Penadinho: Vida

Penadinho: Vida

Resenhas - Penadinho: Vida

Ana 15/03/2018

Sinistro
Uma graphic novel um tanto quanto bizarra, e sinistra, eu arriscaria. Mas creio que a intenção foi exatamente essa.
O Penadinho recebe a triste notícia de que Alminha, o amor de sua... morte, vai reencarnar. E agora? Ele ficará sozinho?
Achei interessante que os autores não se furtaram de colocar até um demônio chamado Pazuzu no meio dessa história! Muito ousado.
Não é muito minha praia essa HQ, mas foi interessante ler, tenho que admitir.

Ramon 22/12/2017

Grande obra
A arte é belíssima e a história é cativante. Vale cada centavo.

Carol.Santiago 26/11/2017

O fantasminha mais vivo dos quadrinhos
Uma obra com personagens do "mundo dos mortos" que falam melhor do que ninguém sobre A VIDA. Com uma arte encantadora, Penadinho: Vida fala dos prazeres de viver e de amar. Uma leitura maravilhosa que indico pra qualquer pessoa. ?

Mauricio (Vespeiro) 03/10/2017

A turma do cemitério em uma ode ao terror!
Obrigatório para os fãs do gênero, “Penadinho - Vida” é uma homenagem belíssima ao terror. Paulo Crumbim e Cristina Eiko criaram uma história fantástica que trata de um amor que transcende barreiras, desafiando os limites entre vida e morte. A paixão eterna entre Penadinho e Alminha. O clima noturno e sombrio foi fantasticamente concebido com traços que denotam cuidado extremo, uma aventura escrita e desenhada com o coração. O uso de luz e sombra é exemplar, o “brilho” dos fantasmas e dos reflexos que eventualmente aparecem é de encher os olhos. A diagramação é simples e agradável, combinada com a “fotografia” de cada quadrinho, cria um conjunto meticulosamente projetado para surpreender a cada virada de página. Beirou a perfeição e, se for para meter o bedelho, diria que só não a alcançou por não ter arriscado deixar todas as páginas com fundo preto ou escuro. Em algumas, o branco ofuscou o ambiente sinistro.

Roteiro e arte deliciosos, mas meu maior destaque vai para as empolgantes referências à cultura do medo, no seu mais amplo sentido. Não fiz uma investigação profunda em cada quadrinho, mas fui anotando o que reconhecia à medida que fui lendo a graphic novel. Já começa com o famoso “666”, onipresente em livros, filmes e músicas, incluindo a conhecida “The Number of the Beast”, do Iron Maiden. Logo em seguida, outra referência à Donzela de Ferro, quando aparece “dois minutos para a meia-noite” (“2 Minutes to Midnight”). Mais à frente apareceria também “corram para as colinas” (“Run to the Hills”). O humor refinado não dá tréguas. A figura mítica de Mr. Crowley logo aparece e com ele os demônios Amaimon (do mangá “Blue Exorcist”) e Pazuzu (o demônio que inferniza Regan McNeil em “O Exorcista”). Aliás, o quadrinho em que aparece a famosa cena mostrando a casa da família de Regan no filme foi um diamante encontrado no meio da história. Outra casa memorável que mereceu homenagem foi a de Norman Bates, de “Psicose”. E também “A Casa da Colina”, clássico de 1999, ganha espaço na festa. Vemos uma marcante encruzilhada mostrando as caras e a presença da Barca de Caronte. O poço de onde sai Samara de “O Chamado” também é utilizado, assim como aqueles olhos pretos escorridos que se tornaram clichê de terror nos anos 2000. Até o Homem Marshmallow, de “Os Caça-Fantasmas” teve seu lugar. Vi algo de Amityville e de Poltergeist e muitas outras referências (que imagino serem de games e/ou mangás) que não conheço. Haja coração, amigo!!

Extraordinárias as releituras de Penadinho, Zé Vampir, Muminho, Cranícola, Frank, Alminha, Lobi, Dona Morte, Dona Cegonha... Grande HQ!

Nota do livro: 7,87 (4 estrelas).
Simone.GAndrade 04/10/2017minha estante
Que legal, querendo a coleção da Graphic MSP, mas por enquanto os preços não ajudam :(((

Mauricio (Vespeiro) 06/10/2017minha estante
Simone, sempre monitore os preços na Amazon. Eles lançaram a coleção em capa dura e em capa comum. As edições em capa comum ficam em torno de 15 a 20 reais. E às vezes a Amazon faz umas promoções com descontos grandes em cima destes valores.

ntampinha 02/10/2017

Gostei dessa Graphic Novel, principalmente pelos traços do Penadinho e da Alminha que ficaram uma graça :D
A história em si é fraquinha, não ficou tão emotiva quanto achei que fosse, mas é um entretenimento bonito e nostálgico, e a mensagem bacana.
Vemos todos os personagens da história do Penadinho com traços novos e apesar do Muminha ter ficado meio nojento (kkkkk), não tem como não amá-los.
Os vilões são meio bobos e eu esperava um pouco mais do clímax da história. Porém, vale a pena ler.

Alessandro @possati.ale 08/09/2017

Lindo em todos os sentidos
Não é só os traços, essa história fala de amor, vida e amizade de uma maneira sensacional, que eu nunca esperaria ver em nenhum quadrinho, muito mais do Maurício, que nunca curti muito. Penadinho - Vida é agora uma das minhas histórias favoritas e vou pregar a palavra deste Graphic Novel pra sempre.

Claudiomar.Filho 17/01/2017

É bem desenhado. E só
Os traços e os desenhos são realmente muito bons. Porém só isso.
A história é bem sem graça, os vilões patéticos (porém sem ser engraçados) e o enredo vai se desenrolando sem nenhuma emoção. Achei bem sem graça e monótono. Vale a pena só para ficar olhando as figuras mesmo

Vitor626 11/01/2017

Sobre a vida...
Já faz um bom tempo que quero ler os quadrinhos MSP! Primeiro contato que tive com essa série e gostei muito! O traço é a coisa mais linda de se ver! Tudo feito com o maior cuidado possível! O roteiro da HQ não é o dos melhores, mas carrega um toque de reflexão sobre a vida e um romance bonitinho! Vale a prna ler :)

Pri Gabarron 10/11/2016

A arte é uma das coisas mais bonitas e bem feitas que eu já vi, de verdade. Mas a história foi bem pouco aprofundada, não sei se os autores tiveram um número de páginas já predeterminado e tiveram que se virar, porque, apesar de bem interessante, a história ficou rasa. Alguns personagens com potencial apareceram ali como que só pra constar, não foram desenvolvidos, uma pena. Mas de toda forma vale muito a pena porque, novamente, a arte dos dois é de babar.

Gláucia 30/09/2016

Penadinho: Vida - Paulo Crumbim e Cristina Eiko
Que fofura! Das que li até agora, minha preferida, de longe! Sempre amei a turma do Penadinho e conseguiram bolar um enredo muito original. E a caracterização que deram aos personagens, acho que não faltou ninguém: Alminha, Dona Morte, Muminho (meu preferido aqui), Cranicola, Frank (tão carente, coitadinho!), Zé Vampir, Lobi, a Cegonha. E ainda tem surpresa quase ao final.

Lih 19/09/2016

UMA OBRA ASSUSTADORAMENTE DIVERTIDA
Com traços que lembram muito mangás e cores bastante intensas, os autores fizeram uma aventura divertida e com uma profundidade palpável. É um livro bem bonito e divertido. Se Crumbim e Eiko queriam passar uma história de amor que atravessa a vida e a morte, eles conseguiram.

site: https://desvaneiosliterarios.com.br/2016/07/06/penadinho-vida-uma-obra-assustadoramente-divertida/

mouemily 26/08/2016

Penadinho: Vida é uma das graphics mais lindas que eu já li. Os desenhos e as cores são maravilhosas, os personagens, tanto os originais de Maurício de Sousa (por quem eu já nutria um amor gigante) quanto os novos, são todos incríveis e a história em si é linda. O final foi meio corrido, mas valeu a pena por todo o resto: O desenho, a impressão, as cores, os personagens, o terror misturado com o humor e o amor não só do Penadinho pela Alminha mas dos amigos deles por eles. Vida é uma daquelas histórias que eu poderia passar horas só elogiando :')

Del 20/08/2016

Owwww!
Muita fofa essa graphic novel.
O traço é muito lindo.

Gabriela 02/06/2016

É muito lindo! O traço é bonito e fofinho e as cores ficaram bem legais para retratar a turma do Penadinho. Também gostei da história. Só achei o final meio corrido e o vilão foi derrotado facilmente, mas não chegou a estragar a leitura.