, do jeito que eu falo pode dar a impressão de que a obra traz um método revolucionário, uma fórmula tão secreta quanto a da Coca-Cola, ou algo como a cura do câncer. Se você a ler esperando isso, vai quebrar a cara. Ela não traz nada mais que conselhos simples e que deveriam ser SENSO COMUM. Boto bastante ênfase nesse aspecto pois é aí que está todo o valor do livro. Tudo que eu pensei enquanto o lia foi: "nossa, isso não deveria ser óbvio?". O pior: não é. A maioria dos brasileiros não sabe estudar (se é que ao menos tentam). Assim, os que tentam e fracassam sempre se perguntam: "qual o grande segredo?" Não há. É com dicas simples e fáceis, que qualquer um pode seguir, que você irá aprender a estudar. E é por isso que o prof. Pier deveria ser, sem nenhuma dúvida, leitura obrigatória em todas as instituições de ensino. E se você é mentecapto ao ponto de não conseguir ler um livro fino de 100 páginas, com linguagem infanto-juvenil e que se lê em menos de 2 horas... Você acha mesmo que vai passar em um concurso como a OAB? Tenho péssimas notícias pra você.

Observação:
Um dos únicos defeitos do livro é a forma como o autor generaliza que videogames violentos torna as pessoas violentas, e só jogos como quebra cabeças e caça palavras nos deixam inteligentes. Isso já é um basta pensamento de tiozão. Pessoas com predisposição para a violência não vão agir como tal apenas por causa de um videogame. Afinal, o mesmo não deveria valer para um filme ou livro violento? Pessoas saudáveis da cabeça e com capacidade de discernimento (excluindo explicitamente as viciadas) não ficarão violentas por causa de um joguinho.

Além disso, o autor fala com um certo desdém sobre o TDAH, e generaliza a forma de pensar dos autistas. Pier deveria saber que é um professor de Física, não um psiquiatra. Mas, pelo que eu entendi, ele apenas queria criticar o fato de que milhares de pessoas são erroneamente diagnosticadas com distúrbios que não possuem, e isso causa uma epidemia de psicotrópicos. Nesse caso, a crítica é válida.

Eveba 25/05/2022

Bom... Eu já havia visto as palestras ?
Por algum motivo pensei que o livro me agregaria mais e apresentaria coisas do que já apresentadas nas palestras (que inclusive gosto bastante). Mas me pareceu um bom resumo dos vídeos, porém um pouco mais revoltado e menos divertido ?

Edme 21/05/2022

Essencial para melhora inteligência
Prof Pier, é o cara! Ele conseguiu desmistificar muitos tabus que foram levados de forma cultural durante anos a fio, é um achado raro que merece leitura e releitura para a fixação das dicas e conventos elencados pelo tutor.

Felipe 18/05/2022

Infelizmente, vou ser mais uma das pessoas que, como diz o autor, termino esse livro com a sensação se tristeza e emoção, pois deveria tê-lo lido antes.

Sinto meu coração abrasado pela vontade gosto pela educação e pela vontade de dedicar minha vida a isso.

O livro é um excelente manual para aprendermos a olhar para a escola, para o estudo, para a inteligência de um jeito extremamente positivo, realista e sermos capazes valorizar tudo isso de fato.

Façam esse favor para a vida de vocês, leiam esse livro! Todos deveríamos ter lido esse livro muito tempo.

Michaely1 13/05/2022

Clássico dos estudantes
Píer escreve esse livro na tentativa de ajudar aqueles que almejam ser inteligentes e, realmente, ele sabe dar uns ótimos conselhos.

Achei o livro bem pequeno e parecia que tinha um conteúdo menor do que eu me lembrava (essa é a segunda vez que eu leio).

Acho que, talvez, por eu já conhecer esse livro, ele parece ter um conteúdo menor justamente porque eu já sei o que tem aqui, mas, para quem lê de primeira, provavelmente vai ter muitas descobertas.

Eu gosto muito desse livro e recomendo para todo estudante. Ele não é cansativo e super fácil de se ler. Me incentiva a querer ser melhor e mostra onde estou errando.

Leonardo 06/05/2022

Quem comprou o livro esperando algo a mais do que habitualmente o Professor Píer ensinava nas palestras vai se decepcionar muito, aliás, ao final de minha leitura a palavra que melhor descreveu o que senti foi esta, decepção.

Os bons métodos (E raros no livro) de ensino que ele passa não serão nenhuma novidade para quem já assistiu algumas de suas aulas em vídeo.

Em vários pontos do livro, o autor me passou a impressão de que estava muito revoltado com os alunos, professores e a metodologia de ensino do Brasil, usando um pouco de bom senso, acredito que as pessoas que se interessaram por este livro já sabem da defasagem de ensino no país, exatamente por isso (Ao menos no meu caso) o compraram.

Eu esperava que o Professor fosse passar métodos de ensino e retenção de conteúdo novos em relação as suas palestras, mas na realidade eu diria que o livro foi uns oitenta por cento de críticas e revolta e os vinte por cento restantes de ideias que já foram passadas em vídeos e que as pessoas que tem o hábito de consumir seu conteúdo já estão saturadas.

Não recomendaria a compra, acredito que existem livros melhores sobre aprendizagem e, contrariando o Professor, creio que suas palestras em vídeo são muito mais estimulantes e divertidas em relação a este manuscrito.

Início: 05/05/2022.
Conclusão: 06/05/2022.

Gabriel485 02/05/2022

Essencial para todos
Um livro que todos deveriam ler, principalmente estudantes de todos os níveis.
Hoje estou na faculdade e percebo quantos erros eu cometi no passado.

Marafa 27/04/2022

Muita coisa boa. Em alguns pontos acho que poderia ser melhor, especialmente quando se afasta do assunto principal (educação). Mas no geral tem muita coisa que dá pra aproveitar

Silva 25/04/2022

Conciso
Um livro simples e rápido de ser lido, cheio de teorias e práticas que ajudarão muitos estudantes.
Me arrependo por não ter lido antes.

sara440 03/04/2022

Estimula o aprendizado
Gostaria de ter lido antes.

"O pior erro que alguém pode cometer é desistir de aprender o que quer que seja apenas porque encontrou alguma dificuldade."

(03/04/2022)

poli! 26/03/2022

razoável
do início até os 40% do livro, eu gostei muito, de verdade. nesse "espaço" do livro realmente há dicas valiosas que com certeza farão a diferença na minha vida, e que eu gostaria de ter sabido antes. pq sinceramente, é frustrante saber que tudo que estudei até hoje foi jogado fora, e eu sei disso. já tinha percebido isso antes de ler esse livro. mas ainda não tinha entendido POR QUE eu estava estudando de maneira errada. esse livro deixa bem clara a diferença entre entender, aprender e estudar.

como eu disse, até os 40% do livro, é uma leitura proveitosa que vale a pena e que todo estudante deveria ler. porém, depois disso, a leitura decai TANTO... até os 70% do livro é só lixo. um poço de arrogância, de opiniões pessoais equivocadas e zero aproveitamento. NÃO percam tempo lendo, só vão se estressar.

após os 70%, o autor segue sendo arrogante, mas pelo menos melhora um pouco e traz mais alguns pontos úteis para reflexão. contudo, a partir daí seus argumentos e dicas são muito rasos. poderiam ser melhores.

por isso, é uma leitura razoável. basicamente recomendo que leiam apenas até os 40%, e só passem os olhos dos 70% até o fim se tiverem paciência.

Guilherme Aquino Romero 26/03/2022

Excelentíssimo! Os conselhos são muito contundentes e efizes, tem um grande impacto na vida escolar de qualquer um que leia, e é bem como está no prefácio, PENA QUE NÃ LI ANTES!